Problema Instalar windows em pen ou disco externo?

The_Fish

Power Member
Bom dia, queria saber como posso instalar windows 8 ou o xp em numa pen/disco externo para meter a funcionar em magalhaes. nao tenho a certeza mas o disco deve ter avariado outra vez. se for o disco já era a segunda vez, e 20€ cada disco dava para comprar outro magalhaes. agradecia ajuda.
 
possível é, se ele suportar boot por usb, mas vai ser bastante lento. Há quem tenha feito isso mas com um cartão de memória também
 
eu também me chateei dos vários discos do magalhães que o meu sobrinho já estoirou e também uso esta solução.
No entanto, um aviso. Como já foi dito, pens costumam ser incrivelmente lentas, e um disco de 2.5'' externo, apesar de mais robusto que o do magalhães também não é muito rápido. Isto sem falar que ocupa uma porta usb e o magalhães já tem poucas.
Experimentei boot por SD no magalhães e não funcionou, acho que só mesmo por USB.
Uma opção que quero experimentar é um conversor de cartao SD para zip (o interface do disco do magalhães). Apesar de gastar um pouco no cartão SD, para garantir que é rápido, assim deve funcionar sem ocupar nenhuma porta USB e sem nenhum truque de instalação do windows.
No entanto, actualmente o Windows 8 permite (oficialmente) instalar numa pen/disco usb, por isso há muito menos problemas que no windows 7 e anteriores (onde era mesmo preciso modificar muito para funcionar). Como no PC da empresa não me deixam instalar nada, uso esse truque para ter "o meu PC" e só tive de comprar um disco externo (em usb3 não fica nada lento).
Assim pergunto-te: continuas interessado em meter a funcionar num disco externo (e eu posso-te mandar a receita) ou queres antes ver o adaptador para instalar no lugar do disco?
 
tipo queria so ligar uma pen de 32gb +/- para ir mesmo só a net. nao era para mais nada, era mesmo para brincar. não quero uma coisa que seja muito despendiosa. se der para instalar no meu disco externo tambem queria.
 
Então pronto, receita para instalar o windows 8 num dispositivo USB (pen ou disco, não faz diferença). A microsoft chama a esta instalação windows to go, se quiseres procurar mais informação.
É aconselhado que o dispositivo tenha pelo menos 16Gb, recomendado 32.
Precisas de ter o iso do windows 8 (PT ou EN), uma chave válida do windows 8 e um computador com pelo menos o windows 7 (só para preparar a pen/disco)
Precisas ainda do imagex, uma aplicação da microsoft. Se pesquisares, a microsoft tem um link para o WAIK onde o imagex está, mas se não quiseres descarregar 1,7Gb para sacar 417kb, usa o imagex que envio: https://www.dropbox.com/s/wfwqlurw0vml35h/imagex.zip

CUIDADO, este procedimento vai limpar completamente o dispositivo USB

todas as acções de linha de comandos exigem uma linha de comandos de administrador.
liga o disco a uma porta usb. Com o explorador verifica bem qual o tamanho do disco
abre uma linha de comandos e corre o comando diskpart
depois escreve list disk
vai aparecer uma lista numerada com os discos ligados e com indicação do tamanho.
escreve select disk #, onde # é o número do disco.

CUIDADO, uma escolha incorrecta do disco vai apagar completamente esse disco

escreve clean
a partir deste momento, o disco está completamente limpo, nem sequer partições tem
escreve create partition primary
escreve format fs=ntfs quick
escreve active
a partir deste momento, o disco tem uma partição criada, formatada e marcada como activa para boot
sai do diskpart com exit (e podes fechar esta linha de comandos)
abre o iso do windows 8, por exemplo com o 7-zip e extrai o arquivo \sources\install.wim para uma pasta no disco rígido (não na pen onde vai ser instalado). O imagex deve ficar na mesma pasta
Com o explorador, descobre a letra da pen. Caso não esteja detectado, tira-a e volta a meter.
corre numa linha de comandos, na pasta onde tens tudo (assumindo que a letra da pen é d, muda se não for)
imagex.exe /apply install.wim 1 d:\
ele vai instalar todos os ficheiros na pen, ainda demora uns tempos
depois corre os comandos (continuo a assumir que a letra da pen é d, muda se não for):
bcdboot.exe d:\windows /s d:
bootsect.exe /nt60 d: /mbr
e pronto, a partir deste momento a pen tem boot e tem o windows instalado
liga-a ao magalhaes e arranca (depois de mudar na bios o arranque para o usb). na primeira execução vai pedir a chave e outros detalhes do utilizador
cada vez que mudes de computador vai instalar os drivers para esse computador e reiniciar
 
Obrigado pela sua explicação. vou experimentar logo.

