Começar a trabalhar na informática...(mudar de área)

Savater

Power Member
Boa tarde,

Trabalho numa área que não tem nada a ver com informática mas como passei por um curso de Eng. de telecom no ISEL sempre mantive algum interesse e curiosidade.

Surgiu-me uma oportunidade de fazer formação para aprender a gerir a manter a intranet em sharepoint visto que sou o tipo com mais interesse e experiencia nesta área mesmo comparando com os colegas da informática.

Tenho a possibilidade que me paguem um curso em sharepoint, html/css ou mesmo um mestrado ou pós graduação na área de informática. (no fundo querem-me prender à organização pagando-me o curso).


O que me sugerem? vale a pena pensar num mestrado ou basta uma formação? Onde?

Vale a pena aprender Sharepoint ou é melhor html e código?
 
porquê?

Não vos vou fazer concorrência. Estou no setor público e aqui os informáticos não fazem, compram feito.
Eu ainda sou novo e mantenho a curiosidade. O pouco que aprenda vale mais num meio em que já não há grande motivação para aprender.
 
Sharepoint tem bastante saida.. Se tens a oportunidade de ter formação paga e meter a mão na massa, não pensava duas vezes.
 
Sharepoint tem saída?
Eu tenho aprendido algumas coisas sozinho e parece-me fácil :)

Tambem considero que tenha bastante saida, mas tens que aprender bem .NET, programação OO, javascript, jquery, css, angular, rest api, e por ai fora! Mas é um bom mercado e se tens possibilidade de formação gratuita aproveita!
 
Nesta organização, a intranet é um site sharepoint que serve como pasta partilhada de documentos e consulta de nºs de telefone. Acho que tenho muito para explorar:

Estou a pensar construir uns subsites de intranet com webparts e testar as opções todas que o sharepoint 2013 me permitir. Especialmente integração com Excel (excel web access) e saber como fazer formulários para inserir dados.

Depois talvez aprender html+css e começar a fazer alguma coisa à medida.


Alguem tem sharepoint no local de trabalho como intranet? dicas?
 
Boas,

Se realmente tens interesse em sharepoint e queres entrar pela área da programação então força nisso.

Eu pessoalmente não tenho experiência em sharepoint mas sei que é uma área em que se te especializares em certos "modulos" podes vir a ganhar umas boas massas.

Dito isto, existe muito desenvolvimento em sharepoint cuja API e framework em si é absolutamente terrivel. Dai muitos programadores fugirem disso.

Como é uma tecnologia nova para ti. Sugiro que uses o pluralsight e vejas umas video aulas sobre a coisa.
 
Última edição:
Não te metas neste barco xD
Mais uma calinada.


Sharepoint a nível empresarial é muito usado. Na minha consultora, por exemplo posso dizer-te que a taxa de empregabilidade anda à volta dos 100%.
Aliás, o ano passado tentámos arranjar 12 candidatos, pagámos formação, e mesmo assim não chega para as necessidades.


Se tens essa hipótese não a deixes de seguir.
 
Boa tarde, se é uma área pela qual tens interesse e o Sharepoint te agrada, não há que hesitar. Aceita essa formação. Com a devida quallificação em sharepoint serás um activo valioso quer interna quer externamente.
 
Comecei a aprender html e css bastante rápido.
O meu objetivo no trabalho é:

1. criar formulários personalizados a usar dentro do sharepoint...
2. que me mandem as respostas para uma tabela tipo excel na qual consiga fazer uns cálculos simples (estatistica) e
3. voltar a apresentar resultados numa página dentro do portal sharepoint

a seguir ao html e css passo para jquery para construir os formulários ou para javascript?

Não quero dominar tudo, apenas fazer em tempo útil um formulário que me mande as respostas para uma tabela excel.
 
Se queres fazer as coisas em tempo util e nao tens bases de javascript entao sugiro que utilizes jquery.

Mas fora de horas sugiro que estudes e aprofundes os teus conhecimentos de javascript. O code academy tem um curso gratis de javascript que podes utilizar.
 
Se eu quiser:

- mandar a informação preenchida de um formulário em html para uma tabela tipo excel, qual a melhor maneira?
preicso de saber javascript ou preciso de saber php? ou outra coisa qualquer que nem faço ideia..?
 
Eu acho que é melhor leres um bocado primeiro :D Sharepoint está baseado em c# (esquece o php) depois para aplicações precisas mesmo de javascript, jquery não dá para fazeres apps dentro de sharepoint. jQuery é mais à base do DOM.
 
Eu acho que é melhor leres um bocado primeiro :D Sharepoint está baseado em c# (esquece o php) depois para aplicações precisas mesmo de javascript, jquery não dá para fazeres apps dentro de sharepoint. jQuery é mais à base do DOM.

Este fim de semana percebi que php não funciona no sharepoint. mas não percebi porquê...tb não interessa.

Vou começar a ver javascript mas pelo que li também não é suficiente para enviar os dados recebidos de um formulário para uma tabela tipo excel ou para um ficheiro csv ou estou errado?

o meu objetivo é:

1)recolher informação via formulário html
2)enviar essa informação para uma tabela tipo excel para fazer cálculos
3)reportar resultados numa página html ou no sharepoint
 
Back
Topo