Possível Projecto - Onde começar

PsySc0rpi0n

Power Member
Boas...

Ando com uma ideia na cabeça mas como iniciante em Electrónica, não sei bem por onde começar!

A ideia é usar um Arduino/ATMega328 para ler um sensor IR que é suposto detectar uma fonte de calor!
Ou seja, o sensor IR vai "varrer" uma área e quando detectar um "hot spot", reporta esse facto ao Arduino/ATMega328 para que o user saiba onde estar esse "hot spot".

Que IR sensor poderei usar? Se por exemplo a distância a que o hot spot está for uma variante em larga escala, que devo ter em conta na escolha do sensor IR?
 
Poor mans thermal cam?
Tens vários da Melexis, mas são caros(40 a 90€), se andares na uni é pedir um sample, ou comprar um termómetro IR do eBay e desmontar.

Basicamente o mais simples é comprar um kit pan e tilt do ebay para quadcopters com servos por meia duzia de €, um termómetro IR do ebay por mais meia duzia, desmontar termómetro, ligar ao arduino, ligar servos e siga fazer varrimentos X/Y, debitar tudo por serial em CSV e gráfico no excel, python, R, Matlab, whatever.
De resto:
http://www.instructables.com/id/Build-an-Arduino-based-thermal-scanner/?ALLSTEPS
http://www.instructables.com/id/Thermal-Camera/?ALLSTEPS
 
Boas... Obrigado pelas ideas...

E com fototransistores não há nada que se possa fazer, simples também? Eu não sei ao certo se fototransistores são o mesmo que os IR sensors ou não!
 
Se queres medir temperatura tem de ser far IR, foto-transistores são near IR, nunca medem temperatura como tu queres, apanham é sinal dos comandos das tv's..
 
Se queres medir temperatura tem de ser far IR, foto-transistores são near IR, nunca medem temperatura como tu queres, apanham é sinal dos comandos das tv's..

O meu objectivo é apenas detectar hot spots e não medir a temperatura propriamente!
Mas vou dar uma vista de olhos ao que falaste mas estou a ver os tais kits desde €1.34 ate 50€... Não sei bem a quais te referes. Podes especificar?

Edited;
Será isto:
http://www.ebay.com/sch/i.html?_sacat=0&_nkw=kit+pan+tilt+arduino&_frs=1


Edited 2;
E os termómetros que falas, que alcance têm? Tipo, a que distância consegues eles detectar alteraçoes significativas de temperatura?
 
Última edição:
Os pan e tilt compras um na casa dos 10-15€, mas com um termómetro IR, sim, vais ver pontos quentes, mas é quando lá passares ao fazer um scan, porque vais ter medições pontuais e não uma imagem de x por y pixeis instantânea.
Os termómetros IR, depende, mas 2-3 metros medem, medem mais que isso, mas já estás mais a medir a temperatura de uma zona que de um ponto.

Queres/podes explicar melhor o que queres medir?
Se calhar o que precisas é uma camera térmica..
Podes ir pelo "DIY" com um módulo Lepton da Flir, costumam fazer Mass Drops para eles, se não são 200€ para o módulo, e uns 40€ para a breakout que aquilo usa um socket manhoso que é caro/complicado de comprar.
 
A minha ideia talcez seja um pouco utópica mas queria ver até onde é possível ir com conhecimentos básicos. A ideia era mesmo usar um drone com um sistema construido por mim para detectar possíveis focos de incêndios. Por isso precisaria de um dispositivo que ao varrer uma área, detectasse diferenças grandes de temperatura e reportasse a posição dessa fonte de calor a uma central para que pudesse ser feita uma verificação e confirmação ou não de um indêndio!
 
Para essa aplicação só mesmo uma camera térmica, tens alguns projectos desses pela internet fora..
E mesmo uma camera térmica terá de ter umas lentes decentes(e caras que têm de ser de germânio), podes meter um termómetro IR num quadcopter e ver no que dá, mas diria que não terás grandes resultados.
 
