Rede utp casa

pessoa

Power Member
Boas preciso de ajuda com uma rede utp caseira.
O meu sogro esta a fazer obras em casa e falei á minha mulher sobre os cabos de rede estarem dentro da parede com os de televisão.
O problema foi qd ela falou com o eletricista para fazer o trabalho..... O homem não sabe o que fazer com estas modernices.

5/6 Divisões sendo que uma delas irá ter o router (sala de estar/jogos/media) e dai injetava sinal para o resto da casa passando os cabos para "caixa" de eletricidade e ai pensei em por um switch para alimentar o resto da casa, mas teria de alimentar o switch e tomadas nesse sitio não existem.

Existe outra maneira de eu conseguir fazer isso tipo com uma krone box ou algo parecido?

Desde já obrigado pela ajuda.
 
Basicamente o que tens de fazer é:
1- Passar cabos directos para todas as divisões da casa todos a partir do mesmo ponto central.
2- Nesse ponto central instalar um switch + router do operador.
obs: Passar cabo UTP Cat6.
 
Basicamente o que tens de fazer é:
1- Passar cabos directos para todas as divisões da casa todos a partir do mesmo ponto central.
2- Nesse ponto central instalar um switch + router do operador.
obs: Passar cabo UTP Cat6.
Thanks, mas a minha cena era mesmo essa do switch, e ter de alimentar no quadro de eletricidade.
 
Há tomadas de encaixar no barramento dos quadros elétricos.

images
 
De certeza que já tem alguma idade, e possivelmente reformado?

Se queres isso bem feito, uma vez que queres aproveitar as obras e não percebes muito da coisa, arranja uma planta +/- e o pessoal aqui poderá ajudar mesmo com os equipamentos que necessitas, isso com uma caixa do género de um ATI ( eu gosto dos da EFAPEL, mas há pessoas que usam Quitérios, Teka, e outros...

Para ligar o quadro eléctrico a essa caixa das comunicações basta um ou dois tubos de 25mm, não percebo a dificuldade, passar fios e meter uma tomadas ou duas lá dentro para os equipamentos, para um electricista é simples, mesmo que não perceba da parte das comunicações.

Podes mudar de electricista, caso não entenda ou perceba o que pretendes fazer.

Metes duas caixas grandes (quase do tamanho de um quadro eléctrico), ligas as duas com dois ou mais tubos de 40mm ou maior, decides quantos pontos de rede queres em casa e os sítios, nunca é demais ter mais de 4 na zona da tv (eu tenho 8 e com tendência a aumentar) depois passas tubos de 25mm de cada caixa (mete dois pontos em cada caixa de aparelhagem) até à caixa central.

Se vão partir e abrir roço seria o que eu fazia, mesmo que não ficassem todas ligações feitas com cabos e tomadas, pelo menos os tubo e caixas ficariam.

Os cabos de rede tanto dão para rede/internet via cabo (para box e afins), mas também funcionam para telefone e fax (ainda há quem use)
 
Última edição:
3Ec5xk3EIc2B.jpg


arranja uma planta +/- e o pessoal aqui poderá ajudar mesmo com os equipamentos que necessitas

Boas desculpem a demora mas isto nao esta facil.

Como podem ver a casa é assim e basicamente gostava de ter espelhos com rj45 na casa toda nos quartos e cozinha (sendo que um dos quartos é uma sala, o quarto da imagem que esta á frente da caixa de eletricidade). Na imagem esta mais ou menos o desenho tb do quadro e de uma caixa aberta pelo eletricista mais abaixo do quadro, sem nada somente os tubos a que vao para os quadros.

