Apple Time Capsule + NAS (Synology)

Olá comunidade,

Faz muitos anos que participei pela primeira vez neste forum e que sempre me ajudou nesses tempos, mas pelas mais variadas razões pessoais, académicas e profissionais, acabei ausente mais do que gostaria ao ponto de perder o registo da minha conta. Mas é bom estar de volta, parece que o forum continua no topo das preferencias dos usuários!

Retorno ao fórum com um pedido de ajuda quando ao seguinte cenário:

- Trabalho nas areas criativas, possuindo largos gigabytes de informação e trabalho que pretendo guardar e aceder com facilidade em qualquer lugar. Aliado a isso, tenho muitos outros conteúdos de lazer que gostaria de ter centralizado. A minha ideia portanto é ter um disco com um tamanho elevado que possa aceder em qualquer um dos meus dispositivos (tenho dois MacBooks pro e um iMac) em casa ou em qualquer outro lugar sem ter que carregar comigo sempre um ou mais discos externos ou usar o disco interno dos computadores. Tenciono ainda tirar partido desse disco wireless para aceder futuramente numa apple tv aos meus conteúdos media e ainda pelos meus dispositivos moveis (dois iPhones e um iPad).

- Posto isto, e sabendo dos perigos de ter apenas uma drive com toda a informação, queria ter ainda uma segunda forma de backup desta de forma a prevenir uma falha física da drive. Sei das vantagens de uma Apple Time Capsule e que a mesma alem do seu disco interno permite conectar um outro ou outros por usb. Tenho é duvidas quando à melhor forma de corresponder às minhas necessidades, uma vez que estou consciente que constantes backups de todos os meus dispositivos atrasará muito a ligação. Preferia portanto não ter backups dos dispositivos e ter um disco de acesso comum entre todos onde pudesse inserir, modificar e apagar conteúdos e sim um backup desse mesmo disco. Perante isto, tenho as seguintes questões:

1. Posso usar um NAS (Synology com mais do que um disco) conectado a uma Apple Time Capsule em que o primeiro serve de media centre e file sharing num dos seus discos e tendo um outro que faz backup desse primeiro disco, usando a Apple Time capsule como router para ligações locais e remotas e backups simples de algumas pastas em alguns dispositivos?

2. Será esta a melhor solução? Ou é possível por exemplo usar o Time Capsule como NAS e ter um disco ou hub de discos conectado por usb que faz backup automático do disco interno do time capsule? Isto porque quero mesmo ter a certeza que os dados que tenho num disco têm mesmo uma outra copia, dado o valor dos ficheiros (trabalhos pessoais, bibliotecas digitais de designs gráficos, fotografia, video, etc).

Muito obrigado pela vossa atenção!
 
Portanto, queres algo que:

- tenha um capacidade de armazenamento alta ;
- te permita aceder aos teus ficheiros de trabalho em qualquer lugar ;
- te permita aceder aos teus ficheiros de media localmente ;
- tenha redundância.

Isso é um NAS. A capacidade do mesmo dependerá das tuas necessidades e do teu bolso; a capacidade de acederes a ficheiros de vários gigas remotamente irá depender da tua velocidade de upload.

A questão da falha do NAS é facilmente resolvida com a integração dos backups online, que, aliás, o sistema operativo da Synology já trás associado, para além, claro, dos backups físicos, para outro NAS ou HDD.
 
Obrigado pela tua pronta resposta @thendless pergunto-te então se para dispositivos Apple ir para um Synology é a melhor opção ou se o Time Capsule a trabalhar como NAS funciona de forma mais eficiente e menos complicada? E já agora se é muito complicado configurar um Synology para aceder em qualquer mac e é possível que um dos seus discos seja configurado apenas para fazer backup dos restantes?
 
Tenho um NAS Synology (DS216+) e um Time Capsule de 1TB (dos antigos, anterior ao design atual)

Acho que estás a complicar. Eu no meu sistema atual tenho o TimeCapsule simplesmente a funcionar como AP wireless para a casa toda e o disco interno para os backups do TimeMachine (Macbook Pro e iMac com backups no TimeCapsule) e tenho o NAS para tudo o resto (media center e cloud storage) com 2 discos em RAID 1, ou seja, 1 disco é cópia do outro. Se algum falhar é só substituir o disco e estou ok. O NAS nem está ligado ao TimeCapsule, está ligado directamente ao modem/hub. Portanto sistemas separados.
 
