• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo [Upgrade] ~1200 c/Monitor

Em relação aos jogos também não te consigo dizer, deve depender de jogo para jogo. Alguns terão a opção de escolha, outros não e nestes deverás ter 75Hz mesmo sem opção.

E penso que no painel de controlo da Nvidia também deverás ter activada a opção Adaptive Vsync.
 
Sim, no control painel da nvidia aparece-me uma custom resolution com refresh rate de 75hz (mais logo posto uma pic). O @RM37 que teste o forza que tem lá essa opção. De relembrar que tenho o adaptative sync desligado no control panel. Se o ligo e desligo o vsync no jogo tenho muito tearing, parece que o A-Sync não funciona naquele jogo.
 
Ok ok, depois testo isso então...

Hoje já não vou conseguir ver isso, mas amanhã ao final do dia sem falta deixo ficar aqui os resultados :)
 
EU escolhi o que tenho na assinatura, que é o que o combo que mata-pombos mencionou. Gosto bastante do que tenho, jogo confortável, a qualidade é boa, já é mais suave que 60Hz (75 nativos) e o freesync deixa-me tudo sem cortes na imagem. Não tenho razão de queixa nenhuma. A única coisa que mudava, um dia, seria meter um 3440x1440 :P Mas para isso já se pede mais poder gráfico.

Em suma, para mim, foi RX 480 + 29UM68.

Agora atenção, se tu podes ir por 1070 + 144Hz, eu não acho que seja de descurar. É um combo um bom bocado mais caro, mas se suportares as cores de TN, os 144Hz são de valor, não duvides. Especialmente em jogos mais rápidos.

Aproveito o post para tirar uma duvida, notas muita perda de frames com um esse monitor face a um 16:9 1080p?

Cumps
 
Não deve notar nenhuma perda acentuada. Eu fiz o upgrade também, e espantosamente, perdi poucos frames. É uma questão de ter calma nos AA / AF e assim.


Quanto ao teste feito, ele parece-me bem. Convém tirares várias fotos a ver se não apanhas nada de estranho. No meu caso, tirei bastantes na altura só para confirmar. Cheguei a apanhar com 5 frames:
IThVQg2.jpg


Álbum

Um exemplo de frame skipping:
BR2DSvz.jpg
 
A tua sequência de imagens está perfeita, nem podia ser de outra forma. BTW, esse monitor é mesmo qualquer coisa. Ando bastante tentado a recrutar um. :P

@Hakine18 Em relação ao Adaptive Vsync, não tenho a certeza se deve estar ligado ou desligado.
 
A quem interessar, com o 29UM68-P ligado a uma GTX1070 efectivamente consegue-se activar o modo nativo de 75Hz no painel da Nvidia, bastando para isso activar o modo FreeSync no ecrã.

No entanto, no teste que indicaram para verificar se havia frame skipping, não consegui nunca obter mais de 3 quadrados seguidos, e conseguia perceber perfeitamente uma "barra" de 4 em 4 espaços em que nunca registava, mesmo a olho nu era perceptível.

Ainda não satisfeito, fui testar em jogo... Como jogo cs à muitos anos e é um jogo em que se percebe perfeitamente a influencia do frame rate (até porque é jogado a 300fps), achei que seria o teste ideal.
Com esse teste posso dizer que as dúvidas desapareceram todas, a imagem fica cheia de stutter e tearing, sendo impossível jogar... Alterando para 60Hz nativos, tudo volta à normalidade.

Conclusão, para ser usado a 60Hz, funciona perfeitamente como qualquer outro monitor. A 75 Hz, nem pensar, estraga toda a experiência. É mesmo necessário ter uma gráfica AMD para usufruir dos Hz extra.

PS: Do uso que tive com 29" ultrawide, achei uma experiência muito interessante... Mesmo em jogo, a imersão é sem dúvida superior!!! No entanto, ainda falta "optimização" para este tipo de monitores.
Contudo, pude também concluir que continuo a preferir o meu monitor 24" 4K aos 29" 2056*1080... Quem está habituado a tamanha resolução/definição/qualidade de imagem não consegue voltar atrás (não que a qualidade do 29UM68 seja má, não me entendam mal, é muito boa, fiquei muito satisfeito! apenas não se compara ao Dell P2415Q). No entanto, fiquei com vontade de experimentar um ultrawide mais próximo desta resolução, e penso que o futuro passará muito por aí, porque de facto ultrawide faz todo o sentido! Just my 2 cents :)
 
@RM37 Peço desculpa por só agora cá vir responder mas entretanto estive a montar a minha máquina e instalações disto e daquilo e ainda não tive tempo para testar nada.

