Nintendo Nintendo Switch - Tópico Oficial

Vamos ser lá justos com a Wii que na minha opinião foi das consolas mais fracas que a Nintendo teve (as melhores na minha opinião foram a GC e a N64!). A Nintendo só teve o sucesso que teve com a Wii porque ali acertou na muche com os motion sensing e conseguiu ir na frente da maratona graças a isso. São milhares e milhares os casos de pessoas que existem que compraram a Wii apenas e só pelo Wii Sports e resumiram-se a isso. Foi experimentar porque é giro e depois encostaram.

Epá só eu fiquei impressionado porque nunca tive pessoas no meu círculo de amigos que tivessem consolas Nintendo e com a Wii tenho umas 10 pessoas ou mais! E por muito impressionante que isso seja quando falava com elas reparava que apenas compraram para o Wii Sports jogaram até fartar e depois encostaram.

Dizer que a Wii foi um sucesso de vendas em que depois o que interessa são os jogos e tens Zeldas ou etc a vender 3M numa install base de mais de 100M para mim é ridículo! E falo no Zelda porque para mim padeceu do mal que foi os motion sensing. O último Zelda da Wii na minha opinião foi o pior que joguei! Aquilo era tão forçado e a jogabilidade tão pobrezinha que dá dó! Nunca tive um Zelda que demorasse mais de 2 semanas a passar, nesse encostei-o e tive mais de um ano para ganhar coragem para chegar ao fim do mesmo. E falo do Zelda como falo de outros, haviam jogos que era ridículo as mecâncias que os programadores incutiam no jogo só para usar os movimentos do comando! Para mim deveria ser uma coisa natural e não epá temos isto vamos lá inventar aqui umas coisas para utilizar...

Quanto a esta NX eu só queria e só espero que a Nintendo meta cá para fora uma GC kinda of, ou seja, que se deixem de maravilhas e metam uma consola que acompanhe o mercado atual que vá de encontro ao que os jogadores pedem e não o que eles achem que nos devem dar! Depois esta coisa de usar como portátil e consola caseira também pode ser interessante mas que não inventem muito nem capem a consola por favor! Se me sacam uma consola à lá Wii outra vez...finish for me!
 
Vamos ser lá justos com a Wii que na minha opinião foi das consolas mais fracas que a Nintendo teve (as melhores na minha opinião foram a GC e a N64!). A Nintendo só teve o sucesso que teve com a Wii porque ali acertou na muche com os motion sensing e conseguiu ir na frente da maratona graças a isso. São milhares e milhares os casos de pessoas que existem que compraram a Wii apenas e só pelo Wii Sports e resumiram-se a isso. Foi experimentar porque é giro e depois encostaram.

Epá só eu fiquei impressionado porque nunca tive pessoas no meu círculo de amigos que tivessem consolas Nintendo e com a Wii tenho umas 10 pessoas ou mais! E por muito impressionante que isso seja quando falava com elas reparava que apenas compraram para o Wii Sports jogaram até fartar e depois encostaram.

Dizer que a Wii foi um sucesso de vendas em que depois o que interessa são os jogos e tens Zeldas ou etc a vender 3M numa install base de mais de 100M para mim é ridículo! E falo no Zelda porque para mim padeceu do mal que foi os motion sensing. O último Zelda da Wii na minha opinião foi o pior que joguei! Aquilo era tão forçado e a jogabilidade tão pobrezinha que dá dó! Nunca tive um Zelda que demorasse mais de 2 semanas a passar, nesse encostei-o e tive mais de um ano para ganhar coragem para chegar ao fim do mesmo. E falo do Zelda como falo de outros, haviam jogos que era ridículo as mecâncias que os programadores incutiam no jogo só para usar os movimentos do comando! Para mim deveria ser uma coisa natural e não epá temos isto vamos lá inventar aqui umas coisas para utilizar...

Quanto a esta NX eu só queria e só espero que a Nintendo meta cá para fora uma GC kinda of, ou seja, que se deixem de maravilhas e metam uma consola que acompanhe o mercado atual que vá de encontro ao que os jogadores pedem e não o que eles achem que nos devem dar! Depois esta coisa de usar como portátil e consola caseira também pode ser interessante mas que não inventem muito nem capem a consola por favor! Se me sacam uma consola à lá Wii outra vez...finish for me!

Ora bem, a Wii original vendeu +100M sempre em green (lucro). O Wii Sports foi de longe o que mais vendeu, mas depois tens o MK7 a vender quase 37M de cópias, etc...

Do ponto de vista comercial foi um sucesso, apesar de no HW ser GC e meia em potência, enquanto a PS3 era 10x a potência da PS2 (a Wii era o 2x a potência da PS2)...

