Apple Special Event 27 de Outubro - 'hello again'

Confirmaram-se os leaks que circulavam por ai, apesar de não fazer parte do público alvo deste portátil vejo sempre com interesse os lançamentos da apple e no geral gostei do que vi, a touch bar só o tempo dirá a verdadeira utilidade, mas é sem dúvida a "estrela" da apresentação. A escolha de portas poderia ser mais diversificada, mas é inegável que são bastante versáteis, mesmo que para alguns casos seja necessário recorrer a adaptadores, a qualidade de construção parece de topo, mas também não se esperava outra coisa e o ecrã também deverá ser excelente.

O hardware não é nada de especial, mas deverá ser suficiente para a esmagadora maioria dos utilizadores, a única critica é a escolha da gráfica, creio que a serie 10 da nvidia seria uma escolha mais acertada, tanto em termos de performance como no consumo energético.

Sobre o preço não tenho grande opinião, é elevado sem dúvida, mas ai cabe ao público alvo decidir se vale ou não a pena.
 
Última edição:
Mas, na vossa opinião, comprar um de geração anterior é o que POSSO fazer ou DEVO fazer? (ainda não rejeitei a 100% a ideia de comprar um dos novos macbooks - o sem a touch bar - mesmo que doa, nem de me mudar para um PC, mesmo que chore)
Acho que tens que olhar para os modelos actuais de forma pragmática e concluir se eles irão ou não servir-te durante os próximos anos ou se aguentas mais uns tempos com o teu portátil actual enquanto poupas mais uns euros. É uma decisão pessoal.
 
1º - A minha questão prende-se com a politica da empresa e não com quem compra ;)

2º - É natural que tenha havido melhorias, mal era se não tivesse com estes anos todos de espera apenas acho que não justifica a subida de preços simplesmente isso.

3º - A comparação com o café da esquina é o que eu sinto com a marca e nada tem a ver com os outros utilizadores mac.

4º - No meu entender acho que quem sai prejudicado com esta nova apple é pessoas como tu ou eu que utiliza de forma exaustiva o sistema operativo deles, antigamente o mercado da apple estava virado para um publico e tinham que "agradar" esse publico e tentar conquistar novos públicos...com a entrada do iphone a apple apareceu verdadeiramente no mercado global, a marca conquistou um posto ponto final. Se antigamente 90% das pessoas comprava pela rapidez do sistema operativo e fluidez hoje em dia deve ser precisamente o contrario (estou a falar das percentagens :) ), ou seja ganhou muitos novos clientes por outros motivos e "agarrou" os iniciais....daqui para a frente não sei e ai já falo por mim.

5º - Ainda me lembro quando comprei o meu primeiro macbook pro e andei a juntar dinheiro durante meses já que era um simples estudante :D....por isso, quem sou eu para dizer o que quer que seja relativamente ao consumo.

6º - A questão dos preços tem sido dita por toda a parte, basta ver foruns internacionais para veres a reacção dos utilizadores da marca, estao todos indignados com o preço e com a tal contradição da marca em questões de portabilidade e funcionalidade. Não é o típico português, é o típico americano, o típico Inglês que está indignado com o preço e certamente a diferença não é tao grande quanto aqui em Portugal, nem o peso na carteira é tão grande...

Estou inteiramente de acordo, mas se há dinheiro na mesa porque os competidores não estão à altura, há que capitalizar, é a obrigação deles perante os shareholders, se acreditam que conseguem fazer mais revenue no final do quarter. Prejudica-nos enquanto consumidores, mas deixa um buraco no mercado para alguém fazer um real MBP killer, um Surface Book quad-core com specs semelhantes ao 15" rMBP, um XPS 15" 4k com todos os problemas de DPI scaling resolvidos, entre outros portáteis que parecem ser uma alternativa viável, mas falham sempre num ou outro aspeto.

Os problemas que a Apple resolve parecem triviais à partida mas a realidade é que muitos deles não o são. Não é fácil fazer animações tão smooth como as que conseguimos fazer com as gestures do trackpad, o DPI scaling parece à partida simples mas complica quando ligas um portátil em DPI scaling a um monitor 5k com um scaling diferente e a outro 1080p onde não queres scaling, e com a Apple isto funciona sem sequer pensares nisso.

