Design Multimedia - Manda cá para fora!

Boas pessoal
Já não metia nada aqui algum tempo mas deixo agora alguns dos meus últimos trabalhos

1- Exercício de cabelo usando apenas o default hair and fur do max sem mais nenhum plugin especifico para cabelo (tirando o render feito em vray). O objectivo era demonstrar aos alunos como preparar rapidamente um penteado simples. No fim dou os ficheiros ao pessoal da turma para eles poderem brincar e testar.

david-dias-01.jpg


david-dias-011.jpg


2 - Um teste de cabelo mais complexo, para testar controlar cabelo comprido e padrões como tranças.
Devido as limitações do Hair & Fur do 3ds a seguir splines com muitos vertices, aqui tive que usar o Ornatrix. Programa bastante "catita" e com bastantes opções para controlar o cabelo. Usei isto também para exemplificar aos alunos estas técnicas (é sempre mais fácil quando todos podem ver os resultados finais e testar eles mesmos).

david-dias-w2.jpg


david-dias-w1.jpg


Referencias usando a minha miuda como modelo. Obrigado pela ajuda e paciencia ;)
david-dias-w3.jpg


processo
david-dias-untitled-1.jpg



3- Projecto que fiz na produtora de uma animação para introdução dos filmes antes do cinema (cerca de 1m). O nosso tempo de execução era mesmo muito muito curto mas foi uma experiencia engraçada, principalmente pela dimensão que o projecto ja tinha para a equipa, e porque permitiu-me trabalhar com alguns colegas que admiro como o Rui Louro, e pela primeira vez trabalhar com antigos alunos que treinei, que foram contratados para o projecto, e portaram como gente ja muito batida. Really proud :')
Eu era um dos artista seniores responsável pelo Ambiente do Wild West, supervisão do ambiente da gruta, e configuração de render de todos os ambientes (menos o do Espaço, que foi uma equipa aparte).

Client: ZAP Cinemas;
Production Company: Até ao Fim do Mundo
Producer: Irina Calado
2D Artists: André Peixoto, Bruno Henriques
3D Artists: David Dias, Rui Louro, Diogo Moniz, André Demétrio, Pedro Costa
3D Animator: Rui Louro

david-dias-1.jpg


david-dias-2.jpg


david-dias-0p1-3-1.jpg


david-dias-0p1-2-1.jpg


e uma foto com parte da equipa :)
"Our small and great "crew" at production with some former students in it, mine and from the great Rui Louro (learning a lot a tricks and tips just seeing this guy work!). Just a year ago they were finalist students (and driving me nuts) and now they're working (and rocking!!) by my side!
Pretty amazing to think that we have a small role in the career of some portuguese CG Artists of this new generation :). Man, I feel old..."
12303958_979571008768882_7535493145489001819_o.jpg


Também criei (finalmente...) uma pagina de Artstation onde mostro alguns trabalhos e descrevo alguns processos de trabalho, como os do cabelo, que podem ver ai, está em inglês mas acho que todos percebem, mas caso tenham algum questão mais tecnica perguntem a vontade. Ainda não têm muita coisa mas todos os comentários e criticas são bem vindos :)
https://www.artstation.com/artist/double-d

Espero que curtam

Abraços

David
 
Última edição:
Epa muito bom! Tenho profundo respeito por malta que faz estes trabalhos :) É uma área que gosto muito, talvez um dia vá por este caminho :P Continua o bom trabalho DacaD ;)

Boas pessoal
Já não metia nada aqui algum tempo mas deixo agora alguns dos meus últimos trabalhos

1- Exercício de cabelo usando apenas o default hair and fur do max sem mais nenhum plugin especifico para cabelo (tirando o render feito em vray). O objectivo era demonstrar aos alunos como preparar rapidamente um penteado simples. No fim dou os ficheiros ao pessoal da turma para eles poderem brincar e testar.

david-dias-01.jpg


david-dias-011.jpg


2 - Um teste de cabelo mais complexo, para testar controlar cabelo comprido e padrões como tranças.
Devido as limitações do Hair & Fur do 3ds a seguir splines com muitos vertices, aqui tive que usar o Ornatrix. Programa bastante "catita" e com bastantes opções para controlar o cabelo. Usei isto também para exemplificar aos alunos estas técnicas (é sempre mais fácil quando todos podem ver os resultados finais e testar eles mesmos).

