Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Para apagar um shared folder >

Privilege Settings > Shared Folder > selecionas a pasta > Remove

Boa! Finalmente algo que funciona, muito obrigado!
Entretanto descobrir, por aí, uma coisa estranha... a pasta homes tem ocupados quase 100GB mas quando vou ao file station para ver o que lá está dentro, está... vazia...
 
Pois é "normal" como disse, existe pastas e ficheiros que não estão visíveis.

Por exemplo o Kodi, caso já tenhas instalado, pelo file station, nunca vês a onde esta. Para ter acesso, terias que te ligar por telnet, mas lá esta, é melhor não mexer nisso, principalmente se não sabes o que vais fazer, podes "estragar" e terias que voltar a instalar de raiz o sistema.No caso de instalar apps eles usam essas pastas pré definidas, por isso, o melhor é deixar estar sossegadas :)

Mas 100GB é muito, vê se não são ficheiros que estão no Recycle Bin. Tambem não sei se isso é ficheiros de alguma app que já tenhas instalado.

No meu caso essa pasta só tem 52KB.
 
Última edição:
Pois é "normal" como disse, existe pastas e ficheiros que não estão visíveis.

Por exemplo o Kodi, caso já tenhas instalado, pelo file station, nunca vês a onde esta. Para ter acesso, terias que te ligar por telnet, mas lá esta, é melhor não mexer nisso, principalmente se não sabes o que vais fazer, podes "estragar" e terias que voltar a instalar de raiz o sistema.No caso de instalar apps eles usam essas pastas pré definidas, por isso, o melhor é deixar estar sossegadas :)

Mas 100GB é muito, vê se não são ficheiros que estão no Recycle Bin. Tambem não sei se isso é ficheiros de alguma app que já tenhas instalado.

No meu caso essa pasta só tem 52KB.


Pois, é bastante... a reciclagem está vazia, ainda agora mandei apagar tudo. Não instalei nada diferente, ainda para mais que ocupasse 100GB... enfim...

Acabei de apagar no PC o Qsync, aquilo não funciona bem e ainda me vai fazer perder ficheiros. Esteve 10 horas para apagar (na NAS) e não apagou ... isto é de doidos!

Vou experimentar o myqnap cloud, faço o login no site deles www.myqnapcloud.com e agora pede-me para fazer um novo login, já la dentro ... não sei que utilizador nem password colocar aqui ... ja coloquei as pass que utilizo na nas e não dá. Isto está pre definido?
 
Com esses "problemas" que estas a ter, talvez o melhor seja formatar o disco e começar de novo :P

Mas relação a cloud, quando vais esse site, é pedido o nome do NAS, só tens que escrever o nome que lhe deste e depois entrar com o teu user, mas, já tens que ter permitido a ligação no nas, no myQNAPcloud.

Aqui >

myqnapcloud_up_12.png
 
Com esses "problemas" que estas a ter, talvez o melhor seja formatar o disco e começar de novo :P

Mas relação a cloud, quando vais esse site, é pedido o nome do NAS, só tens que escrever o nome que lhe deste e depois entrar com o teu user, mas, já tens que ter permitido a ligação no nas, no myQNAPcloud.

Aqui >

myqnapcloud_up_12.png

A questão aqui é que não criei nenhum utilizador (acho eu) ... a unica pass que tenho é a de acesso à NAS, com o meu email e a pass definida.

A utilização que quero dar à NAS é quase como a tua ... é suposto ser uma coisa muito muito básica... não percebo estas dificuldades todas:
-Ter lá todos os filmes/séries e conseguir aceder dentro e fora de casa, no pc e no telefone. Faltar conseguir aceder ao plex. Vou tentar umas novas dicas com a abertura de portas.
-Conseguir colocar os torrents a fazer directamente na NAS. A mesma questão das portas que talvez consiga resolver com as novas sugestões.
-Conseguir ter uma pasta num PC onde durante o dia vou colocando coisas que vão sendo sincronizadas/armazenadas na NAS para caso haja algum problema com o PC ter tudo seguro. Aqui a qsync parecia perfeito mas isto mas realmente não está a resultar. Que outra aplicação existe para isto ( que funcione ;) )?
 
