Engenharia Informática

Para a malta que está a trabalhar lá fora e que foi através dessas empresas de recrutamento que referem que cobram comissões avultadas(pelo que li, o dobro do que ganham), não compensa mais financeiramente tentar estar independente desses sítios? Seja uma pessoa "mandar-se" e depois estando no país tentar arranjar trabalho na área ou antes de ir tentar contactar directamente com as empresas. Obrigado
 
Última edição:
O problema é que aqui como lá fora, é muito comum as empresas preferirem contractar através das empresas de recrutamento (outsourcing)
 
Acredita que não. Em Portugal as consultoras são o que consome a maioria dos recursos de IT, nos outros países não é bem assim. Elas existem na mesma mas em muito menor escala. Por exemplo, no UK o que existe a magotes são recrutadores especializados em IT, eles apenas fazem o bridging entre os recursos e as empresas.
 
Olá a todos,

Não sabia bem onde colocar esta questão, mas visto que este é um tópico geral de EI, aqui vai:

Podem explicar-me mais ou menos o que faz um consultor de CRM, tipo Primavera ou SAP e o que faz exatamente um consultor de Business Intelligence?

Desculpem a minha ignorância, estou em inicio de carreira e há certas questões que posso perceber em contexto académico mas depois em ambiente laboral faz-me confusão.
 
Um antigo aluno do Instituto Superior Técnico criou um site com dicas e informações sobre licenciaturas, mestrados e cursos online de informática. O site www.EstudarInformatica.info pretende informar e esclarecer todos os que queiram “Estudar Informática”, sejam eles alunos do secundário que entram pela primeira vez no mundo universitário ou profissionais que pretendam mudar de ramo.

O site já está no ar desde o início desde ano lectivo e nos últimos meses já foi visitado por 6600 estudantes. Neste momento contém informações sobre a empregabilidade dos informáticos, as saídas profissionais de um curso superior de informática, o que se aprende numa licenciatura de informática e muitas dicas para um aluno do secundário ter sucesso na universidade. Semanalmente são acrescentados novos conteúdos. Qualquer estudante ou profissional de informática é livre de participar no projeto, contribuindo com os seus conselhos e a sua experiência.

Link do Post (não é da minha autoria): http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=22024&pid=116393&rndtime=1454759593868151110#pid116393
 
Olá a todos,

Não sabia bem onde colocar esta questão, mas visto que este é um tópico geral de EI, aqui vai:

Podem explicar-me mais ou menos o que faz um consultor de CRM, tipo Primavera ou SAP e o que faz exatamente um consultor de Business Intelligence?

Desculpem a minha ignorância, estou em inicio de carreira e há certas questões que posso perceber em contexto académico mas depois em ambiente laboral faz-me confusão.

Tirado do site da Altran:
O consultor ERP e mais amplamente o consultor de soluções de negócios, concebe, implementa e mantém sistemas informáticos do tipo ERP. Os pacotes de programas de gestão integrada (ERP em inglês) permitem gerar as principais funções de uma empresa como a compatibilidade, o transporte e a logística, a venda, os recursos humanos, a produção, etc. São maioritariamente utilizados em grandes empresas, mesmo se algumas PME também os utilizem.

Agora sobre BI, tens mais material interessante para ler no site ( http://searchdatamanagement.techtarget.com/definition/business-intelligence ):
Business intelligence (BI) is a technology-driven process for analyzing data and presenting actionable information to help corporate executives, business managers and other end users make more informed business decisions. BI encompasses a variety of tools, applications and methodologies that enable organizations to collect data from internal systems and external sources, prepare it for analysis, develop and run queries against the data, and create reports, dashboards and data visualizations to make the analytical results available to corporate decision makers as well as operational workers.

Eu por acaso não sigo este post mas calhou com o merge do meu post e aproveitei para te responder, já que trabalho em BI.

Como viste, dei-te a definição de BI, mas o trabalho do consultor passa por isso mesmo, se estiveres a fazer o processo completo de uma aplicação de BI. Basicamente tens os requisitos, o ETL e o DWH e a aplicação de BI, para forneceres aos stakeholders uma visão sobre o negócio, o que está bom ou não, o que podem melhorar, para os ajudares a tomar essas decisões com impacto no negócio.

Resumidamente: pegas em informação descentralizada/desorganizada/sem sentido/ não trabalhada (bla bla bla), crias um modelo dimensional sobre essa informação, com os factos que o negócio quer medir, constróis o teu ETL/DWH sobre esse modelo e por fim crias os reports que os stakeholders vão ver.
 
Alguem aqui no fórum que estude em algum curso relacionado com Engenharia pode enviar-me "material" que utilize nas disciplinas relacionadas com programação ? (Testes, Fichas, etc).

Queria criar um pequeno repositório com material de várias universidades. Quem poder coloborar envie-me mensagem privada ou deixe aqui o link.

