Instalar linux no segundo disco

jorgemota

Power Member
Preciso de ajuda, como faço para instalar o linux ( ubuntu ) num 2 disco do pc?
Tenho um pc com 2 discos 1 deles com o win 7 o outro esta completamente vazio e eu gostava de instalar o linux nesse que esta vazio, ja tentei com uma boot pen mas nao reconheceu, ja tentei com virtualbox mas comecou a dar erros que não entendi o porque!!! O pc ja é para o antigo mas deve de dar para instalar o linux, será que me podiam ajudar?
Obrigado
 
o pc é antigo, que pc é que é, ou seja a sua constituição de hardware, pode-se dar o caso de o pc ser antigo, servir para o windows 7, mas não ter capacidade para as ultimas gerações de linux, que pode ser o caso...
 
É um core 2 duo a 2.33ghz com 4 gb de memória sei que nao é aquela máquina mas nao da para linux!!!!!??


Isso até corre o Unity do Ubuntu e desenrrascar-se-ia com um Gnome da nova geração penso eu.
Quem mante as máquinas antigas a uso são GNU/Linux o windows e outros vivem do ciclo de vendas o Linux ao ser código aberto permite manter hardware antigo a uso suportando-o mais tempo e dando a possibilidade de o ir adaptando a funções novas ou mantendo distros optimizadas para tal arquitectura (personalizadas para esse fim - suportar tal hardware em concreto).

É aliás esta uma das razões para que eu defenda que as escolas tudo o que é instituição pública deve-se usar GNU/Linux obrigatoriamente.

Baixa um Lubuntu . Grava com uma gravador para o caso exemplo → http://www.linuxliveusb.com/ | https://etcher.io/

Exemplo:

[youtube]
 
Se os dois discos são reconhecidos pela BIOS e o Windows já está instalado no primeiro disco, deverá ser tão simples como instalar o GNU/Linux num qualquer outro computador.

(Suponho que a BIOS seja das antigas - e que, por isso, não tenha as complicações que têm as novas...)

Apenas tem de correr o DVD de instalação da sua distribuição de escolha e, quando chegar à parte do particionamento, escolher a opção de fazê-lo manualmente e depois escolher antes o segundo disco, em vez do primeiro (o segundo deverá ser provavelmente o /dev/sdb e o primeiro o /dev/sda) como alvo da instalação.

No Debian e derivados (como as diferentes variantes do Ubuntu) esta situação da pessoa poder ter dois sistemas operativos está prevista e o instalador permite (e trata de configurar automaticamente) a sua coexistência. Apenas, o procedimento correcto para fazer tal coisa, é instalar primeiro o Windows e depois o GNU/Linux.

Nota: Se é inexperiente neste tipo de procedimentos, faça primeiro uma cópia de segurança do que de mais importante tem no seu primeiro disco, para o caso de se enganar em alguma coisa.

Se tudo correr bem, depois quando liga o computador, a ferramenta GRUB mostra-lhe um menu, onde pode escolher que sistema operativo correr nesse arranque.

Nota 2: No Ubuntu e outras distribuições mais amigas do utilizador, até é possível que a instalação no segundo disco apareça como uma opção automática, quando chegar à parte do particionamento. (Não sei...)
 
já consegui instalar o Linux em cima referi o lubuntu mas depois de uma pesquisa achei melhor instalar o mint visto não ter experiencia nenhuma no Linux, mas depois de ter a instalação pronta vi que não tenho wireless e é a única maneira de eu ter net neste pc. já vi vários vídeos so que fiquei sem perceber, como faço para instalar wireless no mint? liguei o telemóvel por usb e la tive net no mint para poder "brincar" com o sistema e gostei do que vi mas não consegui perceber como faço para ter wireless, alguém sabe o que fazer?
 
1) Sobre as distribuições,

Eu desaconselho o uso do Linux Mint. Pois, essa distribuição já andou admitidamente a distribuir vírus (https://pplware.sapo.pt/linux/atencao-linux-mint-pode-estar-infectado/).

