Curso Multimédia [PAP] - Ajuda/Opiniões

Boas

Criei este tópico, para obter uma ajuda vossa para a minha PAP. Estou no meu 12º ano e como sabem, este ano tenho estágiar e tenho de fazer a PAP.

Ainda agora começou o ano, mas esta PAP já é algo que me me atormenta e devia começar já trabalhar nela, pois queria fazer uma coisa que não ficasse nada abaixo dos 18 valores (pelo menos)

A minha ideia é criar uma marca de vinhos onde terei de fazer o logótipo,slogan,video de promoção, um website e queria fazer também uma proteção á garrafa do vinho com a forma da mesma em cortiça ou madeira e estampar la o logo. Queria também ver se conseguia arranjar uma pipa pequena onde desse para por garrafas pequenas a fazer de garrafeira. Depois sou capaz também de fazer uns cartões para as encomendas da mesma.

Não sei se me expliquei bem quanto à ideia da PAP, mas não encontrei forma melhor... Acham que daria um bom projecto? Alguém pode dar ideias/opiniões de como deveria fazer este projecto ou dar me ideias para um projecto melhor?

Obrigado!
 
Última edição:
Acho que pode dar um projeto interessante se optares por algo diferente do que há no mercado.

E também fazes bem em começar já a pensar na PAP e não faças como outro caramelo que veio aqui para o fórum, uma semana antes da entrega da PAP, a querer ideias para a mesma!

Se fosse eu tirava uma semana só a fazer esboços e a espremer mais ideias para ver se o projeto tem pernas para andar e se achas que poderá estar ao nível que queres.
 
Acho que pode dar um projeto interessante se optares por algo diferente do que há no mercado.

boas gendo

Sim eu comecei as aulas e comecei logo a pensar em ideias para a PAP pois também vou querer fazer os exames de ingresso para o ensino superior e assim quanto mais rapido conseguir fazer a PAP melhor porque depois é menos uma preocupação.

Quando tu dizes por algo diferente que há no mercado estas a referir-te a que?
Penso que a parte da pipa com as garrafas é uma coisa que pode ja existir mas não é assim tão vulgar quanto isso não sei.
 
O mercado dos vinhos tem de tudo e mais alguma coisa em termos de imagem de produto.

O que queria dizer é que devias fazer algo diferente. Vai à garrafeira de uma grande superfície comercial e analisa a imagem dos vinhos e vê o que consegues fazer de diferente ou se notas em alguma coisa que falta para chamar a atenção.

Se reparares, nos vinhos, há uma quantidade enorme de imagens e identidades visuais, mas quase tudo se funde quando olhas para as centenas de garrafas, raras são as que se destacam em termos de imagem e chamam a atenção.

É só a minha opinião.
 
Vamos ver se me consigo fazer entender.

Tu queres criar uma marca de vinhos e o que estou a dizer é que aproveites e estudes um pouco o mercado de vinhos para não fazeres mais do mesmo, para criares uma marca que se destaque e que inove e que os teus professores possam dar valor a isso. Não sei os critérios de avaliação mas, para te destacares e teres uma grande nota, tens de fazer algo diferente do que já existe.
 
Vamos ver se me consigo fazer entender.

Tu queres criar uma marca de vinhos e o que estou a dizer é que aproveites e estudes um pouco o mercado de vinhos para não fazeres mais do mesmo, para criares uma marca que se destaque e que inove e que os teus professores possam dar valor a isso. Não sei os critérios de avaliação mas, para te destacares e teres uma grande nota, tens de fazer algo diferente do que já existe.

Obrigado ja percebi a ideia +/-. Eu não conheço muito sobre vinhos como é óbvio e não sei bem como posso vir a estuda-los, podes dar me umas ajudas, para que eu consiga vir a fazer algo que se destaque e inove?~
Se tens alguma ideia ou vieres a ter diz me pois o que eu nao tenho muito infelizmente é criatividade, mas isso deves ter percebido mais ou menos xd

Obrigado!
 
E a nível de cervejas? Cervejas artesanais por exemplo... andam na moda e não há assim tanta coisa quanto isso comparando aos vinhos
Usando a mesma ideia mas noutro produto.

(Fica a ideia xD)
 
E a nível de cervejas? Cervejas artesanais por exemplo... andam na moda e não há assim tanta coisa quanto isso comparando aos vinhos
Usando a mesma ideia mas noutro produto.

