Técnico de eletronica/telecomunicações, duvida

Bom dia pessoal, vou tentar ser muito breve, basicamente eu tinha tirado o 12º ano numa escola normal só que nao gostei do curso e então não acabei uma disciplina e acabei por perder 3 anos de escola, depois fiquei 2 anos por casa e a trabalhar e agora com 23 anos queria voltar a faer um curso, mas desta vez profissional de técnico de eletrónica/telecomunicações com duração de 3 anos e nivel 4 e dá direito ao 12º ano.

Gostava de saber se mais alguem que tenha tirado estes cursos possa dizer alguma coisa sobre eles, porque não tenho grande informação sobre o que se faz ao certo e quais os salários que posso estar á espera...obrigado desde já e desculpem se não for o sitio certo para postar
 
Acho que vais desperdiçar muito tempo a tirar um curso com essa idade, o ideal era tentares acabar o 12º normal e depois tirar um extra.
Eu estudei e chegei a dar aulas numa escola proficional de eletronica, e com essa idade já não é facil normalmente mandam essa malta para as novas oportunidades etc.
 
Bom dia pessoal, vou tentar ser muito breve, basicamente eu tinha tirado o 12º ano numa escola normal só que nao gostei do curso e então não acabei uma disciplina e acabei por perder 3 anos de escola, depois fiquei 2 anos por casa e a trabalhar e agora com 23 anos queria voltar a faer um curso, mas desta vez profissional de técnico de eletrónica/telecomunicações com duração de 3 anos e nivel 4 e dá direito ao 12º ano.

Gostava de saber se mais alguem que tenha tirado estes cursos possa dizer alguma coisa sobre eles, porque não tenho grande informação sobre o que se faz ao certo e quais os salários que posso estar á espera...obrigado desde já e desculpem se não for o sitio certo para postar

Por não fazeres uma disciplina perdeste os outros anos? Se foi numa escola normal o que está feito está feito, tanto quanto sei. Podes acabar essa dita disciplina e tirar por exemplo um CET.
 
Por não fazeres uma disciplina perdeste os outros anos? Se foi numa escola normal o que está feito está feito, tanto quanto sei. Podes acabar essa dita disciplina e tirar por exemplo um CET.

Foi uma escola normal sim, já estava muito aborrecido e devido a alguns problemas em casa, tive que sair de casa e então não acabei uma disciplina, como também não era o curso que queria decidi não acabar e agora estou sem o 12º, por isso é que me quis virar para um curso profissional que gostasse , a senhora que me entrevistou disse que esta area tem muita saida profissional, mas ai ela pode ter dito so para angariar alunos não sei..
 
Se só te falta 1 disciplina para acabar o 12º acho que te deves poder inscrever e fazer essa mesma disciplina. Mas não te posso dar certezas
 
Tens que ir ao IEFP, se já tens a certeza que queres tirar esse curso de nível 4 então chegas lá e dizes o que queres fazer. Existem cursos com duração de 1 ano para a situação em que te encontras. A informação de que precisas também está disponível na net mas nem sempre é fácil de perceber como as cenas funcionam. Vou tentar encontrar info para te dar.
Qual é a disciplina que te falta? Qual a zona do país preferencial para fazer a formação que pretendes? tens alguma instituição de ensino em vista?
Quais as zonas alternativas e quais os cursos alternativos que consideras?

Edit: no site do iefp
https://www.iefp.pt/formacao
onde diz
Medidas
Jovens ( < 25)
Adultos( ≥ 18)
 
Última edição:
Tens que ir ao IEFP, se já tens a certeza que queres tirar esse curso de nível 4 então chegas lá e dizes o que queres fazer. Existem cursos com duração de 1 ano para a situação em que te encontras. A informação de que precisas também está disponível na net mas nem sempre é fácil de perceber como as cenas funcionam. Vou tentar encontrar info para te dar.
Qual é a disciplina que te falta? Qual a zona do país preferencial para fazer a formação que pretendes? tens alguma instituição de ensino em vista?
Quais as zonas alternativas e quais os cursos alternativos que consideras?

