Domótica Home Assistant | Constrói a tua própria hub

Boas, pessoal.

Tropecei neste tópico por acaso, mas fico contente de existirem mais 'cromos' como eu em Portugal que gostam deste tipo de coisas. Iniciei este projeto em Dezembro do ano passado, e desde aí já tenho investido umas boas horas e uns trocos nesta brincadeira. Sempre gostei de informática, e antes disto andava mais virado para Android development, mas comprei uma casa há menos de um ano, e com ela veio um pouco deste bichino de automatizar tudo.

O meu HASS corre num Rpi3. Tenho um receptor e emissor RF ligado ao Pi, que controla umas tomadas RF super baratas, que comprei na Amazon. Enquanto os adaptadores Z-Wave para o mesmo efeito custam 50+€ por cada, estas tomadas custam aprox. 15€ por um pack de 5. Tenho também um disco rígido externo 2.5" ligado ao Pi e partilhado em rede via Samba, com umas boas centenas de filmes e séries. Não está directamente relacionado com o Home Assistant, mas é este disco que alimenta a biblioteca do meu Plex, que por sua vez também está ligado ao HA.

O que já tenho em casa:
- Lâmpadas Lifx em toda a casa (na minha opinião, Lifx é superior à gama Hue.);
- Ikea Tradfri Floalt na cozinha, a substituir a armadura que usava lâmpadas de tubo;*
- Ikea Tradfri Gateway (para incluir a Floalt e possíveis novas adições Zigbee ao HA);
- 5 tomadas controladas por RF;
- 2 Amazon Echo Dot;
- Chromecast;
- S3 Mini antigo a servir de camera de vigilância (quando necessário);
- 1 Camara Sricam na entrada de casa;
- 2 Cameras Xiaomi Xiaofang (não incluídas no HA, porque perderia algumas funcionalidades que me fazem falta. Estou a tratar de uma solução);
- Harmony Hub;
- Fibaro Motion Sensor;
- Z-wave Aeotec Stick (gen 5);
- Sensor de portas/janelas Aeotec.

De cabeça, só me lembro disto. Penso que está o mais importante.

O que ainda gostava de incorporar, no futuro:
- Mais tomadas RF. (são perfeitas para criar automatizações e desligar/ligar equipamentos conforme está ou não alguém em casa. Sempre se poupa nos consumos de stand-by);
- Mais sensores Z-wave, para portas e janelas;
- Um sistema de monotorização de consumo energético Efergy.(em princípio vou colocar painéis solares brevemente, pelo que deverei poder criar alguns sensores de consumo vs produção, numa nova aba dedicada a isso mesmo).

Deixo também alguns prints do meu setup, de momento:
https://imgur.com/a/h5VzS

O sensor do mapa de tempo já foi roubado ao skinnedpt agora mesmo. Por acaso já andava para fazer algo parecido, mas a paciência tem sido pouca :p

Tenho algumas divisões da casa um pouco vazias nas tabs, mas isto é um projeto em constante crescimento. O que fascina neste sistema é que as possibilidades são infinitas, e o céu é o limite. :)

*Aconselho quem ainda não conhece a ir dar uma vista de olhos na gama Tradfri do Ikea. Já existe forma (bastante simples) de incorporar as lâmpadas no HA, e neste momento é a solução mais barata e disponível a qualquer um para automatizar as luzes lá de casa.
 
Última edição:
Para colocarem o HASS num RPI qual o SO que usam de base?
Estava pensar colocar o do pplware e depois o HASS por cima e ficava tudo num só, irei usar um RPI1 ou o 2, são os que tenho por aqui.
Ja comprei o adaptador para 433 falta "só ligar" porque tenho umas tomadas dessas e penso ser um bom inicio, entretanto devem chegar as lâmpadas da xiaomi com E27
 
Para colocarem o HASS num RPI qual o SO que usam de base?
Estava pensar colocar o do pplware e depois o HASS por cima e ficava tudo num só, irei usar um RPI1 ou o 2, são os que tenho por aqui.
Ja comprei o adaptador para 433 falta "só ligar" porque tenho umas tomadas dessas e penso ser um bom inicio, entretanto devem chegar as lâmpadas da xiaomi com E27
Uso o raspbian. À partida, se conseguires instalar as dependências, não deverás ter qualquer problema.
 
estive a tentar e la consegui por isto instalado.
felizmente ja ha muita informação sobre o assunto
agora é ver com que equipamentos que tenho funciona
depois estou a espera dumas lampadas da xiaomi para testar e dos adptadores para 433mhz para controlar tomadas por rf

alguem com algum destes sistemas??
 
Boa! Estão muito fortes.. é realmente pena que não tenham preços mais acessiveis! Dá-me a entender que quem chegar ao mercado a usar uma plantaforma standart a preços competitivos (2x€ cada switch) vai liderar...

Ontem a configurar o rsync para fazer backups "á lá time capsule" diariamente para o meu nas. Posso partilhar o script se alguem quiser.