De lucro operacional estamos conversados em relação à Wii... Ouvi dizer, nessa época, que a Sony perdia 200 dólares por unidade na PS3 (só para nos situarmos);

A N64 não foi um fail comercial mais também não foi um sucesso pleno como a PS1. Os cartuchos eram caros, tinham pouco espaço de armazenamento... O som era pior e quase não haviam sequências de FMV, na altura isso era moda.

Compravam a Wii para jogar um jogo? Isso é muito subjectivo, também comprei uma PSP e mal joguei, quer dizer...

A Nintendo não é "uma Sega" tem muito mais dinheiro em caixa do que ela...
 
Isso é tudo muito bonito mas a tua falácia é pensares que esses numeros do Wii Sports correspondem a unidades vendidas. O Wii Sports apenas foi standalone no Japão e não sei quais os números do software aí. O único caso de sucesso digno desse nome foi mesmo o Mario Kart que já referiste e nutro o mesmo sentimento do Mario Kart Wii que nutro pelo Zelda: o mais capado e limitado que já joguei! Até o DS foi mais bem feito que o da Wii, claramente houve muita preguiça da Nintendo em muitos jogos da Wii na minha opinião para aproveitar cash in rápido da febre da consola.

Volto a dizer que é certo que a Nintendo fez muito dinheiro com a consola dado que foi vendida acima do seu custo de fabrico mas teres uma consola com 100M de user base e depois teres jogos AAA a vender menos de 5M para mim não é caso de sucesso e sim caso de estudo.
 
Isso é tudo muito bonito mas a tua falácia é pensares que esses numeros do Wii Sports correspondem a unidades vendidas. O Wii Sports apenas foi standalone no Japão e não sei quais os números do software aí. O único caso de sucesso digno desse nome foi mesmo o Mario Kart que já referiste e nutro o mesmo sentimento do Mario Kart Wii que nutro pelo Zelda: o mais capado e limitado que já joguei! Até o DS foi mais bem feito que o da Wii, claramente houve muita preguiça da Nintendo em muitos jogos da Wii na minha opinião para aproveitar cash in rápido da febre da consola.

Volto a dizer que é certo que a Nintendo fez muito dinheiro com a consola dado que foi vendida acima do seu custo de fabrico mas teres uma consola com 100M de user base e depois teres jogos AAA a vender menos de 5M para mim não é caso de sucesso e sim caso de estudo.

Nunca disse que o Wii Sports era standalone mundialmente. Vendeu muito. E a Wii vendeu muito software também, um total de quase 900M de cópias em software (!)

A Nintendo vendeu a consola acima do preço de fabrico. Pois vendeu. Iam vender a perder 200 dólares por unidade como a Sony, na PS3...?

Mas pronto, o dinheiro nem foi para mim, por isso... Agora sou da opinião que há muita frustração nas críticas a Nintendo, como disse, é quase como bater no ceguinho.

Aprecio imenso as franquias da Nintendo e o trabalho do Sr. Shigeru Miyamoto.
 
Última edição:
Atenção que a franchise Zelda nunca teve a dimensão de um Mario e ou vendas, nem o poder de Mover massas.

Já o software vendido na Wii foi até muito bom em termos globais...!
 
@silver_ryder Os 2 Zeldas venderam cerca de 11M na Wii. Não é propriamente mau. Quem dera a muitos... Alguns querem 20M por franquia, se calhar...

Flop comercial é dar prejuízo, como o Shemue que até é um grande jogo mas não vendeu para cobrir aquilo que na época custou a desenvolver.

Só para contextualizar, a PS1 também vendeu mais de 100M de unidades e o jogo que mais vendeu foi o Gran Turismo, quase 11M. Também é um case study pela negativa? Claro que não...

Acho que, como já disse, para muitos não compensa comprar uma Nintendo (não tem um mercado tão abrangente, o software não é barato, a consola também não) então toca a desvalorizar e às vezes é criticar por criticar (frustração) porque a Nintendo tem muita qualidade. A maioria, não é que não queira comprar uma Nintendo. É mais não pode.
 
Última edição:
... e aqueles que têm todas as consolas da Nintendo, cerca de 100 a 200 jogos por sistema, vários acessórios e criticam? Também é frustração?
 
Não. Isso é ter-se sentido crítico e ser-se exigente.

Se há algo que valorizo é quem sabe criticar aquilo de que é fã. No meu entender, isso sim é ser-se fã de alguma coisa. O que acho estranho é aquele fanatismo extremo que faz pensar que está sempre tudo certo.