Edit: no site do iefp
https://www.iefp.pt/formacao
onde diz
Medidas
Jovens ( < 25)
Adultos( ≥ 18)

Sou de Oeiras, falta-me uma disciplina que não há noutras escolas, só na escola onde andei
Tenho aqui uma escola a 5m de casa, que até já fui á entrevista para o curso, que começa em Outubro e dura os tais 3 anos, da direito a nivel 4 e pelo que a sra disse tem muita saida profissional, mas como disse ela pode ter dito isso por dizer
Eu tambem estava interessado em tecnico de informatica, era a minha prioridade, só que na escola ao pe de casa nao teem o curso, nao percebi se é por falta de alunos ou não
só fiquei de pé atrás porque são 3 anos
a escola é a Val do Rio
 
Depois mando-te mais info e tento guiar-te no site do iefp, mas para teres noção, na tua situação podes tirar um CET que dura 1 ano, e ficas com nível 5. (agora se aprendes algum coisa..é outra questão)
 
Última edição:
Depois mando-te mais info e tento guiar-te no site do iefp, mas para teres noção, na tua situação podes tirar um CET que dura 1 ano, e ficas com nível 5. (agora se aprendes algum coisa..é outra questão)

Obrigado pela ajuda, já agora pergunto-te qual a diferença entre cursos de 3 anos e cursos de 1 ano? porque é que alguem haveria de fazer curso de 3 anos quando ha o tal curso de 1 ano e dá nivel 5?
Ou o ensino no iefp é muito mau?

e para quem faça curso de 1 ano ai do IEFP tem saida profissional ou nem por isso?

desculpa todas as perguntas.
 
Eu não sei como funcionam actualmente os CETs (até mudaram de nome pelo que sei) mas, quando eu tirei o meu, podias entrar com uma disciplina por fazer. No meu caso faltava-me matemática de 12o e fui tirar o CET na mesma ficando assim com o 12o terminado e com o nível 5 do CET.

Esses cursos de nível 4 de 3 anos de duração, parecem-me ser para quem saiu da escola por exemplo no 9o ano e agora quer equivalência ao 12o, que não é bem o teu caso.

Eu aconselhava-te a procurares a oferta de CETs e a informares-te se é possível como era dantes entrar com uma disciplina do secundário em falta ou se precisas de terminá-lo. Mesmo que o precises de terminar e que percas um ano só por essa disciplina e outro pelo CET, em dois anos ficas com o nível 5, que é melhor do que ficares com o nível 4 ao fim de 3.

Isto na minha opinião, claro.
 
porque é que alguem haveria de fazer curso de 3 anos quando ha o tal curso de 1 ano e dá nivel 5?
À partida o grau de dificuldade do CET é bem mais elevado, em algumas instituições de ensino superior obtens créditos/equivalências a algumas disciplinas de licenciatura
já agora pergunto-te qual a diferença entre cursos de 3 anos e cursos de 1 ano?
Esta é a pergunta que deves tentar responder, eu não te sei dizer ao certo. Acho que os cursos de 3 anos têm um carácter geral associado, ou seja, tens cenas como português, inglês, filosofia entre outras, mas isso também depende do que já tens feito. Como só te falta uma disciplina deves saltar isso.
O facto de essa disciplina que te falta só haver nessa escola não quer dizer que não possas terminar o secundário de outra maneira, na tua situação provavelmente terás um tratamento mais "personalizado", adequado aos teus objectivos
CETs (até mudaram de nome pelo que sei)
Agora existem uns novos cursos, que conferem nível 5, são os CTESP, duram 2 anos, têm estágio e estão enquadrados no processo de bolonha. Ainda existem os CET's mas provavelmente os moldes são diferentes, isso está mesmo a mudar agora
http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/OfertaFormativa/CTESP/

Há uma coisa que é melhor teres sempre presente @JoaoMagikarp ..é que nenhum destes cursos te garante emprego ou uma boa formação. Deves informar-te bem, estes cursos são sempre águas um pouco turvas. Deves procurar uma boa escola, com algum reconhecimento e com boas parcerias com o mundo do trabalho real, ou seja, escolas que tenham protocolos com empresas reconhecidas pela sua exigência, rigor, profissionalismo.
Além disto, mais importante ainda é que percebas que estes cursos valem o que fizeres com eles. Se te esforçares e te dedicares e fores curioso, se aproveitares tudo o que os bons professores/formadores te conseguirem dar e se, perante um mau professor, não te deixares ficar e tomares tu próprio a iniciativa de aprender a matéria e de ires mais além, no final o teu nível 4,5,6 ou o que for vai valer realmente alguma coisa porque no certificado de curso vais ter lá uma secção com uma nota bem alta a reconhecer o teu esforço e dedicação. Se trabalhares bem, as relações com os professores serão melhores e até através deles podem surgir boas oportunidades no futuro.

