Distro Linux para maquina antiga (P4 mobile)

FastBoy

Power Member
Boas


Queria uma distro linux para um portátil antigo. Algo que cumpra:
- tem obviamente de ser leve.
- repositórios atualizados.
- preferencia com uma tool de instalação de software user friendly.


A maquina:
Pentium IV Mobile 1600Mhz
512MB DDR
Radeon 7500 32MB
HDD 30GB
CDROM
Ethernet e wifi

Nota: não faz boot por USB nem por Ethernet, apenas por CD ou floppy. Não tem DVD.


cumprimentos
 
Hum máquinas antigas , dessas de guerra isso é material bom.
Ora deixa cá ver gostas de Openbox?

É o ideal.
Mais um bocadinho acima o LXDE gasta um pouquinho mais mas move-se nisso sem grande problema.

Distros assim por alto existem tantas lembrei-me do Antix, do Gobang (do meu compadre polaco) , do icebox, do n00bix (enlightenment) , do manjaro fluxbox e finalmente de um puppy linux que é super leve também, um Lubuntu é tentar não sei se com esse P4 terá alguma incompatibilidade creio que não é testar.

Só tem um probleminha a máquina é não ter USB vais ter de gastar um dvd ou cd nisso e o ambiente agradece menos poluiçã ocom discos desses.

É escolher amigo, oferta é como na feira e gente porreira tb bem vindo ao mundo e familia GNU/Linux , Linuxeiro uma vez Linuxeiro para a vida inteira.

jon_hall_dia3_3.png
 
O CD lá terá de ser...

O Lubuntu já me tinha lembrado, achei que apesar de menos pesado que o Ubuntu, os 512MB de RAM eram pouca fruta. Mas é capaz de ser a distro que experimento primeiro.
Se não der, vou para o AntiX.

Desde já, obrigado pelas dicas
 
O LXLE e wattOS também são boas hipóteses.
Para fazeres boot por pen, caso a distro que pretendas tenha mais de 700 MB, usa o Plop Boot Manager. Gravas esse programa num cd e arrancas por ele. Em seguida escolhes a pen.
Foi assim que fiz num velho portátil em que as portas USB ainda eram 1.1 e não 2.0.
 
Boas


Para deixar um update, ando mesmo com dificuldade em arranjar uma distro capaz de correr neste portátil.

Lubuntu é para esquecer, o Antix arrancou bem pelo live CD e tudo parecia estar a andar sobre rodas. Gostei e instalei para o disco. O GRUB está OK mas o sistema não arranca. Suspeitei da gráfica e encontrei isto:

KNOWN ISSUES:

These are considered very minor.

1. Installer does not carry over the vga chosen at live boot, FIXED in new installer. Do an apt-get dist-upgrade before installation.

Mas o estranho é que nem para linha de comandos o sistema arranca :S


O meu próximo passo será testar o LXDE que ainda não experimentei. Caso não tenha sucesso vou testar no Antix o update da distro antes da reinstação.

Nota: todo este processo é moroso devido à lentidão da unidade de CDs. Esse é o motivo de estar a demorar a dar feedback.


Desde já, obrigado por todos os contributos
 
Boas


Para deixar um update, ando mesmo com dificuldade em arranjar uma distro capaz de correr neste portátil.

Lubuntu é para esquecer, o Antix arrancou bem pelo live CD e tudo parecia estar a andar sobre rodas. Gostei e instalei para o disco. O GRUB está OK mas o sistema não arranca. Suspeitei da gráfica e encontrei isto:



Mas o estranho é que nem para linha de comandos o sistema arranca :S


O meu próximo passo será testar o LXDE que ainda não experimentei. Caso não tenha sucesso vou testar no Antix o update da distro antes da reinstação.

Nota: todo este processo é moroso devido à lentidão da unidade de CDs. Esse é o motivo de estar a demorar a dar feedback.


Desde já, obrigado por todos os contributos

Tens de mudar a tty para texto e só depois update , upgrade!
O problema é vga pode ser que esteja a teentar implementar uma X gráfica aplicando as opções da tua gráfica dependendo dela pode-se enviar um parâmetro a Kernel que o que faça é simplesmente não usar as configs da gráfica por definição para iniciar as X.

radeon.modeset=0

Se usares uma distro sem Firmware-non-free possivelmente não tens esse problema:
Tipos dessas distros são o GnewSense e outras ->

http://www.fsfla.org/ikiwiki/selibre/linux-libre/

http://www.gnu.org/distros/free-distros.en.html

Das que aí existem o Trisquel ou GewSense são as mais fáceis de usar uma é um Debian Based outra um Ubuntu based mas com tudo o que é blobs purgado.
Se quiseres depois podes instalar nelas o firmware-non-free mas como só vais precisar de pacote para wifi e pouco mais é melhor baixares o deb do wifi e mais nada e pronto acho que isso se resolve bem.

O problema dessas distros é que não são LXDE ou menor por defeito terias de instalar depois um gestor tipo Openbox etc.
 
O meu próximo passo será testar o LXDE que ainda não experimentei.

Deves estar a pensar no LXLE. O LXDE é um ambiente gráfico enquanto que o LXLE é uma distro que usa o LXDE. É natural confundir pois só muda uma letra. :)

O meu desktop antigo deu-me muitas dores de cabeça para conseguir instalar Linux por causa da gráfica. A única distro que funcionou foi o wattOS 8. Teve mesmo de ser o 8, os outros não davam.
 
Back
Topo