Acabei por avançar para a GTX1070 e ir para o 24MP68 por agora e de facto consegue-se ter com Freesync ligado os tais 1920x1080 75Hz nativos tanto no Windows como no painel da NVIDIA. Não é necessário criar nenhuma resolução personalizada.

Ainda não tive oportunidade de testar em jogos mas no teste de Frame Skipping também tenho sempre entre 3/4 quadrados seguidos. Em relação à barra que o @RM37 fala, não percebi exactamente ao que se refere mas depois em jogo, como testou, com o Adaptive Vsync ligado no painel de controlo da NVIDIA ou sem ele?

O que noto por enquanto é que com Freesync ligado e os tais 1920x1080 75Hz nativos no Windows, tenho a imagem mais pixelizada e isso nota-se bastante nos azuis típicos do W10 que aparecem normalmente nas janela ou nas selecções dos ComboBox e mesmo nas tiles. Não sei se o @RM37 também notou algo assim, mas @Hakine18 e @miguelbazil vocês não notam isto? É normal? Porque isto nota-se menos em 1920x1080 60Hz com Freesync desligado.

Mais tarde farei também o meu teste em jogos.
 
Sim eu noto isso também. Aliás é logo perceptível quando ligas/desligas o freesync no monitor e estás no ambiente de trabalho (com o fundo azul do w10).
 
Estranhas porque viste a mudança quando ligaste o freesync. Usa isso assim, desliga o computador e no dia seguinte entranhas logo [emoji23]
 
@Hakine18 Usas o monitor com as definições default, ao nível da calibração, ou fizeste alguma alteração? Vou experimentar mais uns dias, mas com as definições default e com o Freesync ligado noto bastante esse "granulado". Pode ser apenas uma questão de hábito como dizes ou então estou muito em cima dele :P Tenho de ver é se o testo em jogos.
 
Ainda não fiz. Andei para lá a mexer mas nunca cheguei a uma definição que me "enchesse os olhos". Tenho que perder um pouco mais de tempo. Também na net não encontrei nenhum icc profile ou até mesmo uns settings jeitosos. Mas o @miguelbazil pode ajudar nisso. Se o 24MP tiver o mesmo painel que o 29UM (em diferentes proporções) ele pode já ter aquilo calibrado e até ser "bom" para os olhos.
 
Boa noite a todos,

Há dois anos, por esta altura, comprei a seguinte configuração:

I7-6700
Seasonic S12II 620W
ASUS B150M-A/M.2
Gigabyte GeForce GTX 1070 G1 GAMING 8GB GD5
Corsair Vengeance LPX Black DDR4 2x8GB 2400MHz CAS14 1.2V
Crucial MX300 750GB
WD Blue 1TB 7200RPM
LG 24MP68-P
Cooler Master Masterkeys Lite L RGB

Recorrendo novamente à vossa ajuda, que upgrades me recomendariam fazer para esta configuração, sobretudo aqueles que possam trazer melhorias significativas de performance? A ideia seria aproveitar ainda algumas promoções desta BF que possam considerar interessantes.

Obrigado.
 
@SideWalker nem por isso. A minha intenção passa apenas por ir actualizando alguns componentes a cada par de anos, de forma a mais tarde não ser necessário um upgrade mais completo e dispendioso.

Um exemplo, em relação à gráfica, uma vez que saíram as novas série 20, a minha questão é perceber se a diferença entre elas e as Pascal é bastante significativa ao ponto de ser um bom investimento fazer esse upgrade nesta altura.

Outro exemplo, apesar de estar bastante satisfeito com o monitor LG, como é um freesync de 75Hz, acabo por sofrer um pouco de stuttering em alguns jogos. No entanto pretendia manter-me num painel IPS. Que boas alternativas existem?

É esse tipo de questões que pretendo colocar. Estou disposto a fazer alguns upgrades, aqueles que fizerem mais sentido, sem definir um limite de orçamento.
 
Back
Topo