Preocupa-te com coisas do género:
Se te aborrecem aulas chatas, procura um sítio que sabes que pelo menos 80% do tempo que passarás lá vai ser dinâmico e entusiasmante. Como? procura no facebook, pergunta a amigos e em foruns, manda mails para as escolas que têm os cursos que pretendes e pergunta por parcerias e estágios (assim também verás se são minimamente organizados)

edit: já agora o que é que te atrai no curso de técnico de informática? E o que é que te vês a fazer no futuro depois da formação em informática?
 
À partida o grau de dificuldade do CET é bem mais elevado, em algumas instituições de ensino superior obtens créditos/equivalências a algumas disciplinas de licenciatura

Esta é a pergunta que deves tentar responder, eu não te sei dizer ao certo. Acho que os cursos de 3 anos têm um carácter geral associado, ou seja, tens cenas como português, inglês, filosofia entre outras, mas isso também depende do que já tens feito. Como só te falta uma disciplina deves saltar isso.
O facto de essa disciplina que te falta só haver nessa escola não quer dizer que não possas terminar o secundário de outra maneira, na tua situação provavelmente terás um tratamento mais "personalizado", adequado aos teus objectivos

Agora existem uns novos cursos, que conferem nível 5, são os CTESP, duram 2 anos, têm estágio e estão enquadrados no processo de bolonha. Ainda existem os CET's mas provavelmente os moldes são diferentes, isso está mesmo a mudar agora
http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/OfertaFormativa/CTESP/

Há uma coisa que é melhor teres sempre presente @JoaoMagikarp ..é que nenhum destes cursos te garante emprego ou uma boa formação. Deves informar-te bem, estes cursos são sempre águas um pouco turvas. Deves procurar uma boa escola, com algum reconhecimento e com boas parcerias com o mundo do trabalho real, ou seja, escolas que tenham protocolos com empresas reconhecidas pela sua exigência, rigor, profissionalismo.
Além disto, mais importante ainda é que percebas que estes cursos valem o que fizeres com eles. Se te esforçares e te dedicares e fores curioso, se aproveitares tudo o que os bons professores/formadores te conseguirem dar e se, perante um mau professor, não te deixares ficar e tomares tu próprio a iniciativa de aprender a matéria e de ires mais além, no final o teu nível 4,5,6 ou o que for vai valer realmente alguma coisa porque no certificado de curso vais ter lá uma secção com uma nota bem alta a reconhecer o teu esforço e dedicação. Se trabalhares bem, as relações com os professores serão melhores e até através deles podem surgir boas oportunidades no futuro.

Preocupa-te com coisas do género:
Se te aborrecem aulas chatas, procura um sítio que sabes que pelo menos 80% do tempo que passarás lá vai ser dinâmico e entusiasmante. Como? procura no facebook, pergunta a amigos e em foruns, manda mails para as escolas que têm os cursos que pretendes e pergunta por parcerias e estágios (assim também verás se são minimamente organizados)

edit: já agora o que é que te atrai no curso de técnico de informática? E o que é que te vês a fazer no futuro depois da formação em informática?

Eu vou ligar para o IEFP na segunda feira e perguntar algumas coisas para ver se me conseguem explicar também, e se marcarem alguma entrevista melhor ainda.
Pois o que me mete medo é que tenho 23 anos e se fizesse um CET e não conseguisse emprego ia ficar muito triste..se calhar a área de técnico de informática é muito concorrida não sei bem
gostava de ter um trabalho fixo para progredir na carreira e não fazer só coisas de "tranalhos de verão" como tenho feito..
Obrigado pela ajuda :)

Eu gosto de mexer e tentar arranjar PCs sempre que posso, já arranjei alguns a amigos e também já montei 1 ou 2, com alguma ajuda, mas seria o meu trabalho de sonho
 
Conseguiste esclarecimentos? Alguém te atendeu do iefp?