Para essa aplicação só mesmo uma camera térmica, tens alguns projectos desses pela internet fora..
E mesmo uma camera térmica terá de ter umas lentes decentes(e caras que têm de ser de germânio), podes meter um termómetro IR num quadcopter e ver no que dá, mas diria que não terás grandes resultados.

Achas mesmo necessária uma câmera térmica? Eu posso estar a dizer disparates porque não tenho grandes conhecimentos mas um laser IR montado num sistema que permita rotação em dois eixos não é exequível?
 
Sendo que é um quad o laser pode bem estar fixo e quem se mexe é o quad, porque o quad é bem mais rápido a mover-se que o pan/tilt.
O termómetro IR não será preciso a 50 ou 100m de altura.
 
Sendo que é um quad o laser pode bem estar fixo e quem se mexe é o quad, porque o quad é bem mais rápido a mover-se que o pan/tilt.
O termómetro IR não será preciso a 50 ou 100m de altura.

Sim mas havendo a possibilidade de o laser ser montado num sistema móvel de 2 eixos, o quad não precisa de percorrer uma distância tão grande, e assim poupar bateria ou mesmo poder fazer varrimentos de áreas superiores.

Mas para já queria-me focar no sistema de detecção de fontes de calor. Saber que componentes posso usar.

Portanto, resumindo, o que será necessário:
-sistema pan/tilt
-termómetro IR - ou outro para poder actuar para alcances maiores
-Arduino ou outro para processar os dados do laser e comunicar esses dados a uma central ou base de dados

Estou a falar bem?
 
Começa por montar isso em cima de uma mesa..
Que quad estás a pensar usar?
O termómetro IR sem uma lente á distância não vai medir um ponto, chega a uma distância que estás a medir a temperatura do ar.
 
Começa por montar isso em cima de uma mesa..
Que quad estás a pensar usar?
O termómetro IR sem uma lente á distância não vai medir um ponto, chega a uma distância que estás a medir a temperatura do ar.

Eu ainda não sei que quad usar, mas para efeitos do projecto, pode ser um relativamente pequeno e a autonomia também não será muito importante porque o objectivo em termos de projecto é apresentar a idea em pequena escala, mostrar que funciona e depois já à parte do curso continuar a desenvolver o projecto a uma escala maior!

Mas em primeiro lugar tenho que comprar material e preciso de ajuda para escolher o material. Arduino, resistencias, condensadores, aparelhos de medida, máquina de soldar, solda, fios, breadboard etc etc tenho... Preciso é de saber o IR que tenho que comprar e se realmente forem preciso umas lentes, que lentes comprar! Para já não sei se vale a pena estar a comparar o tal kit pan/tilt.
 
Um quad pequeno tem menos autonomia
e com o peso de um pan&tilt...

Ok, mas isso depois será uma escolha que virá após o resto estar idealizado! Aí sim terei que ver qual o tamanho necessário para pelo menos suportar o pan/tilt e o resto do sistema. Mas para já precisava de saber que sensor preciso de comprar e se precisar de lentes, que lentes preciso. Podes-me indicar isso?
 
12€, estão mais baratinhos.
http://pt.mouser.com/ProductDetail/Melexis/MLX90614ESF-AAA-000-TU/?qs=sGAEpiMZZMsMyYRRhGMFNoHwyYeV8Eq2Jwi5vDzoXy8=

É comprar e começar a testar.
Mas isso é um projecto pessoal?
Escola/universidade?


Epá se eu for para a frente com esta ideia, é um projecto da universidade!

Esse IR sensor é o mesmo que eu falei, certo? E não tinhas falado em lentes? Será que preciso? E como sei qual o alcance deste sensor? Como sei se posso colocar a fonte de calor a 1 metro ou a 2 ou a 10 metros do sensor e saber se ele consegue medir ou não?
 
Back
Topo