Distro para portátil antigo

Flinger

Power Member
Boas pessoal.

Tenho um portátil já com uns anitos (e bem gasto :D), que quero aproveitar para centro de multimédia (uns filmes, streaming e talvez Xbmc) e alguns joguitos no steam (coisa leve, nativos: cs 1.6, unturned, e mais alguma coisa por streaming com o In-Home streaming).

Basicamente é um core 2 duo a 2.ghz, com uma ati x1600 (isto é que complica a coisa). Instalei-lhe o lubuntu 12.04, tive de andar a instalar umas libs à parte, mas lá consegui. Durante uns tempos até andou bastante bem, mas entretanto ficou muito lento, e está na hora de limpar aquilo e instalar outra coisa.

PS: Normalmente gosto das distros Ubuntu based, mas consigo viver com qualquer outra. Não sou expert, mas tenho conhecimentos qb para fazer alguns tweeks, especialmente se seguir algum guia.

Conselhos?
 
Última edição:
Existe um linux que é o aconselhado para maquinas antigas que tem como kernel base o Android, eu li sobre isso e testei-o numa maquina virtual, aquilo funciona muito bem.
Mas já não me recordo do nome... procura pelo Google que deverás encontrar
Se quiseres apenas para jogos tens o Steam-OS e se quiseres um para testar utiliza o ChromeOS porque já ouvi disser que ele até se comporta bastante bem
 
Bem, acabei por instalar o ubuntu Mate 16.04 e fiquei extremamente surprendido... Corre muito bem, muito rápido, bastante melhor que o lubuntu 12.04 alguma vez correu.

Os drivers open-source parece que já suportam a ATI x1600, instalei o steam sem stresses, e o CS 1.6 está com um desempenho impecável :D O Kodi a mesma coisa, está muito responsivo, a UI está impecável.

O único aspecto negativo que encontrei, a wifi parece-me estar com um comportamento estranho, com picos... ora rápida ora extremamente lenta. Nunca me apercebi deste problema cá em casa, vou ter de estudar melhor o assunto. De qualquer forma, ele vai ser para estar ligado por cabo de rede, pelo que não afecta muito.
 
Estás a comparar uma distribuição de 2012 com uma de 2016. Não é propriamente justo. Muita coisa mudou. O LXDE do Lubuntu é mais leve que o Mate do Ubuntu Mate. Também saiu o Lubuntu 16.04 e usam os dois o mesmo kernel, por isso a nível de drivers não há diferença.
No entanto, se estás contente com o Ubuntu Mate, não mudes. Não vale a pena o trabalho.
 
Sim, tenho a noção que grande parte da experiência deve vir dos drivers gráficos... no lubuntu tive de instalar os fglrx, porque na altura os opensource não suportavam a gráfica...

De qualquer forma a diferença é brutal, e acredito que no lubuntu também o seja, mas gosto mais desta, e como corre tão bem, nem me vou dar ao trabalho de testar :D
 
Back
Topo