Impressora 3D RepRap Prusa

Bem depois de usar o Marlin e autoBed leveling fica aqui a minha opinião...

Este Marlin vs o Repetier Firmware, para o meu caso não tenho melhorias nenhumas, fiz dois barcos e ficaram os dois quase exactamente iguais... pela facilidade de acesso aos dados da EEPROM e pela melhor ligação ao Repetier-Host, vou-me manter novamente no firmware Repetier.

Quanto ao autobed leveling, para mim torna-se chato... prefiro a simplicidade do endstop e a mesa fica sempre bem calibrada e tenho mais espaço para colocar a ventoinha para arrefecer as impressões.
 
Nunca experimentei o repetier... Dou-me tao bem com marlin, mas também nao uso a EEPROM como tu. ( falta de habito)
Configuro no codigo e toca a andar.

Quanto ao sensor...Hehehe ... Back to old school então !

Honestamente, para mim o chato é meter a folhinha de papel, mexer a extrusora em manual pelos quatro cantos enquanto ajusto o parafuso, rever tudo, etc

Prefiro o ritual do g28, g29 e g92z0.2 ( é o acerto que necessita actualmente), print e toca a andar...

O importante é termos um procedimento com o qual estejamos à vontade, até porque nesta área existe mais do que uma maneira correcta de fazer as coisas!
Cumps
 
É mesmo... os hábitos são difíceis de perder :P, isto da EEPROM para mim é mais prático, porque nem sempre me lembro dpos códigos para inserir os valores.. quero ajustar os steps, ou PID's altero num instantinho...
 
Quanto à EEPROM tens 500% de razão!
É um bocado de falta de estudo da minha parte, porque ter de andar sempre a fazer upload do Marlin sempre que quero alterar qq coisinha é uma pincelada.
Quando tinha o portatil ligado directamente à Ramps, nem dava muita chatisse, daí ter ganho este hábito.
mas agora, com o Rasp, tenho a printer numa ponta da sala e o portatil na outra! É só o uso para fazer o upload do G-code. Tudo o resto faço via IPad
 
Quanto à EEPROM tens 500% de razão!
É um bocado de falta de estudo da minha parte, porque ter de andar sempre a fazer upload do Marlin sempre que quero alterar qq coisinha é uma pincelada.
Quando tinha o portatil ligado directamente à Ramps, nem dava muita chatisse, daí ter ganho este hábito.
mas agora, com o Rasp, tenho a printer numa ponta da sala e o portatil na outra! É só o uso para fazer o upload do G-code. Tudo o resto faço via IPad

No Octoprint existe uma Opção de Alteração na Eeprom(Temporária, porque quando desligas tens de voltar a colocar) mas que por acaso tem dado imenso jeito.

EDIT: O Nome do Plugin é:
EEprom Marlin Plugin
 
Última edição:
quem usa slic3r, pode alterar nas definições para meter gcode ao começar.
eu tenho la os comandos do auto-level, se tiver o filamento na maquina é só ligar, e mandar fazer o slicer da peça.

EDIT: eu uso repetier tanto em firmware como host
 
65_BC148_BC9_C64_CC0_AA0_AC1_F8861594413506364_EB7874_FB.jpg

Olá. Esta bicicleta foste tu que fizeste o modelo ou arranjaste na net? Estou com vontade de roubar e fazer igual assim me encontre eu perto de uma impressora 3D que o permita!

Obrigado. :)
 
pessoal, já têm deixado aqui a questão se o Simplify é ou não essencial , até pelo aspecto de ser um software pago e se justifica esse investimento. A minha resposta tem sido sempre no sentido de aproveitar os outros softwares free.
Honestamente, olhando para os 150€ e para aquilo que são os nossos redimentos ( é o fado do tuga) e sendo que os modelos que por aqui temos construido, em que se procura sempre não ultrapassar os 300/400€ de investimento global ou até menos se possivel, continuo com dificuldades em defender o software a esse preço, contudo...

Julgo que este aspecto que aqui vou descrever não se encontra noutros slicers ( acho eu... Corrijam-me por favor).
Tem mais uma vez a ver com os suports, desta feita não a sua colocação, mas as definições do support em si.
passo a explicar:
So vos digo que os resultados na peça final quer na remoção, quer na questão dos residuos, quer na qualidade final, sao espectaculares.

