Canon 1200D para 1ª DSLR por 289€?

m4ndr4ke

Power Member
Boas,

gostava de saber as vossas opiniões.

Neste fim-de-semana a Canon 1200D está por 289€ numa das grandes superfícies (na que não é para os parvos). Corpo + kit lens 18-55mm F/3.5-5.6 III (portanto não é a IS), nada mais.

Tenho estado a ponderar a compra da minha primeira DSLR há algum tempo. A minha primeira opção na lista tem sido a Nikon D3300, mas a diferença de preço duma para a outra é considerável.

Considero-me um iniciante. Apesar de ter algum conhecimento, não tenho prática. Também não estou com qualquer tipo de pressa em comprar, mas vendo uma boa oportunidade, aproveito.

Falando do rácio qualidade/preço, acham que vale a pena? É um grande preço, uma grande oportunidade? Primeira DSLR a estrear por menos de 300€? Ou não é nada de especial?

Estou a questionar-me até que ponto vale a pena ir atrás dum modelo mais recente, ou do modelo com as melhores especificações, considerando que depois podia acabar a gastar mais 200€ por causa disso e eu continuaria a ser um iniciado na fotografia, isto é, vale a pena gastar mais na primeira DSLR, ou quanto mais barato ficar, melhor?

Vejo que muita gente aconselha a começar de forma pequena, às vezes até recomendam câmaras usadas. Eu fiquei com a sensação que está aqui uma oportunidade de ter uma câmara razoável para começar e com um preço acessível, mas como não sou muito experiente nisto, prefiro perguntar a terceiros. Ela estava a 339€ até hoje (trocaram o preço à minha frente), e na semana passada estava em 359€. Pelo que tenho visto, só o corpo costuma custar este preço a que ela está neste kit pronta a usar.

Vi também que um dos tópicos afixados nesta secção aconselha a evitar esta lente, dizendo que tem má qualidade óptica. Concordam? É de evitar, mesmo sendo na 1ª DSLR?

Obrigado;)

  1. POR QUANTO: Variável. Nunca mais de 500€, se possível 400 ou menos.
  2. PARA FAZER O QUE: Uso estritamente pessoal. Fotografia na rua, eventos do quotidiano, paisagem também...mas a questão da lente vê-se mais tarde. De início conto com uma 18-55mm (mais tarde talvez uma 24mm e/ou 35mm).
  3. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados.
  4. COMO ÉS: Entre o casual e o entusiasta. Dependendo do humor :P
  5. JÁ TENS: apenas um cartão de 32GB class 10 UHS-1 30MB/s (não conto que chegue para a D3300)
  6. COMO É A TUA "REDE": Não tenho pessoas próximas que sejam interessadas em fotografia
  7. ONDE COMPRAR: De preferência em loja física
 
Última edição:
Compra-a e gasta os restantes 200 que falaste numa 24mm f2.8.

Vais aprender mais rápido assim do que ao gastares mais dinheiro num corpo com mais funcionalidades mas que em termos de evolução vai ser igual.
 
É uma questão de compromisso.
Se quiseres cânon, avança. Não me parece mau preço.
Se quiseres Nikon tenta uma D3200 usada com a 18-55 VRII que é consideravelmente melhor do que essa canon.

Mas acho que tem mesmo a ver com o ecossistema que pretendes.

Cumps
 
É uma questão de compromisso.
Se quiseres cânon, avança. Não me parece mau preço.
Se quiseres Nikon tenta uma D3200 usada com a 18-55 VRII que é consideravelmente melhor do que essa canon.

Mas acho que tem mesmo a ver com o ecossistema que pretendes.

Cumps
Obrigado APedro

Myllez, honestamente não tenho preferência, até porque não me acho ainda verdadeiramente conhecedor das diferenças entre um mundo e o outro. Lá está, será a primeira DSLR. Ainda não senti na pele. Para quem está actualmente a fotografar com o iPhone qualquer uma delas é um grande salto em termos de potencial.
Posso dizer que na semana passada mexi pela 1ª vez numa Nikon, foi uma D5200. Entendi-me bem com a câmara, embora não a tivesse achado muito intuitiva. Mas safei-me e até melhor do que o próprio dono, que a tem há 3 meses.
Mas também tenho andado a fazer alguma formação online e ela tem sido sempre com Canon, de maneira que tenho tido as duas coisas à frente.

Segundo li há maior compatibilidade nas lentes Canon com os seus corpos. Ok, isso soa-me bem para o caso de algum dia vir um novo corpo com APS-C.

