• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

aquisição de portátil p/ trabalho [máx 1000€]

XONPT

Power Member
1) Qual é o orçamento disponível?

preferencialmente entre 800-900€, posso esticar para 1000€ mas só se valer mesmo a pena

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

d. Tamanho vulgar: 15" - 15.6"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

não quero marcas brancas, apenas as que têm boa assistência e não tenham fama de problemáticas

4) A que tarefas se destina o portátil?

para trabalho em AutoCAD, programas 3D como Sketchup e outros e programas Adobe
mas nada de tarefas muito pesadas, porque os trabalhos pesados faço-os no fixo...

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

misto

6) Quantas horas de bateria necessitas?

prescindo de uma bateria longa porque tenho sempre onde o ligar à corrente

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?

não

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)

3. 1920x1080

9) Quando é que vais comprar o portátil?

até ao final do mês de Janeiro

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?


SSD de 256gb (ou mais) é essencial, mas só preciso de 1 disco
bom ecrã, preferencialmente IPS
preferencialmente 16gb ram... se for 8gb tem de ser expansível
não vou jogar e os programas que uso são todos à base de CPU, logo dou mais importância a um bom CPU
no entanto a gráfica tem que ser Nvidia e no mínimo com 2gb dedicados

nota extra: não preciso de SO e não vou usar som, nem DVD, nem webcam, etc, dispenso tudo isso
 
não quero marcas brancas, apenas as que têm boa assistência e não tenham fama de problemáticas

desde quando é que ser marca branca (assumo que estejas a falar dos clevos) significa que têm má assistencia ou seja mais problemática ??


----------

>> i5 HQ

MSI CX62 6QD-462XPT : 700€
+ SSD M.2 2280 Crucial MX300 275GB : 100€
+ Crucial 8GB DDR3 1600MHz : 50€
= 850€

Clevo N550RC
+ i5-6300HQ , 16GB RAM, 950M, 275GB MX300, 1TB 5400rpm, Intel 8260
= 850€

Acer Aspire V15 V5-591G-55T2
+ SSD M.2 2280 Crucial MX300 275GB : 100€
+ Crucial 8GB DDR3 1600MHz : 50€
= 880€

>> i7 HQ

Acer Aspire v15 V5-591G-71KP: 800€
+ SSD M.2 2280 Crucial MX300 275GB : 100€
+ Crucial 8GB DDR3 1600MHz : 50€
= 950€

MSI GL62M 7RD-288XPT : 1000€
+ Crucial 8GB DDR4 ECC 2133MHz : 50€
= 1050€
 
não digo que seja necessariamente assim e nem conheço os Clevo, mas já tive más experiências com marcas brancas... e gato escaldado... né?


mas obrigado pelas sugestões, várias e para cada gama de preço diferente, muito útil

vou então vê-las mais aprofundadamente e logo mais já dou uma resposta mais sustentada
 
Sim, eu coloco logo de parte se não tiver um ecrã IPS... para o trabalho que faço é essencial

E eu não disse que Clevo é uma marca branca, só disse que desconheço, porque nos últimos anos sempre tive só fixo e nunca precisei de portátil, até agora.

Mas até estive a fazer algumas configurações no site da *****, só que tenho uma questão:

eles anunciam novos modelos para finais de Janeiro, nomeadamente com os processadores Kabylake... significa que vai haver variações de preços quando chegarem esses modelos? ou seja, é melhor comprar agora ou esperar por esses novos?
 
E eu não disse que Clevo é uma marca branca, só disse que desconheço, porque nos últimos anos sempre tive só fixo e nunca precisei de portátil, até agora....

...eles anunciam novos modelos para finais de Janeiro, nomeadamente com os processadores Kabylake... significa que vai haver variações de preços quando chegarem esses modelos? ou seja, é melhor comprar agora ou esperar por esses novos?
Pois não disseste mas há um utilizador habitual desta secção que tem problemas de interpretação. Eu se fosse a ti esperava. Mas é sempre complicado saber o que vai acontecer.
 
Acho que devias esperar até ficarem disponíveis mesmo, as vezes vêm mais baratos. Os meus colegas já encomendaram mesmo os deles, mas ficaram com o compromisso de se viesse mais barato, devolviam a diferença.
 
não digo que seja necessariamente assim e nem conheço os Clevo, mas já tive más experiências com marcas brancas... e gato escaldado... né?

podes ser mais especifico ?

eles anunciam novos modelos para finais de Janeiro, nomeadamente com os processadores Kabylake... significa que vai haver variações de preços quando chegarem esses modelos? ou seja, é melhor comprar agora ou esperar por esses novos?

