Artigo/Análise Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal

Viva. Tenho de momento uma pen 4G (EDIT: Huawei e3276, NOS, 2 fichas para antena externa), a qual está ligada ao mini-router TP-Link TL-MR3020, ambos no sotão, e o router está ligado a outro router TP-Link TL-WR1043ND que distribui o wireless pela casa. De madrugada a velocidade da net já atingiu 3MB/seg (aprox 25Mbit/seg), mas à noite e ao fim de semana anda a passo de caracol, muito provavelmente devido ao excesso de uso da rede por outros utilizadores durante esses períodos. Estou a pensar comprar esta antena para ligar à pen:
http://www.store4g.com/dual-connector-4g-antenna/

Acham que serve para aumentar a velocidade nos períodos em que actualmente anda a passo de caracol? Como está no sotão posso escolher entre 3 janelas para ver onde posso apanhar melhor sinal :D
 
Última edição:
Boa tarde,

Necessito de colocar net numa casa que tenho no norte de portugal, o problema é que a zona tem muito pouca cobertura.

A casa recebe hóspedes de longe a longe, pelo que terei que escolher um operador (só pode ser NOS ou MEO) que me permita não ter fidelização, porque não quero ter net o ano todo(sei que a MEO tem essa possibilidade), e colocar um router com internet móvel.
Também não quero serviço de televisão nem telefone, apenas net.

Requisitos:
• Muito dificilmente apanha 4G, mas terá que ser através de cartão de dados NOS ou MEO.
• O Router terá que ficar no sotão para apanhar net e utilizarei um (ou dois) repetidor devolo (ref: PT9427) para propagar a net para o piso intermédio e para o rés do chão.
• Recomendaram-me utilizar um router com antenas externas, que dissipa melhor o sinal.

O que necessito:

Uma sugestão de um router que me permita colocar o cartão MEO ou NOS e que funcione bem para esta situação.

Se possível, alguém que conheça um operador que seja o indicado para esta situação.
Não quero gastar muito dinheiro, pelo que o preço também é fundamental!

Obrigado pela ajuda!
 
Estou com um problema, há dois dias atrás o ping da minha internet (NOS 4g, router e5172) subiu para 120 a fazer o speedtest e não desce nem por nada. Não consigo jogar nada online, o ping está sempre a 140+ em servidores europeus e ter um ping de 120 no speedtest no servidor do porto (sou de Barcelos/Braga) não é de todo normal. Há alguém que saiba a razão de isto de estar a acontecer, já tenho o serviço á cerca de um ano e nunca me aconteceu semelhante problema, o máximo que tinha sempre em speedtests era 40 de ping.
Spoderman experimenta entrar na router e em vez de recepção automática mete sempre em 4G, possivelmente estas a receber em 3G, aconteceu- me o mesmo e resolvi desta maneira:) espero ter ajudado.
 
Pessoal, sei que toda a gente pergunta isto.
Mas como está "algum" dinheiro envolvido, prefiro confirmar aqui. Conforme o que li parece-me a resposta mais acertada...

Tenho um router daqueles Alcatel NOS (parece um telemóvel) bué fatelas, e estou a pensar trocar para obter um melhor serviço.
Tenho atualmente um pacote de NOS Satélite (o antigo WOW).

Estou a pensar comprar:
Antena 4G/3G/GSM: TRANS-DATA LTE KYZ 7.5/8/10 aqui
Router 4G Huawei B310 aqui (ou Router Huawei E5172s)

Preciso de comprar mais alguma coisa ou esses dois items safam-me?
Tenho espaço no Sotão para colocar o aparelho e passo o cabo pelas telhas até ao telhado.

Agradecia uma resposta pelo menos :p
Muito obrigado pela ajuda!
Não compensa por antenas externas nessas routers as internas são melhores, tenta colocar a router em local com vista para a antena emissora, sem obstáculos a frente ou metais, e terás um bom sinal sem falhas, depois mandas fazer um cabo de rede para levares o sinal ao teu computador ou a outra router para fazeres uma ponte e terás sinal em toda a casa, não tens perda de sinal com o cabo de rede mesmo que tenha, 20 ou 30 metros experiencia própria. lol
 
Ola a todos,

Eu nao estou em portugal, moro na Polonia, mas tenho o mesmo problema que voces, tenho um
huawei e3270 com uma antena externa.
O problema e que eu quero amplificar o sinal 4G, e possivel?

Obrigado
 
Um amplificador custará uma pequena fortuna, uma BOA antena será a tua melhor aposta, isso e um B593 talvez seja melhor por usar duas antenas, é provavel que ganhes em passar para um desses com uma antena decente.
 
