Arranque estranho

Antonio Jose

Power Member
Tenho um problema muito estranho que, passo a descrever:
Num desktop com Windows 10 e já com SSD, ao ligar a máquina, faz uma paragem no ecrã de boas vindas de aproximadamente 40 segundos e só depois aparece o ambiente de trabalho. Depois de surgir o ambiente de trabalho, o rato wireless, só mexe tipo 20 segundos depois.
Contudo, se encerrar o Windows e voltar a ligar nos 2 a 4 minutos depois, tudo é rápido e normal. Se só voltar a ligar algum tempo depois de encerrar, volta a fazer o descrito.
Alguém tem uma ideia do que possa ser?
Muito obrigado
 
Última edição:
O ideal será tirar um trace de boot, resume from suspend e/ou fast boot.

1. Download do ADK (Assessment and Deployment Kit) 1607- https://go.microsoft.com/fwlink/p/?LinkId=526740
2. Durante o setup, seleciona apenas "Windows Performance Toolkit"
3. Depois de instalado inicia o WPRUI (Windows Performance Recorder)
4. Escolhe "Boot", "Verbose", "File" e 1 iteração
5. A máquina vai fazer restart automático
6. Faz logon normalmente e espera 200 segundos
7. Faz upload do ficheiro ETL (em Documents\WPR Files) para um serviço cloud à tua escolha e partilha
8. Repete os passos 4 a 7, mas em vez de "Boot" escolhe "Standby/Resume" e depois o mesmo "Fast Boot".

Thanks,
anthonws.
 
O ideal será tirar um trace de boot, resume from suspend e/ou fast boot.

1. Download do ADK (Assessment and Deployment Kit) 1607- https://go.microsoft.com/fwlink/p/?LinkId=526740
2. Durante o setup, seleciona apenas "Windows Performance Toolkit"
3. Depois de instalado inicia o WPRUI (Windows Performance Recorder)
4. Escolhe "Boot", "Verbose", "File" e 1 iteração
5. A máquina vai fazer restart automático
6. Faz logon normalmente e espera 200 segundos
7. Faz upload do ficheiro ETL (em Documents\WPR Files) para um serviço cloud à tua escolha e partilha
8. Repete os passos 4 a 7, mas em vez de "Boot" escolhe "Standby/Resume" e depois o mesmo "Fast Boot".

Thanks,
anthonws.
As minhas desculpas mas, é muito confuso para mim.
Pode explicar melhor?
O que se pretende com estes procedimentos?
Cumprimentos
 
Na prática é tirar uma "fotografia temporal" de todo o processo de arranque da máquina, para que se consiga ver qual a causa para o tempo dispendido (40 + 20 segundos).

Pode ver outros posts aqui no Zwame onde já fiz o mesmo tipo de análise. Basta seguir as instruções, vai ver que não é assim tão difícil.

Hth,
anthonws.
 
Na prática é tirar uma "fotografia temporal" de todo o processo de arranque da máquina, para que se consiga ver qual a causa para o tempo dispendido (40 + 20 segundos).

Pode ver outros posts aqui no Zwame onde já fiz o mesmo tipo de análise. Basta seguir as instruções, vai ver que não é assim tão difícil.

Hth,
anthonws.
Vou fazer o que me indica mas, irá ser dificil concluir algo porque, ao fazer o restart, tudo irá correr bem. Como disse, só acontece esta anormalia após a maquina estar desligada alguns minutos... Entende?
 
Vou fazer o que me indica mas, irá ser dificil concluir algo porque, ao fazer o restart, tudo irá correr bem. Como disse, só acontece esta anormalia após a maquina estar desligada alguns minutos... Entende?
Entendo :)

E por isso mesmo solicitei os 3 cenários -> Boot, Standby/Resume e Fast Boot!

Venham lá traces que o resto é caminho!

Hth,
anthonws.
 
Back
Topo