Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Projeto interessante. Tb adquiri recentemente um HP Proliant Microserver G8. Por agora escolhi o Freenas Corral para OS. Anteriormente tive o Ubuntu Server noutro servidor mais potente. Escolhi este novo equipamento porque é mais compacto e silencioso. Ubuntu server é excelente, mas resolvi experimentar o novo Freenas. Até agora está a ser uma boa experiência.

O que me levou a escrever é o seguinte:

É possível arrancar diretamente pela porta ODD sem ativar o modo AHCI no HP Microserver G8. É incrível o número de posts na Internet que dizem que não é possível e explicam grandes "artimanhas" para contornar.

Solução: basta entrar gestão de armazenamento da controladora, usando o iLO (para não ter de estar a ligar monitor e teclado), criar uma unidade lógica (raid0) para o disco que está ligado a porta sata ODD, e nas definições de boot da controladora selecionar o disco da porta ODD para arrancar em 1o lugar. Assim é menos 1 pen para o boot ligada ao servidor ;) Mais simples.

Eu tenho o Freenas instalado e a fazer boot diretamente num SSD. Sem dúvida que o OS corre muito mais rápido do que numa boa pen USB ou cartão micro SD.

Cumps

Dizes que da para usar a ligação do dvd para o disco principal do SO?

Onde compraste o cabo power para adaptador?ja agora o ilo pro consegues no ebay por 12€ +-
 
Projeto interessante. Tb adquiri recentemente um HP Proliant Microserver G8. Por agora escolhi o Freenas Corral para OS. Anteriormente tive o Ubuntu Server noutr uio servidor mais potente. Escolhi este novo equipamento porque é mais compacto e silencioso. Ubuntu server é excelente, mas resolvi experimentar o novo Freenas. Até agora está a ser uma boa experiência.

O que me levou a escrever é o seguinte:

É possível arrancar diretamente pela porta ODD sem ativar o modo AHCI no HP Microserver G8. É incrível o número de posts na Internet que dizem que não é possível e explicam grandes "artimanhas" para contornar.

Solução: basta entrar gestão de armazenamento da controladora, usando o iLO (para não ter de estar a ligar monitor e teclado), criar uma unidade lógica (raid0) para o disco que está ligado a porta sata ODD, e nas definições de boot da controladora selecionar o disco da porta ODD para arrancar em 1o lugar. Assim é menos 1 pen para o boot ligada ao servidor ;) Mais simples.

Eu tenho o Freenas instalado e a fazer boot diretamente num SSD. Sem dúvida que o OS corre muito mais rápido do que numa boa pen USB ou cartão micro SD.

Cumps

Boa noite, desde já agradeço o teu comentário.
Em relação ao OS, escolhi o CentOS pois tenho formação de red hat e por isso sei a viabilidade deste OS. Como estou a fazer um "nas" com ficheiros que não quero perder optei pelo seguro.
Para o boot do SSD na porta ODD consegues fazer isso pois crias um raid HP. Eu não quero isso, eu quero o modo AHCI ativo e com isso é preciso "artimanhas" para se conseguir :) a minha pen so tem o grub instaldo o OS ta no SSD.

Cumprimentos,
LuCkY


Edit:
PS: Não quero usar o RAID deste HP pois é um FAKERAID o que para linux não é muito aconselhado...
 
Dizes que da para usar a ligação do dvd para o disco principal do SO?

Onde compraste o cabo power para adaptador?ja agora o ilo pro consegues no ebay por 12€ +-


Sim dá ;) eu tenho o OS no SSD porta ODD (dvd) e mais 2 discos. E com istu ainda tenho 2 vagas para outros 2 discos mais tarde
 
Dizes que da para usar a ligação do dvd para o disco principal do SO?

Onde compraste o cabo power para adaptador?ja agora o ilo pro consegues no ebay por 12€ +-

Certo, é possível e ficar com as 4 bays de armazenamento livres. Para o cabo de energia procura por FDD to sata power (não deixo o nome de sites porque nao sei se é permitido no fórum). Em relação ao Cabo de dados, tens uma porta vaga na motherboard e basta usar um cabo sata normal. O servidor vem com uma licença do iLO por tempo limitado. Estou ainda a experimentar com essa licença, mas agradeço a informação.

