Empregos de informática no estrangeiro

Obrigado pela opinião. Ainda assim achas que vale a pena ou não?

A ideia era inscrever-me posteriormente no curso de nivel A1. Em setembro iria conviver com Alemães o que iria facilitar o processo...
 
Boas pessoal,

Vou aproveitar esta thread para vos pedir uma opinião.

No próximo ano lectivo estou a pensar em fazer Erasmus na Alemanha . Este vai ser o meu último ano lectivo e como tal equaciono a possibilidade de ficar lá a trabalhar ou quem sabe tentar algo na Suiça.

A questão é , a lingua é um factor importante? Inscrevi-me num curso da lingua Alemã mas não sei se o irei usar no futuro , ou se de me deva preocupar com outras coisas.

O curso custa 200€ e tem a duração de 48h. Dá me o nivel de pre-iniciação. Em seguida posso me inscrever no A1.

Thanks

Tal como já te disseram, o Alemão não é muito fácil.

Estou a morar em Berlim, e apesar de muita gente falar inglês (muita mesma) saber Alemão é uma grande mais valia. A nível profissional é facil teres um ambiente "em inglês" mas para o dia a dia, certamente, vais sentir falta de saber alemão.

Para além disso, fora de Berlim só tende a ser pior e tens imensas cidades que dificilmente encontras alguém a falar inglês.

Sendo que vais fazer Erasmus, diria que dificilmente encontras alguma das pessoas que vás conviver diariamente (devido à questão do range de idades) que não fale inglês.

Para além disso se queres ir trabalhar para Alemanha ou Suiça, então diria mesmo que no teu caso saber alemão é uma enorme mais valia.

Como tudo é uma coisa que vai com o tempo, e aconselhava-te se puderes a fazer esse mesmo curso quando já tiveres na cidade alemã para onde vais, se tal for possível.
 
Como tudo é uma coisa que vai com o tempo, e aconselhava-te se puderes a fazer esse mesmo curso quando já tiveres na cidade alemã para onde vais, se tal for possível.

Mas és da opinião que não deveria fazer já o curso?

A minha ideia era fazer o curso de pré-iniciação e o curso A1 cá em Portugal . Já na Alemanha inscrevia-me no curso A2 .

Já agora a minha área de estudo é Engenharia e Gestão de Sistemas de Informção.
 
Na suica se tiveres alemao no portfolio tens acesso muitas mais ofertas. Só com ingles e sem experiencia e muito mais complicado arranjar oportunidades
 
Eu abri empresa porque é mais eficiente a nível fiscal. Mas quais são as dúvidas que tens, pode ser que consiga ajudar...

Agradeço desde já a atenção. A questão é um pouco mais profunda, passo a explicar...

Trabalho como consultor, (por uma empresa de consultadoria), em desenvolvimento de software numa àrea muito específica da IBM, no sistema iSeries, também conhecido como AS400, onde programo na linguagem RPGILE (com SQL em alguns módulos). Apesar de estar há pouco tempo por esta empresa de consultadoria, estou há muitos anos a trabalhar na minh área (desde 2008 que desenvolvo nesta linguagem).

Neste momento estou a aguardar projecto e tenho estado a ver o mercado de trabalho na minha àrea. Dei conta de alguma oferta no UK, uma ou outra posição permanente (a rondar os 40K brutos anuais) e uma posição para "contractors" com uma rate diária entre os 250 a 350. Nesta oferta em concreto é para, pelo menos seis meses, com possibilidade de continuar e até aprender novas tecnologias (pelo que diz a descrição).

Não tenho nada em concreto, apenas estou a fazer o meu "trabalho de casa" mas estava a ponderar se valia a pena emigrar para UK, abrir uma "Limited company" em vez de Umbrella e iniciar o meu percurso profissional fora do país. Não é fácil para mim sair do país pois tenho algumas responsabilidades familiares em Portugal pelo que tinha que ponderar muito bem a forma como entraria no mercado de trabalho do UK.

Pelo que li uma "Limited company" é melhor em termos fiscais e para projectos superiores a 3 meses. Seria depois necessário descontar alguma coisa para Portugal (S.Social ou algum outro imposto)? Numa empresa no UK pagam-se os impostos mensalmente quando se está em projecto e depois quando se aguarda pelo próximo? Estou essencialmente a ponderar os riscos e os benefícios de um passo destes.
 
Vou começar pelo fim. A nível de impostos depende da tua residência fiscal que é determinada pelo número de dias que passas em cada país (mais de metade do ano). Devido aos acordos de não dupla tributação é possível não pagares impostos a dobrar.

Mas na prática, podes declarar em Portugal o que ganhaste lá e declarar no uk o que ganhaste cá. Na rara probabilidade de seres investigado, desde que não estejas a fugir aos impostos não há de haver grande stress.

Se tiveres a trabalhar via umbrella basicamente todo o dinheiro que cobras por mês é te pago, podes pôr algumas despesas para abater no bruto e depois pagas Tax e SS sobre o restante. Com Limited company não precisas de pagar SS, e o tax que pagas tb é menor. Os impostos só pagas anualmente, tanto da empresa como pessoais. Tens alguns custos como contabilista, seguros, etc.. Por isso dizem que se só tiveres 3 meses de contrato mais vale umbrella.

Quanto à rate, por 250 acho que não compensa face aos 40k/ano. 350 é melhor mas é um valor baixo mas é equivalente aos 40k, não sei se na área são esses os valores que pagam e depois tb depende se vais estar em Londres ou não.

Se na tua área houver rates mais altas então vale a pena, por exemplo eu comecei em 375 e ao fim de um ano já estava com 600.
 
A vaga para contractor na rate entre 250-350 é para Leeds, West Yorkshire. Na minha àrea as rates variam mas começam nos 250/300 como contractor. Como permanente podem chegar aos 45k.
 
Quando pagam ao dia, não é garantido que tenham emprego o ano inteiro. Acaba o contrato e têem que procurar novo contrato pelo mesmo valor para dar 60K anuais (sem férias). Ir a entrevistas, responder a perguntas técnicas que não interessa nem ao diabo de modo a baixar a rate e ficar com o novo contrato.

Não se esqueçam disso.

Eu não tenho pachorra para contratos por esses motivos e ter que aturar recrutadores de 3 em 3 meses, que seca.
 
Quando pagam ao dia, não é garantido que tenham emprego o ano inteiro. Acaba o contrato e têem que procurar novo contrato pelo mesmo valor para dar 60K anuais (sem férias). Ir a entrevistas, responder a perguntas técnicas que não interessa nem ao diabo de modo a baixar a rate e ficar com o novo contrato.

Não se esqueçam disso.

Eu não tenho pachorra para contratos por esses motivos e ter que aturar recrutadores de 3 em 3 meses, que seca.
Estamos a falar apenas de valores, o resto vai de cada um.
 
Quando pagam ao dia, não é garantido que tenham emprego o ano inteiro. Acaba o contrato e têem que procurar novo contrato pelo mesmo valor para dar 60K anuais (sem férias). Ir a entrevistas, responder a perguntas técnicas que não interessa nem ao diabo de modo a baixar a rate e ficar com o novo contrato.

Não se esqueçam disso.

Eu não tenho pachorra para contratos por esses motivos e ter que aturar recrutadores de 3 em 3 meses, que seca.


A minha experiência é bem diferente :)
 
Back
Topo