Engenharia Informática

Se calhar para ti é, não deixa de ser subjetivo. Para outra pessoa qq pode ser mais fácil biologia.

Nao só pelo conteúdo mas pelo tipo de exercícios que aparecem nos exames. Uma pessoa que seja igualmente boa a Biologia ou Geometria Descritiva, mais provavelmente tira 200 no teste de GD (porque sao só exercicios praticos) que no de Biologia (muitas perguntas de desenvolvimento, logo mais facil de perder pontos)
 
imo para eng inf dá jeito (por ordem de importância):
-mat A
-física de 12º ano
-português
-aplicações informáticas (mas é dispensável)
Português não é assim tão importante, no IST só precisas de saber escrever bem para as cadeiras de encher chouriços: Introdução à Engenharia Informática, e Computação e Sociedade. Consideraria mais importante as Aplicações Informáticas, que ajudam a que o primeiro semestre não sejam uma novidade e garantem que este curso é uma escolha certa.
 
Primeiro tens que ver qual gostas mais. O primeiro foca-se essencialmente no desenvolvimento de software ou apps pelas cadeiras que vejo, embora ainda fiques com algumas bases de web.

No segundo, parece-me algo com mais incidência na área das bases de dados e talvez com componente menos técnica.

Agora cabe-te a ti decidir o que gostas mais. Não terás problemas de futuro em qualquer deles. Alguma cena pergunta que tento explicar ou espera por alguém que ande nessa fac.
 
Primeiro tens que ver qual gostas mais. O primeiro foca-se essencialmente no desenvolvimento de software ou apps pelas cadeiras que vejo, embora ainda fiques com algumas bases de web.

No segundo, parece-me algo com mais incidência na área das bases de dados e talvez com componente menos técnica.

Agora cabe-te a ti decidir o que gostas mais. Não terás problemas de futuro em qualquer deles. Alguma cena pergunta que tento explicar ou espera por alguém que ande nessa fac.


Essencialmente isto ^

Tendo por base o meu percurso na FCT, a 1º opção é capaz de te agradar mais se quiseres colocar 'as mãos na massa' e desde logo sentir o impacto do que aprendes, até porque podes ir aplicando ideias tuas que provavelmente vais desenvolver.

A 2º opção são cadeiras bastante mais teóricas, que muitas vezes te vão fazer questionar o que estás lá a fazer, é preciso ganhar um certo gosto por elas para perceberes a utilidade daquilo tudo e ganhares motivação.

De qualquer forma a tua decisão deve ter como base o que esperas fazer do curso no fim.
 
Oi malta.
Estou aqui com uma dúvida grande acerca Engenharia Informática e os exames. Para o ano queria muito (mas é mesmo muito) entrar em engenharia informatica, mas estou com algum receio do exame de matemática A porque desde que acabei o curso profissional (cerca de dois anos) nunca mais toquei em matemática. Eu já programo e gosto imenso do que faço, e gostaria de fazer do meu hobbie um emprego. Estou numa de comprar um curso de matemática online, que o ISEP têm, mas estou na dúvida se realmente vale apena. Se alguem já viu o curso do ISEP, ou que tenha estudado matemática, conseguem dar alguns conselhos?

O curso é https://www2.isep.ipp.pt/matematicaparatodos/index.php?page=conteudo-2
 
Vindo de alguém que também frequentou um curso profissional e está agora em Engenharia Informática: o que fiz foi dedicar um ano letivo a estudar Matemática A (e mesmo assim, tomei a iniciativa um pouco tarde e perdi o 1º período todo), estive a assistir a aulas de 12º numa turma, frequentei as aulas de apoio, e acima de tudo, estudei imenso todos os dias, e fiz o exame com 13.7. Se tiveres dedicação, podes sempre seguir o mesmo caminho.
 
Boa noite amigos, trago aqui uma dúvida para o pessoal já mais versado na área, estou a um mês de acabar a licenciatura e estou a ponderar se deveria tirar o mestrado ou não.
A questão é que comecei mais tarde a licenciatura pois estive a trabalhar antes e vou termina-la quase a completar 24 anos, tenho dúvidas se o mestrado iria ajudar bastante a progressão na carreira ou não comparativamente a ter apenas a licenciatura, será algo que posso ultrapassar com experiência na área?
Também não sei se entrar no mercado com a minha idade é mau ou bom e se deveria já saltar para um emprego a tempo inteiro ou esperar e concentrar-me no Mestrado.
 
24 anos nao é nada, tenho 20 anos e so vou tirar licenciatura no prox ano(scalhar).
Em termos se vale ou nao a pena tirar mestrado, eu(pessoalmente) acho que sempre vale a pena, nao es obrigado a tirar mestrado agora pois sempre podes tirar depois.

Espero ter ajudado e desculpem os eventuais erros...
 
No meu caso, quero tirar o mestrado, mas vou começar a trabalhar agora na área e deixei essa ideia do mestrado de lado. Como tive uma oportunidade, não ia deixar passar só por causa de um mestrado. Como também se pode fazer à noite, vai depender de como as coisas correrem.
Mas acho que era bom arranjar alguma coisa na área e depois logo pensavas na progressão dos estudos, ou fazias as duas coisas ao mesmo tempo, mesmo que demores mais tempo a concluir o mestrado.
 
