Vários problemas, mesma origem?

Aymar_Maury

Power Member
Boa tarde,

Tenho tido, nas últimas duas semanas, num PC antigo que cá tenho, problemas com as teclas do meu teclado USB. Por vezes as teclas numéricas superiores deixam de funcionar (não as do Numeric Pad). Os Ctrl também por vezes deixam de funcionar. Mas algum tempo depois passam a funcionar outra vez. Em outras ocasiões, são teclas diferentes a deixar de funcionar.

Também notei que, no mesmo período, em muitas ocasiões, o svchost (netsvcs) ocupa 100% de um dos núcleos, tornando o PC mais lento. Desconfiei que fosse o serviço de updates automático do Windows, pois o Windows Update tem estado muito lento. Quando utilizei o Process Explorer para desligar esse processo (wuauserv) o núcleo do CPU que estava ocupado a 100%, passou para 1%.

Escusado dizer que, apesar de me parecer um problema com algum driver ou um conflito de software, fiz pesquisa com KIS e MBAM. Nada de infecções detectadas.

De referir ainda que em duas ocasiões no período de duas semanas, o PC "pendurou", obrigando-me a reiniciar em Modo de Segurança para fazer um sfc /scannow e um chkdsk /f. Numa dessas vezes, o chkdsk corrigiu dois indexes. O Crystal Disk Info diz que o disco está com boa saúde (tem 8 anos, mas este PC não é utilizado senão 150-180 dias por ano).

Na última semana, depois de ter desmontado o PC para limpeza e para instalar um controlador de ventoínhas (tenho experiência a montar PCs desde 2005), o PC passou, por vezes, a "pendurar" quando se entra na área do utilizador e ele está a carregar os programas do StartUp. Acabei por pensar estar algum ficheiro de sistema danificado e utilizei o Microsoft Win Fix It para resolver o problema. Aparentemente, foi o que fez, pois o relatório afirmava que ele tinha corrigido vários ficheiros de sistema, e o PC não deu problemas durante dois dias (o teclado ainda dava problemas). Ontem e hoje voltou a "pendurar" e já não sei como devo resolver o problema, sem fazer um Repair ou uma reformatação/reinstalação do Windows (a última reformatação/reinstalação faz em Setembro 4 anos).

Não sei se devo fazer uma pesquisa com o HJT e fazer um post no fórum de segurança, pois parece-me mais um ficheiro danificado ou um conflito de software do que uma infecção.

Se alguém me pudesse esclarecer sobre a melhor maneira de proceder, ficaria muito agradecido.

Especificações:

Athlon X2 BE-2300
4GB DDR2
AMD Radeon HD6450 1GB DDR3
Western Digital WD5000AKS 500GB
Windows Vista Home Premium 32bit
KIS 2015
MBAM Home Premium
SpyBot Search and Destroy 2.4
 
Última edição:
O teclado deve estar a pedir a reforma.
Experimenta passar a ligar o pc com o teclado desligado, alguma tecla que volta e meia prende e atrofia o boot(o Windows aceita alguns combos mágicos durante o boot).
 
O teclado deve estar a pedir a reforma.
Experimenta passar a ligar o pc com o teclado desligado, alguma tecla que volta e meia prende e atrofia o boot(o Windows aceita alguns combos mágicos durante o boot).
Parece de facto um problema de teclado.

Podes testar outras portas USB mas preferencialmente arranjar outro teclado para testes.
Ok. Vou então arranjar outro teclado para experimentar e fazer uns quantos testes.
 
Venho informar-vos do decorrer da situação.

Acabei por comprar um teclado para resolver definitivamente o problema, caso fosse essa a origem. Após o ter feito, deixei de ter qualquer problema com teclas ou instabilidade de sistema. Também não fiquei mais nenhuma vez com o sistema "pendurado". Logo, nesse aspecto, só tenho a agradecer ao senso e ao Blue Zee pelas suas análises e dicas.

No entanto, depois de constatar a resolução dos anteriores problemas, ainda sofria com o Windows Update a massacrar um dos núcleos e a eternizar a procura de actualizações. Depois de muita pesquisa, lá descobri mais gente com este problema: Bug no Windows Update Service em sistemas Windows 7 e Vista. Lá tive de ir eu (e muito mais gente) procurar e descarregar actualizações ao Windows Update Service para as instalar manualmente. Após umas quantas horas, lá ficou resolvido o problema! Agora já actualiza normalmente. Pelo menos por agora...

Portanto, os problemas variados não tinham a mesma origem, como eu julgava. A resolução do problema do teclado permitiu isolar os restantes problemas e facilitou-me imenso a vida. Muito obrigado aos dois. Espero não chagar mais, pelo menos durante uns tempos... :-)
 
Venho informar-vos do decorrer da situação.

Acabei por comprar um teclado para resolver definitivamente o problema, caso fosse essa a origem. Após o ter feito, deixei de ter qualquer problema com teclas ou instabilidade de sistema. Também não fiquei mais nenhuma vez com o sistema "pendurado". Logo, nesse aspecto, só tenho a agradecer ao senso e ao Blue Zee pelas suas análises e dicas.

No entanto, depois de constatar a resolução dos anteriores problemas, ainda sofria com o Windows Update a massacrar um dos núcleos e a eternizar a procura de actualizações. Depois de muita pesquisa, lá descobri mais gente com este problema: Bug no Windows Update Service em sistemas Windows 7 e Vista. Lá tive de ir eu (e muito mais gente) procurar e descarregar actualizações ao Windows Update Service para as instalar manualmente. Após umas quantas horas, lá ficou resolvido o problema! Agora já actualiza normalmente. Pelo menos por agora...

Portanto, os problemas variados não tinham a mesma origem, como eu julgava. A resolução do problema do teclado permitiu isolar os restantes problemas e facilitou-me imenso a vida. Muito obrigado aos dois. Espero não chagar mais, pelo menos durante uns tempos... :-)

Ainda bem que ficou resolvido. No entanto acho que devias considerar fazer upgrade para windows 8.1 ficavas com um pc mais rápido. Vista nunca foi grande coisa.
 
Ainda bem que ficou resolvido. No entanto acho que devias considerar fazer upgrade para windows 8.1 ficavas com um pc mais rápido. Vista nunca foi grande coisa.
Pois, eu sei. E já o sabia na altura. Mas teve de ser adquirido numa emergência, tendo eu cometido o erro de adquirir o Vista 32bits, por causa da falta de drivers, naquela altura, para a versão de 64bits. Devia ter pensado a longo prazo. O Vista é já por si lento, com a limitação da RAM, ainda pior. Mas foi sempre um PC secundário de recurso que tenho cá por casa.

E este PC está só à espera do AMD Zen, para ver como vai ser a guerra de preços AMD/Intel no próximo ano. Então tratarei de lhe fazer um upgrade ----> APU/MB/RAM/SSD/Win10. O resto está fino.

De qualquer modo, obrigado pelo conselho, pois é sempre bem-vindo.
 
Back
Topo