Boa noite, desde já agradeço o teu comentário.
Em relação ao OS, escolhi o CentOS pois tenho formação de red hat e por isso sei a viabilidade deste OS. Como estou a fazer um "nas" com ficheiros que não quero perder optei pelo seguro.
Para o boot do SSD na porta ODD consegues fazer isso pois crias um raid HP. Eu não quero isso, eu quero o modo AHCI ativo e com isso é preciso "artimanhas" para se conseguir :) a minha pen so tem o grub instaldo o OS ta no SSD.

Cumprimentos,
LuCkY


Edit:
PS: Não quero usar o RAID deste HP pois é um FAKERAID o que para linux não é muito aconselhado...
LuCkY, boa noite.

Entendo. Agora percebo que foi uma escolha não usares o falso raid da controlada. Na minha perspetiva funciona como um emulador, que permite escolher a porta ODD para boot. Inicialmente pensei que não tinhas conhecimento desta funcionalidade.
Eu não sei até que ponto este raid stressa o SSD, mas estou em testes. No entanto achei que o uso de pen nao dava velocidade ao OS e ao ativar o AHCI estava a perder funcionalidades do hp.

Cumps
 
Boas, mais um com o Hp Microserver Gen 8, e até agora bastante satisfeito com a máquina. :)

Estive em testes com o freeNas, rockstor, fedora server mas atualmente estou com Xpenology 6.1.1.
 
Eu tambem ando com um.
Já lhe fiz o upgrade para 12Gb Ram e coloquei um i3 3220.
So me falta escolher o SO.
Estou virado para o UNRAID.
 
Eu tambem ando com um.
Já lhe fiz o upgrade para 12Gb Ram e coloquei um i3 3220.
So me falta escolher o SO.
Estou virado para o UNRAID.

Boas Gandalf, podesme dizer onde compras-te o i3? A ram tou com 12G mas vou passar para 16G. Eu fiquei me pelo CentOS7 tenho server de minecraft,teamspeak,ark survival,deluge torrents,apache, etc... Adorei esta compra ;)
 
Xpenology 6.1.1.

O Xpenology tem uma função tipo os QNAP Play que faz output HDMI? Acho que a única coisa que me faria instalar o Xpenology era essa feature. Basicamente ele gerir uma VM com capacidades de play de video sem ter que me chatear.

Eu ainda tenho o meu Gen 7. Upgrade para o Gen8 está fora de questão porque ia perder portas SATA e espaço para colocar os discos de 2.5" que fui salvando de portáteis estragados que me foram parando às mãos.
 
Eu tambem ando com um.
Já lhe fiz o upgrade para 12Gb Ram e coloquei um i3 3220.
So me falta escolher o SO.
Estou virado para o UNRAID.

Boas Gandalf

Depois do Freenas Corral ter sido descontinuado, instalei o Ubuntu Server 16.04 com ZFS e estou bastante satisfeito. O HP Micoserver Gen 8 ficou muito mais rápido com os mesmos programas/aplicações que tinha no Freenas Corral. Tenho o processador de origem (G1610T) e 8 Gb ram.

cumps
 
Basicamente o meu vai servir para sonnar/ sabnzbd/ plex server e backup da minha máquina pessoal (fotos/videos) etc.
Tenho de ver se com o ubuntu server consigo fazer isso.
 
Basicamente o meu vai servir para sonnar/ sabnzbd/ plex server e backup da minha máquina pessoal (fotos/videos) etc.
Tenho de ver se com o ubuntu server consigo fazer isso.

