Recomendação

skulrid

Power Member
  1. A minha resposta a este questionário poderá se rum bocado frustrante porque na verdade eu quero oferecer a máquina a uma pessoa que gosta muito de fotografia. Mas mesmo essa pessoa ainda não tem experiência nem muitos conhecimentos a nível de máquinas por isso não consegui extrair muita informação…


    O QUE: Que equipamento pretendes comprar?

    Para iniciar queria câmara, e bolsa. Eventualmente tripé, mas não é essencial para já. Ouvi dizer que para algumas coisas é preciso comprar Flash, mas não sei bem como funciona a necessidade de flash extra.

    POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?

    Eu contava não passar os 350€ mas sinceramente não faço ideia se é possível.

    PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?

    Principal: retrato e macros. Secundário: paisagem e indoor com pouca luz (palcos)

    PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?

    Exteriores de dia (com muito uso de Macro, em flores por exemplo), indoor com pouca luz, paisagens dia.

    COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?

    Casual e entusiasta, com intenções de subir de nível.

    JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?

    Kodak Easyshare Z740

    COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?

    Não faço ideia Até que ponto é importante?

    ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?

    Preferência física (Norte: zonas Porto/Braga/Guimarães) mas se compensar pondero online.
 
Tens aí um problema que são as fotos macro. Essa pessoa quer mesmo poder tirar muitas fotos desse tipo?

Não sei se estavas a pensar numa reflex, mas neste caso acho mais adequado uma compacta avançada.

Há pessoas que acham que para ser uma máquina a sério tem de ser uma reflex ou hibrida com possibilidade de troca de lentes. O problema é que quando vais para este tipo de máquinas, consegues mais qualidade, mas tens de gastar "muito" dinheiro em lentes. Uma lente comum de kit de uma reflex, só foca a uns 30 cm de distância. Numa compacta avançada, tens todos os controlos manuais de uma reflex/hibrida, ou quase todos, mas é muito mais versátil, porque a lente tem de dar para tudo. Falando de Macros, frequentemente consegues máquinas a focar dos 2 ao 5 cm de distância, por exemplo.

Quase sempre compensa on-line, a menos que alguma loja fisica esteja a fazer uma promoção louca, como por exemplo a ***** faz por vezes.

Com esse orçamento esquece para já flash externo e Flash. De longe não são essenciais para já e essa necessidade/possibilidade, vai depender muito da máquina que escolheres.

Achas que a pessoa vai poder e querer ir fazendo investimentos ao longo do tempo em novas lentes e acessórios?
 
Obrigado pela resposta Meje.

Em relação ao Macro acho mesmo que sim, porque vendo alguns albums muitas das fotos são assim a flores pequenas e objectos aproximados.

Confesso que sou uma dessas pessoas que acha que uma reflex é que são maquinas a sério e que as compactas nunca chegam a esse nível. É ignorância claro mas, em minha “defesa”, não é só pelas funcionalidades mas até pelo facto de nas compactas por serem mais finas e pequenas não se conseguir agarrar com aquela firmeza para manter a câmara mais estável quando se tira a fotografia. É verdade?

Em termos de acessórios as compactas ficam a perder? Sem ser as lentes claro. Por exemplo, nas compactas dá para adicionar flash diferente se for necessário?

Achas que a pessoa vai poder e querer ir fazendo investimentos ao longo do tempo em novas lentes e acessórios?


É difícil dizer com certeza mas estou convencido que sim. A menos que as condições iniciais fossem satisfatórias para tudo.


Só para eu ir tendo uma ideia, poderias indicar-me um ou dois modelos quer reflex quer compacta que fossem adequadas para eu ir dando uma olhadela?

Muito obrigado!
 
@Meje
Dada a tua recomendação à partida vou oferecer uma compacta avançada, porque realmente para quem quer macro ia ser necessário investir logo numa segunda lente o que subia muito o orçamento.

Tenho 3 questões a colocar:

1- Dentro das compactas avançadas tens algumas preferidas que recomendes, e ainda algumas das quais deva fugir? Já tenho algumas debaixo de olho mas gostava de ouvir a opinião.

2- Algo que me preocupa na questão macro é que as compactas, ao serem pequenas e rectangulares, muitas vezes não têm a pega confortável que têm as reflex. Isso não afecta muito a foto macro devido à mão tremida, caso não se tenha tripé?

3- Aconselhas lojas online, de confiança e bom preço?

Obrigado
 
Eu tenho uma Canon S95, que me agradou e ainda agrada bastante. A sucessora dela é a S120, que parece que é bem melhor em tudo. Esta gama da Canon tem um sensor um pouco maior que a maior parte das compactas de 1/1.7 (normalmente os sensores são de 1/2.3).

