E se um dia perdermos tudo, onde guardar o que o dinheiro não pode comprar

drjfaria

Membro
Com esta triste situação dos fogos na Madeira, e depois de ver imagens de pessoas a abandonar as suas casas com uma ou outra mala de objetos que puderam salvar. Coloquei-me nesta situação e pensei, se tivesse 5 min para salvar alguma coisa que tenho em casa o que seria? Pensamento imediato: as fotografias que tenho no computador.

Com 5 min, talvez conseguisse chegar ao computador e retirar o disco rígido, mas e se não tivesse 5 minutos? Perderia algo irrecuperável que o dinheiro não consegue comprar.

E com isto pergunto qual a melhor cloud onde se pode armazenar as nossas fotografias com a melhor relação preço/segurança. O principal objeto será mesmo guardar as fotos, portanto serviços de sincronização, edição, etc, são dispensáveis.

Thks
 
Se não tens backup nenhum, nem sequer em casa, uma coisa que deves ter em conta é que os discos rígidos podem morrer, ou a informação pode ser corrompida, e ficas sem nada, sem ser preciso uma catástrofe como um incêndio. As catástrofes mostram como é útil também o backup offsite.

Uma ideia que acho interessante, mas não sei se há implementações, é fazer backups numa rede de amigos:

http://www.kryogenix.org/days/2006/04/12/distributed-backups-to-friends/

Claro que é preciso encriptação se houver coisas privadas, embora a mesma preocupação deva existir mesmo em serviços cloud. Se tiveres pessoas em quem confies (e.g. pais, irmãos, etc) podes combinar fazer backups mútuos de maneira mais simples.

Eu tenho hosting de Internet e faço os meus backups para lá, não conheço preços de serviços especializados em backups.
 
Eu perdi quase tudo, à uns anos e na altura investiguei e escolhi uma solução...

No meu caso, estava eu de fim de semana e ligam-me a dizer que a casa tinha sido assaltada. Quando voltei lá, vi que tinham levado o portatil antigo (onde ainda tinha os dados antigos e os discos rigidos externos que serviam para backups).

Salvou-se o outro portátil que tinha levado e um disco rigido pequenino que ficou debaixo de umas revistas e não o viram).

Na altura fiz uma análise das soluções cloud e escolhi o SugarSync .

Eu, para alem de solução de backup, queria sincronismo entre dispositivos e web interface para aceder aos ficheiros de qualquer lado.

Digo, que passados cerca de 4 anos, estou supersatisfeito pelas seguintes razões:
- comecei com 60Gb pelo preço referido e já me fizeram 2 upgrades, ficando a pagar o mesmo.
- é um descanso (defino as pastas que sincronizam, ou fazem backup para a cloud e coloco lá as coisas e ficam disponíveis na outra localização, assim que à ligação - guarda na cloud e nos dispositivos que pretenda sincronizar essa pasta).
- posso fazer upload para as pastas da cloud via web interface e se a pasta estiver sincronizada com dispositivos, faz download para o alojamento local, quando se liga
- tem cliente para ios/android e faz upload das imagens/videos para a cloud quando tenho rede wifi (se o telemovel tiver problemas, não perco as imagens/videos)
- Tem controlod e versões (posso recuperar uma versão antiga de um documento, se gravei por cima)

Em suma, nunca mais me chateei com backups ou perda de dados.

Sei que existem outras soluções, incluido gratuitas, mas eu estou satisfeito com esta.

Tens 2 reviews recente nestes links:
http://pcsupport.about.com/od/maintenance/tp/online_backup_services.htm
http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2288745,00.asp

Quanto a implementação de backups para redes de amigos, só conheço o CrashPlan que para alem dos planos pagos, permite de forma gratuita backups para redes de amigos:


Qualquer duvida, coloca aqui no forum, ou fala comigo.
 
