PT Fibra Óptica

Podem confirmar-me se a caixa que está na foto se trata de um PDO de Fibra da PT:

https://goo.gl/photos/b1WGR31ER4zN3Z5K8

Está a menos de 100 metros do meu prédio. Fui até ao Google maps para confirmar a distância.
Está numa rua perpendicular à minha rua.

Segundo a PT não tenho acesso a Fibra na minha casa, qual a esperança que posso ter de os pressionar para "puxarem" a ligação até minha casa?

Obrigado
 
Antes de mais obrigado pela resposta.

Gostava de referir que não consigo ver mais nenhum desde esse tal prédio até ao meu.
Outra questão é que entre o prédio em questão e o meu há uma rua, isso seria problema?

Até 500 m eles podem instalar o serviço.
Tens alguma empresa ou loja ao pé do teu prédito? Digo isto porque aqui na minha terra esses PDOS são para empresas e são diferentes daqueles que eles sempre instalaram para os clientes normais..
 
Nas ruas em questão apenas há uma loja de artigos para animais, um snack bar e uma oficina automóvel.
É possivel que existam empresas nos apartamentos, mas não sei de nenhuma.

Resumindo, é contactar o provedor, certo?
Alguma sugestão no tipo de linguagem a adoptar, que pontos de vista abordar, etc?

Obrigado
 
Pessoal com rede RNG ou DST é quase certo que esta rede irá ser usada pela meo. Digo isto porque um comercial da Meo enviou-me uma sms com o número do PDO N2X/R0XX PLDP/2XX este PDO é o que fica mais próximo da minha casa e tem há mais de 2 anos servido a fibra da Vodafone e há cerca de meio ano a NOS. Pelos vistos irá também servir a meo.
 
Última edição:
@Kostadinov Sim, acho que já é mais que certo que é esta a situação que está a acontecer.

Aqui na minha terra também só vejo PDO's que são utilizados pela vodafone/nos fibra rural da DST, eu ia dar novidades sobre isso amanhã mas a instalação foi adiada.

Agora só resta saber se a linha MEO/DST suporta os 200/100 e o RF, coisa que uns dizem que sim e outras que não
 
A rede DST suporta o que os operadores injectaram. Está para aqui uma confusão.
Fibra DST e uma rede aberta, DST disponibiliza varios tipos de acesso a rede.
Quando se está a trabalhar no modo de aluguer de fibra todo e qualquer serviço é possível pois o prestador de serviços tem o meio físico à sua disposição e para utilização, não tendo limitações. Seja a nível de velocidades como injecção sinal RF.
DST tem vários tipos de acesso grossista

Encaminhamento de fibra óptica (fibra escura)
Este serviço foi concebido especialmente para dar maior flexibilidade e autonomia aos operadores de telecomunicações, através da disponibilidade de fibra óptica entre locais distintos, permitindo ligar os seus clientes aos seus POP's, interligar os seus diferentes POP's ou ligar estes às suas infraestruturas de rede instaladas em meios urbanos ou rurais cobertos pela nossa rede. Com esta solução, o operador de telecomunicações poderá instalar e gerir os seus próprios equipamentos de rede e prestar serviços de última geração aos seus clientes empresariais ou residenciais, mesmo em zonas mais distantes das suas próprias redes.
Disponibilizamos soluções de fibra escura Ponto-a-Ponto (P2P) e Ponto-multi-Ponto (PON).

Conectividade ethernet simétrica
Este serviço foi concebido especialmente para satisfazer as atuais e futuras necessidades dos operadores de telecomunicações, disponibilizando “circuitos ethernet” para configurações ponto-a-ponto e multiponto-a-multiponto com débitos simétricos e dedicados, que nos permitem disponibilizar aos operadores serviços baseados nos mais avançados standards internacionais de mercado, em conformidade com o Metro Ethernet Forum.
Do portefólio de serviços de conectividade constam os seguintes serviços ethernet: EPL (Ethernet Private Line), EVPL (Ethernet Virtual Private Line) e EVPLAN (Ethernet Virtual Private LAN).

Alojamento de equipamentos (colocation)

Este serviço disponibiliza espaços físicos dentro dos POP's que cobrem a rede dstelecom, tipicamente na localidade que é a sede do concelho, e estão dotados de condições técnicas e de energia adequados à total operacionalidade dos nossos clientes, sendo concebidos propositadamente para que os operadores de telecomunicações alojem os respectivos equipamentos com toda a garantia de segurança e qualidade.

A Vodafone e NOS optou pelo acesso "circuitos ethernet" todo o serviço fica a cargo dos equipamentos da DST.
A excepção e que a NOS injectou RF digital em DVB-C na rede para poder usar plataforma Cabo que tem na rede HFC e Fibra própria
Maneira mais rápida e barata de chegar toda rede DST, pagando só a capacidade que usa.

