Problema ao instalar mysql

YoZ

Power Member
Estou a fazer umas brincadeiras com um servidor debian e tinha um servico que corria com o mysql, no entanto houve um problema de energia e após o servidor recuperar passou-me a dar uma mensagem de erro cada vez que tenho correr a aplicação

"Can't connect to local MySQL server through socket '/var/run/mysqld/mysqld.sock' (2)".

Pelo que tive a ver isto pode ter sido um ficheiro corrompido, então tentei reinstalar o mysql mas não consegue establecer ligacao ao servidor, fica sempre nos 0% (mas consigo pingar o servidor)

# sudo apt-get install mysql-server
Reading package lists... Done
Building dependency tree
Reading state information... Done
The following packages will be upgraded:
mysql-server
1 upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 76 not upgraded.
Need to get 83.7 kB of archives.
After this operation, 11.3 kB of additional disk space will be used.
0% [Connecting to security.debian.org (212.211.132.32)]


Outra coisa, quando cancelo a ligação acima fazendo Ctrl+Z, a ligação é interrompida mas quando tento repetir diz que um processo já está a usar o recurso, então tenho que fazer "sudo lsof /var/lib/dpkg/lock" e depois KILL ao PID..
Como é que se cancela a operação do apt-get sem que o recurso fique em uso? ou seja, cancelar de maneira a não ter que matar manualmente o processo.

Obrigado!
 
Para cancelar é Ctrl + C. Ctrl + Z põe em background, daí o comportamento que estás a ver.

O outro problema que descreves com o apt parece uma coisa pontual, não sei o que será. Podes experimentar fazer purge e instalar outra vez.
 
Obrigado!
Mas acontece desde sexta feira (que foi a ultima vez que tentei) porisso não deve ser pontual. Tive a pesquisar e é preferivel fazer remove a purge, uma vez que o purge apaga as definições (eu queria manter tudo como estava)
 
eu queria manter tudo como estava

O que é que queres manter? Se são configurações podes copiá-las e depois copiar de volta quando reinstalares. Sugeri o purge porque não sabes o que ficou danificado com a quebra de corrente e assim haveria mais probabilidades de ser reparado, mas para dizer a verdade não sei se isso é plausível, não sei se o purge apaga alguma coisa que possa estar a causar o problema. Também podes experimentar primeiro o remove e depois o purge só se não funcionar.
 
Não estou a conseguir.. Ele não consegue comunicar com o ftp, fica sempre a 0%. Já experimentei mudar para um PT mas continua =/
 
Tenho ideia que o security.debian.org não é mirrored, mas não tenho a certeza. É estranho. Ainda hoje fiz um grande update que de certeza foi buscar pacotes lá. Será que é alguma coisa na tua rede? Quando fazes "apt update" funciona e faz o update do repositório security? Em último caso podes fazer download do pacote e instalar com o dpkg.
 
Não dá.. fica na mesma nos 0%.. Vou comecar a ver a FW, mas acho estranho visto pingar e que me lembre não estou a bloquear nada de ftp's..

sudo apt-get update
0% [Connecting to ftp.pt.debian.org (193.136.216.34)] [Connecting to debian.opennms.org (46.101.211.239)] [Connecting to ppa.laun
 
Eu acho que o problema está na configuração de alguma opção que usa esse caminho.
/var/run/mysqld/mysqld.sock
Pode não estar a encontrar acho que terias de criar esse .sock ou bem copiar de outra localização onde esteja.

O comando find pode encontrar caminhos e tipos arquivo procura no google a ver se dás com algo.
 
Back
Topo