Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Chegou 6ª feira e ainda não tinha tido oportunidade para colocar aqui. :) Lente para paisagens: check!
clVBFSn.jpg
 
22d30bce245cc270a95802fdfb5d19c9.jpg


New toy.

Mais engraçado nesta história é o ter encomendado e não me ter percebido que o grip vinha junto com o kit e a bolsa.

Até fiquei de olhos trocados [emoji16][emoji16][emoji16][emoji12][emoji12]

Edit: Não veio o carregador e bateria, lá vou ter de os contactar.
 
Última edição:
@APedro, OK, ainda usei-a pouco mas estou a gostar. O facto de ser manual da um determinado gozo. :)

No fim de semana consegui fazer a primeira sessão com a X-T1 e as duas lentes. Foi fantástico andar com uma máquina bem mais leve na zona ribeirinha de Gaia. Adorei a experiência. :)
 
Acabadinha de desembrulhar.

Chegou hoje! :bigrinbo:

55-250mm IS STM, White box, ficou por 149€, valor final.

Está finalmente pronto o meu kit (eventualmente um flash depois, mas isso não acho crucial).

IMG_0626.jpg


Primeira impressão após desembrulhar: "O quê, é isto? Pensei que era maior!"

Acho que me preparei psicologicamente em demasia para a 70-200mm f/4, e agora que recebi esta, estou a achá-la pequena e leve :blaugh:

Mas pronto, é bom sinal. Antes assim do que o contrário :P

Está feito :biglaugh:
 
Falta a 10-18 :P
Olha...essa é uma ideia que para já ainda não me convenceu, pois acho que é uma lente em que eu raramente ia pegar se a tivesse.
No entanto, estou prevenido para o caso de um dia a querer. Sabes o meu Haida ND1000? Pois bem, eu comprei-o com a medida da 10-18mm :biglaugh:
Se arranjasse uma mais tarde, aí até já despachava a 18-55mm. Não acho que seja necessário tê-las todas. É verdade que com essa venda a 10-18 já não ficava tão cara, mas comprar para não usar...

A 10-18 está como a ideia do flash: ficava bem no kit, eu é que acho que raramente ia usar.
 
Bom set @m4ndr4ke.

É disso que falava no outro tópico, por pouco € tens aí um belo conjunto de objectivas e, tendo em conta o valor de que falamos, garantem-te uma qualidade muito boa.

Estou com o xukuro, só te faltava trocar a 18-55 pela 10-18 mas se não é o teu tipo de distancia focal, não te vai fazer grande falta.

Se fosse eu seria a objectiva que estaria sempre no corpo, essa e a 24mm.
 
Última edição:
@APedro obrigado ;)

Sim, sou forçado a admitir que tenho aqui um excelente exemplo de como é possível montar um kit barato e com muita qualidade. Nessa foto estão "apenas" 720€ investidos, já com a câmara. É realmente uma soma muito boa, considerando tudo o que me permite fazer.
Vemos aqui muitos users a gastar 500€ só no corpo + lente de kit. Por muito bons corpos que tenham, não ficam com recursos para fazer o que eu posso fazer aqui.

1200D + 18-55mm IS II = 310€ (é por quanto ficou já com a troca da 18-55)
50mm 1.8 STM = 115€
24mm 2.8 STM = 145€
55-250mm IS STM = 150€

E recorde-se que eu cheguei a ter a 50mm 1.8 II comprada nova por 65€...mas além das flares, pentágonos e qualidade de construção, ela aqui tinha front-focus bastante chato e que, de certa forma, "anulava" a vantagem da sua grande abertura.

A 18-55mm IS II é a única peça que não foi comprada nova. Ainda assim, foi comprada aqui no fórum a um membro que só a usou durante uma semana (e o estado da lente comprovava isso).
E de qualquer forma a câmara trazia de origem a 18-55 DC III. No fim de contas isso só fez uma diferença de 20€ (vendi uma por 75, comprei outra por 95).

Mirrorless a dominar a evolução ou não...o facto é que há mérito a dar à Canon pela gama de objectivas que está a disponibilizar às câmaras EF-S. Ainda não precisei de comprar nenhuma lente 3rd party.