A MEO , pelo acesso que tive ao acordo ira fazer acesso a Fibra escura. Não ira usar toda a rede DST, só usará em algumas localidades onde não tem cobertura FTTH própria, logo em cada POP´s das zonas com cobertura irá montar um SRO para fazer interligação a rede FTTH da MEO. Logo o serviço irá ser igual a rede FTTH própria. Não haverá distinção entre cliente de Fibra. Todos terão as velocidades que existem nos vários pacotes incluindo 1 Gbps e serviço RF
 
Apesar da porcaria do ADSL ainda estar em muitos lares portugueses eu tenho de reconhecer que a MEO nos últimos tempos tem sido o operador que mais tem investido em FIBRA ( FTTH ), e este acordo com DSTELECOM e uma excelente medida da ALTICE não só aproveita já uma rede montada em zonas rurais onde a sua rede de FTTH não existia como consegue concorrer nessas zonas com a NOS e a VODAFONE tentando recuperar alguns clientes que tinha perdido e migrar os poucos que tem ainda ADSL para FIBRA.
Não sei se algum dia teremos o país todo fibrado e se isso será tecnicamente possível , mas uma coisa eu sei o futuro passa cada vez mais por mais largura de banda e os operadores principalmente os grandes MEO, NOS e VODAFONE, vão ter que garantir isso investindo cada vez mais em infastreturas melhorando as suas redes fixas e móveis.
 
Pelo que foi dito aí há dias a NOS não espera investir na "fibra" nos próximos 5 anos (lol) portanto é uma que fica já de lado.
A Vodafone pelos vistos vai seguir o mesmo caminho e não vai investir mais pelo menos por enquanto.

A única que resta, é de facto a Altice, que enganou muitos quando tomou posse da PT. E ainda bem.
Agora só falta é a ANACOM decidir a favor da Vodafone fazendo com que a Altice pare a expansão e eu fique para sempre no ADSL.
 
Pelo que foi dito aí há dias a NOS não espera investir na "fibra" nos próximos 5 anos (lol) portanto é uma que fica já de lado.
A Vodafone pelos vistos vai seguir o mesmo caminho e não vai investir mais pelo menos por enquanto.

A única que resta, é de facto a Altice, que enganou muitos quando tomou posse da PT. E ainda bem.
Agora só falta é a ANACOM decidir a favor da Vodafone fazendo com que a Altice pare a expansão e eu fique para sempre no ADSL.
A Anacom já decidiu que não vai obrigar a rede da PT/ALTICE a ter de ser aberta a concorrência, especialmente a VDF , que se quer pendurar a força toda e a preço de saldos na rede FTTH da PT! Quem poderá ter ainda uma palavra aí á dizer será a CE , pois neste momento está a analisar o relatório ou documento especificado pela ANACOM sobre o a decisão de não obrigar a abertura de rede! Em caso de essa decisão ser contrariada vai ser mau para muita gente pois a ALTICE irá deixar de investir em zonas mais remotas e tb a VDF também não porque a guita para novas expansões simplesmente secaram e á casa mãe não vai largar mais, palavras ditas pelo CEO da VDF! Esperemos que a ALTICE possa prosseguir a sua expansão tranquilamente.
 
Vocês só pensam no vosso umbigo. Ainda bem que a ANACOM não obriga a nada, assim a Fibra vai chegar a muito mais casas. Os outros que invistam em vez de andarem os accionistas só a encaixar dinheiro, invistam.
 
A rede DST suporta o que os operadores injectaram. Está para aqui uma confusão.
Fibra DST e uma rede aberta, DST disponibiliza varios tipos de acesso a rede.
Quando se está a trabalhar no modo de aluguer de fibra todo e qualquer serviço é possível pois o prestador de serviços tem o meio físico à sua disposição e para utilização, não tendo limitações. Seja a nível de velocidades como injecção sinal RF.
DST tem vários tipos de acesso grossista

Encaminhamento de fibra óptica (fibra escura)
Este serviço foi concebido especialmente para dar maior flexibilidade e autonomia aos operadores de telecomunicações, através da disponibilidade de fibra óptica entre locais distintos, permitindo ligar os seus clientes aos seus POP's, interligar os seus diferentes POP's ou ligar estes às suas infraestruturas de rede instaladas em meios urbanos ou rurais cobertos pela nossa rede. Com esta solução, o operador de telecomunicações poderá instalar e gerir os seus próprios equipamentos de rede e prestar serviços de última geração aos seus clientes empresariais ou residenciais, mesmo em zonas mais distantes das suas próprias redes.
Disponibilizamos soluções de fibra escura Ponto-a-Ponto (P2P) e Ponto-multi-Ponto (PON).

