[Projeto] Waterchiller TEC

ao dinheiro que estas a torrar com a brincadeira dos peltier (sem falar no consumo energético que isso vai ter) terias feito um simples sistema com compressor NN vezes mais eficaz!

boa sorte.
 
@godevskii Sim eu isso tive atenção, mas no bloco optei por um bloco barato em cobre daqueles baratos do ebay, que assim se corroer não é nada de muito caro.
ao dinheiro que estas a torrar com a brincadeira dos peltier (sem falar no consumo energético que isso vai ter) terias feito um simples sistema com compressor NN vezes mais eficaz!

boa sorte.


Sim uma das ideias iniciais era usar um compressor, só que não tinha material para construir o water chiller.

Até tenho dois compressores em casa parados que arranjei na altura que iniciei o projeto um de um frigorífico e outro de uma arca
 
tens um frigorifico ou arca funcional?
visto que dizes que só vais usar isso algum tempo, arranjas um deposito jeitoso (20L, 40L(2*20) ou mais) e metes la dentro com tubo de in e out.
como ja tens arduino e afins é só precisas de acrescentar uma bomba e um permutador de calor ao teu WC normal, e ficas com isso funcional.
 
os dois compressores estão arrumados mas estão funcionais, o único problema que achei nisso foi não ficar algo compacto, visto aquilo só ligar quando eu for fazer uns benchs acho que não me compensa ter ao lado do PC um reservatório de 40 litros por exemplo.
Básicamente o meu WC ia sugar a água do reservatório segundo a tua ideia certo?
 
nao, irias ter um permutador a interligar os sistemas.
o reservatório enorme dentro de um frigorífico servia de permutador e deposito de inercia (por isso te aconselhar algo grande)
 
nao, irias ter um permutador a interligar os sistemas.
o reservatório enorme dentro de um frigorífico servia de permutador e deposito de inercia (por isso te aconselhar algo grande)
pois acho que isso iria ficar demasiado grande para usar ocasionalmente , eu estava a tentar colocar independente se um compressor ou uns peltiers dentro de uma mini itx quadrada ou dentro de uma haf 915
 
Pessoal aproveito e tiro já uma duvida, vou ter que usar uma placa de cobre entre a base do cooler e o peltier , e entre a base do bloco e do peltier , porque o peltier tem 62mm e as duas bases tem 50mm .

Em termos de espessura para o cobre qual recomendam ?
 
atualmente vou ter que reformular o projeto , atualmente em fase de testes, devido ao cooler da vga ter aluminio vai corroer quando submerso .

Alternativas em estudo :

liquid-cold-plate.jpg


ou

aavtube_coldplate.jpg


Ou em ultimo caso uso um bloco .
 
Esses rads são muito bons pelo preço, o único senão é terem baixo fpi mas para usar com fans SP a baixa rotação são um must.

Depois mete fotos disso tudo montado para ver como está a ficar a coisa.

Cump's
 
Esses rads são muito bons pelo preço, o único senão é terem baixo fpi mas para usar com fans SP a baixa rotação são um must.

Depois mete fotos disso tudo montado para ver como está a ficar a coisa.

Cump's

sim também achei o preço 5* e ando a pensar meter umas fans de 1300rpm e adicionar outro rad.
A caixa vai ser uma haf 915 , consegui uma com um pequeno defeito barata.

agora estou na parte mais trabalhosa , sondar sondas resistências etc
 
Última edição:
Pessoal ajudem me aqui , vou usar os peltiers de 40A estava aqui a comprar mais uns acessórios , qual mosfet compro ?

Já agora uma haf 915 sem a grelha de cima por 20€ é bom negocio para meter o chiller dentro ?
 
Coisas que falta adquirir :

-Outro radiador
-Mais massa térmica para os testes
-Outro lcd para o arduino
-HAF 915
-um bico para o ferro de solda mais fino que o que tenho
-a minha fonte tem 90A nos 12 Volts as tantas meto mesmo 2 peltier de 40A


E soldar , tenho com calma soldado as coisas porque isto é preciso uma paciência .
 
Essas viram assim quando as comprei no ultimo post já as tinha cortado , cortei de 70mm por 70mm porque os peltiers sao de 62mm
A minha questão é como recortar x)

Precisavam de umas tiras de cobre com boa condutividade em forma de L, mas não sei como moldar para a forma que quero
 
Fans para os rads escolhidas : cooler master fan pro air pressure



Bem pessoal consegui uma HAF 915F a bom preço com um pequeno "problema"
nao tem a rede de cima , como se pode ver na figura.

A minha soluçao atualmente passa por :

-Colocar um acrilico preto à medida
-Mandar fazer uma placa em inox que tenha suporte para um rad e coloco um em cima .

WP_20161014_001_132_.jpg



Falta ainda negociar o preço dos peltiers de 40A porque estão a comemorar o ano novo chines.

O que já esta encomendado :

-520 Resistencias , que estao me a faltar algumas para as soldas
-30G de massa termica , de uma marca rafeira , que vou usar no inicio enquanto nao estiver na fase final
-botoes para colocar na frete da caixa
-ponteira fina para o ferro de soldar, para soldar estás coisas pequenas
-5 mosfets, dois para os peltiers, um para a bomba , e um para as fans dos radiadores .
-Outra bomba e outro bloco para o reservatório da agua fria .
-8 conectores
-hub fans
------------------------------

Falta comprar :
-acrílico para tapar a parte de cima da caixa
-Radiador havoc 360
-[Sem certeza ] comprar um rad da phobya 120 g-charger para a parte de traz, se conseguir colocar devido a espessura .
-fans para o rad
 
Última edição:
comprei tambem uma ds18b20 para adicionar ao reservatório do loop dos peltiers.

Mais umas compras para o protejo , já adicionei a lista.

agora o que falta comprar , depende exclusivamente do espaço que tenho na caixa .

Fazer as medidas a ver se cabe um rad de 120 na parte traseira , se nao bate nos laterais, e/ou se consigo adicionar um rad no acrilico em cima de 240.

A ver se depois com estes dados todos consigo fazer uma dashboard
 
Última edição:
Back
Topo