Utilizador já tens pre definido que é do de admin, é esse que "supostamente" deves usar, alteras é a password :)

Eu acho que os problemas que estas a ter é falta de configuração. No plex, alem das portas, no proprio plex, tambem deves configurar as pastas, e tens que permitir aceder fora da rede.

Para torrents, já tens o transmission, se em casa consegues aceder, só por fora é que não consegues, então é as portas.

Nessa questão de sync, não conheço outra maneira, talvez o @Mr_Padre consiga ajudar em alguma questão tambem.
 
Última edição:
isso do plex e torrents parece mesmo portas sim.

eu para ver multimedia dentro de casa uso o kodi, fora de casa depende, se for algo com bitrate mt alto o plex vai se engasgar todo, filmes remux por exemplo nao consigo ver, agora series normais vejo na boa. para filmes custumo sacar diretamente para onde tou a ver. mas é pouco habitual ver filmes fora de casa.

isso do sync, tambem tentei uma vez e aquilo realmente nao funcionava mt bem, acabei por criar uma pasta no pc e ao fim do dia copio para o nas, nao é bem o que queria mas resolve.
 
Utilizador já tens pre definido que é do de admin, é esse que "supostamente" deves usar, alteras é a password :)

Eu acho que os problemas que estas a ter é falta de configuração. No plex, alem das portas, no proprio plex, tambem deves configurar as pastas, e tens que permitir aceder fora da rede.

Para torrents, já tens o transmission, se em casa consegues aceder, só por fora é que não consegues, então é as portas.

Nessa questão de sync, não conheço outra maneira, talvez o @Mr_Padre consiga ajudar em alguma questão tambem.


Mas existe alguma pass pre definida para o user admin? É que já tentei a que uso na NAS e não funciona.

Pois, plex e transmission também acho que deve de ser isso das portas até porque já consegui aceder uma vez, ainda que só de dentro da rede, agora em nenhum dos dois consigo, nem dentro nem fora.
 
isso do plex e torrents parece mesmo portas sim.

eu para ver multimedia dentro de casa uso o kodi, fora de casa depende, se for algo com bitrate mt alto o plex vai se engasgar todo, filmes remux por exemplo nao consigo ver, agora series normais vejo na boa. para filmes custumo sacar diretamente para onde tou a ver. mas é pouco habitual ver filmes fora de casa.

isso do sync, tambem tentei uma vez e aquilo realmente nao funcionava mt bem, acabei por criar uma pasta no pc e ao fim do dia copio para o nas, nao é bem o que queria mas resolve.
Obrigado também pela tua participação.

Como esta NAS tem android eu pretendo sim instalar o kodi na parte android para depois ver dentro de casa ... mas primeiro queria resolver a parte da NAS em si.

@robertojorge tu que tens muita experiência com NAS achas que podes ajudar?

É que ter uma NAS e ter que fazer "backups" e cópias de pastas "à mão" é um pouco estranho tendo em conta que é mesmo para isto que elas servem.
Essa tua opção de copiar "à mão" no final do dia pode servir para o desenrasque mas não por sistema porque isso obriga-me a ligar o pc todos os dias em casa, o que muitos dias não acontece....
 
Mas em casa como é que tu entras no NAS?

Quando vais o http://192.168.1.x:8080/, não vais para a pagina de entrada do NAS e não te pede um user / pw ?

Em casa abro o qnap pro e ele redirecciona-me para esse endereço que referes. Faço o login com os dados de acesso à NAS que não servem para o acesso a www.myqnapcloud.com. Depois no segundo acesso, já dentro do myqnapcloud é que não aceita esses dados.

Fora de casa acedo da mesma maneira. Abro o qnap pro e ele redirecciona-me para um endereço http://****.myqnapcloud.com:8080/ e utilizo exactamente os mesmos dados de acesso.
 