Não li em lado nenhum nem ninguém me disse isto, mas fiquei também com a sensação que provavelmente será mais fácil encontrar acessórios Canon, façamos de conta, daqui a 4 anos. Estou apenas a seguir a lógica do "é mais fácil encontrar peças para o que se vende mais". Concordam?

Estou aberto a sugestões, mas fiquei interessado nesta porque, lá está, para 1ª DSLR qualquer uma vai ser um canhão nas minhas mãos. E então pensei que, quanto menos conseguir gastar, melhor. E aqui estamos a falar duma câmara a estrear.

Obrigado ;)
 
A ideia é essa, quanto menos gastares agora melhor vai ser.

Exatamente porque tens um percurso de aprendizagem grande ainda e não fara diferença que máquina tens nas mãos.

Junta para quando souberes porque razão a máquina que tens te limita e onde tens de investir exatamente. E isso ainda vai demorar a acontecer.
 
Então acho que está decidido.
Está a parecer-me que sim :bounce:

Por acaso lembrei-me entretanto que a D5200 em que mexi há uma semana tinha precisamente a 18-55mm VRII.
Obrigado pelo conselho e também pela alternativa dada ;)
Mas lá está, acho que não vale a pena estar a comprar um Mercedes E-class para um recém-encartado, quando podia perfeitamente andar de C-class (actualmente anda de Smart, o gajo :lol:, com o iPhone)


A ideia é essa, quanto menos gastares agora melhor vai ser.

Exatamente porque tens um percurso de aprendizagem grande ainda e não fara diferença que máquina tens nas mãos.

Junta para quando souberes porque razão a máquina que tens te limita e onde tens de investir exatamente. E isso ainda vai demorar a acontecer.
Pois, é a minha linha de pensamento também. Além disso acho que ainda terei que passar pelas limitações da lente, que mesmo assim ainda podem demorar. Sei que tenho mais conhecimento do que muita gente quando vai comprar a 1ª DSLR (para quem nunca teve, posso gabar-me de saber perfeitamente como funcionam todos os mecanismos da reflex), mas mesmo assim não tenho prática.
Além disso, o preço!...uma coisa era comprar só o corpo que realmente anda na casa dos 300€ em qualquer lado, mas aqui já vem com uma lente que, mesmo não sendo grande coisa (segundo dizem), também não custa mais dinheiro e permite pôr a câmara a trabalhar. Por menos de 300€ tenho câmara operacional. Eu nem estava com ideias de comprar já, mas uma oportunidade...é uma oportunidade.

E quando a lente não chegar...que comecem a vir as lentes fixas e claras

Obrigado pelas respostas, vou ver se trago a menina hoje para casa ;)
Abraço
 
Bom, já a fui buscar pouco depois do meu post anterior e fui brincando ao longo do dia (e noite). Estou bastante agradado. Não me parece nada complicada de usar para aquilo que eu sei de fotografia. Deu para a primeira foto já ter saído totalmente em manual e para só me ter lembrado de experimentar o Auto algumas horas depois de ter começado a brincar com ela.

A lente de facto não é nada de especial. Não só não é das que proporcionem mais nitidez, como me parece bastante barulhenta. O zoom é-me também uma ferramenta muito estranha e até desconfortável. Mesmo sem experiência, já olhava de lado para as lentes zoom, e agora confirmei na prática a minha preferência por lentes fixas. Prefiro deixá-la quieta e mexer-me eu, até porque estou habituado a ter que fazer isso com o smartphone. Mas lá está, foi como se tivesse sido oferta, já que trouxe corpo e lente pelo preço habitual do corpo isolado. É muito melhor do que não ter nada e mesmo assim vai dar para fazer muita coisa.

Quanto ao corpo, para já, está óptimo. Não me parece sequer que eu tenha uma lente com a qual vá conseguir explorar tudo o que a 1200D permite fazer, de longe mesmo.
O facto de ser "limitada" em comparação com outros modelos (tipo D3300) simplifica-me a utilização. Gostei, por exemplo, do facto de só ter 9 pontos de AF, faz com que a escolha também não seja muita, evita muitas dúvidas.

Para já, diria que foi uma excelente compra, considerando o tipo de utilizador que sou e também a relação qualidade/preço.

Obrigado pelos conselhos, caríssimos ;)
 
Boas,
Por acaso ando a ver a 1200D, onde a encontraste por esse preço? podes dizer por MP sff?

Thanks.
Mensagem enviada, claro ;)

Eu soube através duma newsletter que recebi no mail na sexta-feira. É newsletter regional (sou de VN Gaia), não sei até que ponto a promoção se extenderá a todo o país, mas vale a pena confirmar. A promoção acaba hoje
 
Back
Topo