É como eu digo, o sistema Canon DSLR é bom para um teso lol


Quanto à 10-18, se mais tarde eu voltar a vê-la por 180/190€ como vi na Amazon no mês passado, talvez pondere comprar, uma vez que assim posso dar ao meu kit aquele lado UGA que ele não tem. Agora não, pois já investi bastante em dois meses. E quando vi essa promo também já tinha a 24mm encomendada, pelo que não ia comprar as duas de uma assentada.
Com um preço desses, vendendo a 18-55mm...pronto, a coisa passava pouco dos 100€. Acho um gasto aceitável para uma lente que tenha pouco uso.
Mas não é mesmo uma prioridade e nem sequer está na minha lista de desejos. As únicas coisas que lá estão neste momento são uma strap hippie para a câmara e um kit de filtros ND2/ND4/ND8.
A caminho está um pára-sol para a 55-250mm, mas pronto, isso é coisa de 1 euro e tal.
 
A 10-18 e a 18-55 não se sobrepõem. Quando muito juntava uma à outra mas garantidamente não trocava uma pela outra.
Vê antes uma usada mais tarde que já arranjas preços melhores.

Sim, também concordo que a gama EF-S da Canon oferece uma excelente relação qualidade preço!

Eu para já estou com 10-18, 17-55, 55-25 e 24. Pondero comprar mais tarde a nova 50 pois tinha a anterior e vendi-a.
 
Tendo uma 24 e uma 50, ou então a 24 e a 40, não vejo grande necessidade de manter uma 18-55 após se adicionar a 10-18 a um kit.
Seria para compensar apenas 19-23, 25-39 ou 25-49, e 51-54. São distâncias focais muito semelhantes, ficas naquele intervalo em que dar meio passo à frente ou atrás já compensa a diferença.

Havendo uma 55-250 em cena, até acho que o kit fica mais equilibrado se levar 24+40 do que 24+50 como eu tenho.

Uma coisa que irei "analisar" com o passar do tempo é precisamente essa troca. Não estou convencido de que valha a pena, mas...

EDIT: vou puxar a conversa para o tópico da treta ;)
 
Última edição:
Eu digo que não faz sentido por ter tido tudo que mencionaste.

No papel parece uma coisa mas na realidade é outra. A 24 é gira por causa do tamanho e peso mas não substitui a 17-55. A 10-18 é fantástica, parece que está atrás de ti. Quando a experimentares percebes que se complementam mas não substituem.

E ainda assim há situações onde não podes dar o tal passo à frente ou atrás...

Eu também não trocava a 50 pela 40, por exemplo.
 
Não ter uma lente mais versátil para andar "mais tempo a passear na máquina" acho uma má opção. Quando andamos à turista, a captar momentos e locais que não conhecemos tão bem, muitas vezes não dá para estar a trocar de lente a toda a hora para passar dos 18 para os 24 ou para os 50mm e de novo para os 18mm.
Uma UGA não é propriamente uma lente muito versátil (a menos que se considere o crop a toda a hora com os conhecidos inconvenientes). Acho que uma 10-18 é um excelente complemento para uma zoom que começa nos 16 a 20 mm, nunca uma substituta.
 
Eu tenho a 10-22 e a 24-120 e em modo turista numa cidade "apertada" perco rapidamente a conta às vezes que troco de lente. Precisas dos 10mm para conseguir enfiar o monumento na frame (com a vantagem de permitir avançar por entre a multidão e aproximar mais do monumento que as dezenas dos outros turistas de smartphone no ar, e consegues assim fotos "limpas") mas depois quando queres isolar um detalhe qualquer os 22 não são suficientes. O ideal para mim era ter uma lente zoom dos 10 aos 40mm e com IS (preferível à abertura).

Acho que uma 10-18 e 2 primes me iam deixar frustrado muito rapidamente...

Já a 10-18 e a 18-55 me parece mais equilibrado.

Mas claro que depende muito do estilo de fotografia de cada um.
 
Back
Topo