Hardware MacBook Pro/Air 2016

Agora? Lol, grande parte das máquinas já nem leitor tem. O meu MBP tem 2 anos e não tem leitor... Já não me lembro da ultima vez que usei um cd/dvd.

O Bashir tem razão. Ainda noutro dia, no fim de um concerto uma espectadora, que adquiriu um cd, virou-se para uma amiga e comentava que nem sabia bem onde poderia ouvir o CD... ‍♂️♂️♂️ Repare-se no "cúmulo" ao que se chegou... compra-se um cd, porque se gostou do concerto ou da banda = 5*, mas ouvi-lo... ui... onde é que se vai enfiar isto agora? Há sempre os SuperDrive CD da Apple, mas parecem-me muito caros para as utilizações (claro que isto varia consoante os casos).
Outro exemplo, meio retrógrado, é nas escolas/universidades ainda pedirem aos alunos para entregar versões digitais (em cd, normalmente, pois é o mais barato) trabalhos, projectos ou teses. Acho que era tempo de pensarem noutras soluções, consoante os casos ou necessidades. Entregar num cd de 700mb um ficheiro de word e Excel, no máximo de 5 ou 10mb é um "luxo" desnecessário, mas isto já sai fora do âmbito do tópico. Peço desculpa pelo off-topic.
 
É que até nos carros é melhor ouvir a tua lista do spotify do que estar dependente do cd. Já dei por mim mais vezes a ouvir música no telemovel do que a ligar o rádio pq só tem leitor de cd's e não de usb
 
O Bashir tem razão. Ainda noutro dia, no fim de um concerto uma espectadora, que adquiriu um cd, virou-se para uma amiga e comentava que nem sabia bem onde poderia ouvir o CD... ‍♂️♂️♂️ Repare-se no "cúmulo" ao que se chegou... compra-se um cd, porque se gostou do concerto ou da banda = 5*, mas ouvi-lo... ui... onde é que se vai enfiar isto agora? Há sempre os SuperDrive CD da Apple, mas parecem-me muito caros para as utilizações (claro que isto varia consoante os casos).
Outro exemplo, meio retrógrado, é nas escolas/universidades ainda pedirem aos alunos para entregar versões digitais (em cd, normalmente, pois é o mais barato) trabalhos, projectos ou teses. Acho que era tempo de pensarem noutras soluções, consoante os casos ou necessidades. Entregar num cd de 700mb um ficheiro de word e Excel, no máximo de 5 ou 10mb é um "luxo" desnecessário, mas isto já sai fora do âmbito do tópico. Peço desculpa pelo off-topic.
Isso é porque os trabalhos tem de ficar armazenados 5 anos.. E em 5 anos há professores que tem quantos alunos? Se calhar em 5 anos há professores que tem 3000 alunos ou mais.. Não é fácil guardar em cloud ou discos..
 
Boas,

Estou prestes a adquirir um dos novos 15", mas queria também mandar vir logo os restantes acessórios. Pensei no seguinte:

- 1 dongle com usbs + leitor de cartões (daqueles que fica "fixo" ao mac): qual o melhor?

- 1 adaptador para ethernet: vi um da belkin, há melhor? ou vale mais a pena mandar vir da anker/aukey com usbs?

- 1 cabo da apple usb-c to, dado o baixo valor é bom para o just in case (aquele que nunca sai da mochila/escritório)

- 1 daqueles adaptadores para substituir o magsafe. Já alguém adquiriu o snaptor?

Abraço,
Obrigado!
 
Boas,

Estou prestes a adquirir um dos novos 15", mas queria também mandar vir logo os restantes acessórios. Pensei no seguinte:

1 - 1 dongle com usbs + leitor de cartões (daqueles que fica "fixo" ao mac): qual o melhor?

2 - 1 adaptador para ethernet: vi um da belkin, há melhor? ou vale mais a pena mandar vir da anker/aukey com usbs?

3 - 1 cabo da apple usb-c to, dado o baixo valor é bom para o just in case (aquele que nunca sai da mochila/escritório)

4 - 1 daqueles adaptadores para substituir o magsafe. Já alguém adquiriu o snaptor?

Abraço,
Obrigado!

1 - Os da hyperdrive parecem ser 5*
2 - já vi um da dell tambem e tenho um que mandei vir da amazon. Aconselho um já com HDMI e VGA juntos (normalmente são as saídas vídeo mais usadas...)
3 - [emoji1303]
4 - sobre isto. Não te aconselho a meter (pelo menos para já no Snapnator). Entre como backer no kickstarter, mas acho que isto é scam. Os tipos já andam desde Dezembro a prometer entregas e até agora [emoji460]️ [bola, nada, nicles...] Quando tiver o meu (se o tiver e se não tiver ficado sem o pilim posso dar feedback, mas até agora não aconselho porque, por simplesmente não existe!
 