Vi algures por aqui que a melhor solução é colocar o router num ponto o mais alto possivel,sotão ou no exterior protegido com caixa estanque,agora amplificadores ficam caros e se o sinal for fraco amplificam é o ruido,por assim dizer,é pior a emenda que o soneto
 
Ora aqui está uma ideia de génio., Eu neste momento, vivo em Sobrado (Valongo) e a cobertura é péssima...

Neste momento tenho 4G da NOS e apanho cerca de 3Mbps. O router é um Huawei 310b salvo erro, que tem 2 entradas para antena SMA. De que forma é que eu poderia fazer uma coisa do genero? Bastava ligar a antena ao router?


Cumprimentos
 
Boas. sou utilizador kanguru desde o modem 3g e220 e recentemente troquei o serviço por 4g. Enviaram um daqueles Rodgers manhosos e o meu espanto quando reparo que nem 4g na minha zona existe. Como tal meti mãos à obra para experiências e venho partilhar os meus resultados (ainda em testes) com a comunidade. Inicialmente os meus valores eramais 3mbps de down e 0.1 de upload. Como tal é aproveitando a ideia de usar uma panela como fazia antigamente, desta vez fui mais longe e utilizei uma parabólica velha da meo. Com resultados surpreendenteste. Para já posso dizer que estou com 32 ***** de download e 10 de upload. Sem sequer ter apontado a antena. A antena encontra-se na sala do resultado de chão apoiada em cima de um móvel antigo. (A casa tem dois pisos)
Irei postareceber fotos de todo o procedimensões até achar uma velocidade satisfatória (superior ) isto se possível. Amanhã posto fotos de como está atualmente. Sem sequer apontar a antena e sem estar colocada no telhado. Espero que a minha partilha contribua parazão a comunidade.
Para já os resultados no meu último speedtest sao:
http://www.speedtest.net/my-result/a/2255133694
Cumprimentos
 
Mais um experiencia,. Antes com 4Gb tinha valores entre os 1/2Mbps Down e 0.5 Up com o modem Huawwei b310 da NOS. COmprei uma antena dos chineses com 35dbi na amazon, e passei para 10-13Mbps Down e 5Mbps Up... Vi-me negro com as direções e tal mas lá dei com a direção da antena correta... Imagino o que é com uma antena TDT...

Por acaso estive a ler, e as antenas TDT da Televes, rejeitam totalmente as bandas/canais LTE de forma a garantir alta qualidade nos canais via TDT :S Como é que vocês fazem isso?

EDIT 1: Pessoal que acham da nova antena da Televes 4GNOVA que custa cerca de 80€. Vale o investimento? Esta é de 7dbi e tenho uma de 35dbi dentro de caso, achas que esta da televes seria porreira la no telhado?
 
Última edição:
@diogo_alexandre, ganhos surpreendentes com uma parabólica sem apontar, é porque já está a apontar para o sítio correcto.

@hmrneves, A forma das antenas rejeitarem as frequências LTE é com filtros, ou serem extremamente sintonizadas para determinado canal. De qualquer forma, uma antena banda larga UHF, sem qualquer filtragem serve para frequência dos 800Mhz. A vantagem da 4GNova é ser multibanda. Se isso interessa ou não... depende da sobrecarga nos 800Mhz.

Atenção às antenas no telhado! Especialmente se usarem as frequências Ghz. As percas pelo cabo podem anular os benefícios.
 
Última edição:
@diogo_alexandre, ganhos surpreendentes com uma parabólica sem apontar, é porque já está a apontar para o sítio correcto.

@hmrneves, A forma das antenas rejeitarem as frequências LTE é com filtros, ou serem extremamente sintonizadas para determinado canal. De qualquer forma, uma antena banda larga UHF, sem qualquer filtragem serve para frequência dos 800Mhz. A vantagem da 4GNova é ser multibanda. Se isso interessa ou não... depende da sobrecarga nos 800Mhz.

Atenção às antenas no telhado! Especialmente se usarem as frequências Ghz. As percas pelo cabo podem anular os benefícios.

Viva CrOhN, obrigado pela dica. Isso das frequencias nunca iremos saber correto? É que uma antena TDT UHF custa ai uns 30€ e esta da Televes é 75€++ ., As antenas convencionais de que forma se tira os filtros?
 
Desculpem a ausência do tópico mas tives uns problemas com o carro ( Já resolvidos por mim xD)

Vou começar a postar os meus resultados depois da minha expericia com fotos Ja no post a seguir.
 
Bem para começar vou explicar o meu caso novamente para entendermos o porque desta experiência.

