Avaria Toshiba A300 substituir nec tokin 907

Também retirei o NEC TOKIN num Toshiba L300-145 e troquei-o pelos 4 condensadores de tântalo 330uf mas o problema mantém-se.
A voltagem deve ser de cerca de 1,2V.
A situação pode ser ultrapassada do seguinte modo:
Ligar o PC com a bateria (basta que aguente 10 ou 15 minutos).
Na janela de busca do windows escolher «Executar» e escrever «msconfig» para aparecer a janela de arranque. Aqui, no separador «arranque (boot)» escolher «arranque seguro».
Ao reiniciar o PC em modo de segurança procurar «gestor de dispositivos» e desativar os drivers de um ou ambos os núcleos do processador.
Atenção: desativar e não desinstalar.
Voltar ao «msconfig» na janela de busca e desativar o «arranque seguro» para colocar o PC em arranque normal.
Pronto, ao reiniciar já pode colocar o carregador que nunca mais haverá problema. É uma solução adotada por muitos porque estes controladores do CPU criam conflitos com a voltagem do processador.
 
Última edição:
Isso não é solução alguma. Aliás, isso ultrapassa o problema, sem necessidade de retirar o NEC tokin, mas não é solução alguma. Se o problema se mantém é porque fizeste algo de errado, provavelmente os tântalos que meteste não são low ESR. Faz 1 coisa, arranja um tântalo com mais capacitância, tipo 470uF, e retira um dos de 330 e mete esse e testa.
 
Também retirei o NEC TOKIN num Toshiba L300-145 e troquei-o pelos 4 condensadores de tântalo 330uf mas o problema mantém-se.
A voltagem deve ser de cerca de 1,2V.
A situação pode ser ultrapassada do seguinte modo:
Ligar o PC com a bateria (basta que aguente 10 ou 15 minutos).
Na janela de busca do windows escolher «Executar» e escrever «msconfig» para aparecer a janela de arranque. Aqui, no separador «arranque (boot)» escolher «arranque seguro».
Ao reiniciar o PC em modo de segurança procurar «gestor de dispositivos» e desativar os drivers de um ou ambos os núcleos do processador.
Atenção: desativar e não desinstalar.
Voltar ao «msconfig» na janela de busca e desativar o «arranque seguro» para colocar o PC em arranque normal.
Pronto, ao reiniciar já pode colocar o carregador que nunca mais haverá problema. É uma solução adotada por muitos porque estes controladores do CPU criam conflitos com a voltagem do processador.

Isso não resolve o problema, pode manter alguns meses pleno funcionamento, mas com o tempo vai voltar ao mesmo ou ainda pior.

A única solução mesmo é a troca pelos condensadores.
 
eu tenho uma Toshiba A100 158 que as luzes do power ficam meio apagadas e foi ver se tem o NEC:

-Não é o NEC , mas sim tem lá escrito 330 E61.

Será isso que não me faz ligar o portatil? Eu carrego no botão de ligar e a luz fica igual... aqui hás uns meses tinha de tirar a bateria e as memorias ou carregar no botão 30 a 2 minutos e depois ficava bom durante umas semanas. Agora tá morto completo.

As luzes quando tá tudo bom são brilhantes!
 
eu tenho uma Toshiba A100 158 que as luzes do power ficam meio apagadas e foi ver se tem o NEC:

-Não é o NEC , mas sim tem lá escrito 330 E61.

Será isso que não me faz ligar o portatil? Eu carrego no botão de ligar e a luz fica igual... aqui hás uns meses tinha de tirar a bateria e as memorias ou carregar no botão 30 a 2 minutos e depois ficava bom durante umas semanas. Agora tá morto completo.

As luzes quando tá tudo bom são brilhantes!

Não tem Nec Tokin, tem 1 condensador de tañtalo, que dificilmente estará queimado.
O mais certo é teres o chip gráfico ou o northbridge a precisarem de reballing.
 
Ontem fiz a minha 1ª substituição do Nec Tokin, que até correu bem,com o kit da Lizbit. O mais complicado é mesmo a remoção da solda antiga,teve que ser a x-ato,ate porque o meu ferro de solda não é muito forte(tenho que adquirir um de pelo menos 60 ou 70w para este tipo de coisas). A colocação dos consensadores, foi so ter calma e minucia e ficou tudo ok. Pc a funcionar com e sem bateria, estável.
Só houve um problema, que altura pensei estar tudo perdido e que ainda não sei as consequências: sem querem, o x-ato fugiu e arranquei um dos micro consensadores que estão perto do Nec Tokin( o do meio,daqueles 3).Na altura nem tinha bem certeza se o tinha arrancado ou não,de tao pequeno que é. Pensei mesmo, já fiz maravilha e mesmo com a reparação bem feita, dei cabo da board. Rezei aos deuses da informática e o certo é que ligou estável e sem anomalias,ate agora.
Pergunto eu,qual é a função destes pequenos micro condensadores?
 
São condensadores de decoupling para outros rails, com paciência e fluxo até se solda bem.
Para remover o Nec se não tiveres ar quente/ferro mais fraco, tira-lhe a "tampa", ficas com o condensador exposto, faz uma bola de solda gigante em cima dele e vai mexendo o ferro que ele sai bem.
 
Obrigado pela dica. MAs qual é a função desses condensadores e como o portátil consegue funcionar aparentemente estável? Ainda não tive tempo de reinstalar o Windows,que também precisa,mas espero algum bsod para me estragar a felicidade.
 
