Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Penso que a MAC pode ser clonada e depois é um problema dos diabos. Mais razões devem existir que não sei. Só sei que vejo toda a gente a esconder a MAC qua do poblicam no OLX, fóruns, etc...
Não te preocupes com isso. Os endereços MAC são usados em redes locais (como por exemplo a rede interna da tua casa). Só é problemático se o atacante já tiver acesso à tua rede de casa. Mas se esse for o caso, tens problemas maiores do que proteger o teu endereço MAC.
O único problema que se pode levantar é um problema de privacidade porque os MACs são, teoricamente, únicos e aí pode-se estabelecer que a pessoa X tem o computador Y mas mesmo isso é menor já que dá para mudar o endereço MAC facilmente em quase todos os dispositivos. Vê o MAC como um número de série. Achas que é informação que seja sensível?
 
Boas,

Tenho um disco que coloquei no meu Qnap mas ele diz que o disco está Anormal e não o consigo adicionar como novo volume. Mas no PC já fiz testes ao disco e está Ok. Existe alguma maneira de validar o disco ou desactivar a verificação do qnap.

Cumprimentos
 
em qualquer um deles, é facil de instalar, e funciona perfeitamente.

A unica resalva é para quem tiver apenas um sistema em produção como eu, apenas faço updates depois de ver feedback no site.
Existe pessoal que tem varios montados, alguns virtualizados apenas para testes e esses experimentam os updates logo quando saem.
Ee for o caso, nem isso precisas de te preocupar.
 
qual a versao que estas a usar neste momento do dsm 6 em xpenology ?

e no teu caso o que usas, vmware ou bare metal 0

E sabes se ja da para usar dsm 6 em hyper-v ? com o 5.2 em tempos consegui
 
Eu pensava que andava obcecado por NAS; mas depois de encontrar este tópico com 46 paginas ja me sinto mais integrado !

Durante muitos anos fui feliz com uma lacie EDMINI V2 de 500GB, a qual ironicamente falhou no dia em que estava a realizar o seu backup, para mover os dados para aquela que seria a sua substituta, uma LACIE D2 Network 2 de 3TB

$_35.JPG




Entretanto fiquei chateado por nao conseguir recuperar os dados da NAS que falhou (testei imensos programas para recuperar sistema de ficheiros EXT) e tudo o que havia no hirens proteus.
Fiquei igualmente chateado por a nova NAS trazer um disco rasco de 3TB , da seagate

Entretanto tenho tido tudo parado por falta de tempo, mas como agosto esta mais calmo, voltei a pegar nisto.

Tenho andado a fazer umas brincadeiras com algum hardware que ali tenho parado, e atraves o forum e dos tutoriais da NAS-Central ja consegui recuperar uma NAS Iomega basica de 1TB e uma Lacie basica Network Space, de 1 TB tambem.
Ambas tinham falhado pelos discos.
Mas são basicas, e vou despacha-las para discos de rede simples para backups com o cobian.



=============================================================

Tenho feito experiencias com duas nas princionalmente, a LACIE D2 Network 2 de 3TB e uma QNAP TS-201

$_1.JPG



Ambas são porreiras, mas ha senãos que me levaram a procurar algo melhor:

>A lacie gasta pouco e tem software actual, mas nao há app´s para dispositivos moveis , tal como Qsync ou Qfile da QNAP (ou equivalentes da synology)

>A Qnap TS-201 só suporta discos internos de 2x 1TB no maximo (ja fiz upgrade firmware). Tambem nao suporta o Qsync ou Qfile
Se suportasse seria a eleita, pois suporta discos externos usb de 2TB / cada

=============================================================

Nas pesquisas que tenho feito, tenho olhado sobretudo para as QNAP do genero da TS-219 e as Synology DS-214/DS-215

Foi assim que cheguei a este tópico

Nao vou usar para multimedia nem para ligar à TV, Sera para ficheiros apenas,
>backups internos na mesma rede onde tenho a NAS
>utilizar no android como se fosse dropbox,
>partilhar pastas com amigos (fotos por ex)
>Faço muito assistencia tecnica ao domicilio (empresas) e preciso aceder a ficheiros de instalação quando estou nos meus clientes (a partir do computador deles)

=============================================================


71hEk7BKQjL._SL1500_.jpg


Tenho aqui um Microserver G7 N54L parado, o qual neste momento esta parado e sem RAM.

A minha duvida neste momento é se faço melhor utiliza-lo com algo como o xpenology por exemplo , ou se devo tentar troca-lo com alguem que tenha uma QNAP TS-219 ou Synology DS-214/DS-215

Nao preciso das 4 bainhas, duas chegam-me . Só utilizarei a terceira e quarta bainhas se houver forma de ligar/desligar esses discos atraves de software (pois acho importante ter cold backups)

Prezo o baixo consumo energetico , tal como referi no post anterior, até porque estamos a falar de aparelhos que estarao sempre ligados.

Prezo ainda a fiabilidade, pretendo um sistema no qual invista no imediato algumas horas na configuração inicial, mas que depois esteja sem mexer durante uns 5 anos.

