Ajuda na configuração de server Owncloud + media center + DNS/DDNS

FastBoy

Power Member
Boa tarde a todos


Tenho um media center + server com Windows 10 com as seguintes caracteristicas (até são um pouco overkill pelo menos para o proveito atual):
HP Elitedesk 800 g1
Intel Core i5 4460 (dual core 3.4Ghz com HT)
16GB Sodimm 1333
Gráficos Intel
HDD 320GB 5400rpm 2.5'
43' 1080p banal (60hz)


Está atualmente com Windows 10 e uso as seguintes funções:
- Acesso a disco de rede para correr conteudo multimédia.
- Servidor Owncloud pessoal (versão 8.0.15, mais recente em windows)
-------> nota: XAMPP (não é o ideal), configurado para aceitar apenas HTTPS com certificado RSA
-------> nota2: Não tenho DDNS/DNS, acedo via internet atravez do IP.
- WPS Office (gratuito que tambem há para linux)


O Owncloud em termos de desempenho funciona muito melhor em Linux. Por outro lado, deixou de existir suporte para windows, pelo que já há versões muito mais recentes. Por isso, pretendo migrar para Linux e aproveitar para melhorar a experiencia media center.


Pedia a vossa ajuda para o seguinte:
Num netbook instalei para testar o ubuntu Server (até porque sou muito noob em linux). O objetivo era testar a configuração do Owncloud em linux. Configurei Lubuntu desktop porque o Netbook é fraquinho e ligação SSH - Está a funcionar apenas em rede local.
Aquilo que não consegui configurar foi o HTTPS. Todos os comentarios a respeito que vi na internet, sugerem ter um DNS/DDNS e usar o letsencrypt.
No entanto, nunca configurei um DDNS e estou muito verde nesse aspeto.


Então as questões:
- Tendo em conta o que pretendo fazer e a maquina final (o i5), qual a distro a escolher?
- Como melhorar a experiencia media center (Kodi?)?
- Como configurar um DDNS/DNS gratuito?
- Já agora, se alguem já tiver configurado Owncloud/Nextcloud em Linux e queira partilhar umas luzes, agradeço.


cump. e obrigado
 
Boas


Ok, apenas para fazer um update, acabei por instalar o Ubuntu Server com desktop Ubuntu.
Configurei já a owncloud que já está a funcionar por https. As melhorias de desempenho são enormes (noite para o dia) quando se trata de sincronização de ficheiros mais pequenos (sem exagero, na ordem das 200x mais rápido). De resto, manteve as funcionalidades e desempenho.

O que está a faltar é uma aplicação de gestão de conteúdos multimédia para usar maioritariamente no próprio server. Testei o kodi e sinceramente detestei.

Estava a ponderar o Plex, alguma critica ou sugestão?

Os arquivos multimédia estão maioritariamente numa unidade de rede, isso pode trazer problemas?


cump.
 
Existem vários guias para o efeito, é mais decidires se te queres manter com ubuntu.
Porque a máquina é competente. mas tem em conta que owncloud tem alguns problemas de desempenho, sugere-se estas dicas.

Agora mantendo Ubuntu não faltam guias :)
Owncloud em ubuntu
Kodi: 1 2
Plex


DDNS, que router tens? podes configurar diretamente no mesmo.
Por exemplo, eu agora uso o dtdns.com que é gratuito.
 
Back
Topo