Grande azelha :lick1: Eu uso uma espátula e arranco o NEC tokin, primeiro a tampa salta logo, depois começo a tirar às camadas, até saltar tudo. A solda antiga também sai com espátula, descola toda em fita. Os piores são os NEC tokin 0E128 que são quase metade do tamanho do 0E97, e têm montes de SMDs à volta.
 
LOLLL.É verdade,fui azelha mesmo. A proxima vez que me calhar outro destes, ja sei como me precaver. O que substitui nem dizia Nec Tokin,dizia WR 2R5 901.Ainda pensei que nao fosse a mesma coisa,mas pesquisei no Google e era igual. A dificuldade nao foi tirar a tampa,nem a parte de dentro,foi mesmo o tentar tirar o grosso da solda. Depois andei la com o ferro,com flux e malha de dessoldar e quase nao saia nada. Meti la um x-ato com ponta nova e saiu praticamente tudo. As pistas de fora é que estavam dificeis de sair,as de dentro ficaram logo quase limpas logo no inicio. Soldar foi relativamente facil.

Vivendo e aprendendo,um autodidata vive assim.
 
Aquela solda é lixada de sair. Para quem quer mesmo tirar com malha, primeiro tem de carregar aquilo de solda, e depois meter o ferro bem quente, mínimo 350ºC. Mas eu descobri que nem é preciso nada disso. Com uma espátula ou x-ato, aquilo salta de uma assentada. As pistas de fora claro. As de dentro são mais fáceis como já viste.
E outra manha, para quem não usa mini tântalos, é que evita andar a fazer ginástica para os meter de lado, de forma a apanhar o positivo e negativo. É tirar um bocado da máscara da board no meio, raspando, e tem lá cobre logo, que está ligado ao negativo. É só meter lá solda e depois já se consegue meter os tântalos direitos.

Ou seja, muito pessoal faz assim

toshiba.jpg


Mas eu faço assim (apenas com 4 tântalos)

3_10_2012_6_45_55_pm.jpg
 
Boa tarde,

Já fiz este processo de reparação uma vez e o portátil funcionou sem problemas. No entanto hoje fiz num Toshiba A300 e depois de colocar os 4 condensadores o portátil liga mas não dá imagem.

Sem os condensadores de tantalo, depois de retirar o nek tokin tanto as bandas positivas e negativas parecem estar em curto, quando coloco os condensadores fica igual, é normal?

Alguma sugestão para resolver este problema?

Obrigado
 
Aquela solda é lixada de sair. Para quem quer mesmo tirar com malha, primeiro tem de carregar aquilo de solda, e depois meter o ferro bem quente, mínimo 350ºC. Mas eu descobri que nem é preciso nada disso. Com uma espátula ou x-ato, aquilo salta de uma assentada. As pistas de fora claro. As de dentro são mais fáceis como já viste.
E outra manha, para quem não usa mini tântalos, é que evita andar a fazer ginástica para os meter de lado, de forma a apanhar o positivo e negativo. É tirar um bocado da máscara da board no meio, raspando, e tem lá cobre logo, que está ligado ao negativo. É só meter lá solda e depois já se consegue meter os tântalos direitos.

Ou seja, muito pessoal faz assim

toshiba.jpg


Mas eu faço assim (apenas com 4 tântalos)

3_10_2012_6_45_55_pm.jpg


Eu tambem ainda experimentei a meter solda la encima, mas tava teimosa de sair. E o meu ferro nao é muito forte para dessoldas. Mas depois agarrei num x-ato e aquilo saiu tudo.
Neste momento, está a ser formatado, e até agora ta estavel.
 
Porque é que dizes que estão em curto? Com o multímetro no símbolo do díodo, medes entre o positivo e o negativo. Se der zero estão em curto, se der 0.20, 0.30, etc está Ok. O facto de apitar no teste de condutividade não quer dizer que esteja em curto.

Eu tambem ainda experimentei a meter solda la encima, mas tava teimosa de sair. E o meu ferro nao é muito forte para dessoldas. Mas depois agarrei num x-ato e aquilo saiu tudo.
Neste momento, está a ser formatado, e até agora ta estavel.

Tem de ser estação de soldadura com ferro regulável.
 
Boas,

Tenho 1 Toshiba A300 e parece que tb tenho o problema dos NEC Tokin...
Uma vez que não tenho ferro e soldar nem nada dessas coisas alguém sabe de alguma loja que faça o arranjo na zona de Lisboa?
 
Eu ,que ainda ando a aprender, o teste de condutividade que fiz e que vi algures na net, foi com uma ponta no positivo e outra a fazer massa( num dos pontos onde entram os parafusos). Apitou em ambos os positivos,fiquei satisfeito. Entre as pistas positivas e negativas nao cheguei a fazer teste algum.
Nao tenho estaçao regulavel,nem tenho intençao de comprar, mesmo uma barata. Nao tenho bem noçao de quanto o meu ferro de 30w aquece, o que sei é que para soldar tem dado, para dessoldar é que é mais complicado. Já pensei em comprar mais um de pelo menos 60w, e usar um para cada coisa. ou será com que uma estaçao destas ficaria melhor servido? http://www.*****.pt/product/estacao-de-soldadura-48w-160-480c--velleman
É que eu uso isto uma vez de 3 em 3 meses.
 
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