@Alone I Break obrigado pelo teu contributo, o meu objectivo é muito semelhante ao que tens: a ideia de ter um time capsule seria mais pelo facto de aceder facilmente (penso eu) em qualquer um dos meus macs/ios devices em qualquer lado, isto porque nao sei quao simples é fazer o mesmo apenas com um NAS como os synology ligado ao modem que tenho em casa. É uma casa partilhada de momento, com um modem asus, que ao ter conectado com o um possivel time capsule no meu quarto poderia tambem extender o sinal e ligar por usb outros discos, correcto? Sinceramente nao estou muito preocupado com os backups dos computadores porque prefiro muito mais usar drives externas e evitar usar as memorias internas, dai estar mais preocupado em ter todos os ficheiros centralizados num disco e ter um backup desse mesmo disco que funcionasse automaticamente sem ter que manualmente fazer backup todos os dias. Isto é o que faz um NAS? Ou isto é tambem algo que a Time capsule pode fazer se tiver um outro disco conectado para backup? Da mesma forma que nao queria complicar, como disseste e bem, em termos de ligacoes e dispositivos ligados entre si tambem nao queria complicar em termos de configuracoes, queria algo que pudesse facilmente ligar aos meus macs, com acessos facilmente configurados, e tenho a ideia talvez errada que ir por um nas tornas-se mais complicado configurar e aceder.
 
Falando especificamente da Synology, podes testar o sistema operativo que corre no NAS - o DSM 6.0 - aqui. Relativamente à melhor opção, dependerá das tuas necessidades, orçamento e dos equipamentos que já tens (não percebi se já tens uma Time Capsule).

Como disse no post anterior, um NAS, seja qual for a marca, faz tudo o que queres, mas há uma variedade imensa de equipamentos NAS, com os respectivos preços. Eu veria nos sítios da Synology e Qnap os NAS que mais se adequam, somaria os preços dos HDDs necessário e depois iria comparar com a solução Time Capsule.
 
@thendless não tenho uma Time Capsule e vamos supor que o tecto do orçamento é elevado, importa-me muito saber qual a melhor solução. Para mim seria importante aceder a estes discos como se estivessem conectados fisicamente aos computadores, ou seja, aparecendo no finder e de forma a puder inserir, apagar ou abrir ficheiros facilmente neles. Depois, saber:

1. se é possível por exemplo com um disco ligado a uma time capsule configura-lo de maneira a que faca o backup da própria time capsule, ou se esse tipo de backup so é possível com um verdadeiro nas com dois ou mais discos.

2. perceber ainda se faz sentido ter uma time capsule tendo ja um modem em casa, ou se não faz sentido e mais vale investir tudo num verdadeiro nas.

3. por ultimo, saber se o NAS por si só é fácil de aceder remotamente sem grandes configurações (sempre presente no finder por exemplo) ou se este ligado a uma Time capsule por usb (nao sei se isto e possivel) se torna mais fácil.

Ter backup dos computadores é sinceramente o que menos me preocupa porque como disse normalmente armazeno tudo o que quero externamente, posso eventualmente ter backups de pastas especificas se for possível fazer isso. Outra coisa é tendo uma Apple tv num futuro breve, qual a melhor forma de aceder a estes conteúdos externos, se por um NAS ou por uma Time Capsule.
 
Não vejo razões para o TimeCapsule, eu só o tenho porque tem muitos mais anos que o NAS que comprei mas neste momento só serve praticamente para AP wireless, nem o timemachine tenho ativado neste momento.

Tudo o que queres consegues fazer com o NAS e tens acesso externo aos discos do NAS em mobile e em pc e em mac , fora e dentro de casa, sem grandes complicações. Podes ainda ligar discos externos ao NAS e também aceder aos discos via wireless como pretendes fazer com o TimeCapsule. Compras um NAS de 2 bays e tas resolvido. Media center, backups , cloud storage. Tens um OS inteiro instalado no NAS, o TimeCapsule tem o disco dele também possível de aceder via wireless e também tens a opção de por um disco externo na porta USB e poder aceder a este mas não tem comparação. O NAS é muito superior em funções e muito menos limitado porque simplesmente corre um OS como um computador normal.