david-dias-w2.jpg


david-dias-w1.jpg


Referencias usando a minha miuda como modelo. Obrigado pela ajuda e paciencia ;)
david-dias-w3.jpg


processo
david-dias-untitled-1.jpg



3- Projecto que fiz na produtora de uma animação para introdução dos filmes antes do cinema (cerca de 1m). O nosso tempo de execução era mesmo muito muito curto mas foi uma experiencia engraçada, principalmente pela dimensão que o projecto ja tinha para a equipa, e porque permitiu-me trabalhar com alguns colegas que admiro como o Rui Louro, e pela primeira vez trabalhar com antigos alunos que treinei, que foram contratados para o projecto, e portaram como gente ja muito batida. Really proud :')
Eu era um dos artista seniores responsável pelo Ambiente do Wild West, supervisão do ambiente da gruta, e configuração de render de todos os ambientes (menos o do Espaço, que foi uma equipa aparte).

Client: ZAP Cinemas;
Production Company: Até ao Fim do Mundo
Producer: Irina Calado
2D Artists: André Peixoto, Bruno Henriques
3D Artists: David Dias, Rui Louro, Diogo Moniz, André Demétrio, Pedro Costa
3D Animator: Rui Louro

david-dias-1.jpg


david-dias-2.jpg


david-dias-0p1-3-1.jpg


david-dias-0p1-2-1.jpg


e uma foto com parte da equipa :)
"Our small and great "crew" at production with some former students in it, mine and from the great Rui Louro (learning a lot a tricks and tips just seeing this guy work!). Just a year ago they were finalist students (and driving me nuts) and now they're working (and rocking!!) by my side!
Pretty amazing to think that we have a small role in the career of some portuguese CG Artists of this new generation :). Man, I feel old..."
12303958_979571008768882_7535493145489001819_o.jpg


Também criei (finalmente...) uma pagina de Artstation onde mostro alguns trabalhos e descrevo alguns processos de trabalho, como os do cabelo, que podem ver ai, está em inglês mas acho que todos percebem, mas caso tenham algum questão mais tecnica perguntem a vontade. Ainda não têm muita coisa mas todos os comentários e criticas são bem vindos :)
https://www.artstation.com/artist/double-d

Espero que curtam

Abraços

David
 
Boas, tenho vindo a acompanhar este tópico, decidi criar uma conta e partilhar algo meu!

Esta foi a ultima peça que fiz, a ideia é imprimir esta peça em 3D e oferecer ao meu irmão mais novo, ainda não sei se é possível imprimir algo assim, é algo que tenho de explorar melhor, não estou dentro do assunto.

Aqui fica um render

qKjDwzw.png
 
Boas,

Andei a fazer umas coisitas no C4D há uns tempos, mas decidi mudar para o Blender por ser free e penso que também existe mais entreajuda entre os utilizadores. Sou novato no Blender.

Posto isto gostava de tirar uma dúvida e saber se o que me aconteceu é normal...

Saquei um modelo free da net e apliquei-lhe uma textura nova que fiz no Photoshop. Apenas substitui a antiga que tinha precisamente as mesmas dimensões, etc..

Acontece que ao usar a iluminação para fazer render e ao fazer render, o modelo fica com uma cor brutalmente estranha e nada a ver com a que tenho no Blender.

Alguém sabe do que é? E como posso fazer para sair um render "normal"?

Antes do render:

25sqzyr.png


Depois do render:

15zqyhf.png


Agradecia se me pudessem dar umas "luzes" :)

Obrigado
 
Boas,

Andei a fazer umas coisitas no C4D há uns tempos, mas decidi mudar para o Blender por ser free e penso que também existe mais entreajuda entre os utilizadores. Sou novato no Blender.

Posto isto gostava de tirar uma dúvida e saber se o que me aconteceu é normal...

Saquei um modelo free da net e apliquei-lhe uma textura nova que fiz no Photoshop. Apenas substitui a antiga que tinha precisamente as mesmas dimensões, etc..

Acontece que ao usar a iluminação para fazer render e ao fazer render, o modelo fica com uma cor brutalmente estranha e nada a ver com a que tenho no Blender.

Alguém sabe do que é? E como posso fazer para sair um render "normal"?

Antes do render:

25sqzyr.png


Depois do render:

15zqyhf.png


Agradecia se me pudessem dar umas "luzes" :)

Obrigado

Penso que isso tenha a ver com a tua iluminação, não uso o blender, mas a forma como iluminas objectos é a mesma em outros programas (dependendo da situação e estilo)

Ao olhar para o teu render, da para entender que esta com muita luz na zona frontal, reparei também que tens 2 pontos de luz. (Sol e area light)

A minha recomendação é a seguinte:

- Remover a luz solar.
- Usar um sistema de 3 luzes

O que é o sistema de 3 luzes?
É usado muitas vezes em fotografia, consiste em 3 pontos de luz com objectivos específicos.