Pedi uma planta das tubagens tanto de tv como de eletricidade que andaram a por e a aproveitar la em casa, para postar aqui tb.
3Ec5xk3EIc2B
 
Última edição:
sugiro colocar tomada rede dupla, o trabalho é o mesmo e vai dar sempre jeito mais tarde
a localização tens de ver onde faz sentido
quanto ao sistema central, nunca usei ITED, mas sempre que olhei para um não me fez sentido.
para mim faz mais sentido ter uma caixa, preferencia com circulação ar, onde colocas um switch rede gigabit e nele vais centralizar toda a tua rede. situação ideal será ter lá o router do operador de internet e ont, com a desvantagem do wifi ficar limitado e ser necessario, na maioia dos casos pontos wifi, mas tendo tomadas rede duplas, podes colocar o sistema preparado paa esta situação e usar um cabo que vai do ont(dentro da caixa central) para um escritorio/sala (local onde fara mais sentido) e depois a outra tomada leva o sinal para o switch e distribui pela rede da casa, quanto à caixa, coloca algo grande para ser possivel alterações no futuro e adicionar equipamentos
 
Boas, consegue idealizar +/- onde vão ficar camas?

E tvs no quarto por exemplo?

Eu colocaria duas tomadas de rede (duplas no mesmo espelho - Efapel - 90 442s ou 70442s por exemplo 70 e 90 é a indicação da série) daí o tubo de 25mm dá para dois cabos de rede cat6 + um coaxial caso necessário (há tomadas de tv com duas tomadas de rede no mesmo espelho- Efapel - 21546 + espelho 90 773T ou 70 773T por exemplo) junto da tv dos quartos, ficavas com um único ponto com o sinal tanto de rede como de tv, logo tanto dá para um box, como para um smart tv, como para ver via sinal analógico, e junto dessa duas ou três tomadas 220volt para não ter triplas, junto das cabeceiras deixava uma tomada de cada lado simples (para o caso de quererem um telefone), já vai de cada um.

Caso tenham alguma divisão que sirva de local de estudo ou escritório, uma zona com duas ou 4 tomadas de rede, para impressora, tipo multifunções com fax, telefone, e ligar o pc, mesmo assim deixaria pensado caso queiram, para ter uma tv com a tal tomada mista com duas de rede e uma de tv, e nunca esquecer tomadas 220 por perto.

Na sala eu deixaria do género um espelho com 5 mecanismos, tipo uma tomada de 220v + rede + tomada tv + rede + 220v , ou dois triplos ou quadruplos, mas de modo a ter mais tomadas 220 que de tv ou de rede, porque normalmente metem uma tomada, e depois prende-se lá umas poucas triplas, sêxtuplas..... e ainda deixar uma caixa ou duas vazias tapadas com umas tampas mesmo para o efeito para um caso futuro. o mesmo nos quartos caso aches necessário

Porque um dia vem:
- uma smart tv, liga cabo de rede + alimentação,
- uma box, liga cabo de rede + alimentação,
- uma consola (playstation, xbox....), liga cabo de rede + alimentação,
- uma box android, liga cabo de rede + alimentação,
.....

Tv na cozinha?

Enfim, apenas para poder ter algo mais preparado para algo mais tarde, o mesmo caso queiram deixar isso para um sistema de som ou alarme.

Deixar preparado com tubos e caixas para mim é mais barato que um dia mais tarde voltar a partir tudo.

Entre a caixa de electricidade e a caixa "nova" deixas 2 ou mais tubos para teres 220 dentro dessa caixa, eu colocava duas caixas dessas (o que é previsto no tal ITED para ter as ligações passivas -ATI - para os cabos, e a CATI para equipamentos activos - switchs, routers....) podes colocar uma ao lado da outra.

Nesse caso podes usar algo menos correcto para poupar € como uma caixa tipo quadro eléctrico sem miolo, ou adquirir mesmo as caixas devidas, há vários fabricantes, eu pessoalmente prefiro Efapel, é feito cá, já montei alguns quadros electricos deles e parecem-me aceitáveis, e o preço não é muito diferente da concorrência (mas para baixo)

lChFSQN.jpg


a verde os possíveis sitios para tomadas de rede + 220 a disposição sala + cozinha é daquelas coisas.... só tu tentanto ver o que achas melhor, a azul dois tubos de 40mm ou mais entre duas caixas novas ("ATI" e "CATI") e dois ou mais de 25 mm entre essas e o quadro eléctrico, a roxo são duas tomadas 220volt para poderes ligar os switch + router, uma simples ou dupla saliente, montada dentro da caixa.

Isto para mim seria o mínimo, mesmo sem projecto ITED.

Espero ter ajudado de algum modo..
 
Back
Topo