Próximo passo

tuniq

What is folding?
Boas,

Depois de ter aprendido html, css, um bocado de php (para usar db's, e mais umas coisas), js e jquery, tou na duvida em relação ao próximo passo. Quando comecei, o meu objectivo era (e continua a ser) chegar ao node js (inicialmente, usar a mean stack). Há outras coisas que me interessam como as plataformas de desenvolvimento Meteor e Electron, a framework sails.js, entre outras, mas estão em 2º plano e só no futuro irei pensar sobre isso. A minha ideia a longo prazo é desenvolver web apps. Neste momento, estou inclinado para aprender ES2015 e prosseguir para o node js (possivelmente com uma framw/lib em simultâneo). Ja tive algumas ideias de algumas pessoas da área (basicamente js) que me sugeriram: APIs, focar em js avançado (segundo esta pessoa há muita gente que so consegue desenvolver recorrendo a frameworks/libs porque nao conhece js a fundo ?), ES2015, ir já para o node js.

Gostava de saber a vossa opinião e/ou conselhos.

Cumps
tuniq
 
Aprende JS a sério: types, event loop, closures, o "this" e o bind/call/apply, promises e callbacks de node, ES6/ES7 e/ou typescript.

Node é um servidor web que é quase sempre usado com Express em cima, por isso aprende os dois.
 
Queres saber como a roda gira sendo a a roda já gira a anos.. é um perca de tempo :)
Claro que estou a ir ao extremo, depende dos teus objetivos.. mas não percas tempo a reinventar a roda que é uma grande erro de quando se esta a começa.. (sim.. infelizmente eu cometi esse erro --')

Usar frameworks/libs não é nem de longe nem de perto uma erro.. erro é usares um canhão para matar uma formiga ;)
 
Erro é começares a usares libs sem saber se precisas delas ou não.
Se ele está a apostar no JS tem de saber os fundamentos, nada a ver com reinventar a roda na minha opinião.
 
Visões diferentes..
O que acho é que as vezes se dá uma volta gigantes e o tempo 'perdido' (nunca é perdido na verdade) daria para focar em coisas que realmente vai usar diariamente..
Mas apoio.. conhecimento nunca é demais.. sendo ele util 1 vezes por dia ou 100 vezes por dia :)
 
Só por curiosidade e sem querer implicar, tu desenvolves em JS?

O que eu lhe recomendei aprender eu uso diariamente, e trabalho quase exclusivamente com Node e Express, React e Angular.

Como vais trabalhar com JS sem saberes promises ou como funcionam as closures e o event loop?
Isso é que não consigo entender...
 
Aprende JS a sério: types, event loop, closures, o "this" e o bind/call/apply, promises e callbacks de node, ES6/ES7 e/ou typescript.

Node é um servidor web que é quase sempre usado com Express em cima, por isso aprende os dois.

Queres saber como a roda gira sendo a a roda já gira a anos.. é um perca de tempo :)
Claro que estou a ir ao extremo, depende dos teus objetivos.. mas não percas tempo a reinventar a roda que é uma grande erro de quando se esta a começa.. (sim.. infelizmente eu cometi esse erro --')

Usar frameworks/libs não é nem de longe nem de perto uma erro.. erro é usares um canhão para matar uma formiga ;)

Rapaz, estas a implicar dês do inicio, repara o que tu falaste, depois o que eu falei.. sendo que o meu post nao foi direcionado a ti, mas mesmo assim vieste e respondeste... agora diz me onde se encontra o que tu falaste e o que eu falei... nunca falei que nao concordava ou que concordava em estudar "types, event loop, closures, o "this" e o bind/call/apply, promises e callbacks de node, ES6/ES7 e/ou typescript"

E já agora, não.. apenas tu trabalhas com isso, ate fiquei espantado de comentares um tópico, ja que tanto é a pena parcela de tempo livre que tens com tanta sabedoria a crescer continuamente...
Sabes qual é o problema? é que por norma os dev's (nós neste mundinho de códigos) acham se os donos da razão, e não aceitam outras visões..
Sai da caixa rapaz, não vejas o mundo de cima para baixo ;)

Abraço e vai dando noticias da evolução @tuniq
 
Boas,

Tudo depende do que queres fazer. Penso que deves definir isso e só depois escolher a tecnologia consoante o que necessitas. O que disseste ai de frameworks (sails, meteor, electron) são precisos anos para saberes a fundo.