1 - Os da hyperdrive parecem ser 5*
2 - já vi um da dell tambem e tenho um que mandei vir da amazon. Aconselho um já com HDMI e VGA juntos (normalmente são as saídas vídeo mais usadas...)
3 - [emoji1303]
4 - sobre isto. Não te aconselho a meter (pelo menos para já no Snapnator). Entre como backer no kickstarter, mas acho que isto é scam. Os tipos já andam desde Dezembro a prometer entregas e até agora [emoji460]️ [bola, nada, nicles...] Quando tiver o meu (se o tiver e se não tiver ficado sem o pilim posso dar feedback, mas até agora não aconselho porque, por simplesmente não existe!

Obrigado!

Também já tinha visto o da dell, mas as reviews não eram grande coisa. Acabei por não perceber, tu mandaste vir esse? é que parece muito porreiro!
 
Boas,

Estou prestes a adquirir um dos novos 15", mas queria também mandar vir logo os restantes acessórios. Pensei no seguinte:

- 1 dongle com usbs + leitor de cartões (daqueles que fica "fixo" ao mac): qual o melhor?

- 1 adaptador para ethernet: vi um da belkin, há melhor? ou vale mais a pena mandar vir da anker/aukey com usbs?

- 1 cabo da apple usb-c to, dado o baixo valor é bom para o just in case (aquele que nunca sai da mochila/escritório)

- 1 daqueles adaptadores para substituir o magsafe. Já alguém adquiriu o snaptor?

Abraço,
Obrigado!

Eu comprei um dongle que vem com 3 entradas USB 3.0, 1 HDMI, 1 entrada cartao SD, 1 entrada cartão micro SD e 1 USB-C. Mandei vir da Amazon, é da dodocool, acho muito bom o produto. Existem alguns que acrescentam ao que eu disse uma entrada ethernet

- 1 cabo da apple usb-c to, dado o baixo valor é bom para o just in case (aquele que nunca sai da mochila/escritório)

Este para que queres em específico??
 
Obrigado!

Também já tinha visto o da dell, mas as reviews não eram grande coisa. Acabei por não perceber, tu mandaste vir esse? é que parece muito porreiro!

Não. Eu tenho este: goo.gl/N631Xd
Infelizmente ainda não tive oportunidade de o testar, porque cancelei a encomenda que tinha de um Mac igual (pelo menos em termos de tamanho) ao que queres adquirir.
 
Eu comprei um dongle que vem com 3 entradas USB 3.0, 1 HDMI, 1 entrada cartao SD, 1 entrada cartão micro SD e 1 USB-C. Mandei vir da Amazon, é da dodocool, acho muito bom o produto. Existem alguns que acrescentam ao que eu disse uma entrada ethernet

Este para que queres em específico??

Vou ver!
Para uma emergência. Estou no escritório, só levei o pc, mas tenho lá esse cabo!

Não. Eu tenho este: goo.gl/N631Xd
Infelizmente ainda não tive oportunidade de o testar, porque cancelei a encomenda que tinha de um Mac igual (pelo menos em termos de tamanho) ao que queres adquirir.

Ok, vou ver, então. Cancelaste por alguma razão em específico? Eu devo mandar vir o 512gb, i7, 16GB, Radeon 455. Vou comprar através da G_MS pelo desconto de 10% para alunos. Aconselham?
 
Vou ver!
Para uma emergência. Estou no escritório, só levei o pc, mas tenho lá esse cabo!



Ok, vou ver, então. Cancelaste por alguma razão em específico? Eu devo mandar vir o 512gb, i7, 16GB, Radeon 455. Vou comprar através da G_MS pelo desconto de 10% para alunos. Aconselham?

Pelo mesmo desconto consegues comprar directamente à Apple.
Procura no Google: "Apple universia" e encontras a Apple Store com o máximo desconto que te fazem (comprando à própria Apple). As ***** e wortens desta vida compram os Apple products a fornecedores e não à marca directamente, por isso não me agrada.

Desisti porque, não me sentia seguro nem confiante a dar um valor tão elevado por um produto, não o comprando directamente à marca, pois ia comprar na Worten e os problemas de bateria e afins fizeram-me repensar. Até agora também não me arrependo, apesar que queria mesmo comprá-lo com desconto de 20% em talão, mas estava muito demorado e na Worten também não pareciam estar com vontade de mo vender, por isso desisti. A partir de agora tudo o que seja coisas deste género é comprar directamente à Apple, mas isto é opinião pessoal. Já basta os stresses com os iPhone que a ***** vendia é que já nem garantia tinham. Uma vergonha...
 