A nossa banda preferida não lança sempre bons álbuns, os nossos pais nao estão sempre certos, nem a nossa namorada, nem os nossos professores, patrões, amigos... Nem a Sony, nem a Microsoft... Então, era a Nintendo que iria estar? Não. Temos de criticar aquilo de que gostamos. É importante para termos mais e melhor.
 
Não. Isso é ter-se sentido crítico e ser-se exigente.

Se há algo que valorizo é quem sabe criticar aquilo de que é fã. No meu entender, isso sim é ser-se fã de alguma coisa. O que acho estranho é aquele fanatismo extremo que faz pensar que está sempre tudo certo.

A nossa banda preferida não lança sempre bons álbuns, os nossos pais nao estão sempre certos, nem a nossa namorada, nem os nossos professores, patrões, amigos... Nem a Sony, nem a Microsoft... Então, era a Nintendo que iria estar? Não. Temos de criticar aquilo de que gostamos. É importante para termos mais e melhor.

Totalmente de acordo, pena algumas pessoas neste tópico não conseguirem ou não quererem entender isso.
 
Também concordo com o @CBJr86

Não percebo o porquê da necessidade de tentar demonstrar superioridade ao (tentar) "denegrir" outra marca.
A sony perdia dinheiro sim, mas eram ~30€ aproximadamente por ps3, mas adiante.

O que se passa aqui é que felizmente a Nintendo tem uma userbase que a apoia incondicionalmente. Esteja no caminho correcto ou não, é apoiada. Mas isto tanto é bom como pode ser mau.
Felizmente tem a consola portátil que considero a mais forte do mercado apesar dos seus defeitos, é uma boa "casa" para muitos títulos.
Infelizmente acho que a Nintendo ficou parada no tempo no que diz respeito à evolução dos seus equipamentos.
Relativamente a consola de "casa" na minha opinião, e quero deixar bem claro que é a minha opinião, ou muda a sua estratégia, ou vai acabar como uma SEGA, no sentido de que, vai deixar de ter consola caseira (*bate na madeira* esperemos que não) mais cedo ou mais tarde.
E esperemos que não pois mais opções (decentes) são sempre bem vindas para o consumidor final.

Edit. completar texto
 
Última edição:
Mas existe marca de videojogos mais denegrida que a nintendo?

Existe coisas que aqui são lidas que eu já as constatei à duas décadas atrás e também sou crítico e fã da nintendo e tenho mais de 200 jogos e várias consolas Nintendo.

Quem diz que a nintendo vai acabar como uma sega, não sabe a realidade com que se deparou e os flops comerciais que teve.

Já no caso da Nintendo, esta está condenada desde a era N64...

Engraçado eu constatar que efectivamente a nintendo possui diversos erros na concepção das suas consolas, ideias retrógradas nas suas características seja na componente online, friend codes, etc...

Mas no final do dia o que me move a comprar Nintendo é superior ao que me demoveria a não comprar.

Mas lá está parece que não se pode falar bem...
 
@silver_ryder
Relativamente aos flops comerciais, a SEGA foi uma arca de noé cheia de más decisões, verdade. E a Nintendo para já, está longe (e ainda bem) de ser uma SEGA. Mas sejamos realistas, a Nintendo também tem tido várias decisões más. Mesmo que tenha um cofre cheio, não dura para sempre. Condenada desde a N64? Não acho. Acho que tem IPS extremamente fortes, mas necessita de envergar decentemente num mercado.
Com isto quero dizer, entrar em pé de igualdade para com as consolas rivais, mudar a sua estratégia e visão de consola (caseira) para voltar a ser, uma plataforma a considerar.

Entretanto fiz umas alterações ao post acima pois estava com alguma pressa e ficou a meio.
 
Mas existe marca de videojogos mais denegrida que a nintendo?

Existe coisas que aqui são lidas que eu já as constatei à duas décadas atrás e também sou crítico e fã da nintendo e tenho mais de 200 jogos e várias consolas Nintendo.

Quem diz que a nintendo vai acabar como uma sega, não sabe a realidade com que se deparou e os flops comerciais que teve.

Já no caso da Nintendo, esta está condenada desde a era N64...

Engraçado eu constatar que efectivamente a nintendo possui diversos erros na concepção das suas consolas, ideias retrógradas nas suas características seja na componente online, friend codes, etc...

Mas no final do dia o que me move a comprar Nintendo é superior ao que me demoveria a não comprar.

Mas lá está parece que não se pode falar bem...

Concordo contigo. Falo bem da Nintendo porque a falar mal já há alguns. E é como dizes, algumas críticas já existem desde o tempo da N64. E outras existem porque sim.