Vou utilizar discos WD RE de 2TB e ainda o seagate de 3TB

=============================================================

Ultima pergunta: AS QNAP TS-219 ou Synology DS-214/DS-215 (e o proprio xpenology ) funcionam com os discos em NTFS , ou tem que ser em XFS ?

obrigado a todos os que tiveram a paciencia de ler ate aqui !

Tenho estado a procurar como fazer o processo, encontrei um video no forum, mas os links nao funcionam.
Alguem consegue ajudar a instalar o xpenology num HP N54l?
http://xpenology.me/downloads/
 
Mais uma facada da Qnap. Tenho um 212P, q foi anunciado à 3 anos e agora com a ultima beta, ve divulgado q a v4.3.x será a ultima versão final para este modelo (e nao so).
https://www.qnap.com/qts/4.3-release-note/en/

Vergonhoso no minimo!!! 3 anos?!?
Ja me tinha acontecido aqui à uns bons anos, qd comprei um 209 proII, passado 1 ano da compra, puff, no more updates...
Mas enfim, a culpa foi minha q decidi dar uma chance e comprei mais uma vez um qnap. O que sai barato sai caro...
 
Na última actualização da Qnap deixei de ter acesso ao "FileStation" o que quase que me invalida a utilização da mesma ... não recomendo Qnap!

Alguém pode sugerir uma aplicação que permita fazer o mesmo que o File Station?
 
Última edição:
Na última actualização da Qnap deixei de ter acesso ao "FileStation" o que quase que me invalida a utilização da mesma ... não recomendo Qnap!

Alguém pode sugerir uma aplicação que permita fazer o mesmo que o File Station?
sempre podes tentar forçar novamente a instalação da ultima actualização.
Essa actualização foi qual, normal ou a beta? Se nao tas na beta, tb podes tentar instalar a beta, se o teu nas for compativel com a 4.3
 
Na última actualização da Qnap deixei de ter acesso ao "FileStation" o que quase que me invalida a utilização da mesma ... não recomendo Qnap!

Alguém pode sugerir uma aplicação que permita fazer o mesmo que o File Station?
O meu funciona tudo bem. Por isso algo aconteceu no teu.
 
O meu funciona tudo bem. Por isso algo aconteceu no teu.

Praticamente tudo o que pretendia fazer com a NAS não funciona desde o inicio. Coisas básicas como por exemplo servir como servidor plex, aceder ao transmission, o qsync ora sincroniza ora não sincroniza... Quando tento copiar ficheiro do mac para lá via wireless volta e meia diz que esta ocupada e que a ligação foi perdida e cancela tudo .. etc, etc. O modelo é o TAS 268...
 
Praticamente tudo o que pretendia fazer com a NAS não funciona desde o inicio. Coisas básicas como por exemplo servir como servidor plex, aceder ao transmission, o qsync ora sincroniza ora não sincroniza... Quando tento copiar ficheiro do mac para lá via wireless volta e meia diz que esta ocupada e que a ligação foi perdida e cancela tudo .. etc, etc. O modelo é o TAS 268...
Boas

Como podes ler para traz eu vim de um synology para um qnap e estou satisfeito.
Tenho o 431+ com a última versão e funciona isso tudo.
Eu uso uma APP para sincronizar com o meu Google Drive, transmission, file station, app ftp, acesso externo via myqnapcloud e funciona bem. Tens que ver o que se passa.
 
Última edição:
Boas

Como podes ler para traz eu vim de um synology para um qnap e estou satisfeito.
Tenho o 431+ com a última versão e funciona isso tudo.
Eu uso uma APP para sincronizar com o meu Google Drive, transmission, file station, app ftp, acesso externo via myqnapcloud e funciona bem. Tens que ver o que se passa.


Em relação ao transmission quando carrego, aquilo abre outro separador (http://xxxx.myqnapcloud.com/transmission) e diz 404 not found, como se não existisse.
No plex é a mesma coisa, no endereço http://xxxxx.myqnapcloud.com:32400/web

File station fica a "rodopiar" lá em cima e não carrega.

Entretanto já acedo ao site, era um problema na net e como eu estava fora não consegui perceber.

Não usas o Qsync? Para teres a tua cloud privada?
 
O problema deve ser esse endereço estar a devolver o teu IP público e está a bater no router/firewall/NAT.

Poe o IP interno que já deve funcionar. Ou no hosts do windows o Nome a apontar para o IP interno. Deve ser QQ coisa como 192.168.1.xxx
 
Em relação ao transmission quando carrego, aquilo abre outro separador (http://xxxx.myqnapcloud.com/transmission) e diz 404 not found, como se não existisse.
No plex é a mesma coisa, no endereço http://xxxxx.myqnapcloud.com:32400/web

File station fica a "rodopiar" lá em cima e não carrega.

Entretanto já acedo ao site, era um problema na net e como eu estava fora não consegui perceber.

Não usas o Qsync? Para teres a tua cloud privada?
Mas tu podes aceder ao site fora. Tens é que configurar isso nas opções.
E o Transmission também, Tens no fórum oficial da qnap como fazer.
Uso a app Coud Drive sync para sincronizar com cloud externas.
 
Última edição:
Back
Topo