Linux - 1ª Vez - Vantagens e Desvantagens

Leitura e escrita aleatória com discos de 5400 rpm é mau em todos os sistemas operativos. Seja Windows, Linux ou OS X.

Verifica se o disco é Sata. Se for Sata, verifica se suporta Sata 2 (3 Gbit/s) ou Sata 1 (Sata original). Se for Sata 1 se calhar nem vale a pena colocar um SSD, porque a limitação está no interface. Se não for Sata, esquece a ideia do SSD.

Não te vou recomendar um porque sou parcial. Tenho feito reviews para a Zwame de alguns SSDs, mas a maior parte são da mesma marca. Se te indicasse um, ficaria mal, porque parecia que te estava a impingir um SSD. Se comprares mesmo um SSD, vai para um dos mais baratos. Como não tens Sata 3 (6Gbit/s) de certeza, não vale a pena comprar SSDs mais caros.

Compatível com Windows, Linux, OS X, são todos. Se estiveres a falar de compatibilidade Sata. Todos os Sata (1, 2 ou 3) funcionam com qualquer versão do interface (1, 2 ou 3). Claro que um SSD Sata 3, num interface Sata 1 ou 2 vai estar limitado pelo interface e não atinge todo o seu potencial.
 
@Nemesis11 Obrigado pela tua ajuda.

O disco tem estas caracterisitcas:
http://staging.storage.toshiba.com/...ved-models/MK2546GSX/MK2546GSX-specifications

Que achas que posso fazer?

Não interessa que especificações tem o actual disco. O importante é saber que chipset tem o portátil, mais especificamente a southbridge para se se suporta pelo menos Sata 2 (3 gbits). Se o chipset não suportar Sata 2 e só suportar o sata original, acho que nem vale a pena pensar num ssd, visto que se fica muito limitado pelo interface.
 
Diz qual é a marca e modelo do Portátil ou em Windows corre o cpu-z e vai à parte de mainboard e diz o que tens em southbridge:

cpuz.gif
 

A southbridge ICH8 suporta Sata 2 (3 Gbit/s) por isso não deves ter problemas com SSDs e como vai até aos 300 MB/s acho que pode valer a pena colocar um SSD.
Não vale a pena comprar um SSD xpto, porque com qualquer SSD o interface é o que te vai limitar. Já com Sata 3 (6 Gbit/s) os actuais SSDs ficam limitados pelo interface, quanto mais com Sata 2.

Por isso a decisão é tua. Na minha opinião, se fores um utilizador intensivo, um SSD dá nova vida a uma máquina que tem um disco 5400 rpm. Mas se comprares compra um SSD barato.

Uma última nota, se comprares um SSD, na bios, coloca o Sata em modo nativo (e não em modo compativel) e com AHCI.
 
Pois @Nemesis11 o meu toshiba ssd nao consigo instalar arch linux. Sendo um Asus embora com 6 anos, dá um erro queud qualquer coisa e não instala. Mas o mais estranho é que experimentei num insys do eescolas e instalou sem stress... Que me está a escapar?
 
Pelo que percebi tem o tal erro tem a ver com ata1, que pelo que pesquisei poderá ser um cabo ou algo que esteja danificado ou partido. Só acho estranho se for esse o problema, por que tenho disco normal instalado e funciona normal. Será que o ssd será mais sensível e por isso não instala?
 
Olá amigos.
Aproveitando o tópico que criei há uns meses.

Gostava de saber a vossa opinião de uma distro para o seguinte portátil:

Toshiba Satellite L50D-B-10Q
  • Windows 8.1 64-bit (pré-instalado)
  • Processador AMD A6-6310 Quad-Core Accelerated
  • 39.6cm (15.6”) , Ecrã Toshiba TruBrite® HD TFT de elevado brilho com formato 16 : 9 e retroiluminação por LED
  • Disco rígido 1 TB
  • Prata
  • 8,192 (1x) MB, DDR3L RAM (1,600 MHz)
  • AMD Radeon™ R5 M230
  • Estimativa de dados : até 5h40min (Mobile Mark™ 2012)
  • peso : desde 2.2 kg
  • C x L x A : 380.0 x 259.9 x 23.5 mm

Vai ter uso para: internet, skype (ESSENCIAL funcionar bem), youtube, "office" > A intenção é trabalhar essencialmente em linux e deixar o windows completamente, mesmo em termos empresarial, mas por enquanto so user pessoal.

Quais as distros que aconselham?

Abraços :)
 
O que é que acabaste por instalar da outra vez? Este processador A6-6310 não é nada de espetacular, mas com 8 GB de RAM em princípio podes pôr a distribuição que quiseres, é uma questão de preferência. O mais importante vai ser testar as aplicações que precisas, particularmente o Skype. E se precisares de features avançadas do Office também convém ver se são compatíveis (tenho tido más experiências com Track Changes).
 
Esqueci-me de responder à tua pergunta: Instalei Ubuntu, Mint e aquele semelhante ao ios.

Acho que vou voltar a instalar o Ubuntu neste... Que achas?
 
Esqueci-me de responder à tua pergunta: Instalei Ubuntu, Mint e aquele semelhante ao ios.

Acho que vou voltar a instalar o Ubuntu neste... Que achas?

É como disse antes, penso que é uma questão de preferência. Ubuntu parece-me uma boa escolha, como é muito usado deve haver muita informação sobre possíveis problemas com o Skype, e respetivas soluções.
 
Back
Topo