Dúvidas Questões sobre VPN e os protocolos usados e as velocidades.

SuperLuis

Power Member
Boas.
Tenho uma dúvida sobre as diversas VPN e os protocolos usados nas ligações entre elas. Ora com OpenVPN UDP ou TCP as vpn fazem a respectiva codificação dos pacotes usado chaves complexas que mudam de x em x tempos....

Ora acontece que pelo menos na VPN que uso o OpenVPN torna a ligação á net mais lenta, em downloads perco cerca de 1 MB e tal numa net com 30 MB totais ficando mais ou menos a variar a velocidade entre os 1-7 MB e os 2.3 MB....

Com a VPN em PPTP a velocidade sobe ao max que é cerca de 3.4 MB por segundo sempre estáveis ou sem a VPN consigo a mesma velocidade.....

A minha questão é: É mesmo assim em todas as VPN que usam protocolo OpenVPN ou há VPN que chegam ao max da minha ligação com protocolo OpenVPN?

Pelo que vi no help da minha VPN nas questões na página deles o OpenVPC torna a ligação mais lenta por causa do processo de codificação e descodificação dos pacotes recebidos dai que Nets de ISPs mais rápidas aproveitam melhor porque tenho mais velocidade de ligação.
 
Basicamente é o teu último parágrafo. Ao teres codificação/cifra dos pacotes/dados introduz atraso na ligação, ou seja o que dantes demorava o tempo de percorrer a linha, agora demora esse tempo, mais o tempo de cifra/decifra... (lag...)

Dependendo do tipo de vpn, PPTP. IPSec, L2TP, over SSH, etc, basicamente em jeito de resumo, umas são sobre canais abertos, em que a informação circula visível para o exterior, qualquer pessoa consegue ver o que lá vai, e por isso são mais rápidas, outras cifram os dados e quem olha só vê dados cifrados. Este processo aumenta o tempo de entrega como já disse acima e diminui a velocidade, por uma razão muito simples, porque existe um overhead de dados que é introduzido nos pacotes, cabeçalhos, controlo, etc...

Explicando: imaginando que tens um pacto de 1500bytes, e cabeçalhos de 300bytes, sobram-te 1200bytes por pacote, se ao optares por uma ligação cifrada os cabeçalhos aumentarem para 500bytes, passas a ter apenas 1000bytes por pacote efetivos para dados... Ou seja no primeiro caso tinhas uma largura de banda de 1200bytes e no segundo uma largura de banda de 1000bytes. Isto é uma explicação com contas muito básicas, pois omiti a parte do tempo, porque a velocidade está relacionada com a distância, e o tempo, além da capacidade...
 
Pois já tinha percebido.......
Há VPNs que usam quase nenhumas opções, ou mesmo zero, para o cliente escolher, caso da ZenMate dando assim a ilusão de alta velocidade, a totalidade da capacidade de download da ligação do ISP do cliente, mas com isto a segurança é uma ilusão.

No caso da ZenMate acho muito estranho que a app deles de desktop dê a velocidade toda da ligação alegando que fazem a codificação dos pacotes o que acho que é falso.

Eu vi a ZenMate na casa dum amigo e não dão opções algumas na app de desktop senão a de mudar a localização do server e nem sequer se sabe qual é o protocolo usad.

Eu suspeito que não é OpenVPN porque se o meu amigo em downloads chega ao max e fica assim de forma constante é porque não existe qualquer codificação e descodificação de pacotes logo a ZenMate é insegura e mentirosa no que diz na página deles.
 
Atenção que isso não é assim tão linear, o facto de não te deixarem escolher não significa existência ou ausência de segurança. Significa que é aquilo e não podes alterar nada a teu jeito, seja escolheres ser queres com, sem, com cifra A ou B. E quanto a isso das velocidades basta umas contas mal feitas... ou ligações/servers com pouco uso e nem dás por ela... depende das alturas também.
 
Já agora: É possível alguém conseguir descodificar os pacotes cifrados? Ou isto é algo quase impossivel? Sei que muitas vezes as chaves usadas nas cifras são mudadas com muita frequência o que torna as tentativas de conseguir quebrar as cifras dos pacotes uma tarefa quase impossivel.
 
Back
Topo