Para além disso, o Ubuntu é até, na minha opinião, mais simples de lidar com do que o Mint. E, é uma qualquer variante do Ubuntu a distribuição que eu aconselho a um iniciante, por serem estas as mais simples de utilizar (na esperança de que, passados alguns anos, tal utilizador depois migre para o Debian). :)

Para um portátil como o que é descrito, o Lubuntu ou (o meu preferido - e que não é significativamente mais pesado) o Xubuntu são as melhores opções. E, se ainda assim achar o resultado muito pesado, pode (no caso do Xubuntu, instalar e) sempre usar antes o gerenciador de janelas Openbox, escolhendo-o como alternativa/opção na altura de entrar para a sua área.

2) Sobre a rede Wi-Fi,

Se a Internet não foi automaticamente configurada, quer dizer que depende de um controlador e/ou de um firmware que não são livres (e que, por isso, não estão incluídos no núcleo Linux).

Tem então de abrir uma linha de comandos e executar "lspci" para identificar alguns dos dispositivos do seu computador, nos quais deverá estar incluída a placa de rede Wi-Fi. (A linha que procura, deverá conter uma ou duas vezes a palavra "network".) E, depois de identificada a placa de Wi-Fi, procurar por instruções na Internet, de como a pôr a funcionar no GNU/Linux.

Se a placa for suportada, deverá ser um procedimento relativamente simples. Mas, se não o conseguir fazer, pode colocar aqui o resultado do comando "lspci" e eu posso tentar ajudá-lo.
 
Achas melhor eu passar ja para o ubuntu? Estou no inicio tenho o sistema instalado desde ontem, nao me importo de apagar o sistema e recomeçar de novo ;) ah e o meu pc é um desktop, com o wireless ja andei a escarafunchar aquilo tudo e nada consigo ter net apenas com o telemóvel ligado por usb
 
Você é que sabe o que quer fazer... (O meu "desaconselho" já foi dado. E...) Uma reinstalação do GNU/Linux é algo que deverá demorar (apenas) cerca de 1 hora.

Se é um computador de secretária que tem, em último caso, pode sempre (muito facilmente) substituir a placa (e vender a que tem). (Mas, como digo, apenas em último caso...) E, se não comprou tal placa à parte e não tem a respectiva caixa com a descrição da mesma, talvez tenha nalgum autocolante ou documentação que vinha com o computador já montado tal descrição.

Mas, de qualquer modo, o mais simples e também melhor (por identificar sempre mais correcta e especificamente a placa em causa) é simplesmente executar o comando "lspci", que é um mero comando de listagem (/pedido de informação, semelhante ao "ls") e que não faz nada ao computador - e obter, desse modo, o nome/referência pela qual a placa deverá ser conhecida no mundo do GNU/Linux.
 
A minha pen wireless é uma netgear wna3100 estou satisfeito com ela e eu ja consegui ver a pen atraves dos comandos que fui metendo,estou neste momento a acabar de gravar a imagem para a pen para fazer a instalação do ubuntu 16.04.2, a ver se fico agradado com ele e se consigo por a funcionar a pen wireless

Edit: estou a instalar neste momento o ubuntu e reparei que em cima na barra de tarefas esta la um símbolo que se parece em tudo com o do wireless, sera que é?

Edit2: continuo sem wireless pensei que era mas nao é :(
 
Última edição:
Se é uma "pen" USB, então o comando para a identificar é o "lsusb".

De qualquer modo, encontrei logo instruções sobre como a pôr a funcionar, logo no primeiro resultado de uma pesquisa: https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2221251

As várias respostas foram dadas também a um iniciante, por isso deverá lá estar toda a informação necessária, nessa cadeia de comentários. E, as instruções deverão ter-se mantido actuais, apesar de estar você agora a usar a versão LTS seguinte (a 16.04).

Faz bem em escolher uma versão LTS do Ubuntu. Eu não recomendo as outras, pelos seus constantes "bugs". E, o ideal no Ubuntu, é também esperar que tais versões LTS "amadureçam" para instalá-las (pois, mesmo as LTS costumam ter "bugs" ainda não corrigidos, logo após serem lançadas). Por isso, o ideal é, não só instalar uma versão LTS, como uma das revisões da mesma (.01, .02 etc) - como está você a fazer, ao instalar a versão 16.04.02.

Depois de instalar o Ubuntu, para além de ter você um modo de gerir pacotes mais simples do que no Mint (eu, no entanto, pessoalmente prefiro o gestor Synaptic, por ser mais leve - "sudo apt-get install synaptic"), só tem então de instalar o pacote "[nome da distribuição]-restricted-extras" para instalar todos os programas, codecs e "plugins" proprietários que costumam ser necessários ("Flash", fontes do Windows, unrar, codecs para ver certos vídeos etc) que já vêm instalados com o Mint, para ficar com uma instalação igual ao último.