Os velhos já estão com baixas de preço, a esgotarem as ultimas unidades..
Sim, eu coloco logo de parte se não tiver um ecrã IPS... para o trabalho que faço é essencial

ser IPS não signiifica que seja um bom ecrã..
 
quando eu falo em IPS é em resposta ao Slowdive, porque sei que para trabalho gráfico um painel TN não serve

mas já estive a ver os modelos sugeridos e outros e acho que já sei mais ou menos o que quero a nível de componentes, quer seja Clevo ou outra marca

acho que a única dúvida que me resta é (utilizando o exemplo dos Clevo, mas aplicável a todas as marcas):

850€ por um 6300HQ + 950m vs. 950€ por um 7300HQ + 1050

no caso da gráfica penso que não me vai fazer muita diferença porque, como disse, o software que uso é à base de CPU, e não vou jogar
por isso, de um processador para o outro, justifica-se a diferença de 100€??
 
quando eu falo em IPS é em resposta ao Slowdive, porque sei que para trabalho gráfico um painel TN não serve

Mas é exactamente isso que estou a dizer.. Ser IPS não significa que sejabom para trabalho grafico, não significa que tenha boa qualidade de cores e precisão..
E o contrario tambem, ser TN não significa que seja seja mau...

acho que a única dúvida que me resta é (utilizando o exemplo dos Clevo, mas aplicável a todas as marcas):

850€ por um 6300HQ + 950m vs. 950€ por um 7300HQ + 1050

no caso da gráfica penso que não me vai fazer muita diferença porque, como disse, o software que uso é à base de CPU, e não vou jogar
por isso, de um processador para o outro, justifica-se a diferença de 100€??

a diferença de processador é uns 10% , não é por ai que vais ganhar muito..
 
sim, ser IPS significa que é melhor para trabalho gráfico, porque: sim, têm melhor representação de cores, têm melhores pretos, e menor variação de cor consoante o ângulo -- muito útil, por exemplo, quando estás a mostrar algo a um cliente...

os TN podem ser melhores para jogos pelo tempo de resposta, mas eu não vou usar para jogos...

é claro que podes ir buscar o exemplo de um TN de gama alta vs. um IPS de gama baixa e aí o TN é melhor, mas aí estás a comparar os melhores pneus de um Fiat 127 contra os piores pneus de um Ferrari... não é comparável.


o que está aqui em questão são painéis em portáteis na mesma gama de preços, e na mesma gama de preços IPS é melhor para trabalho gráfico


obrigado a todos pela ajuda, acho que já tenho informação suficiente, depois posto aqui qual foi a decisão final
 
sim, ser IPS significa que é melhor para trabalho gráfico, porque: sim, têm melhor representação de cores, têm melhores pretos, e menor variação de cor consoante o ângulo -- muito útil, por exemplo, quando estás a mostrar algo a um cliente...
só que não..

- têm melhores pretos : meh... A maior parte costuma ter , sim; mas naão todos..
- representação de cores : não
- angulos de visão visão elevados : sim (mas estando a trabalhar duvido muito que alguem esteja a usa-lo praticamente de lado.. )

é claro que podes ir buscar o exemplo de um TN de gama alta vs. um IPS de gama baixa e aí o TN é melhor, mas aí estás a comparar os melhores pneus de um Fiat 127 contra os piores pneus de um Ferrari... não é comparável.


o que está aqui em questão são painéis em portáteis na mesma gama de preços, e na mesma gama de preços IPS é melhor para trabalho gráfico


obrigado a todos pela ajuda, acho que já tenho informação suficiente, depois posto aqui qual foi a decisão final


Mas se estás assim tão confiante, tenho um teste para tu fazeres..
Quais destes ecrãs é que achas que são IPS e quais seriam TN ..

screensComp2.png
 
ok, tens razão...
a minha experiência profissional de anos a trabalhar em programas de imagem com monitores IPS (só em casa tenho 3 diferentes) não passa de um efeito placebo, e todas as vezes que critico algum conhecido meu que usa monitor TN e trabalha com imagem, estou errado porque quando o monitor dele apresenta cores deslavadas e pretos que são cinzas, sou eu que estou a ver mal...

mas faz uma coisa então: vai a TODOS os fóruns de utilizadores de Photoshop, desenho digital e outros relacionados com imagem, e corrige lá todos os peritos que aconselham IPS, e corrige todos sites tecnológicos que dizem precisamente o mesmo que eu disse, porque estão todos errados e afinal os monitores TN é que são apropriados para trabalho gráfico


não leves a mal, agradeço-te as sugestões e a ajuda na escolha do portátil, mas quanto ao resto parece que gostas provocar discussões ao descontextualizar as coisas, ou como diz o Slowdive ali mais acima:

há um utilizador habitual desta secção que tem problemas de interpretação

obrigado pela ajuda e opiniões
 
a minha experiência profissional de anos a trabalhar em programas de imagem com monitores IPS (só em casa tenho 3 diferentes) não passa de um efeito placebo, e todas as vezes que critico algum conhecido meu que usa monitor TN e trabalha com imagem, estou errado porque quando o monitor dele apresenta cores deslavadas e pretos que são cinzas, sou eu que estou a ver mal...