(Fica a ideia xD)
Sim também não é mal pensado...estes dias andei a pensar e fazer um restaurante tambem nao era mau. Por exemplo fazia um site, fazia o cartao do menu, o logo,as camisolas dos empregados e dps poderia ainda fazer o restaurante em 3d.
Mas sim essa ideia da cerveja tambem nao é mal pensado
 
Acabei o curso o ano passado e tirei 16 na PAP e aqui ficam alguns conselhos que gostava que me tivessem dado por essa altura, da PAP e não só. Atenção não conheço a tua escola nem professores, por isso vou generalizar um pouco nos conselhos. (Já tenho visto abordagens do curso completamente diferentes de escola para escola)

1º - Se tiveres módulos em atraso dá prioridade em tratá-los o mais rapidamente possível.

2º - Tenta fazer o estágio o mais tarde possível (ex. março-junho) pois o ideal é ficares com a PAP feita até lá e depois facilmente concilias o estudo para os exames com o estágio. Pode ser que até te deem horas extra para estudares nos últimos dias.

3º - A criatividade conta mas o trabalho conta mais, atenção ao pormenor, e as provas de que dispendes-te de bastante tempo para realizar o projeto também. Na minha turma quem teve melhor nota (20) não foi necessáriamente o melhor logótipo ou mais criativo mas sim o trabalho num todo, a quantidade de elementos, etc. Muito vai sair do teu bolso, mas se queres ter a melhor nota possível é o que tens a fazer.
Um colega que teve 20 fez sobre uma empresa que vende roupas e chegou a distribuir autocolantes do logótipo para todos nós, inclusive umas t-shirts para o júri (graxa :D mas levou-se tudo numa boa), um site bastante completo e muita coerência entre todos os elementos. Mas também não lhe saiu nada barato.

4º - Já toda a gente sabe mas nunca é demais dizer. Pede ajuda sempre que precises e não precises. Toda a opinião é bem vinda e vêm que também estás interessado, principalmente os júris :D.

5º - Tem noção que a parte de passar o que está no papel para prática (aka impressões) demora quase tanto como o desenvolvimento. Acertar medidas, arranjar materiais, gráficas para imprimir tudo direitinho, cortes, etc.
Isso e o site foi o que me demorou mais.

6º - Vai utilizando o tempo livre em aula para ir desenvolvendo. Não precisas de estar a marrar muito nisso em casa agora, já nas férias do natal poderá te dar uma vantagem importante, aproveita.

7º - Tens que realizar 2 provas de ingresso como vens do profissional, sendo o mais acessível vindo desse curso (na minha opinião) desenho + português ou inglês + português/desenho. Grande parte das faculdades onde não é necessario matemática consegues entrar tanto com o de português como com o de desenho. Só precisas de ter classificação mínima (9,5) naquele que usares como ingresso, o outro pode ser negativo (ex, podes-te candidatar com 1 valor a Inglês + 9,5 Português).

8º - Mais relativamente ao ensino superior, se queres entrar este ano têm atenção que a tua média dos 3 anos vai ser toda comida se tiveres um exame de serviços mínimos. Por exemplo se tiveres média final de 15 valores e 9,5 no exame de português, esse 15 passará para 13,4 na Classificação Final de Curso. Depois dependendo da faculdade que vás (geralmente conta 50% 50%) passará para 11,5. Se planeias ir para Lisboa ou Porto é curtíssimo a nível de opções, isto no público. Com uma média dessas esquece qualquer curso que tenha semelhanças, como marketing, ciências sociais, audiovisual e multimédia, programação, etc..
Formula da média explicada aqui.

9º - Diz desde já ao professor de matématica/português (ou algum que perceba de desenho) que vais realizar o exame nacional da sua área, para que ele te tenha em especial atenção e te aconselhar durante o ano. Infelizmente o curso (como quase todos os profissionais) não te dá qualquer tipo de preparação para o exame, ao contrário dos normais. Terás que ser autodidata, tentar pedir aulas extra ou assim (especialmente se fizeres o estágio março-junho). Arranja aqueles livros de resumo para exames nacionais, costuma dar jeito.

10 º - Por último, as tuas prioridades, caso queiras entrar no ensino superior, deverão ser isto:
Prova de ingresso > Nota da PAP (aqui contava mais que estágio, 0,7 da média) > Nota do estágio (0,3) > Disciplinas restantes

So yeah, a tua média de curso não te servirá muito mais que um elogio, caso obtes por ir trabalhar (hão de dar + preferência ao portfólio se fores trabalhar para a área)
Cumps.
 
Última edição:
Back
Topo