(100€) Máquina Compacta

thedarkknightt

Power Member
  1. O QUE: Máquina
  2. POR QUANTO: 100€
  3. PARA FAZER O QUE: Paisagens, Retratos e Vídeo
  4. PARA USAR ONDE: Vai ser um pouco de tudo... mas principalmente exteriores de dia
  5. ONDE COMPRAR: Tanto faz. E pode ser Nova ou usada.
Boa Tarde,

Em breve irei participar num intercâmbio durante 5 meses e preciso de uma máquina para ir registando a minha viagem. Basicamente vai ser para paisagens e retratos, gostaria também que tivesse um bom modo de vídeo e que a imagem fosse estabilizada pois vou filmar em andamento. Seria também interessante que desse para focar um objeto/pessoa e o fundo ficar desfocado. Sei que estou a pedir muito para o orçamento que tenho, porém é mesmo o orçamento máximo.

Não sou nenhum expert, longe disso, tenho uma 550D para ir tirando umas fotografias, mas é muito grande, precisava de algo que desse para andar sempre comigo no bolso, ou no máximo numa bolsa.

Desde já muito obrigado
 
Sim! Muito boa opção se estiver em bom estado. Tenho uma que passou a focar mal de repente, parece que é um problema mecânico.

Ainda é uma máquina muito boa, por esse preço então... Mas sabes que com usados corres sempre riscos.
 
Sim! Muito boa opção se estiver em bom estado. Tenho uma que passou a focar mal de repente, parece que é um problema mecânico.

Ainda é uma máquina muito boa, por esse preço então... Mas sabes que com usados corres sempre riscos.
Compreendo, e sem ser usada, é possível arranjar algo minimamente decente dentro de 100€?
 
Ainda não comprei a máquina, continuo sem me conseguir decidir, tenho andado a procurar mas não encontro nada de especial.

Continuo com a hipótese de comprar uma Canon Powershot S95 (usada 100€) ou uma Sony DSC-HX100 (usada 120€), ambas numa loja de usados com garantia.

O que acham?
 
A S95 ao fim de muito uso, por vezes, sofre de alguns problemas mecânicos na lente e deixa de focar bem em algumas situações (aconteceu com a minha, vou trocar a lente por uma comprada no Ebay, a ver se resolve).
 
Pois, já ouvi falar sobre esse problema.

Entretanto encontrei uma Samsung WB250F a 105€ (usada).

Estive a comparar essa samsung e a canon S95 e parecem-me ambas idênticas. Pelo que vi a samsung tem uma capacidade de zoom muito maior, enquanto que a canon tem controlos manuais da focagem. Não faço ideia de qual seria melhor
 
S95 é melhor. Sensor maior e lente mais luminosa.

Na mesma gama de preços, mais zoom, quase sempre quer dizer menos qualidade de imagem.
Para algumas pessoas é mais importante ter mais zoom, que qualidade das fotos, não sei se é o teu caso.
 
Não quero parecer tendêncioso. Não conheço o desempenho da Samsung, conheço da S95. No caso da Samsung tenho de me basear nas especificações técnicas.

Tudo aquilo que registares na máquina vai ter tanta qualidade quanto a lente e o sensor te permitirem. Dependendo do tipo de filmes que pretendes fazer, a diferença dos 720p para os 1080p, poderá ser negligenciável (é para ver no PC?). A minha DSLR não filma a 1080p e deverá ter uma qualidade muito superior nos videos em relação a qualquer uma dessas máquinas. É um pouco como os megapixels. De nada te serve uma máquina de 30 MP com pouco qualidade, comparada com uma de 10 MP com excelente qualidade. Posso dar-te um exemplo que é pegar numa imagem com 1 MP e amplia-la até ficar com 10 MP. A imagem vai ter 10 MP, mas com muito má qualidade e pouco detalhe.

A qualidade de video da S95 é muito boa, da Samsung não conheço, poderá ser igualmente boa, ou até melhor. Certamente que com pouca luz, será pior (lente menos luminosa e sensor menor)!

As marcas recorrem muito às especificações para vender: 1080p, 4k, 40x zoom, 20 MP... Se depois a qualidade de imagem for sofrivel, não passam de especificações. As pessoas ligam mais aos megapixels que aos tamanhos dos sensores. Talvez a maior diferença que separa uma máquina semi-profissional ou profissional de uma máquina comum, é o tamanho do sensor.
 
Obrigado, de facto nunca tinha pensado nisso. Tanto as fotografias como os vídeos vão ser para ver no PC, tirando no máximo umas 10 fotografias que vão ser para imprimir.

Muito obrigado pela ajuda, vou optar pela S95 :)
 
Back
Topo