Entretanto tenho automaçao para:

1. Abrir todas as persianas a uma hora establecida no GUI nos dias de semana
2. Abrir todas as persianas a uma hora establecida no GUI nos dias de fim de semana
3. Fechar todas as persianas todos os dias 30 min depois do por do sol.

Assim que tenha mais sensores continuo a brincar.

Podes me enviar esse código para as persianas? Que módulos usas para as persianas? Também tens comando local para as mesmas certo?
 
pequeno update: switch funciona bem. detecta 1 click, 2 clicks ou 1 long click. o sensor da porta funciona perfeitamente. O sensor de movimento funciona bem, após ter movimento demora circa 1 min a voltar ao estado off. o que para já está a funcionar menos bem é o power plug: não sei se é por causa da distancia (n faz muito sentido), mas parece que a ligação entre o gateway e o switch por vezes desaparece. muito esquisito...

Boas, podes me dizer qual esse switch que funciona com os 3 cliques?
 
podes mostrar a tua configuração para a Yeelight E27 sff?

Exemplo:

Código:
hass@server:~/.homeassistant/conf $ cat lights.yaml
- platform: yeelight
  devices:
  192.168.XXX.XXX:
  name: Luz mesa sala
  transition: 600
  use_music_mode: True

hass@server:~/.homeassistant/conf $ cat scenes.yaml
#########################################
- name: Movie lights
  light.luz_mesa_sala:
  state: on
  brightness: 20
  color_temp: 300
  #rgb_color: [255, 197, 143]

- name: Livingroom cyan
  light.luz_mesa_sala:
  state: on
  rgb_color: [175,238,238]
 
Qual a melhor maneira e económica de ligar tudo quando entramos em casa e desligar quando saímos? Por exemplo luzes (tenho Hue + Yellight), para alem dos componentes HA (LCD, amplificador etc)

Já testei como base a localização mas não funcionou.
 
Estás a usar o Hass com um Pi3? se sim podes activar o scan de devices BT. É assim que tenho o meu setup a detectar o meu tlm qd chego e saio de casa. Ás vezes ainda estou na garagem e já me está a apanhar.
 
Estás a usar o Hass com um Pi3? se sim podes activar o scan de devices BT. É assim que tenho o meu setup a detectar o meu tlm qd chego e saio de casa. Ás vezes ainda estou na garagem e já me está a apanhar.

Estou a usar num Pi2... Será que funciona com adaptador BT?
 
Se for bem reconhecido pelo Pi2 não estou a ver por que não. É uma questão de procurar quais as pens BT que são compatíveis com o Hass.
Outra ideia é scannar devices ligados à rede Wifi.
Já tive a funcionar assim, não é tão imediato como o BT mas funciona.
 
Qual a melhor maneira e económica de ligar tudo quando entramos em casa e desligar quando saímos? Por exemplo luzes (tenho Hue + Yellight), para alem dos componentes HA (LCD, amplificador etc)

Já testei como base a localização mas não funcionou.
Sinceramente, tens várias formas de o fazer e fica um pouco ao critério e imaginação de cada um. Eu não uso Owntracks nem nada que envolva localiçaão por GPS, acho que não compensa o gasto de bateria no telemóvel, por isso uso uma junção de conditions com um sensor de portas/janelas Aeotec que tenho na porta de entra e o Nmap para determinar se estou em casa ou não. Isso, porteriormente, vai ligar ou desligar todos os meus aparelhos em standby quando saio ou chego a casa. Para ligar ou desligar consumíveis, neste momento só tenho tomadas RF. Estou à espera de um mês mais folgado para comprar uns adaptadores Z.wave da Fibaro que também medem o consumo de energia. Deixo aqui um exemplo de uma automation:

- alias: Paper Lamp On Workday

trigger:
- platform: state
entity_id: sensor.front_door_status
to: 'Open'

condition:
condition: and
conditions:
- condition: state
entity_id: 'switch.box'
state: 'on'
- condition: state
entity_id: 'sensor.work_calendar'
state: 'Work'
- condition: time
after: '00:30:00'
before: '02:00:00'

action:
- service: light.turn_on
entity_id: light.paper_lamp

Essencialmente, esta automation usa o meu sensor da porta como trigger. Quando a porta se abre e todas as conditions são dadas como true (a box da Zon está ligada, o meu calendário diz que é dia de trabalho, e é entre meia noite e meia e duas da manhã), assim que entro em casa a luz da sala liga-se. Depois tenho outra automation que liga a TV usando a Harmony Hub, e outra que liga, por dois minutos, as luzes do hall de entrada. Inércia acima de tudo :D

Se tiveres um sensor na porta de entrada ou um sensor de movimento, podes fazer uma coisa semelhante, em que usas uma junção de várias conditions para ser o mais preciso possível. Pela minha experiência, plataformas que usam a localização GPS tendem a funcionar quando lhes apetece, e não quando precisas que funcionem.
 
Última edição:
Back
Topo