O símbolo de que você fala, deve ser o ícone indicador das ligações de rede (que se transforma quando o utilizador consegue estabelecer uma ligação).

É indiferente o que ele lhe possa dizer. Pois, você não tem (/não pode ter) ainda instalados o controlador ou firmware necessários para conseguir estabelecer uma ligação.

Mas, depois de ter instalado o software necessário, em princípio deverá depois tal ícone mostrar antes a qualidade da ligação Wi-Fi.
 
Última edição pelo moderador:
Segui o tutorial e ao instalar os drivers da placa recebo uma mensagem de erro :( a perguntar se o módulo ndiswrapper está instalado?!!! O que eu fiz a seguir a instalação do ubuntu foi tentar logo isto, ja nao sei o que posso fazer mais!!!! Assim que instalo os drivers vejo no terminal a dizer que o acesso foi negado, o que sera que estou a fazer mal?
 
Pela informação que você me dá, não consigo perceber exactamente o que se passa... Mas, se há problemas com (não) acessos, é possível que seja por não estar você a instalar os controladores em modo "root".

Quando se instalam controladores e programas que são necessários para todos os utilizadores, tem de escrever sempre "sudo" antes dos comandos (para utilizar a conta de superutilizador/"root") ou então fazer, antes de tudo, "sudo su" (para mudar para o modo de superutilizador) e depois pode executar os comandos normalmente.

Infelizmente, não tenho experiência alguma com este tipo de situação, de controladores/firmwares que precisam de ser extraídos do controlador do Windows. (Penso até que foi a única pela qual nunca tive de passar...) Mas, certamente que alguém no UbuntuForums.org que tenha experiência nisso o saberá ajudar.

É possível, então, que as instruções para o 14.04 já não resultem no 16.04.

E, assim sendo, o melhor é:

1) Ou você tentar de novo, seguindo instruções actualizadas que estejam mais adiante na mesma cadeia de comentários - como esta: https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2221251&page=9&p=13560511#post13560511

2) Ou, se não conseguir fazê-lo, registar-se no UbuntuForums.org e expor a sua dúvida nessa cadeia de comentários. (Se o tópico está marcado como "SOLVED" e continuam pessoas a dizer que o conseguem fazer no Ubuntu 16.04, é porque é possível fazê-lo.)

(Quando lhe disse para espreitar tal cadeia de comentários, estava a contar que espreitasse bem a mesma, nomeadamente procurando por referências mais recentes, possivelmente sobre como pôr tal "pen" USB a funcionar na nova versão LTS. É o que eu costumo fazer... Nomeadamente, para não correr o risco de as instruções poderem estar desactualizadas. Lamento, e peço desculpa, por não ter sido suficientemente explícito...) :\
 
Última edição pelo moderador:
(O melhor, nestas situações de estarmos à procura de instruções que, confirmadamente, funcionem numa nova versão - que não a original, dos primeiros comentários de uma cadeia - é começar a ler a cadeia de comentários de trás para a frente (da última página para a primeira) e parar quando virmos uma referência à nova versão que queremos... É também o que eu costumo fazer.)

( Respondendo à mensagem "Ja ajudaste muito": )

Sim, mas para um iniciante, aparentemente não o suficiente... :|

E, tenho de ter em conta que a outra pessoa ainda não tem a mesma "genica" que um utilizador experiente nestas coisas. :P
 
Última edição pelo moderador:
Sim, mas para um iniciante, aparentemente não o suficiente... :|

E, tenho de ter em conta que a outra pessoa ainda não tem a mesma "genica" que um utilizador experiente nestas coisas. :P
O problema é esse mesmo estou habituado ao Windows e isto não tem nada haver, se desse logo o wireless nao estava aqui a matutar nisto, eu ate o super user para ter mesmo todos os privilégios sem stress mas mesmo assim nao da, fico com os drivers instalados e depois diz me que nao tenho wireless extensions ( iwconfig ) e é que ainda por cima estou a gostar disto eh eh eh, gosto destes desafios
 
Já somos dois (que gostam de desafios) então... :)

Nesse caso, a única coisa mais de que precisa, é de alguma paciência.

