iPhone A MEO pediu-me €458.38 para desbloquear um Iphone 4S

Expuseste o caso a alguma entidade reguladora? O que responderam sobre esta falta de transparência e acção fraudulenta para com os clientes?
 
Uma questão: alguém na posição do OP mas que não apresente factura da compra (por ter sido a terceiros), como é que a Meo calcula a diferença e determina o preço do desbloqueio?


Já tentei... precisas mesmo de uma fatura

Se não tiveres papéis, nem sequer se dão ao trabalho de ver quanto custa o desbloqueio. Não fazem o serviço

Expuseste o caso a alguma entidade reguladora? O que responderam sobre esta falta de transparência e acção fraudulenta para com os clientes?

escrevi no livro vermelho de reclamações

por parte da MEO, recebi como resposta o primeiro print deste tópico

Por parte da anacom/asae (não me lembro para onde enviam aquilo), ainda não obtive resposta
 
Última edição pelo moderador:
A entidade reguladora do setor e entenda-se aplicável ao assunto em questão é a ANACOM.

A legislação aplicável é o Decreto-Lei n.º 56/2010.

Esta é mais uma daquelas legislações sobre as quais informo, mas se tivesse que dar uma opinião pessoal acerca delas saía alho e truta para tudo o que era lado. E garantidamente não é de leve semblante nem de ânimo leve que digo isto, mas infelizmente e até aparentemente a rondar a surreal, a MEO aparenta ter razão no preço pedido... :n1qshok:

Então é assim:
- se tiveste contrato e período de fidelização, não te podem cobrar qualquer valor (nº 1 do artigo 2);
- se não tiveste contrato e período de fidelização, então já te vão ao bolso tal e qual como te informaram, e podem-te cobrar a diferença entre o que custava o aparelho desbloqueado à data da compra e o que pagaste pelo aparelho (nº 4 do artigo 2)...

Artigo 2.º
Âmbito

1- É proibida a cobrança de qualquer contrapartida pela prestação do serviço de desbloqueamento dos equipamentos referidos no artigo anterior, findo o período de fidelização contratual.
2-...
3-...
4- Não existindo período de fidelização, pelo serviço de desbloqueamento do equipamento não pode ser cobrada uma quantia superior à diferença entre o valor do equipamento, à data da sua aquisição ou posse, sem qualquer desconto, abatimento ou subsidiação, e o valor já pago pelo utente.​

Sem ter existido fidelização é efetivamente a diferença entre o preço do aparelho desbloqueado à data da compra e o valor que se pagou por ele. Se custava €737.38 e pagaste €279, dá mesmo o valor que te informaram.

Agora o que me suscita dúvidas é isto que escreveste:
Como na altura eu paguei € 279 por um USADO
O que queres dizer ao certo com isto? Compraste o aparelho usado a quem, à MEO? Ou a um particular?
E se compraste a um particular que havia comprado à MEO, tens a fatura de compra original do aparelho de forma a que corretamente se possa fazer a conta imposta pelo Decreto-Lei no caso de ser um valor diferente do qual tu pagaste?
 
Ele pode ater comprado a meo ou a terceiros, mas o "valor unitario" do aparelho nao varia esta tabelizado pela operadora que tem uma referencia que nao revelam mas aproxima sempre do valor quando o telemovel foi lancado. Portanto para desbloquear precisa da factura para saber o valor que foi adquirido e subtrair pelo valor unitario, o ano que adquiriu e irrevalante desde que seja apos Agosto de 2010.

Neste caso nem val a pena reclamar, a lei é bem clara, esta no lado deles. Agora a pouco tiveram uma campanha se compra se um telemovel deles com fidelizacao, podia logo desbloquear o telemovel mais algum antigos mais que 2 anos, so bastava enviar ambos is imei, espera pela proxima campanha se houver lol
 
Última edição:
A entidade reguladora do setor e entenda-se aplicável ao assunto em questão é a ANACOM.



Agora o que me suscita dúvidas é isto que escreveste:

O que queres dizer ao certo com isto? Compraste o aparelho usado a quem, à MEO? Ou a um particular?
E se compraste a um particular que havia comprado à MEO, tens a fatura de compra original do aparelho de forma a que corretamente se possa fazer a conta imposta pelo Decreto-Lei no caso de ser um valor diferente do qual tu pagaste?

Comprei o telemóvel usado numa loja de electrodomésticos outlet , bloqueado à MEO (na foto dá para ver onde)

A fatura de compra que eu tenho é esta.


IMG_20161029_075400.jpg




Para todos os efeitos, a história deste telemóvel ANTES de ter sido vendido por esta loja, não interessa. Talvez tivesse vindo de reparação, não sei.

Segundo informações na net, este telemóvel foi ativado pela primeira vez em fevereiro de 2013, ou seja, foi revendido mais de 1 ano depois de ter sido ativado

2016_10_29_075954.jpg
 
Ele pode ater comprado a meo ou a terceiros, mas o "valor unitario" do aparelho nao varia esta tabelizado pela operadora


Correcto... não existe uma tabela de desvalorização, consoante os anos

Para eles, o telemóvel vale 700 e tal euros em 2014, 2016, 2020 ou 2100... nunca desvaloriza...

Eu não me importava de pagar a diferença, mas atualizada a um valor de mercado de referência ATUAL, tal como se encontra no mercado automóvel de usados, por exemplo

Em 2014 um Iphone 4s valia 700 e tal euros... em 2016 o valor de mercado deste aparelho é 500, 400, 300...
 
É engraçado um 4S de 16GB valer 736€ em Julho de 2014, quando ele na altura em que foi lançado cá, desbloqueado, em Novembro de 2011, custava 629€. Pelos vistos o telefone com 2 anos e meio em cima valorizou 100€ :lol:

Tirado to tópico official do iPhone 4S:

Confirmado, Apple Store PT com preços de França!


iPhone 4S 16GB - 629€
iPhone 4S 32GB - 739€
iPhone 4S 64GB - 849€

Post: #1301
Preco iphone 4s TMN:

16 gb - 599€ 32gb - 699€

Cumps.

Post: #1633

Site da Apple a 7 Novembro 2011, com os preços: https://web.archive.org/web/2011110...rowse/home/shop_iphone/family/iphone/iphone4s
 
Já tentei... precisas mesmo de uma fatura

Se não tiveres papéis, nem sequer se dão ao trabalho de ver quanto custa o desbloqueio. Não fazem o serviço



escrevi no livro vermelho de reclamações

por parte da MEO, recebi como resposta o primeiro print deste tópico

Por parte da anacom/asae (não me lembro para onde enviam aquilo), ainda não obtive resposta
Deixa lá que se for como a mim o tempo útil de resposta da Anacom vai ser de vários meses...
 
Back
Topo