Depois existem as (não tão) compactas com sensores de 1'', das quais a melhor do mercado é a Sony RX100 que conta com várias versões. A melhor relação qualidade/preço é a RX100 II, que custa uns 500 € e por isso fora do teu orçamento. Nessa gama de preço tens também a Canon G7x com um sensor de 1''.

Dentro do teu orçamento, encontras na Amazon a RX100 i. O salto de qualidade da RX100 i para a RX100 ii foi grande.

Cheguei a ver comparações entre a S120 e a RX100 i e chegarem à conclusão que a S120 era melhor. Tenho algumas dúvidas, mas talvez outros membros do fórum tenham alguma opinião sobre a qualidade da RX100 i. Normalmente um sensor maior, trás muitas melhorias de qualidade, desde que a lente seja boa (que é o que acontece quando se dá o salto para as reflex).

A S120 por vezes está em promoção na ***** por 250 €, que é um best-buy sem competição no mercado a esse preço.

Uma S120 é um salto ENORME de uma Kodak Z740. Tem quase todo o tipo de controlos manuais de uma máquina Reflex e uma qualidade muito acima da média para uma compacta.

Sobre ser pequena... Eu nunca senti problemas com a minha S95, quem me dera que a minha reflex tivesse o tamanho da S95. As pessoas têm uma reação meia estranha em relação ao tamanho das máquinas. Parece um pouco como os carros, toda a gente quer mostrar a maior... Eu tremo mais a pegar numa coisa pesada que numa coisa leve. Adicionalmente, estas máquinas têm um anel na zona da lente em que se pode pegar, por exemplo. E há mini-tripés baratos que se enfiam num bolso se for necessário.

canon-powershot-s120-review.jpg
Sony-RX100-IV-hands-on-image-6.jpg
 
Última edição:
Eu tenho uma Canon S95, que me agradou e ainda agrada bastante. A sucessora dela é a S120, que parece que é bem melhor em tudo. Esta gama da Canon tem um sensor um pouco maior que a maior parte das compactas de 1/1.7 (normalmente os sensores são de 1/2.3).

Mais uma vez obrigado pelas dicas.
Tanto a S120 como a RX100 (I) estão ali (quase) dentro do orçamento e provavelmente será uma das duas. Há o problema de ter apenas até ao final do mês e que pode fazer com que não apanhe nenhuma promoção e ainda o problema de depois precisar de um cartão e de uma bateria extra, e de uma bolsa de transporte... e com isto o orçamento transborda.

Embora me digas que da KodakZ740 para uma S120/RX100 é um ENORME avanço, o facto de de uma RX100 I --> RX100 II ser também um salto grande deixa-me com medo de investir mal... Mas uma coisa é certa 400€ para cima é impensável (o que impede também a Canon G7).

Em relação a esse anel na objectiva por acaso é uma grande noticia que eu não sabia. O facto de a ter melhora em muito a pega da máquina!

O que vou fazer é começar a rondar as lojas que encontrar fisicas e online e ver se alguma das suas aparece em promoção.

Se de facto a S120 consegue ser igual ou melhor que a RX100I então a escolha é fácil porque a S120 é muito mais barata. Vou ver reviews para ver se a diferença de preço para a Sony vale a pena.
 
Os preços atuais da S120 são estranhos. Ela estava a ser vendida entre 250 a 300 € em mais que uma loja. Parece que se estava a esgotar o stock...
 
Os preços atuais da S120 são estranhos. Ela estava a ser vendida entre 250 a 300 € em mais que uma loja. Parece que se estava a esgotar o stock...

Custa-me dar 300 e tal sabendo que volta e meia está a 240€ em promoção. Tenho duas semanas, tenho que ver se alguma loja me faz desconto ou rezar que até lá o pack de 240€ apareça. Também não ajuda que aquelas grande superficies que estão sempre a fazer promo de "Dia sem IVA" nenhuma tenha a este modelo. Vendo bem é pouca a loja que tenha a S120 em stock.
Reparei que a S120 não tem compatibilidade com flash, viewfinder, e outros acessórios... é pena.
 
Tens as máquinas da gama G da Canon, como a G16, que é a S120, mas com essas opções e maior. Mas passa um pouco do teu orçamento.

Faz Macro a 1 cm, que é do melhor que podes encontrar.
 
Tens as máquinas da gama G da Canon, como a G16, que é a S120, mas com essas opções e maior. Mas passa um pouco do teu orçamento

Pois a gama G é um pouco mais cara...

@Meje Tenho andado a ver e pedido mais opiniões. Algumas pessoas discordam sobre a escolha de compacta porque dizem que macro, retrato e indoor com pouca luz são em geral os fracos das compactas (que é o que se quer aqui). Começo a ficar cheio de dúvidas sobre as compactas :)

A primeira questão é, quando dizes que é qualquer uma delas é uma grande avanço em relacção à Kodak Z740, como posso verificar isso? Por exemplo o macro, há dados técnicos que o provem?
Tenho lido algumas reviews por exemplo da RX100 que dizem que o Macro não é mau, é péssimo.