Moro numa zona rural, onde o local e mais baixo que os restantes sitios e não disponho de cobertura 4G, apenas 3 traços de 3g e na rua.
Na operadora foi me informado que a minha zona só dispõe de 4G fraquinho segundo o senhor que me explicou. Enviaram um daqueles novos routers da NOS o qual só dispõe de uma porta LAN. A minha habitação tem dois pisos, e mesmo no telhado apenas tinha 1 traço de cobertura, o que me dava uns miseros 2 ***** por segundo e 0,20 de upload. Exprimentei em todos os locais da casa e consegui uma antena para ligar ao router sem sucesso. Posto isto pus de parte o router e joguei maos ao trabalho.

Estes foi o material que utilizei:

1 - Pen e3276-150 da NOS (30€)
2 - Computador portatil com ecran partido ( explicarei mais a frente o porque )
3 - Extensor USB ( No meu caso cortei uns cabitos de uma torre velha por serem mais grossos para evitar perdas)
4 - Parabolica velha da MEO
5 - Router technicolor ( Para servir de wireless AP ) Mais tarde irei troca-lo
6 - Rolo de cabo de Rede UTP CAT5e e fichas mais alicate de crimpagem
7 - A minha velhinha garagem onde ninguem entra
8 - TEMPO ( Tempo esta em letras grandes porque é um bem necessário para este projecto)


Agora Vamos aos passos que segui:

1 - Retirei o ecran ao portal velho e deixei so a base
2 - Alterei algumas specs do portatil (4G RAM, 320GB Disco, T4400 2,20GHz)
3 - Saquei duas distribuiçoes de duas firewall diferentes. PFsense (FreeBSD) e IPfire (linux)
4 - Instalei ambas para testes, mas no meu caso por achar mais estavel e pela funcionalidade acabei por ficar com IPFire
5 - Conectei o modem por usb para testar se funcionava comos os routers preparados para 3G/4G
6 - Após Horas perdidas de configurações (1 noite sem dormir) la a pen funcionou com a distribução.
7 - A seguir retirei o LNB da parabolica e colei a ponta do extensor usb onde ficaria o LNB
8 - Comecei com os testes de velocidade

Nota: Eu levei mais de 14 horas a configurar a pen com o a distro por falta de informação, se fosse agora seria apenas 15 minutos do meu tempo.

Agora explicado o porque do portatil velho:

Andam por aí algumas distribuições de firewall (IPfire, IPCOP, MONOWALL, SMOTHWALL, etc) que correm num, e com essas distribuições e facil transformar um pc velho num router topo de gama quem rondam os 1000 euros para empresas (Estou a falar dos microtiks)
Assim transformei um portatil encostado num superrouter que permite ligações a GBIT e que ainda me permite correr serviços como torrent, Owncloud, sao muitos (Google)


Posto estes passinhos todos, o resto do tempo foi gasto a calibrar a antena. Como não impermeabilizei a coisa, resolvi deixar numa estante da garagem mesmo, e na posição certa, fiquei com os valores que irei mostrar a seguir. Mas primeiro, defini que aquele sitio ( garagem ) iria ser a minha sala de servidores e como tal tenho um cabo de rede (gigabit) a entrar na sala no piso de baixo ligado a um switch (gigabit) e ao switch esta ligado o cabo que vem para o meu quarto, o wireless AP que fica na sala ( zona central da moradia) e um mais um cabo que vai para o piso de de cima, onde amanha irá ser instalado um segundo wireless AP e onde serã cabeadas as restantes divisões.

Agora vou mostrar-vos a tralha da minha garagem e a seguir os prints dos meus testes :)

A minha tralha na garagem:

EEWaYr.jpg


RrFZMo.jpg


JHZf6X.jpg


WiDtCG.jpg



Agora os meus speedtest depois de juntar a tralha toda:

1YUu2z.png


E nesta que se segue mostra o grafico de tentativas erro ate chegar a esta velocidade :

3MTAL5.png


E como acho que so um servidor de testes nao serve de referencia, aqui vai mais um e com detalhes tambem:

TDkhkI.png


23CNoX.png








Bem e aqui fica a minha experiência para que possa servir de inspiração para outros projectos ou ate mesmo alguma sugestão que queiram dar .

cumprimentos
 
@diogo_alexandre, ganhos surpreendentes com uma parabólica sem apontar, é porque já está a apontar para o sítio correcto.

@hmrneves, A forma das antenas rejeitarem as frequências LTE é com filtros, ou serem extremamente sintonizadas para determinado canal. De qualquer forma, uma antena banda larga UHF, sem qualquer filtragem serve para frequência dos 800Mhz. A vantagem da 4GNova é ser multibanda. Se isso interessa ou não... depende da sobrecarga nos 800Mhz.