Não sei quanto pretendes gastar mas a titulo de exemplo o meu investimento (tem 2 meses) foi em aproximadamente 615€.
Synology DS 216+ e dois discos WD Red 4TB.
 
Para mim seria importante aceder a estes discos como se estivessem conectados fisicamente aos computadores, ou seja, aparecendo no finder e de forma a puder inserir, apagar ou abrir ficheiros facilmente neles.

Este é o meu Finder, conectado ao NAS. Ele aparece, localmente, automaticamente no menu Partilha, pede as tuas credenciais e a partir daí podes editar e criar as pastas que entenderes. Trabalhas nas pastas como se fossem nativas ao MacOS.

nasjjss4.png



2. perceber ainda se faz sentido ter uma time capsule tendo ja um modem em casa, ou se não faz sentido e mais vale investir tudo num verdadeiro nas.
Tive um Airport Extreme a funcionar durante muitos anos. São boas máquinas, simples de utilizar e configurar. Só não o uso agora porque troquei o ADSL pela rede 4G (vivo na periferia). Se vale a pena? Depende do teu grau de satisfação com o teu router actual.


Outra coisa é tendo uma Apple tv num futuro breve, qual a melhor forma de aceder a estes conteúdos externos, se por um NAS ou por uma Time Capsule.
A AppleTV, para mostrar conteúdo local precisa de um servidor. O Time Capsule não é um servidor (a Apple quer que compres um Mac-mini para esse efeito). Já o NAS, pode ser um servidor e fazer uso de aplicações como o Plex que batem aos pontos o iTunes.
 
@Alone I Break obrigado pelo teu exemplo, sem duvida que o NAS (neste caso synology) me está a encher as medidas. Como disseste, dois bays chegariam para o meu efeito, portanto revejo-me nessa solução que tens para teu consumo. O facto de puder ainda conectar outros discos por usb ou mesmo cartões de memória em alguns modelos também me agrada.

@thendless excelentes exemplos, procurava um resultado desses. Pergunto-te, se tentar aceder ao NAS fora da minha rede local também irei encontra-lo assim no finder ou terei que aceder pelo browser? Quanto a tua resposta 2. : eu não estou muito satisfeito com o router da minha casa, mas como e partilhada nao posso alterar, sera que ligando por cabo a esse e usar para uso próprio no meu quarto teria melhor sinal? resposta. E já agora, tendo os dois aparelhos, Apple Capsule e Synology, qual a melhor forma de os ligar entre si? por cabo rede, ou usb?

Aos dois perguntava ainda quando à Synology, vivo em Londres ha alguns anos e ja vi uns precos interessantes para os modelos da synology por aqui, qual seria o modelo (pode ser algum que a marca ja nao tenha no cataologo) que me aconselhavam, com um minimo de dois bays?nao percebi muito como e que um NAS que suporta videos 4K entre outras coisas me seria util, como disse seria mesmo mais para acesso de ficheiros e servidor para uma possivel apple tv. Obrigado!
 
Fora da rede podes aceder ao NAS de várias formas. Browser, FTP, WebDav entre outros protocolos, incluindo protocos (webdav por exemplo) que te permitem aceder ao NAS pelo finder da mesma forma que vês na screenshot acima.

Ligas o NAS por cabo ethernet (gigabit) que já vem incluindo e não por USB. É tudo pela rede, não há ligações directas no NAS.

Eu aconselho-te o DS216 ou o DS216+ (ou o DS216+ II que é igual mas é uma rev nova do DS216+) para 2 bays.
Tem power suficiente para tudo o que queres. Na AppleTV corres o Plex ou o DS Video para aceder aos ficheiros (video) do NAS.
 
@Alone I Break obrigado uma vez mais. Resumindo acho que sim, fico melhor servido com um nas tanto para armazenar conteúdos como para os ter seguros com um backup, isso talvez fosse mais complicado de fazer por uma time capsule e um disco externo conectado. Uma questão quanto à ligação de um nas a uma time capsule por exemplo: como disseste que teria de ser por cabo ethernet, no meu finder nunca acederia ao nas carregando na pasta do time capsule certo? teria uma ligação para o nas separada do time capsule, está correcto?

Vou ver as hipóteses no mercado para o synology, estava a considerar algo em usado com garantia, ou acham que por questões de durabilidade e segurança e melhor ir por um aparelho novo?
 