Obrigado
 
Pessoal, tenho alguma curiosidade. Alguém tem ideia de como é trabalhar na área da programação e engenharia de software em países como o Brasil? Sei que pode mudar muito de estado para estado, mas num panorama geral, como é?
Sou Brasileiro naturalizado Português, mas continuo trabalhando em São Paulo.

Aqui onde trabalho tem várias vagas mas não possui pessoas qualificadas, na área de desenvolvimento o que mais contratam é C#.

Comparando outras áreas o salario é ótimo se compararmos com outras profissões um analista de sistema SR que atua como engenheiro de software recebe em torno de R$9000,00 o piso salarial de um médico estuado em SP é de R$ 6000,00 trabalhando 20 horas semanais, de um professor do governo é de R$ 2000,00.
 
Sou Brasileiro naturalizado Português, mas continuo trabalhando em São Paulo.

Aqui onde trabalho tem várias vagas mas não possui pessoas qualificadas, na área de desenvolvimento o que mais contratam é C#.

Comparando outras áreas o salario é ótimo se compararmos com outras profissões um analista de sistema SR que atua como engenheiro de software recebe em torno de R$9000,00 o piso salarial de um médico estuado em SP é de R$ 6000,00 trabalhando 20 horas semanais, de um professor do governo é de R$ 2000,00.

ainda nao chegou a onda das consultoras ao brasil? 98% do mercado e de consultora...
 
Última edição:
ainda nao chegou a onda das consultoras ao brasil? 98% do mercado e de consultora...

Sim tem bastantes consultorias trabalhei em duas grandes TOTVS e Capgemini.

mas fora essas tem a Accenture, Tata, Hewlett Packard.

Saiu uma pesquisa mundial de países com maior número de consultores o Brasil está em quarto lugar.

Se sair da Europa por uma empresa e vim trabalhar no Brasil pode ser uma boa se avaliar o valor do Euro e do Real. Mas mudar para cá e entrar em uma empresa por aqui em receber em Reais acaba não valendo a pena por causa do custo de vida e qualidade de vida que tem no Brasil.
 
Pessoal, tenho uma dúvida, e sim, tem muito a haver com o meu percurso académico!

Eu não tenho Licenciatura, mas estou a pensar realmente em tirar uma, pós laboral, mas queria algo muito dentro da programação...

Preciso de conselhos, escolhas e como posso procurar. Tive até 2011 no IPS Setúbal, fiz algumas cadeiras, mas já devem ter ido á vida...

Recomendam-me alguma boa faculdade para tirar E.I. á noite?

Obrigado!
 
À noite na área de Lisboa e públicas tens o ISCTE e o ISEL assim com mais nome. Tanto a FCT como o IST não têm pós-laboral.

Não sei se a FCUL tem.
 
À noite na área de Lisboa e públicas tens o ISCTE e o ISEL assim com mais nome. Tanto a FCT como o IST não têm pós-laboral.

Não sei se a FCUL tem.

Vou-te dar mais ou menos o que procuro: https://www.europeia.pt/oferta-form...s-globais/games-apps-development#module-tabs1

Quero uma licenciatura, e muito focada na programação (não game devlopment), mas pelo programa do curso, que se foca muito em programação, alinhava mesmo na maior!

Problema: Não é pós-laboral, e tenho mesmo muita pena!

Vou ver o caso da FCUL

Mais opiniões por favor :)

Obrigado @Askyy
 
Vou-te dar mais ou menos o que procuro: https://www.europeia.pt/oferta-form...s-globais/games-apps-development#module-tabs1

Quero uma licenciatura, e muito focada na programação (não game devlopment), mas pelo programa do curso, que se foca muito em programação, alinhava mesmo na maior!

Problema: Não é pós-laboral, e tenho mesmo muita pena!

Vou ver o caso da FCUL

Mais opiniões por favor :)

Obrigado @Askyy

tão ja nao estas a trabalhar?
pagam mal??
 
Pessoal, tenho uma dúvida, e sim, tem muito a haver com o meu percurso académico!

Eu não tenho Licenciatura, mas estou a pensar realmente em tirar uma, pós laboral, mas queria algo muito dentro da programação...

Preciso de conselhos, escolhas e como posso procurar. Tive até 2011 no IPS Setúbal, fiz algumas cadeiras, mas já devem ter ido á vida...

Recomendam-me alguma boa faculdade para tirar E.I. á noite?

Obrigado!

Devias ter acabado EI no ips. Vais para o ISEL vais sofrer, o curso é muito mais complicado. Contudo, tudo depende de onde trabalhas. Eu morava no Barreiro, ía trabalhar em Alfragide e depois 'a noite ia para setubal. Foi tramado, mas aqui o cota conseguiu :) Primeiro que muita malta mais nova...
 
Back
Topo