Linux por Windows?

@Camuflage ainda não fiz a instalação nem a mudança para o Linux. Assim que fizer digo-vos a minha justiça! Mas estou empolgado! Pelo pouco que vi e pesquisei o Lubuntu parece-me bem, mas tb me prendeu a atenção o Debian e o Manjaro.

Obrigado!
 
@Camuflage ainda não fiz a instalação nem a mudança para o Linux. Assim que fizer digo-vos a minha justiça! Mas estou empolgado! Pelo pouco que vi e pesquisei o Lubuntu parece-me bem, mas tb me prendeu a atenção o Debian e o Manjaro.

Obrigado!

Se calhar dá uma vista de olhos pelo Debian ou Manjaro. O Lubuntu vai deixar o lxde e começa no lxqt, um pouco mais pesado e na minha opinião menos bonito.
 
Muito obrigado pelas dicas e sugestões! É impressão minha ou o grupo do Linux aqui no Zwame é mais porreiro que os outros?? Não sei, se calhar é impressão... :)
 
Não apenas, gostamos de ajudar a quem queira aventurar por este maravilhoso mundo linux. Eu e outros tentamos que quem chega de novo, se vá adaptando e claro ajudar nas normais questões de quem chega agora, como aconteceu comigo e muitos. E já lá vão 8 nos de linux... o tempo passa. :beerchug:
 
Eu gosto imenso de informática, na área do utilizador! Quando soube da existência de Linux, há uns anos, fiquei fascinado com a ideia, mas entretanto perdi-a pois não tenho muito tempo para explorar estas questões quanto gostava. Agora, penso que Linux chegou a um patamar que permite a qualquer utilizador com pouca experiência de informática ter uma plataforma mais segura, open source e estável que possa desfrutar. E Linux (parece-me) faz com que o utilizador se aperceba mais das questões técnicas informáticas inerentes aos SW. E faz-nos interagir mais através do terminal, dando aquela sensação que estamos também a fazer parte de uma comunidade mais tecnológica.

Neste momento estou virado para instalar o Debian. Já fiz um DVD com a .ISO do sistema e, ou amanhã ou no fds, vou instalar. Basta iniciar o PC pelo DVD e seguir os passos da instalação ou há alguns passos que deva fazer antes?

A ideia do Remix OS também me parece muito muito interessante, já que teríamos um sistema Android e acesso às milhares de apps dessa plataforma, mas neste momento estou mais inclinado para fugir ao comum e testar algo fora do meu conforto.

Obrigado!
 
Última edição:
Eu gosto imenso de informática, na área do utilizador! Quando soube da existência de Linux, há uns anos, fiquei fascinado com a ideia, mas entretanto perdi-a pois não tenho muito tempo para explorar estas questões quanto gostava. Agora, penso que Linux chegou a um patamar que permite a qualquer utilizador com pouca experiência de informática ter uma plataforma mais segura, open source e estável que possa desfrutar. E Linux (parece-me) faz com que o utilizador se aperceba mais das questões técnicas informáticas inerentes aos SW. E faz-nos interagir mais através do terminal, dando aquela sensação que estamos também a fazer parte de uma comunidade mais tecnológica.

Neste momento estou virado para instalar o Debian. Já fiz um DVD com a .ISO do sistema e, ou amanhã ou no fds, vou instalar. Basta iniciar o PC pelo DVD e seguir os passos da instalação ou há alguns passos que deva fazer antes?

A ideia do Remix OS também me parece muito muito interessante, já que teríamos um sistema Android e acesso às milhares de apps dessa plataforma, mas neste momento estou mais inclinado para fugir ao comum e testar algo fora do meu conforto.

Obrigado!

Deves antes de formatar proceder a um backup (resguardo de dados) que tenhas e te possam interessar guardar para futuro música , fotos etc...

O Remix é baseado em Android existem diferenças notórias entre um sistema Android e um sistema ISO Linux, desde logo o tipo de uso digamos que cada um tem o seu uso prático creio que nada melhor que um computador para editar arquivos de escrita pro exemplo ou mesmo para jogos mais complexos etc.

