DSLR para fotografar gambozinos

WrathGroove

Power Member
Gostaria de comprar uma camara nova. Estava com intenções de comprar uma compacta, mas a minha esposa prefere uma DSLR. Andar de mochila só por causa de uma maquina fotográfica não me agrada de todo... Percebo muito pouco de fotografia, sei só alguns termos.
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar? Máquina DSLR
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? - Até 600€
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar? - Paisagens, etc.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar? - Principalmente no exterior, viagens, interior, etc.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo? - Iniciante/Casual
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? - Tenho uma Fuji compacta que não me recordo do modelo e uma action cam.
  7. COMO É A TUA "REDE": Nada
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar? - Indiferente
Depois de uma pesquisa estamos inclinados para a Nikon D5300. Penso que a Canon 700D é a concorrente mais forte, mas pelo que li a D5300 tem melhor qualidade de imagem.

Encontrei a D5300 + AF-P DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR por cerca de 442€

Qual a diferença de lentes VR para VRII? Li que a VRII tem mais estabilidade e 4 pontos de stop (não faço ideia o que isto significa), enquanto a VR só tem 3 pontos de stop.

Será que faz assim tanta diferença o VR para o VRII. Pelas fotos da lente não encontrei diferenças e como não tenho experiencia nestas maquinas, não sei se apostando na VR por este preço será uma boa escolha.

Agradecia alguma opiniões e outras sugestões. Obrigado.
 
Uma pergunta, e um conselho:

-Porque é que a tua esposa prefere uma dslr?

-Eu se fosse a ti, comprava uma compacta.

Vejamos: percebes pouco de fotografia, e nada de conttolos manuais... o que quer dizer que vais fotografar em automático. As dslr não são as melhores máquinas para andar a disparar em auto.

Depois já começas por dizer que não te agrada andar de mochila só por causa da máquina.

Conclusão, estão reunidas as condições ideais para deixares a máquina sempre em casa.
 
Não quer uma compacta. Quer uma maquina que tire fotos com qualidade e que dure vários anos.

A questão da portabilidade não me agrada de todo, preferia uma compacta nesse aspecto. Mas não será esse aspecto o mais relevante.

Percebo pouco de fotografia, mas penso que esta compra seria uma excelente oportunidade para ambos aprenderem e ficarem entusiastas da fotografia. Quem sabe...
 
Até eu só de olhar para esse orçamento começo logo a suar. Só queria saber a questão do VR vs VRII. Se vale a pena avançar por aquele preço de 442€.
 
Bem, se queres mesmo uma dslr, então a D5300 é uma boa aposta. VR ou VRII não hás de notar diferenças, sinceramente. Nessas focais, o estabilizador não fará uma falta enorme, mas claro que ajuda sempre um pouco. Eu comprava a que fosse mais barata, penso que em termos de nitidez não haverá uma diferença que vás notar.

Pensa bem se queres uma dslr, é natural que depois vás gastar dinheiro em lentes, isto se ela não acabar em casa guardadinha ;)


Edit: O preço parece-me muito bom. É onde?
 
Última edição:
Mulheres!
A minha irmã quis comprar a toda a força uma DSLR, a minha mulher também...
Nem uma nem outra usam a câmara.
"É muito grande" | "É muito pesada" | "É muito difícil"

Foi uma excelente oportunidade para mim, na altura ainda namorado, para me apaixonar pela fotografia...
Uma amiga minha comprou há 3 meses uma Canon 750D - usou-a UMA vez, comigo.
Ensinei-lhe umas coisas, e ela nunca mais lhe tocou. LOL.

Não é ser machista, mas compra uma máquina que tu aches que vais usar.
O mais provável é que sejas tu sempre a carregá-la e a disparar com ela.
Elas gostam é de ficar bonitas na foto, não se importam com o resto.

Dito isto, se quiseres algo mais compacto, pondera a LX 100 e a Canon G7X MK II.
Se quiseres uma DSLR, pondera a D5300 e a D3300 (são leves e relativamente compactas, para uma DSLR).

Se apanhares o bichinho depois começas a ver o que queres :D

A Canon 700D não concorre com a D5300, nem de perto.
A 750D e 760D sim, a 700D não.

Cumps
 
Edit: O preço parece-me muito bom. É onde?

Não conheço a loja. Descobri-a quando pesquisava um telemóvel. Mas penso ser de confiança. É a e.global.central. Conhecem ou já lá compraram alguma coisa? Tenho algum receio.