Acredito que não há de faltar muitos anos até alguma empresa acertar em cheio com o que a maioria dos profissionais a sério precisam, e aí a Apple vai ter que responder, ou vai perder muitas vendas. Até lá, acredito que percam algumas, mas ainda nos vão espremer muito.
 
Já com Thunderbolt 2 era possível.
Agora falta OSX de raiz suportar external GPu em thunderbolt 3. Ainda assim Comprar um mac, um external gpu + case para o Gpu já ultrapassa facilmente 3000 euros.

Pegar no modelo 13 com Touch Bar e 16Gb de ram, porque 8 neste momento já começa a ser limitado, 2.339,00 €, Thunderbolt 3 case deve andar por volta dos 400$ ou mais, mais um gpu, se é para comprar uma coisa decente, 1060 da nvidia, 230 euros...

Até que ponto compensa investir nisto :-D:rolleyes:
Ainda bem que a concorrência, está bem viva neste momento, e as ofertas cada vez melhores .

@tlxslb vai aos usados e arranjas um Retina 13 barato.
Nas próximas semanas é o que não vai faltar :)

8Gb's de Ram é limitado onde? O.o
 
"Apple's new MacBook Pros feature four Thunderbolt 3 USB Type-C ports. [...] However, with USB-C the only game in town, you might reasonably be wondering: How in the world do I connect my iPhone to my sleek new MacBook Pro?

The frustrating answer is that you won't be able to do so out of the box. Instead, you'll have to buy a dongle. "

http://www.networkworld.com/article...les-new-macbook-pro-isnt-iphone-friendly.html

Lol. O pessoal vai ter que comprar um daqueles coletes cheios de bolsos para andar com as dongles atrás.
 
A minha prima tinha um Macbook Pro Mid 2009 e quis um computador novo. Ela queria 15" e dado já o preço proibitivo do modelo anterior comprou um Asus de 15" XPTO Gaming 4K. Ecrãs HiDPI em Windows dá sempre porcaria, porque quando se vai escalar as coisas muitas vezes fica tudo borrado. Ainda no outro dia vi o Matlab aberto num Surface e havia ícones e letras desfiguradas devido ao má escalamento que o Windows faz.

Mac OS, iOS, ou mesmo Android funcionam bem com ecrãs HiDPI, o windows :facepalm: Mas o 8 era pior...

o problema é em boa parte dos programas em si, não do windows.. São coisas já com muitos anos , e que depois não lhes apetece mudar o funcionamento para suportar o escalonamento que o windows faz..


Já a nível gráfico estão sempre limitados aos 87W do transformador. Não dá para fazer nada a não ser aumentar a potência do transformador, coisa que a acontecer se ficará pelos 100W porque é o máximo suportado pela porta USB Type-C. O meu irmão tem um HP Omen com um 6700HQ e uma Nvidia 965M com 4GB, mas aquele computador tem um transformador de 120W, o da Apple fornece praticamente dois terços da potência...

Com 100W dá para uma 950M / 960M , que são graficas velhas e mesmo assim terão performance na ordem da Pro 455 / 460. Com as novas pascal com os mesmos 100W conseguirás uma grafica razoavelmente melhor que a Pro 460.

A Apple não têm uma grafica melhor nestes Mac's porque eles preferiram ir para as AMD .. ( provavelmente ficavam mais baratas )
 
Eu fico contente pelo simples facto de eles terem sequer mostrado algo que ponham as pessoas a discutir. As últimas exposições têm sido xoxas e sem sal.

Se a discussão for positiva concordo mas claramente a maior discussão é o preço elevado. Isso é preocupante. Também atiraram para cima o preço de entrada no ecossistema. E a ideia fantástica que um iPad é bom não faz sentido. Não substitui um portátil.

Pessoalmente, o que continua a justificar a opção Apple é o Mac OS. A maioria das pessoas age como se fosse algo sem importância, mas esquecem-se que mudaram para a maçã por algum motivo. Enquanto o Mac OS continuar as dar as garantias actuais, nem penso noutra marca.

Completamente de acordo. Mas tirando o automator no meu caso tudo o que uso existe em Windows. Se prefiro o macOS? Yep.