Replacement-Picture-Support-Tab.jpg.jpg

estas são as definiçoes de suports do software ( atenção que não são as minhas, a imagem é da net)

Como viram nas ultimas pics, não andava satisfeito com o resultado final das prints verdadeiramente support heavy, coisa que faço com frequência.
Tirei um tempo para ver uns videos e umas pesquisas na net, e utilizei pela primeira vez a opção que podem ver acima, " dense support layers" .

Isto tem pelo menos 3 objectivos.
O primeiro é poupar filamento. Permite utilizar pouco filamento na generalidade do suport,( diminuindo por exemplo a densidade em " support infill percentage" para 15%, mas ao adicionar as dense support layers, em por exemplo 70% e no meu caso com 7 layers, ( up e down), criar uma " caminha" de apoio para os hoverhangs.
para alem destes 2 aspectos , o terceiro beneficio é que as prints sao mais rapidas.

Acho que as pics descrevem ajudam a perceber melhor este aspecto. Ao fim ao cabo ficamos em cada support com 7 layers alta densidade em baixo e em cima e todo o resto é feito com baixa densidade.

estas foram as minhas settings

Suport infill percentage -30%
Dense support layers - 7
Dense infill percentage -80%


Horizontal offset 0,40mm
Upper vertical separation 2
Lower vertical separation 2


QiZVN2I.jpg

UQdS2ta.jpg

Sijkg8m.jpg

Esta ultima pic mostra bem a tal caminha que tentei descrever... Aumentem a pic que está com bom detalhe! Tinha até mais suports noutros locais, mas como podem ver, 0 residuos!!!!

Ainda hei de fazer mais testes reduzindo o support infill para 15 ou até 10%. Achei os 30 overkill, mas como era a primeira vez...

Resumindo, o preço do software é para Americano ou Alemão, não para Tugas, mas que é bom é!
 
Última edição:
já recebi a impressora da reprapalgarve.
daqui a pouco coloco umas fotos das primeiras impressões que fiz para mostrar a qualidade "out of the box"
que objectos/prints recomendam utilizar para testar as melhores definições para a impressora e filamento?
 
a minha primeira impressão foi o cubo 20x20 que esta na primeira pagina
coloquei-o no slic3r, nao alterei nada e gerei o g-code, enviei para o octoprint com o extrusor a 200ºC e a bed a 60ºC
como se pode esperar nao saiu grande coisa
voltei a imprimir o cubo mas desta vez já alterei no slic3r para o filamento 1.75, nozzle 0.4 e layer 0.3, nesta dez já saiu melhor.
testei depois uma print mais longa e escolhi um vaso que estava no thingiverse ao pesquisar por 'test print', a parte central da print está boa mas o inicio e o final tem algumas imperfeições(penso que seja da temperatura).
link para o album: http://imgur.com/a/fd1CX
 
Conforme Prometido Fica as Imagens da Aplicação dos LeadScrews na Impressora.

Desculpem a Qualidade de uma das fotos.

20160925_134649.jpg




EDIT: Tive que recortar e dar uns retoques por causa do aperto do aluminio do eixo X.
Depois coloco umas fotos do Antes e Depois.


@magno_23 isso parece realmente overextrusion. Acho que deves verificar os Stepps do Extrusor, medes e marcas 50mm e extrudes 50mm.
Cumprimentos,

Fiwi
 
Última edição:
@FiwiPITO , my friend nao se vêm as pics...
@magno_23 , pelo lado positivo, já tens as formas base e já começa a parecer um barquito! Por outro lado, como dizes, tem muito para melhorar.
Tens aí, quanto a mim um misto de problemas... (A pré configuraçao que te fizeram na loja deixa muito a desejar) o que até pode ser uma coisa boa, começas a ter de conhecer a maquina a fundo.

Parece-me overextrusion, velocidade rápida demais e belts que ainda nao estao no ponto, e nao me parece que tenhas aí ventilacao para a peça. estas a usar PLA?

Tens mesmo de comecar pelo basico:
http://reprap.org/wiki/Triffid_Hunter's_Calibration_Guide

Parece complicado mas torna-se facil. Vai por partes! Comeca por rever os steps do x/y/z. Depois confirma os steps da extrusora. Ajusta no firmware!

Mete ventilacao... Para pla é fundamental. Começa com speeds mais baixas 60mm/s e aumentas progressivamente.

Os videos do Sanlander sao muito bons para te ajudar nestes passos iniciais!
Good Luck!

@jbaiao, Esse steper é o filho bastardo hehehehe!! its alive!
 
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