Engenharia Informática

Olá... Sim o site está um pouco confuso mas tens um vídeo no YouTube em que o prof explica segundo as estatísticas a matéria que provavelmente sairá do 10o... E pelos vistos ele tem acertado ao longo dos anos. Quanto ao que deves estudar.... Foca te no 12o... Se souberes a matéria muito bem safas te... Foi o que eu fiz na minha altura e não me sai nada mal.... Tens de estudar bastante e todos os dias para não perderem o fio a meada... Mas no final compensa... Além disso a matemática é algo progressivo todos os conhecimentos estão ligados e alguns do 12o são a evolução do que deste no 11o. Foca te nas funções... São elas que são a maior parte do exame. Depois probabilidades e trigonometria... São as matérias que saem mais. ;)
 
Parece-me estar em construção, mas acho que se souberes o suficiente de 11º e 12º, que te safas à vontade, não estou bem dentro dos planos da disciplina, mas julgo que de quase nada precisas de 10º, a não ser as noções básicas. Pelo menos eu, como já referi em posts anteriores, passei apenas focando-me no 12º, e em seis meses a assistir a aulas, e estudar bastante, com apoio do explicamat.

Só tenho 2 meses, e vou fazer de tudo para o conseguir! ;)

Obrigado!
 
Não é relacionado com o curso de Engenharia Informática, mas que certificações profissionais de entry-level são valorizadas para redes e sysadmin no mercado de trabalho?
 
Um pouco off topic mas podem ajudar?

Estou no 2° ano da fac em nutrição e pelo que estou a ver esta área não é muito "segura" (precária) sem conhecimentos, cunhas, etc. O curso tem praticamente 5 anos, o que significa que se mudar agora acabo à mesma altura que se continuasse em nutricão. Para além disto os salários também são baixos e não têm grande evolução ( ie. 2000 brutos em fim de carreira).

Estou a pensar em mudar para E.Inf. por parecer-me mais interessante a longo prazo, mas não tenho grande experiência em coding, contudo sou bastante versátil nas ciências e tecnologias, adaptar não seria problema a meu ver. O que dizem?
 
Última edição:
Já tinha postado noutra thread, mas aqui vai.
Estou no 2° ano da fac em nutrição e pelo que estou a ver esta área não é muito "segura" (precária) sem conhecimentos, cunhas, etc. Para além disto os salários também são baixos e não têm grande evolução ( ie. 2000 brutos em fim de carreira).

Estou a pensar em mudar para E.Inf. por parecer-me mais interessante a longo prazo, mas não tenho grande experiência em coding, contudo sou bastante versátil nas ciências e tecnologias, adaptar não seria problema a meu ver. O que dizem?
 
Já tinha postado noutra thread, mas aqui vai.
Estou no 2° ano da fac em nutrição e pelo que estou a ver esta área não é muito "segura" (precária) sem conhecimentos, cunhas, etc. Para além disto os salários também são baixos e não têm grande evolução ( ie. 2000 brutos em fim de carreira).

Estou a pensar em mudar para E.Inf. por parecer-me mais interessante a longo prazo, mas não tenho grande experiência em coding, contudo sou bastante versátil nas ciências e tecnologias, adaptar não seria problema a meu ver. O que dizem?

Considerando o factor empregabilidade, é indiscutível que Engenharia Informática é ainda hoje uma área com praticamente pleno emprego. É importante notar que aptidões tais como "dominar a rede social xyz" e "instalar apps da store" não indicam que exista uma afinidade para com a área de desenvolvimento.
Acho que deves pesquisar os temas do curso, seguir uns tutoriais de programação e tentar perceber se te identificas com a área. Não serás o primeiro a seguir um curso de E. Informática sem ter noção prévia da área ou mesmo a ter concluído uma licenciatura em E.I. sem gostar de programação. Se escolheres uma área apenas pelo critério da empregabilidade, poder-te-á faltar no futuro a motivação necessária em projectos mais exigentes. Boa sorte ;)
 
Se vais para informática por causa do salário, vais com a mentalidade errada.
Não é só isso. Já programei há muitos anos, e gosto.
Aliás não teria escolhido nutrição se não estivesse iludido na altura. Ainda pus informática nas minhas opções, não é só agora que estou a pensar nisto.
 
Última edição:
Porque nao entras nos maiores de 23? :P

Porque na altura que foi o meu 12ºano, era Matemática A e Matemática B, e fiz o exame Matemática B, entrei na faculdade (IPS EST) mas desisti por motivos financeiros.

E agora que estou de volta, a prova de ingresso é outra, que é Matemática apenas, que é a antiga Matemática A.

E também porque o numero de vagas é mais pequenos pelo mariores de 23 :)

Abraço! :D
 
Sou licenciado em Gestão, e estou a trabalhar, mas não na área. Infelizmente o meu curso teve muito pouca componente de Informática / TI, que, paradoxalmente, foi sendo o que mais me cativou.

Tentei entrar em EI no ano passado, para dar um novo rumo à minha carreira, mas como estou limitado a pós-laboral, na zona de Lisboa fiquei limitado ao ISCTE, e por pouco não entrei. ( a ISEL não abriu vagas para titulares de licenciaturas).

Este ano queria tentar outra vez, mas se voltar a não conseguir, pondero optar por uma privada. Mesmo sabendo que não é a situação ideal, conseguem me aconselhar alguma, que possa ser algo valorizada no mercado de trabalho?

Também ponho a hipótese de concorrer a algum mestrado que faça a ponte da Gestão para TI, mas sinto que me podem vir a faltar muitas bases de análise/programação... Há algum mestrado que funcione bem como aglutinador destes dois mundos?

Obrigado desde já!
 
Sou licenciado em Gestão, e estou a trabalhar, mas não na área. Infelizmente o meu curso teve muito pouca componente de Informática / TI, que, paradoxalmente, foi sendo o que mais me cativou.

Tentei entrar em EI no ano passado, para dar um novo rumo à minha carreira, mas como estou limitado a pós-laboral, na zona de Lisboa fiquei limitado ao ISCTE, e por pouco não entrei. ( a ISEL não abriu vagas para titulares de licenciaturas).

Este ano queria tentar outra vez, mas se voltar a não conseguir, pondero optar por uma privada. Mesmo sabendo que não é a situação ideal, conseguem me aconselhar alguma, que possa ser algo valorizada no mercado de trabalho?

Também ponho a hipótese de concorrer a algum mestrado que faça a ponte da Gestão para TI, mas sinto que me podem vir a faltar muitas bases de análise/programação... Há algum mestrado que funcione bem como aglutinador destes dois mundos?

Obrigado desde já!
Sinceramente nao é fácil... o que podes fazer é tentar entrar para uma área de Gestão de Projectos de área de IT.
Smart Consulting, andava a uns tempos a contratar malta para formar em delivery manager.
 
Ora boas

Estou licenciado em Engenharia Informática a mais de 1 ano e sou mais um daqueles a procura da sua primeira experiência no mercado de trabalho. Só que ainda não tive a minha sorte e tenho andando a ponderar em seguir o mestrado, só que fico na dúvida se poderá compensar o investimento, e quais as melhores faculdades para o ir tirar, de modo a integrar-me bem no mercado de trabalho.

Se alguém puder ajudar, agradeço :)
 
Back
Topo