Uma leitura cuidada da cadeia de mensagens em causa, e/ou eventualmente o uso da mesma para expor nela alguma(s) dúvida(s) que tenha, deverão ser suficientes para resolver o problema.

Bom trabalho, então. :)

Olá, outra vez.

O sistema de troca de mensagens privadas aqui não me permite responder outra vez a uma mensagem privada sua - mas, como não é nada de realmente "privado" o que tenho a dizer (e até tem interesse para outras pessoas), digo-o já aqui...

Se não conseguiu pôr a sua "pen" USB a funcionar, pode também ser (agora) por ter o seu computador ficado desconfigurado com a primeira tentativa falhada e isso ter afectado as tentativas posteriores (estas últimas, com instruções actualizadas?).

Se não se consegue lembrar de tudo o que fez, para desfazê-lo - e, desse modo, pôr o computador como estava no início - pode sempre simplesmente reinstalar o GNU/Linux de fresco (mais 1 hora, mas poderá valer a pena - e eu já fiz o mesmo, várias vezes, para casos semelhantes) e tentar outra vez, apenas com instruções actualizadas(?).

Como eu disse, há pessoas que dizem que o conseguem fazer (sem problemas) no Ubuntu 16.04 - https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2221251&page=9&p=13560511#post13560511 - mas, infelizmente, neste caso específico, não posso ajudá-lo - pois, logo por azar, nunca tive eu de fazer tal procedimento complicado de extrair firmwares proprietários do controlador Windows.

Mas, o UbuntuForums.org existe exactamente para este tipo de situações, em que é preciso tirar dúvidas sobre procedimentos (muito) específicos. E, se for você claro (o suficiente) no modo como expõe as dúvidas que possa vir a ter, há sempre quem tenha paciência para as tirar.

Também, se, em último caso, não tiver paciência para voltar a tentar e desistir de o fazer, como eu disse, pode simplesmente vender a "pen" que tem e comprar outra, que não tenha quaisquer problemas de compatibilidade com o GNU/Linux. (Para o Windows, nem é preciso averiguar tal coisa - pois, são sempre compatíveis com o último.) E, pode até, possivelmente, aproveitar para comprar uma que tenha velocidades mais rápidas.

O melhor sítio para procurar por modelos compatíveis, é a seguinte lista: https://h-node.org/wifi/catalogue/en/1/1/undef/undef/yes/USB/wifi-works/undef

Pois, nessa lista, são apenas (especificamente) listados os modelos que correm apenas Software Livre - e que, por isso, não necessitam de quaisquer procedimentos de instalação ou configuração, por já virem os seus controladores e firmwares incluídos em (/no núcleo Linux de) todas as distribuições, não sendo necessário fazer nada para os pôr a funcionar. (É só ligar e já está.)

Relativamente aos cabos Ethernet,

A não ser que se esteja a falar de velocidades muito grandes, de que são capazes algumas portas mais recentes (e apenas para esta componente específica, sendo que as restantes não precisam de firmwares) também não é preciso firmwares para as pôr a funcionar (pois, estas portas são quase como que uma porta USB). Mas, essa é uma opção que não costuma dar muito jeito...

Para além de que, é muito pouco (ou não é nada) seguro ter um computador ligado à Internet com um cabo destes, ligado a uma placa-mãe com uma BIOS (e restantes microchips) de código proprietário (i.e. desconhecido). Pois, as BIOS (ou respectivas placas-mãe) costumam ter opções "Wake-on-LAN" e afins - e não há maneira se saber se é possível alguém remotamente "actualizar" (/alterar) o código da BIOS por essa mesma LAN etc. (Sendo que, com as novas BIOS "UEFI", então, a segurança é uma anedota - pois, estas já incluem admitidamente a possibilidade de acesso remoto.)
 
Última edição pelo moderador:
@Fernando Negro estas a dizer para não me ligar por cabo de rede no linux? Pois foi isso que fiz precisamente, depois de inúmeras tentativas falhadas para instalar os drivers e conseguir instalar como te mostrei mas mesmo assim nao funcionar, tambem fiz o que disseste fiz uma instalação nova e fui directo instalar drivers e mesmo assim não funcionou, agora se nao devo ligar me por cabo de rede o linux fica de lado para mim, porque quero ter um sistema o mínimo seguro
 
@jorgemota,

1) Sobre "segurança" informática,

Como anti-autoritário que sou, eu nunca digo a ninguém o que fazer... Apenas dou conselhos.