mas faz uma coisa então: vai a TODOS os fóruns de utilizadores de Photoshop, desenho digital e outros relacionados com imagem, e corrige lá todos os peritos que aconselham IPS, e corrige todos sites tecnológicos que dizem precisamente o mesmo que eu disse, porque estão todos errados e afinal os monitores TN é que são apropriados para trabalho gráfico


não leves a mal, agradeço-te as sugestões e a ajuda na escolha do portátil, mas quanto ao resto parece que gostas provocar discussões ao descontextualizar as coisas, ou como diz o Slowdive ali mais acima:

again, se estas assim tão certo disso faz o teste, se achas que é assim tão obvio e certo nem 5 mins deves demorar...
O que é que tens a perder ?

Eu não estou a dizer os que IPS são maus e que os TN é que são bons . Eu estou a dizer quea qualidade do ecrã para esses fins não depende simplesmente se o ecrã é IPS ou TN..
Boa parte dos melhores ecrãs são IPS ? Sim . Mas isso não significa que todos os IPS são bons.
Assim com os TN's , existem alguns TN's com muito boa qualidade de cores..

não leves a mal, agradeço-te as sugestões e a ajuda na escolha do portátil, mas quanto ao resto parece que gostas provocar discussões ao descontextualizar as coisas, ou como diz o Slowdive ali mais acima:

Sim, gosto... Porque é a discutir os assuntos que se trocam ideias e opiniões, que se aprende, e que se evolui,que se aumenta o conhecimento... Não é a ficar calados e/ou a ignorar o que os outros dizem ou mostram .....
Discutir não é uma coisa má..

Eu referi a Clevo porque costuma ser a marca que quem passa por cá costuma ser referenciada como marca branca (coisa que esse senhor parece que não sabe, e somo se acha detentor de toda a sabedoria começa a atacar os outros )
 
Última edição:
então estamos a dizer o mesmo... é claro que existem TN com melhor qualidade (para trabalho gráfico) do que IPS, mas isso é a excepção à regra, e se forem da mesma gama de preços, mais excepção é............

para teres um portátil com monitor TN que seja melhor do que um IPS de 1000€, por exemplo, já tens de ir para a gama de portáteis de 1500-2000€

então não são comparáveis

e o teste que propões, sabes bem que se eu quisesse fazia uma busca pela imagem e encontrava o site de origem dessa imagem e acertava neles todos porque fazia batota lol

mas enfim, ainda bem que percebes que não estou aqui para criar atritos com ninguém, porque muitas vezes as pessoas na net não entendem o tom em que são escritas as coisas e ficam ofendidas...
ainda bem que não é o caso


mais uma vez, obrigado pela ajuda, acho que já retirei toda a informação que precisava e quando decidir por uma compra volto aqui para informar qual foi
 
então estamos a dizer o mesmo..

eu tenho tido a mesma coisa desde o inicio... Em nenhum lado disse que os TN's eram melhores que os IPS.

ser IPS não signiifica que seja um bom ecrã..


Mas é exactamente isso que estou a dizer.. Ser IPS não significa que seja bom para trabalho grafico, não significa que tenha boa qualidade de cores e precisão..
E o contrario tambem, ser TN não significa que seja seja mau...

---

é claro que existem TN com melhor qualidade (para trabalho gráfico) do que IPS, mas isso é a excepção à regra, e se forem da mesma gama de preços, mais excepção é............

para teres um portátil com monitor TN que seja melhor do que um IPS de 1000€, por exemplo, já tens de ir para a gama de portáteis de 1500-2000€


são poucos, sim; mas não são obrigatoriamente caros.. Não precisas de 2000€ para encontrar um TN bom ..
Arranjas a 1000€ ecrãs IPS piores que TN que estão noutros portateis a 1000€ .. (chegas até a arranjar um modleo de portatil a 2000€ com ecrã IPS pior que TN's a 1000€)

A imagem que meti são quase todos portateis da mesma gama de preços (800€ ~1100€); dai o interesse da comparação..


e o teste que propões, sabes bem que se eu quisesse fazia uma busca pela imagem e encontrava o site de origem dessa imagem e acertava neles todos porque fazia batota lol

sim, se quiseses poderias fazer batota, mas eu estava a confiar na tua honestidade.. Poderia tb fazer a pergunta de outra maneira, daqueles quais é que acharias que são bons e maus ecrãs..

btw, aquela imagem é um composito de imagens; não a tens em nenhum sitio com o a indicação a que portateis/ecrãs correspondem..
Ainda terias de perder muito tempo até descobrires a que portatil corresponde cada ecrã ..
 
Back
Topo