Acerca do ES2015. Epa eles fazem muitas coisas bem mas a maior parte é syntax sugar. Aprende o javascript "normal" (leia-se mais usado) e parte dai.

Só por curiosidade e sem querer implicar, tu desenvolves em JS?
Como vais trabalhar com JS sem saberes promises ou como funcionam as closures e o event loop?
Isso é que não consigo entender...

Eu sou da opinião que uma pessoa deve aprender as coisas à medida que precisa. Existem problemas para os quais pode ser util implementar uma solução baseada em closures mas até lá...

Promises é giro e uso pessoalmente mas não é mais do que syntax sugar para callbacks.
 
Última edição:
Antes de tudo, obrigado pela ajuda de todos.

Vou voltar ao estudo em breve e cheguei à conclusão que tenho mesmo de aprender mais JS (até porque só sei o que significam metade das coisas que vocês falaram). Para tal, e depois de alguma pesquisa, devo recorrer a estes 2 recursos:
- "curso" em video: JavaScript: Understanding the Weird Parts, do Anthony Alicea.
- livros da série You Don't Know JS, do Kyle Simpson.

Se alguem tiver feedback destes 2 ou outras sugestões, agradeço.

O meu plano é assistir aos vídeos do curso (cerca de 12h, ja vi cerca de 10% para testar) e ir praticando ao mesmo tempo (o curso está preparado para isso). Posteriormente, decidir se continuo o estudo e passo logo para os livros YDKJS, ou se faço uma pausa para tentar fazer alguns projectos de maior dificuldade ou praticar mais para assimilar o que aprendi, e mais a frente retomo o estudo (seja JS ou já node).


cumps
tuniq
 
Desculpa meter-me no teu post mas comecei ontem a ver um tutorial no youtube sobre html5 e css3 e estou a apanhar tudo muito rápido mas o aspeto da página está muito básico comparado com os sites que vejo por aí.

Que tutorial de html5 e css3 seguiste?
 
Desculpa meter-me no teu post mas comecei ontem a ver um tutorial no youtube sobre html5 e css3 e estou a apanhar tudo muito rápido mas o aspeto da página está muito básico comparado com os sites que vejo por aí.

Que tutorial de html5 e css3 seguiste?

Tive 2 cadeiras de programação na faculdade, uma de Algoritmia e outra de Programação onde dei algumas bases de html, css e sql (era focado em C mas não é uma linguagem que me interesse muito).
Fiz alguns cursos no codecademy de html + css, js, jquery, php e sass. Depois fiz o "make a website" e "make an interactive website". Vi também alguns tutoriais de bootstrap. Depois surgiu-me uma oportunidade de desenvolver um site para uma loja online de um amigo, o qual ainda estou a desenvolver. Não é nada de especial mas dá para praticar e assimilar o que aprendi (a parte do carrinho foi um bom desafio). Tenho alguma dificuldade na parte da segurança porque não me dediquei muito a essa parte do php. Se não fosse isso, provavelmente tentaria desenvolver um site de algo que seja útil ou redesenhar um site existente ou alterar um tema de wordpress. De qq forma, não vou investir muito mais nesta parte porque não quero seguir o caminho de php e afins, tou mais virado para nodejs e algumas frameworks tipo angular, react, etc.

Em relação a vídeos no youtube, existem alguns canais com bom conteúdo mas tens de ir praticando à medida que vais avançando. Pelo menos comigo é assim, se vir 3h de video seguido de algo, pela primeira vez, chego ao fim e ja me esqueci de metade. Essa é a vantagem do codecademy. Não tem video, só tem instruções e um "editor" no browser onde escreves o código e vês o resultado. Por outro lado, são cursos muito virados para a parte da sintaxe, portanto não vais ficar a perceber muito sobre como funcionam as coisas por trás. Como ponto de partida, acho que é dos melhores recursos disponíveis.
 
Back
Topo