i5 6600k Overclock

Bem, agora é esperar os tais 15 dias para ver se isto está estável :) e deixar de conversa...;)

Se tiver alguma dúvida ou problema passo cá :)

Pus as Fans todas da caixa em Full Speed, a ver se isto arrefece mais uns graus :) ainda vai levantar voo lol

Menos a do CPU e a da VGA...
Com a quantidade de fans que tens, e o airflow da caixa eu metia isso prai nas 800rpm
 
@Mr.Wolf hahahah mas não é numa terra qualquer :P

Olha a Fan da traseira é uma Corsair AF120 e tem um máximo de 1500rpm e está conectada no CHA3 FAN em Full Speed na Bios. No HWMonitor o máximo que ela girou foi de 1437rpm, mas está quase sempre nos 1320rpm.

É normal? Ou devia estar colada nas 1500rpm?

dFU766U.png


As outras 2 Fans, do CPU FAN e CHA2 FAN estão quase sempre coladas no máximo de rpm de cada uma...
 
@Mr.Wolf hahahah mas não é numa terra qualquer :P

Olha a Fan da traseira é uma Corsair AF120 e tem um máximo de 1500rpm e está conectada no CHA3 FAN em Full Speed na Bios. No HWMonitor o máximo que ela girou foi de 1437rpm, mas está quase sempre nos 1320rpm.

É normal? Ou devia estar colada nas 1500rpm?

As outras 2 Fans, do CPU FAN e CHA2 FAN estão quase sempre coladas no máximo de rpm de cada uma...

E estão todas como DC?
Obviamente se a fan é de 1500 devia dar perto de 1500.
Para veres se o problema é da fan ou do conetor da mb, só mesmo experimentado trocar.

Se tiveres muita pressao negativa na caixa, ie fans mais potentes a puxar o ar para fora, essa fan pode nao ter ar para puxar para fora e por isso rodar menos. Terias tb de exp. desligar as outras fans de saida. Não tenho experiência em caixas com tantas fans, por isso nao sei dizer se isso pode acontecer no teu caso LOL
 
Sim, estão todas em DC.

Se calhar é mesmo isso das Fans mais potentes estarem no topo(2 AF140).

Depois tento trocar de conector, noutro dia. Como te disse já estou um pouco cansado hoje de trocar fans, abre caixa e fecha caixa lol


Mas olha que isto arrefeceu e bem, joguei 30min de B1 e a temperatura maxima do CPU foi de 56ºc.

A temperatura da gráfica também baixou bastante, cerca de 8ºc. Antes chegava aos 70ºc, agora foi aos 62ºc. Mas também criei um perfil no MSI AferBurner, quando atinge 70ºc as Fans rodam a 80%. Dantes estava, quando atingir os 70ºc rodavam 70%.
Mas a gráfica nunca chegou aos 70ºc lol

A razão pela temperatura da gráfica ter baixado tanto, deve ter sido as fans inferiores estarem no máximo e traseira também. A gráfica leva por baixo um vento fresquinho e depois sai por cima...
:)

Achas que foi isso?
 
O que interessa é isto estar fresquinho :)

hahahahahah

Uma coisa que tenho reparado é, quando vou á Bios e depois segue para o windows normal. Depois fico no PC uma horas a jogar, web, etc e funciona tudo bem.

Mas da próxima vez que ligo o PC, ele faz 3 boots. Mas depois quando desligar e voltar a ligar faz sempre os 2 boots.

Conclusão, quando ligas o PC depois de ir á BIOS faz sempre 3 boots...

Acho que é mais ou menos isto...

Estes dias também andei a mexer quase sempre na BIOS, daqui para a frente vou deixar de mexer e ver como o PC se porta.




Outra coisa que fiz hoje, desliguei o botão da fonte, depois carreguei no botão power da frente da caixa(Fiz aquilo que tinhas dito ontem).

Esperei 1min e voltei a ligar o PC, fez 1 boot, mas apareceu aquela tela preta/cinzenta e carreguei no botão reset da caixa.
Depois iniciou normal, com os 2 boots...

Isto da tela preta/cinzenta acho que já tinha aparecido com a outra Bios 1206 também...


Será o tal bug da BIOS?


É que o PC trabalha lindamente........é super fluído :)


Edit: acho que não é motivo de preocupação porque como disse anteriormente, o PC está a trabalhar excelente...
 
Última edição:
Sim nada disso é motivo para preocupação, o OC esta a funcionar 100% estável.
Os 3 boots, já viste que só é quando vais à bios.
Os 2 boots é um mecanismo que a Asus usa na tua mb, provavelmente para ler o XMP da ram ou alguma deteção da ram.

O ecran preto nao é normal, mas tb nao faz muita diferença.
Depois da tela preta esperaste um bocado antes de fazer reset?
Diz se volta a acontecer nessa condição que testaste.
Depois podemos experimentar uma coisa a ver se muda isso.
 
Sim, os 3 boots so quando vou á Bios.
Os 2 boots são normais. Mas antes tinha o XMP sem OC e arrancava normal, só com 1 boot.

Sim, esperei 1 ou 2min e nada, fiz reset.
A tela preta só aconteceu em 2 situações, a que te disse á pouco e a outra foi quando pus o OC nesta Bios 1904.

Como não vou andar a mexer na BIOS, vamos ver como isto se porta. O mais certo é portar se normal, com os 2 boots.

Oh não vou desligar a fonte para ver se acontece de novo a tela preta...ou queres que tente?


Está mais que visto :)
 
1 - desliguei a fonte, mas não carreguei no botão power da caixa, depois liguei o PC e arrancou normal, com 1 boot. De seguida desliguei e voltei a ligar o PC e arrancou com os 2 boots.

2 - desliguei da fonte e carreguei no botão power da caixa, depois liguei o PC e arrancou com 2 boots. De seguida desliguei e voltei a ligar o PC e arrancou com 2 boots.

Não houve tela preta :)


Edit: fiz mais uma vez como o ponto 2, mas houve uma diferença "desliguei da fonte e carreguei no botão power da caixa, depois liguei o PC e arrancou com 1 boot. De seguida desliguei e voltei a ligar o PC e arrancou com 2 boots."

A diferença é que neste arranque foi só com 1 boot.
 
Última edição:
Ok é o default e está correto, tb tenho assim.
Se quiseres experimeta por o fast boot = disable, so para ver se altera alguma coisa quando fazes boot normal e ele faz 2 boots.
Se fizer 2 boots na mesma volta a por isso como estava é pq nao era dessa opção.

A outra opção "next boot after AC power loss", acho que é a situaçao quando desligas o power na fonte e carregas no botao de power, ele pensa que "faltou a eletricidade" = AC power loss.
Se quiseres testar essa situação. mudas esta opção para ver o que dá.
 
Última edição:
Ok é o default e está correto, tb tenho assim.
Se quiseres experimeta por o fast boot = disable, so para ver se altera alguma coisa quando fazes boot normal e ele faz 2 boots.
Se fizer 2 boots na mesma volta a por isso como estava é pq nao era dessa opção.

A outra opção "next boot after AC power loss", acho que é a situaçao quando desligas o power na fonte e carregas no botao de power, ele pensa que "faltou a eletricidade" = AC power loss.
Se quiseres testar essa situação. mudas esta opção para ver o que dá.

fast boot: testo em Disable?
next boot after AC power loss: testo com fast Boot?

Mas um de cada vez , certo?
 
Back
Topo