Mas, na vossa opinião, comprar um de geração anterior é o que POSSO fazer ou DEVO fazer? (ainda não rejeitei a 100% a ideia de comprar um dos novos macbooks - o sem a touch bar - mesmo que doa, nem de me mudar para um PC, mesmo que chore)

Se tens dinheiro para o novo compra o novo. O iPhone se ainda não tens podes esperar pelo próximo. Isto dependendo do que usas mais claro. Eu apenas consumo conteudo no iPhone. Se o teu caso for diferente ai só tu podes decidir.

Estou inteiramente de acordo, mas se há dinheiro na mesa porque os competidores não estão à altura, há que capitalizar, é a obrigação deles perante os shareholders, se acreditam que conseguem fazer mais revenue no final do quarter.

O equilíbrio entre o que se ganha num trimestre e nos seguintes também deve entrar na equação. Se venderem menos Macs e os developers se puserem a andar perdem mais do que ganham. Muitos já sairam da Store. Foi o primeiro passo. Depois vemos apps que só existiam para Mac a passarem para Windows também.

Prejudica-nos enquanto consumidores, mas deixa um buraco no mercado para alguém fazer um real MBP killer, um Surface Book quad-core com specs semelhantes ao 15" rMBP, um XPS 15" 4k com todos os problemas de DPI scaling resolvidos, entre outros portáteis que parecem ser uma alternativa viável, mas falham sempre num ou outro aspeto.

Estes macs também falham no preço. A Microsoft tem aqui uma real possibilidade de com o próximo Surface Pro ganhar mais mercado, tanto aos parceiros como à Apple.

O pessoal vai ter que comprar um daqueles coletes cheios de bolsos para andar com as dongles atrás.

Isso é manifestamente exagerado. Já tens Hubs hoje com várias portas diferentes. E não estou a falar da Dock gigante da Belkin anunciada hoje. Essa é para estar quieta na secretária.

Custava-lhes muito terem lançado o iPhone 7 com um cabo lighting para USB c...

No mínimo deviam mandar com cada MacBook novo o conversor.
 
Depois de umas horas para dormir e pensar melhor sobre tudo o que foi apresentado, não sei mesmo o motivo de tantas queixas.

- Diminuíram substancialmente o tamanho e o peso
- Melhoraram o ecrã - mais brilho e wide color gammut
- Introduziram a barra OLED que pode não ser essencial mas permite pela primeira vez aos developers para macOS criarem elementos de UX diferentes via touch
- Introduziram TouchID com o secure enclave que além de permitir desbloquear o Mac permite compras via Apple Pay e possivelmente integrações noutras apps (1Password era ótimo)
- Bateria do 15" aumentou 1h
- Melhoraram as colunas
- Trackpad 2x maior
- 4 portas USB-C TB3 com capacidade para carregar
- CPU da categoria mais recente (os Kabylake H ainda não estão disponíveis)
- GPU não tenho opinião porque é irrelevante para mim enquanto developer
- SSD mais rápido com 3GB/s bandwidth

Se é caro? Sim. Se é mais caro do que estava à espera? Também.

Agora ler comentários de "só por que tem a Touch Bar já vale os 1700€" e que "se contentam com pouco", acho ridículo. No meu caso paguei bem mais que os 1700€, quase o dobro, e face a todas as melhorias que listei, acho que será a melhor ferramenta de trabalho em que podia ter investido.

Não percebo como se sentem ultrajados pela empresa que faz os portáteis mais premium do mundo ter aumentado o preço do portátil mais caro do mercado quando o melhorou substancialmente.

E agora tens as desvantagens a meu ver

- a escalada absurda de preços sem ter algo de significativo que o justifique em comparação ao modelo anterior (para além de pagar a marca). tem processador melhor? tem. tem ecrã melhor? tem. mas isso não é o que já acontece de uns modelos para os outros? mal seria se não melhorassem nesses aspectos..
- a utilidade que ainda é questionável da touch bar, tanto pode pegar como não
- a remoção do magsafe que era um pequeno pormenor extremamente útil nos macs
- as quatro portas usb-c que também são uma desvantagem.. porque obrigam a andar com adaptadores às costas para fazer algo tão simples como ligar uma pen ou segundo monitor ao pc
- a falta de capacidade de upgrade a nível de memória e ssd (que já não vem de agora). queres fazer upgrade? paga o premium na altura da aquisição, ou compra um novo daqui a uns anos. quando a memória e os ssd's são baratos
 
