Impressora 3D RepRap Prusa

Malta :P Tenho tentado calibrar o Bowden, mas tenho tido problemas, o Filamento está sempre a ficar encravado...de um momento para o outro não imprime, e tenho que retirar tudo fora, limpar etc etc...

Alguém tem ideia do que poderá ser?

Os steps estão correctos que já voltei a verificar...

EDIT: Outra duvida, o meu motor de Extrusão, Puxa o Filamento, mas por vezes na Retração "Volta ligeiramente atrás"...Não sei bem como explicar é como se o motor falhasse por uns segundos...
 
Última edição:
@FiwiPITO, se eu bem percebi a questao, isso é o comportamento normal de um retract.
O motor gira ligeiramente para tráz para puxar o filamento.

O entupir pode ter a ver com a garganta. Procura aí para trás , uns posts do baiao, com pics com a diferenca entre as gargantas chinesas para a e3d e a original.

Fico a dever as boas vindas ao novo companheiro de prints !
 
@ajmartins o Nozzle deixa de Imprimir...Agora só não entendo porque, a unica coisa de diferente é que de momento não tenho o filtro...E logicamente tenho agora o Bowden.

Já tive de desmontar o E3D 2x para limpar...

Uma das duvidas que tenho é que o Meu motor anda muito, muito devagar, e por vezes, quando anda para trás parece que desengata...vou tentar filmar...

Edit: @yougurt, é um bocado dificil explicar, mas Tipo, Volta para trás e parece que "perde energia" / Alivia / Fica Solto...Vou tentar filmar.

De momento estou a imprimir aquele teste Circular e parece-me que está a correr bem, reduzi a retracção para 2.5mm.
 
Ahh, isso entao significa que aumentaste o retract desde as ultimas Pics? Na altura disseste que mantinhas o mesmo que usavas em direct.
Se sim, pode ser esse o responsavel. Se o retract for demasiado, pode efectivamente entupir, principalmente entre o ptfe interior e a nozzle em si, na parte inferior, quando nao se usa garganta full metal.
O bowden, do que leio é mais sensivel a este aspecto, porque os valores de retract sao mt mais altos comparando com direct. é precisso encontrar o sweet spot
 
Epah, assim sendo, volta aos 1,8 que tinhas e que nao te dava chatices.
Por si só esse já era um valor demawiado alto para direct. por isso é que tiveste logo bom resultados sem mudar esse valor ( eu bem que estranhei hehehe).

Em direct não me parece haver necessidade em ir além dos0,8 max, mas cada maquina é uma maquina.
Abc
 
Desculpem intrometer-me.....

Método de aperto do nozzle+heatbreak no E3D :

1º - o nozzle aperta-se manualmente ate bater no bloco metálico
2º - desperta-se +- 1mm
3º - coloca-se o heatbreak no bloco metálico e aperta-se até bater no nozzle
4º - com o auxilio de duas chaves (uma para o nozzle e outra para o bloco de metal) aperta-se ligeiramente o nozzle
5º - monta-se tudoe aquece-se a 250º
6º - ainda quente volta-se a apertar o nozzle

Problema que estás a ter:
O motor faz retorno com o filamento encravado(chamado clog): é normal... se o filamento está encravado no nozzle o motor entra em tensão e salta (como se não tivesse força)
O motor faz retorno sem ter o filamento encravado: o driver está a passar pouca corrente ou está com muita corrente..........
 
@FiwiPITO eu tive um monte de problemas ,falta de força (tinha o motor a 0.5A sem saber, subi para 1A e ficou fino por algum tempo) depois como uso tudo chines, o heatbreak full metal estava sempre a encravar(so conseguia imprimir a velocidades estupidamente altas para nao encravar) . desde que substitui o heatbreak para um com o tubo PTFE na ponta resolveu!
 
Boa noite malta,

Provavelmente uma assunto muito discutido, mas para voces qual a melhor extruder. Relação Qualidade/Preço, as melhores opções, as que dão menos problemas, por ai...

Abraço
 
Última edição:
Finalmente tenho um tempinho para responder a algumas coisas que tinha deixado penduradas:

@CyreX, quanto á extrusora, nem sei por onde começar... Tens duas vias! Ou original ou chines ou até um misto das duas.
Seja como for, deves ter sempre alguns spares, de coisas que vaõ à vida com facilidade ( resistencias, thermistor, e eventualmente a hot end até)
A opção do @jbaiao, actualmente parece-me uma boa escolha em termos de custo / beneficio. Ele usa uma e3d chinesa, com a diferenča de ter mandado vir a garganta original. Aqui usas bracket impresso.
Julgo que nunca mais teve chatices depois disso.
para a e3d bowden ainda tens de investir ou imprimir um wades ou um airtripper ou usar uma MK para empurrar o filamento.
A opcao mais low cost de todas, mas que tb funciona bem, ( e a que uso por enquanto) é ires para a MK9 e ou usas o file do baiao para uma bracket ja com sensor , ou adaptas a bracket chinesa.
Ve os meus posts de outubro / dezembro do ano passado para veres como fiz.

depois tens outras alternativas. O @ajmartins gosta bastante da hexagon como allrounder. Já vi tambem clones do titan extruder, que vêm com bracket e me deixaram com o bichinho para uma e3d direct....

Esta até podia ser uma experiencia gira aqui para o forum.
Titan+e3d tudo chines!!!!

@mjonas,
Demorou ( hehe ) mas aqui tens:
http://clever3d.de/epages/7a4290fc-...-9b99-eadef22228e2/Products/c3d-DDP-PEI-natur
50€ mais portes

deixo tambem o link para o desenho tecnico da mesma,caso nao tenhas.
https://github.com/mzbotreprap/VORON/blob/master/Documentation/VORON Bed Plate.png
VORON%20Bed%20Plate.png


@Pynto R , companheiro, foste tu que desenhaste a capa? Muito Bom!
Mete aí a tua conta do thingui para eu fazer follow.

@NJGome , Muito bem vindo ao tópico.
Olha, tens de meter aí umas pics do bicho! Boa escolha. E se o @ajmartins te está a dar aconselhamento, estas cheio de sorte ;)

@silverhunter , se estás com o bichinho olha que é mais facil do que parece!
Com calma, curiosidade , pesquisas, dedicação, ( e cerca de 350/400€ Ou menos) em 3 meses estas a imprimir.

@g_card, hehe, adorei descobrir que usas um set up totalmente chines, tal como eu.
Abc
 
Última edição:
Boa tarde a todos.

Sou o Nelson Gomes e sou muito rookie neste mundo de 3d. Quem me conheçe (ajmartins que me trouxe aqui) sao um apaixonado por diys, isso levou-me a construção de uma Itopie.

Neste momento estou a aguardar a chegada de algumas coisas e a ler muito. Espero dentre em breve poder começar a debitar duvidas sobre possivéis problemas que apareçam.

Desde já um Obrigado pelo bom tópico e boas informações que existe por aqui.

Abraço

Bem vindo! Mais um homem dos multicopteros a juntar-se à festa! Pelo andar da carruagem, ainda montas a tua iTopie primeiro do que eu a minha...

abraço
 
Back
Topo