Impressora 3D RepRap Prusa

A frame da itopie é cortada na fresa, não na laser, logo a espessura é irrelevante, só a largura e altura da placa.
E pelo site deles, o tamanho máximo é 1950 x 950 mm (http://novotecna.pt/fablab/?page_id=510). Logo, ou deram-te informação errada ou têm a máquina estragada.

Evita leroy e aki na compra do mdf, a menos que queiras uma placa às ondinhas.
 
Ola Pessoal!

Tenho lido este tópico sempre que posso e é incrível a quantidade de informação que foi partilhada. Não estava nos meus planos mas decidi construir a minha impressora 3D. :001:

Desculpem o testamento mas vou contar um pouco da história porque preciso da vossa ajuda.

Comecei por optar pela Anet A8 ou similar, pela facilidade de ter logo o material todo pronto a montar e apenas teria que realizar alguns upgrades. Mas pelo que vi não é uma boa opção, a começar logo pela loja GB que infelizmente, não me inspira confiança não só pelo que li mas porque entrei em contacto com eles via chat para tirar dúvidas e fiquei deveras impressionado com a confusão. Em todas as vezes que falei com eles (Horas de diferença) questionei sempre se existia em stock a impressora pretendida...

Resultado: 1ª vez tinham 406 unidades prontas a enviar... 2ª vez não tinham stock... 3ª vez tinham 25 unidades...:n1qshok:

Como devem imaginar a Anet A8 morreu por aqui e foi então, que decidi construir uma que me permitisse manter o orçamento mais baixo do que 300€. Optei pela Itopie e meti mãos à obras com as BOM disponibilizadas, mas qual o meu espanto quando peço orçamentos para o corte da madeira e sou confrontado com valores na ordem dos 80€ até ao preço ridículo de 200€. Após tudo isto decidi contactar o FabLab de Coimbra visto que, sou de Leiria, e lá acabaram por me informar que não tinham máquina que conseguisse cortar MDF 16mm e por isso a única opção seria cortar 2 placas de 8mm e depois colar... :sad:

Precisava dos vossos conhecimentos relativamente ao local onde poderia fazer o corte da Madeira, e também se possível local para as peças impressas...

Desde já obrigado.

Cumps

Creio que há por aí um user que tem uma frame a mais, pode ser que ele apareça e mande MP (acho que era o @ajmartins)
A minha frame cortei a laser e o máximo que a máquina fazia era 12 mm por isso tive que alterar os ficheiros, se precisares diz (nesta solução podes optar por cortar em contraplacado maritimo de 12 mm que fica ainda mais robusto do que se for o MDF, não fiz porque não tinha em stock). Depois tive que fresar os rebaixos a 6mm, mas nada que uma tupia ou um dremel não façam. Outra solução que já foi executada pelo próprio criador da frame foi fazer em duas placas de 8mm e colar, perfeitamente exequível.
 
Obrigado a todos pela ajuda.

Realmente a solução do Fablab passou por fazer duas de 8mm e colar, mas penso que poderá dar azo a mais erros na estrutura visto que não sou muito experiente em assuntos relacionados com Madeira...

A solução dos 12mm de contraplacado marítimo é óptima pela rigidez estrutural, e por isso poderá ser uma alternativa muito porreira.

Resumindo, penso que irei então começar por voltar a falar com o FabLab para realmente apurar se a máquina está estragada. Caso esteja ,ou opto por colar 2 placas de 8mm ou vou para o maritimo de 12mm.

morgoth2006 Qual foi o local onde mandaste cortar a placa de 12mm? Ficou muito caro?
 
@Wheeler estas a falar da empresa createc? Eu ja tive a p3steel com alumínio de 3mm e não aconselho, a estrutura é demasiada fraca. Se fores para uma desta diria para a opção de ferro e não de alumínio.

Tens também as impressoras de reprap algarve:
http://www.reprapalgarve.com/5.html


Mas em termos relação preço/qualidade para a estrutura principal continuo a achar que a melhor é o uso de barra de 2020 alumínio.
Tem muito ventagens em relação a outros modelos. Um simples exemplo, imagina que queres mudar a cama de 200x200 para 300x200, neste modelo não tens de comprar numa frame nova, só tens de comprar 2 barras 2020 com mais 10cm, ficam a menos de 5€. O mesmo se aplica para a altura.

A frame de madeira tem uma grande vantagem que as outras de metal não tem, é deixar passar menos vibrações e isso reduz o barulho. Mas tem muitas outras desvantagens, tipo desformação por causa da humidade. A madeira é uma elemento que muda de volume e forma ao longo do tempo.
 
Apos 3 meses sem trabalhar com a minha impressora hoje decidi imprimir este leão.
Notei que o filamento tem alguma humidade, alguém sabe como posso tirar a humidade?

nsLTxEW.jpg
 
Ora boas amigos, faz um tempo que desapareci, este mes acabo de encomendar o restante das peças para a minha impressora :D

Para quem caiu de paraquedas no tópico está será a minha impressora.

http://reprap.org/wiki/Clone_wars:_Prusa_iteración_3

Bom... o que eu queria mesmo saber é se existe alguém neste tópico que tenha filamento gastos que queira vender para eu poder testar :)

Alguém?

Qualquer coisa PM.

Continuação de boas prints e continuem a encher o tópico de informação porque tenho me deliciado com as vossas conversas :D

Abraço.
 
Back
Topo