E, o que afirmo, é que (tanto quanto consigo perceber - e também já pude observar, nos meus computadores) não considero um cabo Ethernet (ou um cabo RDIS) uma ligação propriamente segura de se ter... Mas, se não tem nada de realmente importante no seu computador e a segurança não é algo de muito importante para si (se utiliza Windows, é porque não deve ser[1]), pode ignorar o que eu disse.

A "insegurança" de que falo, é só a nível de organizações que estão muito acima, e são muito mais poderosas, do que meros grupos de simples criminosos. Pois, usando um cabo Ethernet, o seu computador deverá manter-se seguro contra pessoas que lhe queiram meramente extorquir dinheiro etc. E, se não se preocupa com a vigilância por parte da NSA e afins (ler e ouvir Edward Snowden) não tem com que se inquietar.

(Apenas, o que digo, é porque - para além de saber que tal aconteceu também a outras pessoas[2] - eu próprio já pude observar comportamentos que se podem descrever como, no mínimo, "muito estranhos" nos meus computadores, quando usei este tipo de cabos - mas, a serem estas ocorrências o que eu suspeito que sejam, isso deverá dever-se ao tipo de actividades de denúncia pelas quais enveredo. E são coisas que não deverão acontecer ao comum cidadão.)

Resumindo, se não é "paranóico" - como eu - em questões de segurança, não tem realmente com que se preocupar. Pois, o computador irá ficar, como você diz, minimamente seguro. (Até porque, segurança a 100% não existe - e é inatingível, na Internet que temos.)

---
1. https://www.heise.de/tp/features/How-NSA-access-was-built-into-Windows-3444341.html, http://www.computerworld.com/articl...it/nsa-helped-with-windows-7-development.html
2. http://www.elmundo.es/encuentros/invitados/2010/05/4217/index.html, https://www.facebook.com/danielestulinfans/posts/117811831596095
---

2) Sobre a "pen" USB,

Lamento que não a tenha conseguido pôr a funcionar, nem mesmo com as instruções actualizadas. :\

Ao longo da mais de uma década em que tive de repetidamente configurar o acesso à Internet, em GNU/Linux, com vários equipamentos, logo por azar, acho que essa situação (de ter de extrair o firmware do controlador Windows) foi mesmo a única pela qual nunca passei[1]... E, por isso, não tenho a experiência para o poder ajudar com tais comandos específicos e procedimentos em causa.

Mas, reiterando o que eu disse... Se ainda tiver alguma paciência, na respectiva cadeia de comentários no fórum do Ubuntu deverão conseguir ajudá-lo. Se não, pode sempre vender a "pen" que tem e comprar uma outra (também usada, se quiser, para não perder dinheiro) que seja mais compatível e que não lhe dê dores de cabeça.

(Foi o que eu fiz, também com um adaptador USB de acesso à Internet que tinha, mas que só funcionava bem com algumas versões do kernel Linux. Não tive para me chatear mais, a escolher várias versões do Linux a cada arranque, e comprei uma placa interna totalmente compatível. E, espreitei agora o sítio na Internet de uma das maiores companhias portuguesas de venda a retalho de material informático, e este tipo de adaptadores USB novos são vendidos a preços na ordem dos 10-20 euros. Há as vezes, mais vale a pena gastar uns poucos euros, do que estar a perder mais horas em tarefas chatas.)

---
1. [Acrescentado, 2 horas depois] Afinal, a minha terceira configuração até que consistia nisso mesmo (https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=26017&p=288004#post288004). Mas, era muito mais simples do que o procedimento que é descrito para esta "pen" USB - não envolvendo comandos como o "iwconfig" e o "ndiswrapper". Parece que você teve mesmo azar com a "pen" USB em causa. Mas, relativamente ao meu terceiro equipamento, lembro-me de que, já para uma versão seguinte do Ubuntu nem sempre conseguia estabelecer uma ligação - e tive de "estudar" o script que estava a utilizar, para perceber onde estava o problema (precisava de um maior tempo de espera, antes de proceder a um comando seguinte). Há várias vezes em que é preciso fazermos um esforço para percebermos (bem) o que estamos a fazer - para, deste modo, descobrirmos porque razão as instruções não estão a funcionar connosco.
 
Última edição:
Back
Topo