E agora tens as desvantagens a meu ver

- a escalada absurda de preços sem ter algo de significativo que o justifique em comparação ao modelo anterior (para além de pagar a marca). tem processador melhor? tem. tem ecrã melhor? tem. mas isso não é o que já acontece de uns modelos para os outros? mal seria se não melhorassem nesses aspectos..
- a utilidade que ainda é questionável da touch bar, tanto pode pegar como não
- a remoção do magsafe que era um pequeno pormenor extremamente útil nos macs
- as quatro portas usb-c que também são uma desvantagem.. porque obrigam a andar com adaptadores às costas para fazer algo tão simples como ligar uma pen ou segundo monitor ao pc
- a falta de capacidade de upgrade a nível de memória e ssd (que já não vem de agora). queres fazer upgrade? paga o premium na altura da aquisição, ou compra um novo daqui a uns anos. quando a memória e os ssd's são baratos

Concordo com quase todas as desvantagens, mas ficam aqui algumas notas:

Tenho quase a certeza que a touch bar vai ter uma boa adoption rate por parte dos developers. É preciso é que as implementações sejam coisas bem pensadas, e não algo como o que mostraram no exemplo do Word que te permitia meter texto a bold e coisas do género, onde é mais fácil usar um shortcut ou até o rato para não teres que olhar para baixo, mas a touch bar tem potencial para muito mais.

Já me pronunciei sobre as portas USB mais atrás, mas posso repetir-me. O meu caso de uso é magsafe+headphones on-the-go, e magsafe+hdmi+miniDP+headphones em casa.
Com o USB-C vou ter a possibilidade de chegar a casa, tirar o portátil de mochila e com um só cabo ter o portátil a ligar aos dois monitores, aos headphones e estar a carregar. Para mim é uma vantagem enorme.
Para quem usa muito os USB-A para pens e coisas do género é chato, sem dúvida, mas um adaptador USB-C - USB-A custa 5€ e é de tamanho muito reduzido. Acho que sacrificar uma das portas USB-C, que são retrocompativeis com qualquer uma das portas antes existentes no mac para ter uma USB-A que não é forward-compatible com USB-C seria shortsighted.

Os upgrades de memória e SSD já não são possíveis de fazer no meu MBP que tem quase 4 anos, seria de surpreender se algo mudasse nesse sentido.
 
O USB-C é bem vindo, mas é demasiado radical irem logo para 4 portas disso e mais nada.

Devia ser

2 USB-C/Tbolt 3
2 USB-A 3.1
1 HDMI
1 SD Reader

em nada estragava o perfil baixo das maquinas, tinha suporte ao next gen todo e não precisava de comprar montes de cabos e adaptadores.

Parece que o ideal deve ser a nova dock station da Belkin, claro que se a normal custa 300$, nem quero imaginar a nova.

Enquanto o resto se resolve com o tempo com novos cabos (USB-C para A/micro, USB-C para lightning, USB para HDMI), a retirada do SD é ainda mais gritante, obriga aos fotógrafos, que sempre foi um publico alvo a ter um leitor pendurado. E dado o tamanho pequeno do USB-C não sei se será possivel usar um leitor SD em formato de pen drive, como eu uso. Vai ter que ser um leitor com cabo solto, sorte não ser la muito caro (numa pesquisa rápida vi um a 8£ no ebay)
 
Última edição:
Apple says new MacBook Pro has only 16GB of RAM to save battery life

Q: The lack of a 32GB BTO option for the new MBPs raised some eyebrows and caused some concerns (me included). Does ~3GBps bandwidth to the SSD make this a moot issue? I.e. memory paging on a 16GB system is so fast that 32GB is not a significant improvement?

Schiller: Thank you for the email. It is a good question. To put more than 16GB of fast RAM into a notebook design at this time would require a memory system that consumes much more power and wouldn't be efficient enough for a notebook. I hope you check out this new generation MacBook Pro, it really is an incredible system.

Não sei mas custa-me um pouco a acreditar.
 
Se não tivessem vidrados com a treta do fino e leve, talvez pudessem manter/aumentar a bateria e permitir essa expansão da memória. Parece que se esqueceram que isto é gama PRO e não AIR.
 
Back
Topo