Bases Debian tens muitas tens o Solydxk, o Sparkylinux, o Dmdc cosillas, o GNU/Liinux vagos e muitos mais que já vêem configurados para usuários que precisem de sistema já bem configurado com software o método derivado costuma ser melhor que o método de criar ISO.

[youtube]
[/youtube]

[youtube]
[/youtube]

As derivadas costumam vir mais personalizadas que os projectos originais e isso costuma ajudar quem quer usar.

Podes procurar na distrowatch por distros Debian con LXDE, ou outros → https://distrowatch.com/?language=PT

Existem milhares de distros activas e muitas já descontinuadas tb, vai-se criando uns projectos e outros param.
 
@Minguno, então quer dizer que a distro que eu instalar hoje pode parar de ser actualizada um dia? E aí será manter a distro sem actualizações ou instalar outra, certo?
 
@Minguno, então quer dizer que a distro que eu instalar hoje pode parar de ser actualizada um dia? E aí será manter a distro sem actualizações ou instalar outra, certo?

Sim, a partir do momentos em que uma distro obtem ordem de bloqueio de repositório o que acontece é que fica sem actualizações via pacotes onde os comando apt-get update ; upgrade deixam de ter uso, nesse momento caso precises de fazer um upgrade a um pacote terás de o fazer via compilação manual e pode não ser fácil instalar o mesmo porque pode depender de dependências terceiras as quais também precisas de actualizar e aí entras num ciclo de incerteza quanto à possibilidade de êxito.
Este bloqueio acontece para salvaguarda do sistema e do usuário em si pois com o passar do tempo e com as novas actualizações às distros em si aumenta a possibilidade de o usuário ter problemas mais graves para instalar novos softwares ou mesmo configurações de sistema dado que pode haver grandes disparidades entre kernel , dependências e configurações adicionais, novo software e máquina .

É um processo normal já que o Kernel em si vai sendo desenvolvido e os pacotes também ou seja estão em regime de actualização constante daí que haja um tempo de suporte ao presente normalmente dedicado para fazer face ao hardware presente e conforme esse mesmo hardware vai evolucionando assim como as funções de software também o fazem as distros lançam sistemas novos mais acordes às respostas que o uso precisa.

Tens distribuições que salvaguardam um pouco o alongar da possibilidade de uso delas no tempo como sejam Slackware ou Arch mas essa salvaguarda depende dos pacotes que instalas e não é uma salvaguarda certa daí que às vezes por um simples pacote ou um kernel problemático seja necessário mesmo nesses casos reinstalar opções mais actualizadas de sistema.

Depois depende da máquina das arquitecturas etc , por exemplo os X86 estão em desuso - estão a ser retirados do mercado pelos produtores de hardware logo muitas distros no geral das mais conhecidas deixam de realizar lançamentos nessa vertente de arquitectura e surgem ou podem surgir outras em menor número dedicadas a dar resposta a essa reutilização de arquitectura.

Muitos usuários não ligam muito a este facto mas ele é importante porque tu podes ter uma máquina que numa versão de kernel presente anda muito bem e numa versão mais antiga ou mais actualizada pode dar mais problemas e se calhar nessa máquina convém deixar certa versão de sistema - distro e não a actualizar - dist-upgrade; evitando maiores trabalhos de configuração manual.

É isso sucintamente , um dia a tua distro deixará de ter suporte mas deves perceber se pelo uso que tens e pela fluidez de sistema vale ou não a pena actualizar - upgrade.
Por exemplo se navegas muito na net convém usares algo actualizado para teres suporte àquilo que são as novidades da etiqueta e java etc ... se não usas muito net e o sistema te dá todas as respostas ao uso que precisas e apresenta muita fluidez é caso a pensar se actualizar ou não uma vez que pode acontecer que tenhas mais trabalho para que o novo kernel se adapte tão bem como o que tinhas ou que tenhas um problema com rendimento gráfico etc....