Consegues usar esses programas no Ubuntu Server. Existem tutoriais no Google. Tenho implementado o Emby, Plex e backup.
Com poucos conhecimentos no terminal do Ubuntu, instalas através de ssh e fazes a gestão na interface gráfica (utilizando o chrome por exemplo).

abrc
 
Comprei no olx. €30 :)

Encontrei no aliexpresse novos a 35€ ;) acho k vou arriscar, podes-me só dizer como se porta com head sink? aquece muito ou nem por isso?

Se precisarem de ajuda para usar um SSD para o SO digam.... perdi algum (bastante ..) tempo para que funcione :D
fiz tb alguns scripts para fazer backup das cenas principais para un HDD externo (monta e desmonta o hdd so para o backup) pois um RAID não é um backup... não hesitem a pedirem ajuda, msm usando CentOS (preferência pessoal), posso ajudar com Ubuntu.

cumpz
 
Ok. Fiquei convencido. Vou acabar de montar a maquinar e colocar o ubuntu server. Já agora como tem o setup de discos?

Estava a pensar meter o ssd na porta odd com 4x 3tb wd red.
Será que consigo por o ubuntu a fazer boot da pen USB ou da através do ssd ligado á odd?
 
Encontrei no aliexpresse novos a 35€ ;) acho k vou arriscar, podes-me só dizer como se porta com head sink? aquece muito ou nem por isso?

cumpz

Ainda não puxei por ele com o i3.
Mas pelo que tenho lido não aquece por aí além mesmo com o default cooler.
 
Ok. Fiquei convencido. Vou acabar de montar a maquinar e colocar o ubuntu server. Já agora como tem o setup de discos?

Estava a pensar meter o ssd na porta odd com 4x 3tb wd red.
Será que consigo por o ubuntu a fazer boot da pen USB ou da através do ssd ligado á odd?


Sim consegues com o ssd ligado a odd. é como eu fiz.
Eu primeiro instalei o SO no sdd sem nenhum hdd ligado. só ao fim de ter o SO instalado é que meti os hdd e fiz raid com um volume_group "data"
Assim fica msm tudo separado e podes montar o volume_group a pasta que queres, por exemplo /data :)
 
Porreta. Vou tentar e ver se corre tudo bem. Prefiro ubuntu pois posso personalizar mais que uma solução aio.
 
Ok. Fiquei convencido. Vou acabar de montar a maquinar e colocar o ubuntu server. Já agora como tem o setup de discos?

Estava a pensar meter o ssd na porta odd com 4x 3tb wd red.
Será que consigo por o ubuntu a fazer boot da pen USB ou da através do ssd ligado á odd?

Boa escolha :)

Tenho o Ubuntu instalado e a fazer boot diretamente num disco SSD ligado à porta ODD do servidor.

Como configurei:
- entrei na gestão de armazenamento da controladora, usando o iLO (para não ter de estar a ligar monitor e teclado),
- criei uma unidade lógica para o disco que está ligado a porta sata ODD,
- nas definições de boot da controladora selecionei o disco da porta ODD para arrancar em 1º lugar.

O setup dos 4 discos é o seguinte:

2x WD red 2TB para partilha local (atualmente recorrendo ao protocolo samba)
2x WD green 1TB para backup

Os 4 discos estão com ZFS. Não fiz raid através da controladora do microserver

abrc
 
Boa escolha :)

Tenho o Ubuntu instalado e a fazer boot diretamente num disco SSD ligado à porta ODD do servidor.

Como configurei:
- entrei na gestão de armazenamento da controladora, usando o iLO (para não ter de estar a ligar monitor e teclado),
- criei uma unidade lógica para o disco que está ligado a porta sata ODD,
- nas definições de boot da controladora selecionei o disco da porta ODD para arrancar em 1º lugar.

O setup dos 4 discos é o seguinte:

2x WD red 2TB para partilha local (atualmente recorrendo ao protocolo samba)
2x WD green 1TB para backup

Os 4 discos estão com ZFS. Não fiz raid através da controladora do microserver

abrc

Atenção com essa opção pois quer dizer que o fakeraid está activo. Linux não gosta muito disso, mas há quem nunca tenha tido problemas ;)
 
Back
Topo