Key Light, Fill Light e Back Light (ou background light)

Key Light é a luz principal, com esta luz decides onde vão estar as tuas sombras e também esta relacionado com a fotografia em questão (não sou fotógrafo talvez alguém consiga explicar melhor)

Fill Light é usada para dar um soft nas sombras criadas pela Key Light, não é para remover a sombra! É apenas para reduzir, claro que depende do toque artístico que queiras dar.

Background Light é usado para iluminar a parte de trás do teu objecto.

Alguém que me corrija se eu estiver errado.


Algumas imagens:

7937041_orig.jpg


lighting-floorplan-back.gif

3point3treated.jpg




Não sei como funcionam as coisas no blender, mas segue a mesma lógica, aconselho a criar as luzes pela seguinte ordem:

1 Key Light
2 Fill Light
3 Background Light


Como podes ver no teu render, a iluminação esta muito forte e mesmo em frente do objecto, penso que seja essa a razão de estar estranho, caso não esteja relacionado com o que disse, podes também podes fazer o render com o mesmo setup com o objecto original e ver se esta relacionado com texturas e afins..



EDIT:

Pode também estar relacionado com a tua cam! Não sei como são as definições no blender mas mais um vez, deve de ser standart.

Uma imagem que pode ajudar
EXPOSURE_TRIANGLE.jpg
 
Última edição:
Boas,

Andei a fazer umas coisitas no C4D há uns tempos, mas decidi mudar para o Blender por ser free e penso que também existe mais entreajuda entre os utilizadores. Sou novato no Blender.

Posto isto gostava de tirar uma dúvida e saber se o que me aconteceu é normal...

Saquei um modelo free da net e apliquei-lhe uma textura nova que fiz no Photoshop. Apenas substitui a antiga que tinha precisamente as mesmas dimensões, etc..

Acontece que ao usar a iluminação para fazer render e ao fazer render, o modelo fica com uma cor brutalmente estranha e nada a ver com a que tenho no Blender.

Alguém sabe do que é? E como posso fazer para sair um render "normal"?

Antes do render:

Depois do render:

Agradecia se me pudessem dar umas "luzes" :)

Obrigado

Estás com o Blender Render... Experimenta com o Cycles e adiciona uma Sun Light só para ver como fica.
 
Boas,

Andei a fazer umas coisitas no C4D há uns tempos, mas decidi mudar para o Blender por ser free e penso que também existe mais entreajuda entre os utilizadores. Sou novato no Blender.

Posto isto gostava de tirar uma dúvida e saber se o que me aconteceu é normal...

Saquei um modelo free da net e apliquei-lhe uma textura nova que fiz no Photoshop. Apenas substitui a antiga que tinha precisamente as mesmas dimensões, etc..

Acontece que ao usar a iluminação para fazer render e ao fazer render, o modelo fica com uma cor brutalmente estranha e nada a ver com a que tenho no Blender.

Alguém sabe do que é? E como posso fazer para sair um render "normal"?

Antes do render:

25sqzyr.png


Depois do render:

15zqyhf.png


Agradecia se me pudessem dar umas "luzes" :)

Obrigado

Isso normalmente está relacionada com 2 cenas e everá ser independente do render, a primeira é a exposição da camera (ou o valor default que deverá estar se não tiveres camera) que é a sensibilidade da lente à luz, isso parece estar configurado para render interior, logo menos luz, valores de exposição mais baixos para a camera receber mais luz, que significa que num exterioir ou ambiente com muita luz vai arrebentar as cores (procura EVs nas configurações de camera ou render e muda o valor);
A segunda, é os valores de luz muito fortes na intensidade (procura intensity multipliers e afins na luz)
Espero que ajude
Abraços
David
 
Estás com o Blender Render... Experimenta com o Cycles e adiciona uma Sun Light só para ver como fica.

Com o cycles render ficou assim....não capta a textura (ficheiro png) sequer :\

Existe alguma definição para inserir a textura no cycles que eu não esteja a seleccionar?

4rzsrn.png



No C4D até nem me dava mal com a iluminação...

Obrigado a todos :)
 
Última edição:
Render.png


Que trapalhada de ficheiro. :)

No Blender Render dava um bug qualquer quando adicionava uma lamp e a mesh e o UV Unwrap ficava todo marado. Era o que te acontecia.

Tive de converter os materiais para o Cycles. E mesmo assim a mesh dos calções tem um erro qualquer que não deixa fazer smooth.

Vê lá se é isto e mandei PM com o link.
 
Back
Topo