O disco do TimeCapsule é o disco do timecapsule, os discos do NAS são os discos do NAS. São sistemas independentes. Se tiveres os 2 ligados e configurados, aparecem-te no finder os 2 servers. Cada 1 com o seu disco interno.

Em relação a usados é como em tudo, se tiver em bom estdo e com garantia, não vejo porque não comprar. Se tiveres algum problema no futuro é mais provavel que seja um disco a morrer do que o NAS a avariar, acho eu.
 
Certo @Alone I Break obvio que prefiro que nada avarie mas se tiver que ser algo que seja o NAS e não ambos os discos. Acho que está tomada a decisão de ir por um NAS sem dúvida, a minha primeira inclinação era a Synology mas já tive algumas pessoas que me disseram que para o efeito os da WD My cloud chegam, que vos parece essa ideia? Não falo dos entry level mas por exemplo comparando um DS216 que já aqui mencionaram com um My cloud EX2100, acham que vale a pena o extra e ir por um Synology? A vantagem mais obvia que vi num negocio com o WD é que consigo por pouco menos de 500 euros esse NAS de duas bay com 12 TB no total (é imenso eu sei mas pelo preço talvez achem que compense). As minhas maiores duvidas estão obviamente na performance de ambos os modelos e nos acessos remotos.
 
Antes de ir para o DS andei a procura de um WD. Nunca usei o WD , visto que não avancei com a compra, mas no geral o Synology irá ser menos limitativo (melhor software) e mais rápido feito por uma empresa com mais experiência que a WD. Provavelmente terá melhor suporte também, no entanto vê as features e reviews do My Cloud e vê se satisfaz as tuas necessidades.

Na gama dos Synology também tens a QNAP.
 
As ofertas comerciais mais populares partem da Synology e da Qnap, como o @Alone I Break referiu, mas o que não falta são soluções, incluindo construir o próprio NAS.

Tens que listar o queres que a máquina faça e estabelecer um orçamento. Enquanto não delimitares a tua escolha vais andar perdido.

Considera que, não és obrigado a comprar logo os discos da capacidade que desejas. Podes colocar uns, que tenhas ai, e ir fazendo o upgrade. Foi o que eu fiz.

No que respeita aos NAS da Synology, podes contactar o distribuidor oficial português - Digicomp - para tirar dúvidas. São muito prestáveis.
 
Última edição:
As velocidades de escrita/leitura dependem do protocolo que usas. FTP , WebDav , http, etc e dependem se estás dentro ou fora da rede.
No site da synology em cada página do produto tens as velocidades de escrita e leitura, eu pessoalmente nunca consegui as velocidades que o NAS teoricamente permite e quase toda a gente com quem falei consegue velocidades melhores que as que estou a conseguir aqui em casa. Desconfio do meu modem/hub (Zon Hub)
 
Este é o meu Finder, conectado ao NAS. Ele aparece, localmente, automaticamente no menu Partilha, pede as tuas credenciais e a partir daí podes editar e criar as pastas que entenderes. Trabalhas nas pastas como se fossem nativas ao MacOS.

nasjjss4.png




Tive um Airport Extreme a funcionar durante muitos anos. São boas máquinas, simples de utilizar e configurar. Só não o uso agora porque troquei o ADSL pela rede 4G (vivo na periferia). Se vale a pena? Depende do teu grau de satisfação com o teu router actual.



A AppleTV, para mostrar conteúdo local precisa de um servidor. O Time Capsule não é um servidor (a Apple quer que compres um Mac-mini para esse efeito). Já o NAS, pode ser um servidor e fazer uso de aplicações como o Plex que batem aos pontos o iTunes.

Olá, aproveito a vossa conversa para perguntar se ao pesquisares na "lupa" do finder, ele vai "buscar" os ficheiros que pretendes ao synology? aos discos de backup e discos externos não vai. Como trabalho em edição e tenho de estar constantemente a recorrer ao finder para encontrar ficheiros, isso ia poupar-me horas d trabalho e stress...agradeço desde já a ajuda.
 
Boas, tenho uma pequena pergunta para quem tem um time capsule.

O que tenho de fazer para ter acesso ao time capsule fora de casa (tenho só 4g com router B593s)? Aceder pelo mbp no trabalho por exemplo ou num ipad...?

Obg pela ajuda
 
Back
Topo