No caso do meu antigo sistema de 4GB a jogar o Battlefield 4 bastava ter um outra aplicação aberta que perdia imenso rendimento, acredito que em casos como o apresentado (baixo rendimento por limite de recursos) seja possível notar certas melhorias na estabilidade, já outro detalhe interessante poderia ser o desbloqueio de todos os núcleos e o desligar dos c-states dos i3 / i5 / i7 que também afectam alguns jogos (novamente, em particular o Battlefield, e o Battlefront e o Need for Speed, basicamente o jogos que corram no frostbyte, o motor não é dos mais estáveis em termos da sua gestão de recursos), é algo de muito simples que teria um efeito consideravel no rendimento de um jogo.
De resto é de esperar que não hajam ganhos em sistemas com i7 (unparked / c-states desligados, isto é) com 16GB de RAM e afins, outro ponto que poderá ter algum efeito é o QoS do TCP/IP escalar a prioridade dos protocolos usados pelo jogo em questão algo que , mais uma vez, terá um efeito em certos sistemas que se encontrem no limite, sendo que em ligações de 200Mb/s e afins a diferença será nula e será algo mesmo ao nivel do ISP e não do sistema em questão (e a questão do QoS do TCP/IP dar cabo das ligações é algo que afectava mais o Windows XP em ligações mais fracas).