Mulheres!
A minha irmã quis comprar a toda a força uma DSLR, a minha mulher também...
Nem uma nem outra usam a câmara.
"É muito grande" | "É muito pesada" | "É muito difícil"

Foi uma excelente oportunidade para mim, na altura ainda namorado, para me apaixonar pela fotografia...
Uma amiga minha comprou há 3 meses uma Canon 750D - usou-a UMA vez, comigo.
Ensinei-lhe umas coisas, e ela nunca mais lhe tocou. LOL.

Não é ser machista, mas compra uma máquina que tu aches que vais usar.
O mais provável é que sejas tu sempre a carregá-la e a disparar com ela.
Elas gostam é de ficar bonitas na foto, não se importam com o resto.

Dito isto, se quiseres algo mais compacto, pondera a LX 100 e a Canon G7X MK II.
Se quiseres uma DSLR, pondera a D5300 e a D3300 (são leves e relativamente compactas, para uma DSLR).

Se apanhares o bichinho depois começas a ver o que queres :D

A Canon 700D não concorre com a D5300, nem de perto.
A 750D e 760D sim, a 700D não.

Cumps

Muito obrigado @MylleZ. Tenho visto alguns tópicos e percebe-se que dominas a arte.

Também já lhe expliquei tudo isso, mas ela diz que não quer compactas. Ontem até comprou um livro todo xpto sobre fotografia. O autor é português e ontem estive a dar uma vista de olhos e parece-me um excelente livro.

Não há volta a dar. Ela está mesmo focada em comprar uma DSLR. Ontem foi à ***** e MM ver máquinas. O mais certo é ser eu a dar-lhe uso. Logo se vê. O problema é que o investimento é grande.

Pensei que a 700D fosse a concorrente da D5300. Sendo assim vou ponderar/pesquisar a 750D e 760D.

Atenção que os gambuzinos são rápidos, precisas de um bom sistema de AF.

AF? O que é isso? Espera lá que eu agora com o meu livro vou tratar de saber do que se trata :D

Esta a 585 na Amazon UK, fica no orçamento e para o uso em questão, bem mais adequado

Qual? A Panasonic lx100?
 
E em vez de dSLR comprares mirrorless? Sempre levas um sistema mais compacto. Algo do genero Sony a6000 ou Fuji (não lembro dos modelos de cabeça).

São tão bons quanto as dSLRs e sempre são mais fáceis de transportar.
 
Parece-me que o aspecto "pro" é importante...

Nada contra, mas como já referi, pensar que ter uma boa máquina é o mesmo que conseguir boas fotos, é uma ilusão.

Quando muito, consegue-se fotos de treta com mais qualidade :)

Não penses que estou a deitar abaixo (desde o inicio), mas se optares por tirar partido de uma dslr, convém que tenhas noção que não basta compra-la. Terás de perder tempo a estudar im bocado.

AF é auto-focus. E qualquer dslr é boa para o que pretendes, não te preocupes com isso :)
 
Pegando em partes do que dizem o Myllez, o Lyp e no resto que foi dito...

Se tiveres a menor suspeita que a câmara vai ficar encostada em pouco tempo por causa daquelas razões, escolhe a DSLR mais barata que encontrares e defende a escolha como se fosse melhor do que as outras todas. Dizes que o resto do orçamento é para comprar lentes e acessórios mais tarde :P

Ao menos assim o prejuízo é menor:biglaugh:
 
Sim a Lx100 esta a esse preço. Mas tem tambem por exemplo a em10 mark 2 por pouco mais com a lente de kit, no caso de se querer investir depois mais em lentes melhores. É uma maquina muito interessante com bastantes botoes e dials, comfortavel, mais compacta que dslr e bem capaz fotograficamente e tambem para video a 1080p 60fps. E o sistema de estabilizaçao do sensor de 5 eixos é fenomenal, coisa que em dslr nao existe e te premite tirar exposiçoes de 1 segundo sem tripé com relativa facilidade, mesmo com uma lente de 25mm (50mm equiv). Tem um sensor identico à lx100. É mais pequeno que APSc dessas dslr, mas comparável no ruído a altos ISO. Aconselho este tipo de maquina a quem queira aprender e progredir, mas que queira algo mais compacto.
Ou isto ou uma sony mirrorless. Apesar que m43 da panasonic e olympus tem lentes melhores e a preços melhores e com mercado de usados muito interessante. Podes usar lentes panasonc ou olympus em máquina panasonic e vice versa, o mount é o mesmo
 
Há uma questão importante (perdoem-me o tom irónico, mas é importante saber): A tua mulher sabe reconhecer uma DSLR quando vê? Ou uma Bridge/Superzoom para ela é uma DSLR?
 
O problema das mirrorless, sem contar com as Sony, são os preços das lentes...
Mostra-lhe uma Fuji x T 10 ou uma Olympus OMD E m 10, a ver se ela não acha linda :)
 
Back
Topo