Conectividade ethernet simétrica
Este serviço foi concebido especialmente para satisfazer as atuais e futuras necessidades dos operadores de telecomunicações, disponibilizando “circuitos ethernet” para configurações ponto-a-ponto e multiponto-a-multiponto com débitos simétricos e dedicados, que nos permitem disponibilizar aos operadores serviços baseados nos mais avançados standards internacionais de mercado, em conformidade com o Metro Ethernet Forum.
Do portefólio de serviços de conectividade constam os seguintes serviços ethernet: EPL (Ethernet Private Line), EVPL (Ethernet Virtual Private Line) e EVPLAN (Ethernet Virtual Private LAN).

Alojamento de equipamentos (colocation)

Este serviço disponibiliza espaços físicos dentro dos POP's que cobrem a rede dstelecom, tipicamente na localidade que é a sede do concelho, e estão dotados de condições técnicas e de energia adequados à total operacionalidade dos nossos clientes, sendo concebidos propositadamente para que os operadores de telecomunicações alojem os respectivos equipamentos com toda a garantia de segurança e qualidade.

A Vodafone e NOS optou pelo acesso "circuitos ethernet" todo o serviço fica a cargo dos equipamentos da DST.
A excepção e que a NOS injectou RF digital em DVB-C na rede para poder usar plataforma Cabo que tem na rede HFC e Fibra própria
Maneira mais rápida e barata de chegar toda rede DST, pagando só a capacidade que usa.

A MEO , pelo acesso que tive ao acordo ira fazer acesso a Fibra escura. Não ira usar toda a rede DST, só usará em algumas localidades onde não tem cobertura FTTH própria, logo em cada POP´s das zonas com cobertura irá montar um SRO para fazer interligação a rede FTTH da MEO. Logo o serviço irá ser igual a rede FTTH própria. Não haverá distinção entre cliente de Fibra. Todos terão as velocidades que existem nos vários pacotes incluindo 1 Gbps e serviço RF

Sabes se é possível visualizar os canais RF de outro operador? Ou a rede usa fibras distintas de forma a não haver misturas?
 
Parece-me óbvio(e percebo pouco disto) que isso será específico a cada operador... Ou seja pelo que entendi do que fui lendo não há mistura de portos, logo também não há mistura de rede/rf. Certo?
 
eles no poste em frente a minha casa passaram 2 cabos mas ambos diretamente pra debaixo de terra será que posso fazer alguma coisa ou só esperar que eles coloquem pdo's mesmo nas ruas...
 
Parece-me óbvio(e percebo pouco disto) que isso será específico a cada operador... Ou seja pelo que entendi do que fui lendo não há mistura de portos, logo também não há mistura de rede/rf. Certo?

Isso gostava de saber se realmente é assim, já li por aqui que em algumas zonas partilhada usam um filtro
 
Atualização...

Liga-me o técnico da MEO, afinal não tenho fibra na minha rua.

Tenho uma daquelas caixas cilindricas pretas (sabem o que é?), a 100 meros de casa... mas nenhum pdo perto do prédio.

Portanto, M4O plus, com 1 telemóvel, por 53.99.... em ADSL.

Diz-me contudo, que dentro de um mês já terá chegado há minha rua.
 
@Intifada são estas coisas que eu não entendo, portanto, falas com a MEO, dizem-te que tens fibra no predio, negoceias o pacote, aceitas as condições, marcas uma data para instalação e no dia de fazerem a instalação ligam e dizem que não têm fibra.

A sério, isto é mau demais.
 
Atualização...

Liga-me o técnico da MEO, afinal não tenho fibra na minha rua.

Tenho uma daquelas caixas cilindricas pretas (sabem o que é?), a 100 meros de casa... mas nenhum pdo perto do prédio.

Portanto, M4O plus, com 1 telemóvel, por 53.99.... em ADSL.

Diz-me contudo, que dentro de um mês já terá chegado há minha rua.

Rescinde já contrato e manda-os passear.

A fibra tanto pode demorar 1 mês a chegar como 1 ano. Não vás nas cantigas deles.
 
@Intifada são estas coisas que eu não entendo, portanto, falas com a MEO, dizem-te que tens fibra no predio, negoceias o pacote, aceitas as condições, marcas uma data para instalação e no dia de fazerem a instalação ligam e dizem que não têm fibra.

A sério, isto é mau demais.

Mas será que não percebeste que os testes de cobertura não são 100% fiáveis? Isto não só acontece na MEO como em outras operadoras.

Mau demais é não entender isto, é lógico que deixa qualquer um aborrecido mas são coisas que acontecem, é um trabalho digno como os outros.
 
Back
Topo