Boas,

Estou prestes a adquirir um dos novos 15", mas queria também mandar vir logo os restantes acessórios. Pensei no seguinte:

- 1 dongle com usbs + leitor de cartões (daqueles que fica "fixo" ao mac): qual o melhor?

- 1 adaptador para ethernet: vi um da belkin, há melhor? ou vale mais a pena mandar vir da anker/aukey com usbs?

- 1 cabo da apple usb-c to, dado o baixo valor é bom para o just in case (aquele que nunca sai da mochila/escritório)

- 1 daqueles adaptadores para substituir o magsafe. Já alguém adquiriu o snaptor?

Abraço,
Obrigado!


Eu tenho o Dell DA200 e o único problema é que não funciona a saída VGA. A Ethernet, HDMI e o USB3.0 funcionam na perfeição e ao mesmo tempo. Bastou-me comprar um adaptador VGA e tenho o básico do dia-a-dia em apenas 2 adaptadores.
Para os cartões SD comprei este adaptador, que também faz bem a função.

Quanto ao Magsafe, para já, nós que temos 15" temos que esperar. A Griffin ainda não lançou uma versão com maior potência e o Snapnator parece ter sido mesmo um esquema.
 
Eu tenho o Dell DA200 e o único problema é que não funciona a saída VGA. A Ethernet, HDMI e o USB3.0 funcionam na perfeição e ao mesmo tempo. Bastou-me comprar um adaptador VGA e tenho o básico do dia-a-dia em apenas 2 adaptadores.
Para os cartões SD comprei este adaptador, que também faz bem a função.

Quanto ao Magsafe, para já, nós que temos 15" temos que esperar. A Griffin ainda não lançou uma versão com maior potência e o Snapnator parece ter sido mesmo um esquema.
Ok, obrigado pela dica! Eu ainda estou a ponderar a compra, por um lado acho que faz falta, por outro não sei se devo esperar... Que tal tem sido a tua experiência?
 
Esqueci-me de referir que comprei 3 adaptadores nonda para colocar em alguns cabos USB que ia usando. Dão imenso jeito. Para ligar os discos externos directamente também comprei este cabo.

A experiência tem sido fantástica, ecrã e som incríveis, e excelente performance. O computador é silencioso em 99% das vezes, mesmo quando a executar tarefas mais pesadas, e raramente aquece. Por vezes dou por mim a usar mais de 10 app's ao mesmo tempo e com máquina virtual ligada (com programas de bioacústica a bombar). Desde a última actualização do OS, a bateria tem tido um desempenho melhor do que o início (dura agora cerca de 8-9h facilmente, já me durou mais de 12h). Eu venho de um MBP2011, por isso a diferença é gritante, por isso para quem vem de MBP's mais recentes talvez não sinta tanta diferença.
 
Qual é o feedback das teclas "click"? E já agora da touchbar..

Só tenho a dizer maravilhas deste computador. Gosto bastante do teclado, a pessoa habitua-se facilmente e neste momento sinto que é um teclado superior comparativamente com os outros macbooks de gerações passadas.

Quanto à touch bar, dá bastante jeito em algumas aplicações: mail, safari etc... Agora está um pouco na mão dos devs tirar ou nao o melhor partido da touch bar, mas o potencial está lá. A escrever também dá jeito tendo em conta que as palavras vão aparecendo na touch bar à medida que vamos escrevendo e a própria barra, vai aprendendo a nossa forma de escrever.
 
@futuro Concordo com tudo o que diz o @Madre. A minha opinião não mudou muito desde a revisão que fiz umas páginas atrás (coloquei abaixo em quote).

Apenas um update quanto à bateria, force touch e touch bar: Desde a última actualização do OS, a bateria tem tido um desempenho melhor do que o início (dura agora cerca de 8-9h facilmente, já me durou mais de 12h). Já estou completamente adaptado ao touch force do trackpad. Com a inclusão da touch bar no Office 2016, o meu uso da mesma aumentou muito.

Depois de mais de 15 dias com este computador, e...

Não podia ter feito melhor compra:

- Monitor: É indiscutivelmente um dos pontos mais fortes deste computador. Quando olho para o MBair da Maria, faz-me ter pena dela :bounce:Não há nenhum defeito a se lhe apontar, mesmo sob luz solar directa não sofremos com muitos reflexos e as cores na verdade parecem ainda mais exuberantes.

- Teclado: Ao inicio era estranha a sensação do pouco "traveling"; agora qualquer outro teclado me soa estranho e esponjoso. A iluminação do teclado no escuro é quase perfeita, sem qualquer tipo de "fuga" de luz como tinha o teclado do meu MBP2011 (que eu na altura adorava).