Atenção às antenas no telhado! Especialmente se usarem as frequências Ghz. As percas pelo cabo podem anular os benefícios.
Bem daquilo que percebi acho que tive melhorias, mas respondendo a essa duvida. Eu nao utilizei a antena no telhado , estou a usar a propria pen umbutida na antena. cumps
 
Acho muito suspeito teres o resultado que tiveste com o router no telhado, e depois dentro da garagem tens os resultados melhores só por causa da parabólica. Há qualquer coisa que não bate certo...

A parabolica ficou como se vê nas fotos? Testaste a pen sem estar agarrada à parabólica? testaste a PEN no telhado sem parabólica?

Uma parabólica dá os ganhos que dá pela sua dimensão e direcionalidade. Isto é, se não estiver apontada para o sítio certo, ardeu! Os ganhos caem a pique.
 
Acho muito suspeito teres o resultado que tiveste com o router no telhado, e depois dentro da garagem tens os resultados melhores só por causa da parabólica. Há qualquer coisa que não bate certo...

A parabolica ficou como se vê nas fotos? Testaste a pen sem estar agarrada à parabólica? testaste a PEN no telhado sem parabólica?

Uma parabólica dá os ganhos que dá pela sua dimensão e direcionalidade. Isto é, se não estiver apontada para o sítio certo, ardeu! Os ganhos caem a pique.
Tambem não consigo entender muito bem o porque de funcionar melhor desta maneira. mas o facto e que com o router no telhado fico com cerca de 10 ***** de upload mas de download tenho 10 com picos de 15. talvez algo a ver com a antena. Ainda vou esprimentar a levar a parabolica ao telhado para exprimentar.
 
Bem, fiz mais uns ajustes na antena por volta das 11 da noite, desta vez coloquei-a fora da garagem e já com a info da antena da optimus mais proxima. Acho que vai mesmo ficar nesta posição visto que a velocidade contratada são 40 Megas

Aqui ficam os meus novos resultados:
xv37iS.png


E aqui ficam alguns valores do meu router caseiro sobre os dbis (Nao percebo muito sobre essa parte):

CbSXSd.png
 
Antes de mais, muitos parabéns a todas a varias ideias aqui publicadas para aumentar o sinal 4G...

Sou mais um que sofre do mesmo problema, e queria aumentar a qualidade do sinal na minha casa. Moro numa zona rural onde a vodafone cobre a mesma com:

LTE 1800
UMTS 900
GSM 900
GSM 1800

o meu foco seria como é óbvio, apostar no aumento da qualidade 4G (LTE 1800).

Neste momento estou a usar um modem (ZTE MF28D) que me da-me os seguintes valores:
009ac95a8b.png

e 3 traços de rede em 5 possíveis... e estou a 1,5km em linha recta da antena da vodafone.

Tanto quanto sei este modem permite usar a tecnologia mimo. Não será o modem final, mas também irei usar outro que permite mimo. Provavelmente o Huawei B310s-22.

O objectivo é colocar o modem na rua e ligar duas antenas para fazer mimo, com a menor distancia possível de cabo entre o modem e as antenas (poucos centímetros), para não ter perdas. E depois passar para dentro de casa, quero colocar um cabo de rede (para poder chegar ao interior da casa sem perdas, provavelmente uns 10mts).

Agora a minha duvida persiste em que antenas deverei optar. Estou indeciso entre estas 3.

Antena 4G/3G/GSM: TRANS-DATA LTE KYZ 7.5/8/10
http://www.*****.pt/antena_4g-3g-gsm_trans-data_lte_kyz_7_5-8-10_A741031.htm

Antena LTE ATK-LOG ALP (800-3000MHz, 5m cabo, ficha SMA)
http://www.*****.pt/antena_lte_atk-log_alp_800-3000mhz_5m_cabo_ficha_sma__A7044_5.htm

Antena GSM/DCS/UMTS: TRANS-DATA KYZ8.2/9.5
http://www.*****.pt/antena_gsm-dcs-umts_trans-data_kyz8_2-9_5_A741030.htm

Qual acham a melhor escolha? ou sugeriam outra coisa?

Depois tenho outra duvida, que é na instalação das antenas. Como pretendo tirar partido da tecnologia mimo, vou ter de comprar duas antenas seja elas qual for dos modelos que mencionei... e para instalar duas antenas individuais para fazer mimo, basta instalar uma na vertical e outras na horizontal (fazendo um ângulo de 90 graus entre sim)??? ou terei de ter em conta mais algum factor???
 
Back
Topo