Oi malta.
Estou aqui com uma dúvida grande acerca Engenharia Informática e os exames. Para o ano queria muito (mas é mesmo muito) entrar em engenharia informatica, mas estou com algum receio do exame de matemática A porque desde que acabei o curso profissional (cerca de dois anos) nunca mais toquei em matemática. Eu já programo e gosto imenso do que faço, e gostaria de fazer do meu hobbie um emprego. Estou numa de comprar um curso de matemática online, que o ISEP têm, mas estou na dúvida se realmente vale apena. Se alguem já viu o curso do ISEP, ou que tenha estudado matemática, conseguem dar alguns conselhos?

O curso é https://www2.isep.ipp.pt/matematicaparatodos/index.php?page=conteudo-2

O melhor seria teres acesso a um/a bom/boa professor/a de matemática de secundário que te possa dar 2 ou 3 horas de explicaçoes por semana durante uns 4 ou 5 meses
 
Português não é assim tão importante, no IST só precisas de saber escrever bem para as cadeiras de encher chouriços: Introdução à Engenharia Informática, e Computação e Sociedade. Consideraria mais importante as Aplicações Informáticas, que ajudam a que o primeiro semestre não sejam uma novidade e garantem que este curso é uma escolha certa.

eu acho correto o que disseste, mas imo o português é importante, porque uma pessoa que articula bem o discurso e a sua escrita na "língua mãe" também terá alguma destreza a escrever código e organizar melhor a sua escrita (penso eu, que ainda nem comecei o curso, por isso vale o que vale XD)
 
Bom dia malta,
hoje dirijo-me ao fórum a pedir conselhos sobre decisões que penso tomar a nível futuro. É o seguinte: acabei o MIEEC (Telecomunicações), no entanto gostei mais das cadeiras de programação... O problema é que toda essa programação, praticamente, girou em torno de Matlab. O que noto (e é perfeitamente normal) é que nas vagas de TI, qualquer informático passa à frente do Electrotécnico (em vagas de recém-licenciados\mestres): têm mais experiência e competência específica da área.

Qual a melhor via para me aproximar da Eng. Informática?
a) Fazer pós graduações\cursos na área das TI?
b) "Esperar" que o trabalho dê essas competências
c) Tentar tirar a Licenciatura (3 anos), enquanto trabalho?
d) outra qualquer :P
 
só tenho experiência do pessoal de cursos profissionais de electrónica (onde dei aulas e fui responsável de estagio), mas em termos de trabalho mesmo, mais depressa metes um electrotécnico a fazer o trabalho de TI do que o contrario.
 
Eu sou Eletro e já trabalhei tanto em Informática como em Eletrótecnia.
Assim que acabei o curso entrei numa consultora onde comecei logo a fazer trabalho de Eng.º Informático. Para eles é irrelevante o teu curso desde que saibas fazer razoavelmente o teu trabalho.

O problema que eu vejo com a maioria dos meus colegas "Eletro" é que não sabem programar seguindo bons princípios.
Não usam SOLID, DRY, têm poucas noções de POO e muito menos das várias arquiteturas comuns que os projetos costumam ter.

Isso faz com que o código fique do estilo "esparguete" e super complicado de manter.

Dessa forma, se queres ir para uma área informática a "sério" convém saberes algumas dessas coisas que mencionei.
Eu ganhei algumas dessas skills programando coisas no meu tempo livre, desde apps, sites e afins.
 
Eu sou Eletro e já trabalhei tanto em Informática como em Eletrótecnia.
Assim que acabei o curso entrei numa consultora onde comecei logo a fazer trabalho de Eng.º Informático. Para eles é irrelevante o teu curso desde que saibas fazer razoavelmente o teu trabalho.

O problema que eu vejo com a maioria dos meus colegas "Eletro" é que não sabem programar seguindo bons princípios.
Não usam SOLID, DRY, têm poucas noções de POO e muito menos das várias arquiteturas comuns que os projetos costumam ter.

Isso faz com que o código fique do estilo "esparguete" e super complicado de manter.

Dessa forma, se queres ir para uma área informática a "sério" convém saberes algumas dessas coisas que mencionei.
Eu ganhei algumas dessas skills programando coisas no meu tempo livre, desde apps, sites e afins.

É exactamente isso que sinto, nas minhas lacunas. Claro que faço Transformadas de Fourier, implemento algoritmos de roteamento, etc (programação). Mas fazer estas implementações numa solução que seja fácil de manter (como disseste, e bem) já foi algo que não aprendi. Fazer uma solução "limpa" e de raiz foi algo em que não tive formação... no fundo, a engenharia de software ficou por preencher, como competência. Agora, gostaria de entrar nessa área, daí estar a questionar-vos a melhor solução.
 
A maioria das empresas para onde fores, a não ser que te peçam para fazer algo de raiz, o que é muito raro, é dado algo onde eles já trabalham e pedem para adaptar/adicionar algo, logo é muito dificil que mesmo que tenhas estudado com os mesmos professores que o fizeram, faças da mesma maneira. É ver como eles fazem e ao fim de umas semanas/meses ja fazes como eles.

Seja para onde for que vou acontece sempre o mesmo, e tenho que me adaptar a maneira da casa e só passados varios anos é que me deixam fazer a minha maneira.

Mas como disse o @Mach4_PT convém andar a brincar com algumas tecnologias por vontade propria, mas desde que saibas usar o google e não te peçam nada de raiz, penso que se safas sempre.
 
eu acho correto o que disseste, mas imo o português é importante, porque uma pessoa que articula bem o discurso e a sua escrita na "língua mãe" também terá alguma destreza a escrever código e organizar melhor a sua escrita (penso eu, que ainda nem comecei o curso, por isso vale o que vale XD)
Acho que não tem muito a ver.
 
Back
Topo