Última edição pelo moderador:
O Google Photos é grátis, e pode ser usado em Android, iOS e no browser.
O armazenamento é ilimitado com fotos comprimidas (talvez nem repares) ou ocupando espaço no Google Drive com a qualidade original.
 
Eu pessoalmente tenho as minhas fotos no onedrive, até porque tenho uma subscrição universidade com 1 TB. O serviço
é fiável e minimamente rápido. De outras experiencias google drive também é bom, e há o Hubic da OVH, mas considero que está um pouco verde :)
Apesar de caro, mas muito rápido gosto do meocloud.
Se quiseres um serviço onde esperas nunca ter que repor um backup há deles como a amazon cold storage.
 
Pensava em salvar-me a mim, ou algum familiar/vizinho. Alguma coisa física com valor sentimental, nunca GBs de fotos que um dia guardei e nunca na minha vida voltarei a olhar para elas. Porque é o que acaba por acontecer quando estão em formato digital... As pessoas guardam tudo, seja preciso ou não (um bocado como se fazia com o lixo antigamente) e eu tambbém, não sou diferente. Mas convenha-mos, chamo-lhe seleção natural.... Tenho videos e fotos de há 15 anos guardados que nunca os voltei a ver, e muitos já nem me lembro. As melhores recordações dignas desse nome ficam na memória...
 
Põe a questão também ao contrário → quem te garante o que tu hospedas em lugares terceiros?

Eu penso precisamente ao contrário hospedar eu coisas importantes na cloud? Nem pensar , posso meter coisas numa cloud mas tenho o devido backup local em discos ou seja não tenho nada meu que apenas o acesse via uma cloud ou serviço do tipo, porque tão simplesmente nenhuma te pode garantir a data e dificilmente te podem garantir o uso da data hospedada , por exemplo o uso por terceiros.
 
Redundância é o fator em backups.
Eu tenho os dados no Desktop em casa, num Nas Synology com raid 10 em casa que esta permanentemente ligado, num Nas Synology em casa com raid 5 que apenas o ligo uma vez por semana para backups, num serviço de cloud, num Nas no escritório em raid 5 e ainda em dois discos externos um em casa outro no escritório ambos escondidos.
Pouco provável ficar sem os dados.
 
Eu adquiri há um ano um WD My Cloud (2TB) como boa solução para ter tudo num único sitio (fotos, musicas, documentos, vídeos), mas deparei-me depois com um problema... o disco rígido pode berrar. Já procurei forma de poder fazer um backup para cloud mas nada encontrei.
 
Pensava em salvar-me a mim, ou algum familiar/vizinho. Alguma coisa física com valor sentimental, nunca GBs de fotos que um dia guardei e nunca na minha vida voltarei a olhar para elas. Porque é o que acaba por acontecer quando estão em formato digital... As pessoas guardam tudo, seja preciso ou não (um bocado como se fazia com o lixo antigamente) e eu tambbém, não sou diferente. Mas convenha-mos, chamo-lhe seleção natural.... Tenho videos e fotos de há 15 anos guardados que nunca os voltei a ver, e muitos já nem me lembro. As melhores recordações dignas desse nome ficam na memória...

Por vezes as fotos que tiras ou filmes que filmas não são muito importantes para ti porque viveste o momento, mas podem ser importantes para os teus filhos por exemplo.

Se nessas fotos/vídeos tivesses imagens dos teus pais por exemplo um dia mais tarde quando eles já não tiverem contigo terás nesses ficheiros uma lembrança importante. E anos mais tarde os teus filhos podem ter lembranças importantes tuas e dos avós...

Neste aspeto o formato digital é importante porque se não acontecer nada de catastrófico os ficheiros duram anos e anos... e por norma contêm informação importante como a data e hora a que foram criados... muitos anos mais tarde tudo ganha outro valor sentimental.
 
Mantenho 2 cópias das minhas fotos. Uma num disco externo (só o ligo para sincronizar). Outra em cada dos meus pais (cidade diferente)
 
Back
Topo