Normalmente - o kernel não costuma dar problemas por ser mais actualizado , o software em si pode dar mais problemas aliado ao hardware que a máquina tem (suporte de firmware, tipo de arquitectura etc) !

Em suma o suporte e a necessidade de actualizar sistema advém muito do facto - mercado TI , novo hardware , novo software capaz de retirar rendimento do hardware presente etc , ou seja tanto o kernel como os softwares têm de ir evolucionando e por isso cada usuário deve saber escolher entre todas as ofertas GNU/Linux e saber usá-las em seu melhor proveito.

O meu computador tem mais de 10 anos durante estes 10 anos useis um sem fim de distros nuns kernels obtive rendimento óptimo noutros tive dificuldades agora os Pentium estão em fim de ciclo e já começo a pensar se vou continuar a experimentar outras distros instalando-as aqui ou deixá-lo com o Flavitu 14 uma vez que com este tenho um rendimento óptimo ao nível do que tive com outras distros faz já uns anos e que à altura eram óptimas para Pentiums.

É uma dúvida que a todos nos afectará um dia , a não ser que troques constantemente de máquina e compres hardware mais novo.

Podes ir de distro em distro de equipa de desenvolvimento em equipa de desenvolvimento e normalmente obterás a mesma resposta quanto ao tempo de suporte de uma versão de distro - 5 anos no mais extendido , Ubuntu, Debian, Slackware, Arch, a partir daí se por acaso quiseres instalar um software numa distro ultrapassada terás de tentar a sorte de compilar manualmente e mesmo assim antes tens de certificar-te de se tens as possiveis dependências satisfeitas e o software está de acordo à tua arquitectura.

Não deves ter medo do que escrevi acima pois hoje em dia tens máquinas a correr Ubuntus 10.04 e anteriores , slackwares muito antigos , ou seja - máquinas que já têm os sistemas instalados desde à muito tempo com 10 ou mais anos sempre com o mesmo sistema e funcionam de maravilha o único senão é que não obtêm novos pacotes via repositórios ou não podem compilar softwares de hoje por falta de compatibiliade (kernel + dependências + nivel máquina) e ao nível net estão mais expostas ou não respondem bem a coisas como flash java etc por desfasamento , no entanto são completamente usáveis e efectivas em todos os outros sentidos , office , jogos, multimédia etc etc.

Em windows dificilmente tens máquinas capazes de tal feito por exemplo.
 
Última edição:
@Minguno, então quer dizer que a distro que eu instalar hoje pode parar de ser actualizada um dia? E aí será manter a distro sem actualizações ou instalar outra, certo?

Só li a resposta do @Minguno na diagonal porque é enorme, peço desculpa se estiver a repetir, mas há um ponto importante: instalar outra distribuição não é particularmente problemático. Fazes backup da home (como de qualquer maneira devias fazer se o que lá está é importante), e de qualquer outra coisa que precises e esteja noutra localização, e depois de instalar repões o backup. Também há quem tenha a /home numa partição separada e pode simplesmente instalar outra distribuição na raíz.
 
@nfk o que é a home?? :p

A /home é a tua jaula de usuário denro de GNU/Linux, tu podes ter muitos usuários por exemplo o joão o josé o filipe, cada um deles tem uma /home e a relação de uso é /home/user one user seria o nome dado à conta no exemplo /home/joão , /home/josé , /home/filipe....

Digamos que é um espço dedicado exclusivamente a albergar documentos e data de cada usuário que não o administrador e também é onde se guardam definições de usuário desde temas do usuário a configrações de programas como jogos, normalmente estas configurações estão escondidas e no GNU/Linux esconde-se um caminho com o uso de ./ .

Pronto seria isso, -deves usar uma /home separada em partição pelo simples facto de que se quiseres reinstalar o sistema podes manter os dados da /home deixando-a intocável evitsd por exemplo estar a fazer um backup de dados e depois voltar a passar tudo para disco em que instalas-te a nova distro , deves apenas obedecer a uma regra não formatar essa partição e não escolher um nome de usuário igual ao anterior pois senão será sobreescrita muito provavelmente.