Os que têm a consola e criticam, supostamente, são os pseudo hardcore gamers das modinhas porque é chic dizer mal da Nintendo e eles dizem.

... porque se sabem tanto, já sabiam o que levavam para casa quando alegadamente tiraram a consola da estante da loja e a levaram para casa debaixo do braço. A Nintendo tem grandes jogos, ponto número, no final do dia é isso que interessa, depois é uma empresa que visa o lucro com a sua própria filosofia de mercado.

Se gostas dos jogos, compra. Mas se não gostas arruma para o lado há quem compre porque eles não são bons. SÃO MUITO BONS.
 
Já que isto é só especulação, vou deixar aqui o que gostava que fosse a NX.

Sempre fui fan da nintendo, e apesar de ter comprado 3 consolas caseiras e todas as portáteis acho que a Nintendo devia abandonar um pouco este conceito.

Os jogos da nintendo são únicos, e os grandes clássicos da nintendo nunca dependeram da sua qualidade gráfica.
E com a evolução que o hardware sofreu nos últimos anos acho que a nintendo devia apostar numa portatil.

Algo com um pouco mais potencia que uma vita, sem 3d (porque apesar de meter piada é só para 10 ou 15 minutos).

A nintendo concentrando-se só num hardware imagino o que podia fazer...não precisava de andar atrás de quando sai as próximas nextgen.. fazia o seu próprio calendário, tem as 3rd party com eles (a 3ds tem montes de 3rd partys a lançar jogos).

A uns anos era praticamente impossível ver alguns géneros numa portatil, actualmente muita coisa mudou...

Remakes do loz oot e majora mask, resident evil revelations, na vita temos o killzone mercenarys e uncharted... Isto em portáteis com uns bons anos em cima.

Imaginem uma portatil a sair em 2017 com um bom hardware, com a nintendo a trabalhar só para aquela consola...

Edit: corrigi uma cena que estava a dar uma ideia contraria ao que queria dizer.
 
Última edição:
Gosto do conceito da NX e da sua flexibilidade até porque uso o remote play na WiiU mas deixei de comprar consolas portáteis porque gosto de jogar na televisão e as consolas domésticas sempre têm mais potência.

Uma consola "híbrida" assim sendo não será má ideia, mas tudo depende de como será implementada. Eu gostaria que fosse uma extensão da consola caseira.

Um pouco aquilo que é o comando tablet da WII U, mas indo mais longe, ao permitir a jogatina fora de casa.
 
Última edição:
Os jogos da nintendo são únicos, mas a maior parte deles não se tornaram clássicos devido aos seus gráficos ou algo do género.
Tenho que discordar nesse aspecto, já que em todas as gerações a Nintendo ofereceu/oferece grandes jogos "First party" e "second party" e muitos deles são clássicos nos dias de hoje sejam eles da geração, NES, SNES, N64, GC, Wii e até mesmo na WiiU (antecipo que irá ser uma consola de culto no futuro), ou seja consigo fazer uma lista em todas as gerações de jogos que se tornaram memoráveis, muitos dos quais anos para a frente é que foram compreendidos.

Os gráficos em nada influencia para classificar um videojogo como clássico memorável para gerações vindouras, quando um jogo é bom, é bom e ponto final, com isto não quero dizer que os gráficos não sejam importantes na experiência de jogo porque o são, e lá está a Nintendo é eximia em fazer com "pouco" visuais notáveis a Wii é o exemplo com o seu Mario Galaxy 1&2, etc...!



Toda a gente assume que a NX será uma consola híbrida e que irá substituir a WiiU, eu aposto que será uma portátil que partilhará tudo com a sua "irmã" caseira que será lançada em 2017. :-)

Ou seja, serão plataformas diferenciadas entre si mas ao mesmo tempo partilharão tudo entre elas, desde SO, online, contas, "cross buy", "cross save", videojogos (que neste caso acredito mais no sentido de jogos indie com "cross buy" e determinadas franchises Nintendo, como é o caso de Smash, Mario Kart, Splatoon, Animal Crossing, Mario 2D, Paper Mario, Mario&Luigi, já Franchises como Metroid, Zelda, Mario 3D, precisam de diferenciação já que esses jogos por norma espera-se muito deles seja nos visuais, IA, mundos apresentados, "trends", etc que com as limitações óbvias de uma portátil iria limitar o desenvolvimento desses jogos na consola caseira), isto tudo sem nunca alienar o mercado mobile (que é importante no Japão) e ou caseiro (que é importante no Ocidente AKA EUA e Europa)...!

O mais importante para mim é a complementaridade de ambas as plataformas entre si, ou seja é muito importante a Nintendo manter a diferenciação do que é um videojogo para uma consola portátil e do que se espera de um videojogo para uma consola caseira...