- Trackpad: Estou ainda a habituar-me ao force touch. Por vezes ainda dou por mim a "lutar" com certos cliques (principalmente o botão direito, que uso no canto inferior direito... talvez devido à sua dimensão) e, por vezes, no arrastamento de ficheiros. Já lhe estou a apanhar a "manha", mas o force touch é talvez a feature onde a adaptação me está a ser mais custosa. A massividade do trackpad é fantastica para certos gestures e rejeição das palmas enquanto usamos no teclado é flawless. De resto: é um trackpad de um Macbook, é preciso dizer mais alguma coisa? :D

- Performance: Este computador é uma besta. É impressionante a diferença de performance entre o meu velhinho MBP2011 (com SSD Samsung 850 Pro) e este. Nem é justa a comparação, já que distam quase 6 anos de evolução tecnológica, mas em variadas tarefas do meu trabalho a performance do meu MBP2011 era pouco inferior a PC's recentes windows (alguns a custarem mais de 1500€, como um Dell XPS 13 de um colega meu). Lembro-me que a diferença de tempo na conversão e triagem automatica de um set de ficheiros audio (gravação de ultra-sons) usando um software específico era residual, questão de poucas dezenas segundos (eu em OSX e eles em Win10). Fiz um pequenino teste apenas com este computador e a melhoria na velocidade foi de uns minutos a menos... impressionante! Talvez em breve faça um comparativo lado-a-lado quando regressar de férias.

- Bateria: A bateria tem-se portado excelentemente. Apenas com web-browsing, videos e musica tem durado facilmente as 10h prometidas, houve um dia que me durou quase 13h. Quando uso VM's, como é natural a duração da bateria desce, mas ainda não vi uma diminuição dramática na duração. Terei melhor percepção disto quando voltar ao trabalho, mas estou em crer que vou ficar agradado com a duração, pelo menos pelos indicios que tenho tido.

- Design: Imaginem o que é um orgulhoso dono de um MBP2011 passar directamente para o MBP2016 :biglaugh: Acho que não preciso dizer mais, tanto que na primeira vez que o tirei da caixa, quase o deixava escorregar pelas mãos, quase tinha um baptimo doloroso. E, para algo tão fino e poderoso, não apresentar sobre-aquecimento nem grande barulho das fan's é de bater palmas.

- Portas e Conectividade: Começando por wireless e bluetooth, o desempenho dos dois é admirável. Mas volto a ter uma visão "distorcida" de 6 anos de diferença. Mas comparando com o MBAir 2015 da Maria, dá-me a sensação que o desempenho wireless do MBP2016 é bem superior. Quanto à dongle life, sensação mista para já. Se dava jeito ter portas USB "normais", leitor de cartões SD, ou mesmo leitor de DVD, dedicados no MBP2011 (já precisava de dongles para VGA e HDMI), as 4 USB-C/Thunderbolt permitem uma (muito) maior rapidez na transmissão de dados e usando as docks/dongles certas não sinto qualquer tipo de restrição. Além de que o USB-C tornar-se-à padrão a curto/médio prazo e ter 4 dessas portas no futuro poderá ser uma enorme mais valia. Por ser por vezes um pouco desastrado, talvez me venha a fazer falta o MagSafe, mas espero que a Griffin apresente em breve uma solução para os MBP2016 15".

- Colunas: Som nítido, potente e equilibrado. Talvez as melhores colunas que já (ou)vi num portátil, e este é um ultra-portátil.

- Touch-bar: Propositadamente, deixei a touch-bar quase para o fim. Na minha última intervenção dizia "A TB (...) tem um potencial muito grande, mas para já não mais que isso. A previsão de palavras é boa, mas nem sempre é rápida o suficiente.". Cada vez que me dou conta, estou a usá-la cada vez mais. Por vezes ajuda muito e poupa-nos tempo em certas (pequenas) tarefas: por exemplo, diminuiu-me o uso do trackpad no Mail. Tem todo o potencial para ser padrão nos teclados dos próximos Mac's, isto se for bem aproveitada pelos desenvolvedores... É uma feature bonitinha, que dá para destacar este computador pela diferença, mas para já ainda não está na categoria de "imprescindível".

- Preço: não fosse tão elevado e penso que neste momento haveria pânico na concorrência. A Apple perdeu uma bela oportunidade de fazer a concorrência suar muito, porque na minha opinião tem aqui um portátil quase perfeito.
 
Sem dúvida que o update do Office veio dar à touch bar um uso maior. Relativamente a bateria, nenhum problema aguenta facilmente as 8/9h, tal como o @Nyctalus referiu.
 
Back
Topo