Boas, nao estou a conseguir instalar o windows 8 na pen nem o xp. eu tenho uma pen com o windows 8 para quando formato o pc e o windows xp em cd. e queria instalar um destes dois windows numa pc para ligar a um e em vez de arrancar pelo disco interno arrancar pelo cd e trabalhar a partir da pen.
já procurei tutoriais em pt mas não encontro nada,
 
Última edição pelo moderador:
Não sei se percebi a ideia... Seja como for, oficialmente (leia-se, sem truques e sem problemas), apenas é possível instalar e correr o windows 8 a partir de pen ou disco externo.
Existe uma versão do windows xp para correr a partir de cd, chama-se bartpe, mas é muito limitada. De igual forma existe um truque para instalar e correr o XP a partir de um disco USB ou pen, mas não aconselho nada.
Já tentaste a receita que dei a ver se resolve o problema?
 
já mas nao consigo.. eu ja vi um colega meu arrancar o pc com a pen e ir a net com o windows instalado na pen.
 
Última edição pelo moderador:
a primeira coisa que fiz foi o download do imagex, e clico para abir abre uma janela preta mas nem um segundo fica aberta, fecha logo.
 
pois, o imagex é uma ferramenta de linha de comando, não é suposto ser executado directamente. aliás, a maior parte da receita tem de ser feita em linha de comandos.
 
boas, aproveito este excelente tópico para por uma pergunta: eu tenho o windows8 instalado no meu pc principal posso fazer este procedimento com a minha key desse mesmo sistema operativo ou tinha de comprar outra para esse efeito ?
 
Fiquei na mesma situçao, pelo que vejo a melhor soluçao passa por comprar um Adaptador CompactFlash para ZIF 1.8 e arranjar um cartao CompactFlash para fazer de disco e pronto.
 
Faz o seguinte:

executa a consola como administrador
escreve diskpart
escreve list disk
depois vê qual é a unidade do disco o número dele
vamos supor que é o disco 1
escreve select disk 1
pronto
escreve clean
disco limpo sem partições
escreve create partition primary
escreve format fs=ntfs quick
escreve active
pronto mais nada, apenas vai aparecer a partição do disco/pen.
depois cria uma pasta no ambiente de trabalho passa os arquivos do getwaiktools (link para baixar: https://www.microsoft.com/pt-pt/download/details.aspx?id=5753 abre o getwaiktools depois monta a imagem (baixa o driver clone ou se tiveres o windows 8 clica em montar) depois abre o StartCD clica em Configurar o Windows AIK e instala.
Depois abre o programa podes pesquisar abre em administrador: Linha de Comandos das Ferramentas de Implementação
Pega na ISO do Windows 7 ou 8 que tens e monta-a ou monta o DVD do Windows no Leitor do teu portátil ou pc depois faz o seguinte código e supoem que a pen é o H: e o leitor é o I: o número 2 é a versão ultimate do windows, se por exemplo for uma iso com todas as versões se for só uma mete 1 ok?:

imagex /apply I:\sources\install.wim 2 H:

agora se for uma pen demora uns 60-30 minutos para acabar se for um disco demora uns 5-10 minutos para acabar!!
...
...
Depois de acabar sai da consola, fecha! Depois vai à consola normal e faz:

bcdboot.exe H:\Windows /s H:

...
...
depois fecha tira a pen e mete a no magalhães faz a instalação seguindo os passos e diverte-te!!

Cumps
CyberLinkk2
 
Bom dia, queria saber como posso instalar windows 8 ou o xp em numa pen/disco externo para meter a funcionar em magalhaes. nao tenho a certeza mas o disco deve ter avariado outra vez. se for o disco já era a segunda vez, e 20€ cada disco dava para comprar outro magalhaes. agradecia ajuda.
Simples, você precisa de uma ferramenta fácil para isso. Dê uma tentativa em Windows para ir criador, não há tempo de atraso na inicialização e carregamento do Windows.
 
Back
Topo