duvidas de garantia tv philips

drake36

Membro
boas eu tenho uma tv philips led 46PFL7008 DE 2013 , a garantia acabou em dezembro de 2015 , a nove meses atras , fui ao agente philips que a enviou para lisboa , o problema é a main board avariada , a substituição por uma supostamente nova e toda a mao de obra tem um custo de 270 euros , ora eu preguntei quanto tinha de garantia a peça nova , foi me dito que "eles dão um ano de garantia " , mais adiante eu disse que queria a peça avariada , foi me dito que tinha de pagar mas 80 euros , os 270 euros era sem devolução de peça avariada , deviam me ter dito isso logo , ou eu ter perguntado antes de darem o orçamento , a peça velha costuma ser devolvida a fabrica para recondicionamento , aqui entra o supostamente nova , se calhar a nova pode ter sido recondicionada digo eu , a minha pergunta , a lei portuguesa não diz que peças novas substituidas fora da garantia tem 2 anos de garantia ?
quanto a devolução da main board era só para ver se realmente era substituida , mas como a marquei e tenho foto da marcação estou a vontade , acho que desde que a philips foi para os chineses , perdeu credibilidade e qualidade ao nivel de televisores .
abraço
 
Tens dessa reparação que estás a pagar 1 ano de garantia por lei (Garantia de prestação de serviços (empreitadas)) na reparação, ou seja qualquer coisa que haja com o aparelho que esteja relacionada com essa reparação, tens 1 ano de garantia; e para peças é tal como dizes, são 2 anos de garantia em peças que sejam colocadas na reparação (Lei das Garantias para uso não profissional (bens e serviços para consumo)) salvo haja acordo para colocar alguma peça usada e reduzir o prazo de garantia nessa peça para até ao mínimo de 1 ano. Nota que o prazo só reduz se for acordado que serão utilizadas peças que não sejam novas e que haja acordo contigo para diminuir esse prazo para até ao mínimo de 1 ano.

Nota que se a fatura da empreitada for emitida a uma empresa ou similar, ou seja se pagares a empreitada por uma empresa, as peças passam a ter por lei apenas 6 meses de garantia, não obstante poder ser dado prazo maior. Há diferença em termos de leis de garantias entre faturas que pedimos em nome pessoal e em nome de empresas.
 
boas obrigado pela resposta , o tecnico tinha me dito que me fazia o preço que lhe faziam a ele ou seja 250 euros .mas neste caso se calhar é melhor pedir a fatura em meu nome e pagar 20 euros a mais , e neste caso , como a fatura é passada a mim , e não a firma do tecnico ficaria com os dois anos de garantia certo ?
cumps
 
Dispõe sempre. Sim por lei terias 1 ano de garantia sobre a reparação e 2 anos de garantia nas peças que forem colocadas na reparação.
Convém que a fatura seja emitida em teu nome de forma a teres um documento que te permita reclamar seja o que for, por exemplo no cenário de pagares 250 Euros e o aparelho ter a mesma avaria passado um mês ou algo parecido só poderás reclamar se tiveres um documento que comprove o negócio de compra e venda (da empreitada, a reparação) entre ti e o profissional que efetuou a empreitada. Sem isso ficas legalmente um bocado pendurado nos teus direitos.
 
Vou usar o topico pois nao encontro o outro das garantias

Tenho um produto em reparaçao que vai fazer os 30 dias sexta feira
Se ninguem telefonar até sexta feira, posso passar sabado e pedir o dinheiro de volta?
Ainda nao entendi se os 30 dias de reparaçao incluem sabados e domingos tambem
 
Vou usar o topico pois nao encontro o outro das garantias
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Estava o link imediatamente acima do teu post. :D

Tenho um produto em reparaçao que vai fazer os 30 dias sexta feira
Se ninguem telefonar até sexta feira, posso passar sabado e pedir o dinheiro de volta?
Se o aparelho foi adquirido em Portugal e para uso não profissional, ou seja se na compra não foi faturado em nome de uma empresa ou similar, e se a reparação que referes está a ser efetuada ao abrigo da garantia legal, por lei o prazo limite estipulado para reparação ou substituição são 30 dias.

O facto de te telefonarem ou não nada tem a ver com a resolução da situação, não há qualquer obrigação em te telefonarem. No 31º dias vais à loja, se lá estiver o aparelho e reparado está a conformidade reposta e o problema resolvida e o assunto arrumado; se não estiver lá o aparelho ou se não estiver reparado aí sim, deverás pedir outra solução para o problema. Passa por aqui Questões frequentes sobre garantias para consumo (continuação) e clica em "- O meu aparelho foi para reparação e já passou o prazo legal máximo de 30 dias para reparação ou substituição. O que é que eu faço?" que tens lá tudo o necessário.

Ainda nao entendi se os 30 dias de reparaçao incluem sabados e domingos tambem
Os prazos legais são sempre contados em dias consecutivos salvo se na redação da lei disser especificamente em contrário. Não é o caso deste pelo que os dias são consecutivos e Sábados, Domingos e feriados também contam. Passa por aqui Questões frequentes sobre garantias para consumo (continuação) e clica em "- Como se faz a contagem de prazos de acordo com a lei e qual o prazo para resposta de acordo com a lei?" para mais detalhes.
 
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