Obrigado também pela tua participação.

Como esta NAS tem android eu pretendo sim instalar o kodi na parte android para depois ver dentro de casa ... mas primeiro queria resolver a parte da NAS em si.

@robertojorge tu que tens muita experiência com NAS achas que podes ajudar?

É que ter uma NAS e ter que fazer "backups" e cópias de pastas "à mão" é um pouco estranho tendo em conta que é mesmo para isto que elas servem.
Essa tua opção de copiar "à mão" no final do dia pode servir para o desenrasque mas não por sistema porque isso obriga-me a ligar o pc todos os dias em casa, o que muitos dias não acontece....

sim compreendo, no meu caso é so para fazer segurança do pc do work, pelo que nao ha stress. sinceramente nao perdi muito tempo a tentar configurar, mas na altura lembro me que nos testes que fiz funcionava mas dps no dia a dia nao porque a pasta de segurança eram mais de 250k ficheiros. secalhar era mt ficheiro para estar a sincronizar em tempo real. dai ter decidido no final de cada dia faço um .rar com a segurança e dps faço upload pro nas. mas claro, cada caso é um caso.

eu nem tava a falar do kodi no proprio nas, mas nos pcs/tablets/telemoveis que uses dentro de casa. por exemplo eu uso o kodi no portatil qd quero ver algo na cozinha, o nas está no quarto.
 
O login com os dados de acesso é a tua conta de admin.

Antes de ires o www.myqnapcloud.com, tens que ir no NAS ao myqnapcloud e configurar, depois podes usar o site.

Caso queiras, instalas o teamviewer, e eu tento ajudar-te.
 
Última edição:
"Descobri" mais uma coisa hilariante... Estou fora da rede de casa e no telemovel consigo perfeitamente aceder ao conteudo do plex.
No pc, tinha a tab do plex server aberta porque ontem so hibernei o pc e deixei tudo aberto, cheguei aqui, fora da rede e consigo perfeitamente gerir o plex por ai. Decidi ir ao dashboard da NAS e tentar abrir o plex para ver o que acontecia .... não abre, como se a porta estivesse fechada. Ora, se num separador abre porque não abre no outro?!
Num tenho o endereço "como se estivesse em casa" 192.198.1.*:32400/web e no outro *****.myqnapcloud.com:32400/web... num dá e no outro não...
 
Isso não é uma falha, não existe maneira de configurar uma pasta ou ate mesmo mapear uma letra para aceder a uma directoria que esta fora da rede...( de uma forma simples/directa....acho eu) isso já é complicar algo que é simples de usar.

Podes usar o File Station que é basicamente que é basicamente o file explorer.

Os filmes que tu falas é daqueles que "compras" na net? Não sei o que usas para "comprar" esses filmes, mas se é por torrents podes usar o transmission e podes automatizar o unrar.

Nas questão das directorias e estejas a usar 2 discos, podes deixar um só para, os filmes/series e o outro para os torrents.

Pois não deves conseguir aceder, porque provavelmente no router não tens essa porta aberta, mas para esse tipo de utilização o melhor seria usar o Plex, caso queiras ficar com as capas/informações dos filmes, fica mais "bonito" e tal.

Já pesquisei e tal como o KillerWolf disse, não é possível fazer o que pretendes.



O que eu uso é um programa chamado WinSCP e acedo ao NAS através de SSH.

Claro q da pra aceder ao NAS, desde que ele suporte obviamente, da maneira que voces tao a falar, basta apenas que o NAS suporte WedDAV e o local onde vao querer ver os files tambem suporte WebDAV, por ex o Kodi (o plex tb deve dar mas isso ja n sei). Ja testei isso, no work vendo no Kodi, material meu atraves do meu qnap de casa. O windows por ex é q nao suporta nativamente WebDAV, o q é pena. Senao era ainda mais facil.
 
Back
Topo