Cada definição por default as definições de sessão de cada user estabelecem-se segundo /etc/skel http://www.linfo.org/etc_skel.html , quando fazes uma remasterização e queres dar um tema ou uma configuração adicional a novos usuários é aqui que metes configs de user para cada conta criada , tb nos live mode obedecem a configs feitas aqui.
 
@Minguno isso da home é muito fixe! Assim posso sempre manter os meus dados sem ter de fazer um backup quando houver alguma reinstalação! Mas esta reinstalação tem de ser com a mesma distro ou posso instalar outra distro, mantendo a Home?

Já agora, a home é criada por defeito numa partição separada ou tenho de fazer alguma modificação na instalação para ficar noutra partição?
 
@Minguno isso da home é muito fixe! Assim posso sempre manter os meus dados sem ter de fazer um backup quando houver alguma reinstalação! Mas esta reinstalação tem de ser com a mesma distro ou posso instalar outra distro, mantendo a Home?

Já agora, a home é criada por defeito numa partição separada ou tenho de fazer alguma modificação na instalação para ficar noutra partição?

Não é obrigatório usar uma reinstalaçã oda mesma distro para que a /home/user seja salvarguardada , no entanto o processo de instalação e chamada de comandos para tal muda em cada tipo de distro às vezes com difeenças minimas como seja um Debian / Ubuntu ou com difereças maiores como seja entre um Ubuntu / Slackware.
É portanto aconselhável por motivos de facilidade de efectividade do processo usar uma reinstalação tipo mesma distro por exemplo Ubuntu 15.10 upgrade to 16.04.

No entanto é sempre possivel salvaguardar uma /home/user entre instalação de distros o único que pode ser necessário é configurar algo além do que o próprio instalador da noa distro faça.

Quanto à Home criada por defeito:
No Ubuntu por exemplo o instalador gráfico apresenta-te duas opções por exemplo "utilizar partição já existente" ou " formatar partição e crira nova home" , mais ou menos é isso -

utilizar uma partição já existente sem formatação faz com que o conteúdo da partição permaneça intocável assim o conteúdo de /home/user fica intacto e portanto os dados lá tanto assim é que se tu marcares para ver os ficheiros ocultos vais ver que os ./ desse user estão ainda lá e até os podes apagar porque podem não servir para nada.
Já marcando a opção formatar apagará tudo dentro!
O reconhecimento de uma partição /home dá-se pelo facto de ela ser tipo Linux filesystem o que possibilita estas facilidades de reinstalação para os usuários .

Mas lembra-te sempre que reinstalares utilizando uma partição /home já existente deves respeitar a regra de → dar outro nome diferente à conta de user padrão no novo sistema reisntalado por exemplo se tinhas no Ubuntu 15.10 o usário /home/joao aquando da reinstalação do 16.04 deves mudar o nome e usuário para por exemplo /home/joao1 porque assim o novo usuário não confundirá o particionador e os dados antigos não serão reescritos etc...

Sobre a partição /home ser ou não separada de / ; é o próprio particionador que normalmente te ajuda a verificar isso tu podes escolher manter o /home numa partição única de sistema o que fará com que a cada reinstalação essa /.../home desapareça ou seja inviabiliza a reinstalção mantendo data de user existente ou se queres particionar o disco de modo a ter uma raíz / numa partição e ter outra partição com /home , divisão de partições em disco - que é a maneira de permitir as tais instalações com salvaguarda de data user já existente.

Espero que te ajude.
 
Bem, já testei o Debian 8 por Live CD e gostei! O computador ficou bem mais rápido! Uma coisa que reparei foi que algumas teclas deixaram de fazer as funções a que se destinam... tipo a barra ficou noutra tecla em vez de estar na tecla 7... E outras a mesma coisa... é normal ou há forma de ultrapassar isto? O tap do trackpad tb deixou de funcionar, só dá com as teclas físicas...

Vou experimentar outra distro entretanto!
 
Back
Topo