Pois o que me mete medo
não tenhas medo
é que tenho 23 anos
és muitíssimo jovem, tens imensas oportunidades pela tua frente
não conseguisse emprego ia ficar muito triste
se isso acontecesse, para quê ficar triste? o que interessa é que faças aprendizagens importantes, pessoal, tecnica e profissionalmente. O mundo é grande, o mercado das IT não está saturado em lado nenhum, principalmente se fores bom. E estás muito a tempo de ser óptimo. Se sentires dificuldade em Portugal, o mundo é enorme.
seria o meu trabalho de sonho
é uma profissão para a qual podes ficar capacitado com uma formação de 3 meses por exemplo. Se é isso que gostas estás com uma vantagem enorme para a malta da tua idade, a maioria não sabe do que gosta. Tenta ir por aí, e não tenhas medo se um dia perceberes que afinal até nem era bem isso, era outra coisa. Mas arrisca, se gostas arrisca
 
Conseguiste esclarecimentos? Alguém te atendeu do iefp?


não tenhas medo

és muitíssimo jovem, tens imensas oportunidades pela tua frente

se isso acontecesse, para quê ficar triste? o que interessa é que faças aprendizagens importantes, pessoal, tecnica e profissionalmente. O mundo é grande, o mercado das IT não está saturado em lado nenhum, principalmente se fores bom. E estás muito a tempo de ser óptimo. Se sentires dificuldade em Portugal, o mundo é enorme.

é uma profissão para a qual podes ficar capacitado com uma formação de 3 meses por exemplo. Se é isso que gostas estás com uma vantagem enorme para a malta da tua idade, a maioria não sabe do que gosta. Tenta ir por aí, e não tenhas medo se um dia perceberes que afinal até nem era bem isso, era outra coisa. Mas arrisca, se gostas arrisca

Bom dia, ainda não obtive respostas..enviei email, liguei para lá e ninguém me atende, tenho tentado todos os dias e nada...devem andar todos a dormir :/

Para a semana devem chamar-me na escola do curso de 3 anos para fazer a inscrição, são 150€, mas queria falar com o IEFP primeiro só que está dificil, não queria estar a pagar transportes para chegar lá e não dar

Fico com o pé atrás porque como disseram antes 3 anos é como se eu tivesse só o 9º ano não acho "justo" ter de fazer 3 anos, por isso é que estava interessado nesses CET que sugeriram, mas eles não me respondem
 
Perder o ensino secundário por uma disciplina?! Nem no meu tempo era assim e agora os alunos têm mais direitos... Informa-te, vê se podes fazer essa disciplina por exame como autoproposto. Estudas uns meses e vais fazer o exame, acabando assim o secundário.
 
Perder o ensino secundário por uma disciplina?! Nem no meu tempo era assim e agora os alunos têm mais direitos... Informa-te, vê se podes fazer essa disciplina por exame como autoproposto. Estudas uns meses e vais fazer o exame, acabando assim o secundário.

A coisa ai é que iria acabar a disciplina, mas iria ter um curso que não iria gostar nem conseguir arranjar trabalho (design grafico) e ia ficar na mesma, por isso é que estav a querer um curso novo para puder arranjar trabalho numa coisa que goste e ficar já a trabalhar nesssa área durante anos.
Vou ter que sacrificar 3 anos e espero daqui a 3 anos a área continuar a ser boa para trabalhar
 
Espero que não tenhas ido para esse curso de 3 anos, não faz sentido nenhum. Por acaso vi um CET que talvez fosse bom para ti, chama-se
Gestão de Redes e Sistemas Informáticos

podes procurar mais info aqui:
http://www.catalogo.anqep.gov.pt/Qualificacoes

Sei que há escolas a aceitar inscrições.

E com o IEFP tens mesmo que ir lá. Provavelmente estás numa grande cidade, em Lisboa nunca atendem porque estão cheios de trabalho e além disso em Agosto muitos trabalhadores foram de férias. Uma vez consegui falar com o IEFP de uma cidade mais pequena para obter informações sobre um dos iefp de lisboa por isso vai lá, tiras a senha e esperas sentado (levas um livro) senão não vais resolver nada.
 
Back
Topo