A outra questão é, eu entendo que o melhor mesmo é ver reviews detalhadas e só se vê a qualidade da máquina em fotografia mesmo, mas em aspectos técnicos como avalio melhor uma camara vs outra?
Por exemplo, juntei aqui a S120, a RX100 e ainda uma SX710 HS que está bem mais barata que as outras duas. (http://www.dpreview.com/products/co...s120&products=sony_dscrx100&sortDir=ascending)

Verifico que a Sony tem um sensor maior, logo de esperar melhor qualidade.
A SX710 tem pior flash que pode ser mau em pouca luz, e ISO baixo.

Mas depois em resolução, megapixeis, Zoom optico 30X, campo de foco, shutter speed, Macro Focus range de 1 cm: parece até melhor que as outras duas. Mas provavelmente não vale o investimento, mas em que aspectos será ela má?
 
Muitas perguntas.

Citando-me a mim próprio noutras threads:
As marcas recorrem muito às especificações para vender: 1080p, 4k, 40x zoom, 20 MP... Se depois a qualidade de imagem for sofrivel, não passam de especificações. As pessoas ligam mais aos megapixels que aos tamanhos dos sensores. Talvez a maior diferença que separa uma máquina semi-profissional ou profissional de uma máquina comum, é o tamanho do sensor.

Podes colocar links para as reviews que referem esse macro miserável?

Quanto a comparar a Kodak com a RX100... Estás a comparar um clio com 20 anos, com um mercedes novo.
 
Citando-me a mim próprio noutras threads:

Imagino que sim, daí ter perguntado como as comparar com base em números. O melhor é mesmo ler muitas reviews completas.

Eu sei que li em mais que um sítio diferentes mas só encontro este: https://community.sony.com/t5/Cybershot-Cameras/RX-100-Macro/td-p/28896 -> nos comentários há duas pessoas a referir o mau macro.

@Meje só um à parte, se esquecermos a questão de ser ou não bolsavel, não dirias que por preço muito idêntico uma Sony a5000 não seria bem melhor opção que a S120 ou RX100 tendo em conta o sensor e a lente que tem?
 
Sobre a A5000 haverá pessoas bem mais informadas que eu para opinar. Acredito que sim, mas tens de ter uma lente que te permita Macro. As lentes de kit normalmente só permitem distâncias de focagem da ordem dos 30 cm.
 
@skulrid

Tens de decidir quais características são prioritárias para ti. Para o teu orçamento existem muitas "boas opções", mas com características muito diferentes. Se queres algo versátil, certamente que não podes olhar apenas para uma característica, seja essa zoom ou tamanho do sensor. Mas se fores comparar "tudo" nunca mais te decides.

A S120 é muito recomendada por aqui não porque tenha o "maior sensor" ou "maior zoom", mas precisamente porque é um conjunto muito equilibrado em termos de características e, quando em promoção, com um preço muitíssimo bom.

Quanto as outras perguntas:
A conclusão que tiro das imagens acima é que o melhor modo macro é o da Sony RX100 (note-se que o teste da 16-50 foi feito com a A6000, que tem mais resolução que a A5000). Por tanto, não sei em que se baseiam essas reviews para dizer que o modo macro é péssimo. Claro que à A5000 podes juntar-lhe uma objetiva macro dedicada (daquelas que custam ~300€) e ai a RX100 não tem qualquer hipótese.

Note-se que o flash direto em macro é para esquecer na RX100 e na S120 por causa da sombra que faz. Na A6000 com a 16-50PZ este problema não acontece, mas mesmo assim os resultados são fracos. Para fotografar macro com qualidade ou se usa um flash especializado ou se usa iluminação externa (natural ou artificial).

Aliás, todos os flashes integrados são limitados, embora uns menos que outros. Os da RX100 e da A5000, em particular, permitem truques que aumentam muito a sua eficácia. Quando há pouca luz, ou o sensor é bom suficiente como para puxar pelo ISO, ou dá para fazer algum truque com o flash. Caso contrário, os resultados são sempre maus.
 
Eu acho que o OP precisa de uma máquina com melhores capacidades do que essa S120...
Ele tem até 350€ e não especificou o que queria, mas penso que para ele o melhor é uma DSLR.
Tem melhor IQ, gama dinâmica e performance em ISO's elevados - e pode sempre ir comprando lentes.

Com 350€ compra uma D3200 com lente de kit, para ir começando a aprender.
Mesmo assim vai ficar sempre a ganhar em relação a uma compacta, por mais avançada que seja.

Cumps
 
O motivo pelo qual se recomendou esta máquina tem acima de tudo a ver com o MACRO.

Lê um pouco do que foi falado ao longo de todo o tópico.
 
Back
Topo