Com isto apenas para dizer que em determinadas franchises, a titulo de exemplo um jogo como "The Legend of Zelda: A Link Between Worlds" que é um excelente jogo na 3DS na minha opinião já não o seria na WiiU, não querendo dizer necessariamente que seria um mau jogo apenas não seria mais porque foi concebida para uma consola portátil e todas as limitações que isso comporta, com isto apenas para dizer que eu quero continuar a ter jogos portateis de qualidade e caseiros "idem aspas"...!

O interessante disto tudo é os recursos da Nintendo deixarem de ser divididos entre desenvolvimento jogos portáteis e ou caseiros, tudo isso acabará já que ambas as consolas partilhariam a mesmas ferramentas de desenvolvimento e SO, já que o jogo tanto poderia ser portátil, como caseiro, como ambos, isso seria à escolha do produtor, outra coisa importante e que a Nintendo tem vindo a corrigir mas que necessita mais, é a de simplificação das produtoras "third party" poderem desenvolver e lançar os seus produtos nas consolas Nintendo e após poderem gerir o valor pedido e promoções que pretendem aplicar, etc...!

Para terminar outra questão que se coloca é como tudo isto funcionará com o mercado mobile!?

No meu entender e com a integração das suas consolas acredito que a Nintendo pretenda emular em muitos aspectos as lojas IOS e Android, ou seja diversas plataformas a mesma loja digital, será este o inicio da retro-compatibilidade digital e o "trend" para plataformas futuras, ou seja com o sistema de contas o hardware Nintendo poderá sofrer ligeiras actualizações anuais bi anuais mas mantendo suporte nas suas plataformas no que concerne a lançamentos de videojogos durante 5 ou até mais anos isto no caso de determinados jogos menos exigentes e ou indies o que nesse caso alongaria o tempo estimada da "consola" por mais um par de anos...!

Imaginemos que é lançada a NX, passado dois anos NX2 e assim sucessivamente (não quer dizer que seja o caso, mas com isto a Nintendo poderia ter consolas actuais de baixo custo e sem nunca estar a atrás da concorrência directa das consolas main stream como Playstation e Xbox), no entanto o software como é escalável como é no caso do mercado do PC AKA Steam, ou seja a NX (primeira) teria suporte para 5 ou mais anos, isto dentro do que já disse, num ambiente de produção/criação/desenvolvimento "à lá PC", ou seja sempre que quisermos trocar de consola manteríamos todo o nosso catalogo adquirido até então isto no caso das aquisições digitais, já o suporte físico complica o "esquema", mas e tendo em conta o que se vai especulando seria cartucho aka cartão de memoria e claro torna-se óbvio que a Nintendo vai abandonar a retro-compatibilidade da NX (caseira e ou portátil) com a WiiU e 3DS, no entanto a manter compatibilidade de forma digital, com o recurso à VC e claro oferecendo descontos ou até mesmo ofertas para quem já comprou esses jogos de forma digital na Wii, WiiU, 3DS, agora imaginem daqui a 20 anos poderem manter a vossa colecção de VC Nintendo nas vossas consolas, poderem ter acesso a todas as gerações passadas da Nintendo...! hehehehehe
 
Última edição:
Silver provavelmente fui eu que me expressei mal, o que eu quis dizer foi, a nintendo fez muitos jogos que se tornaram clássicos, em todas as consolas lançou jogos que foram do melhor de cada geração, mas não foi devido aos gráficos que isso aconteceu.

Não estava a questionar a qualidade dos jogos, estava a dizer que eram do melhor que havia, não devido aos gráficos de deixar as pessoas de boca aberta, mas devido a tudo o resto que faz um bom jogo.
 
Continuo a achar que a nintendo tinha mais a lucrar com consolas de hardware poderoso semelhante a ps4...criatividade aliada a grandes gráficos seria uma combinação explosiva....
Mesmo a nivel das portateis a nintendo só teria a lucrar com um bom hardware
 
O principal problema é mesmo a ausencia de third parties, ja com esta com graficos hd existe um grande espaço entre lançamentos 1st party, e mesmo no inicio desta geração eles aumentaram a quantidade de developers in house, mas mesmo assim nota-se que não tem mao para tudo, ainda por cima tem a portatil. Quando aumentarem para hardware ao par da ps4/x1 então ai sem ajuda das outras developers é que vai ser um deserto. Cheria-me que este conceito de consola hibrida é mesmo facilitar a possibilidade de produzir para as duas consolas sem estar a adaptar tools para a produção.
 
Back
Topo