Metodologias de Trabalho

sfarfals2

Power Member
Vejo alguma informação espalhada pelos outros tópicos.

Que metodologias de trabalho usam?

Comecei no início do ano a trabalhar, sendo que estou a desenvolver sozinho um projecto relativamente pequeno(Software de Gestão para uma área de negocio), no início estava bastante motivado, mas nos últimos dias tenho perdido motivação, estou a desenvolver em .NET MVC, e agora passo a vida a copiar de umas views para as outras e adaptar os controllers para o que pretendo. Apesar de ser simples de fazer, às vezes passo mais de meia hora a olhar para o monitor e a fazer scroll enquanto penso noutras coisas.

É normal?
 
Última edição:
Vi a esta secção do fórum procurar um tópico deste género e desde já obrigado pela iniciativa. Também não ando numa fase boa. Estou numa linguagem algo datada (BASIC, não confundir com VB6, quanto mais vb.net) e, a falta de um bom IDE, bibliotecas e já agora o que me têm dado para fazer tem-me deixado desmotivado. Depois é o baixo salário para os gastos estupidos que estou a ter, por exemplo fazer 100KM num dia para uma conversa de 1 hora...

Quanto ao que me têm dado são assuntos que é a primeira vez que estou a lidar, como facturação, contabilidade, regras fiscais, and so on sem me darem os conceitos base, por isso ando sempre a empancar, não entendendo as necessidades do cliente como a melhor forma de fazer o que me põem à frente.

Fui contratado para "aprender" mas de aprendizagem têm sido pouco, não tenho um mentor na ascensão da palavra e o manual da plataforma que usamos para programar é anedótico.

Dito isto, alguma palavra sábia para me motivar? :)
 
Vejo alguma informação espalhada pelos outros tópicos.

Que metodologias de trabalho usam?

Comecei no início do ano a trabalhar, sendo que estou a desenvolver sozinho um projecto relativamente pequeno(Software de Gestão para uma área de negocio), no início estava bastante motivado, mas nos últimos dias tenho perdido motivação, estou a desenvolver em .NET MVC, e agora passo a vida a copiar de umas views para as outras e adaptar os controllers para o que pretendo. Apesar de ser simples de fazer, às vezes passo mais de meia hora a olhar para o monitor e a fazer scroll enquanto penso noutras coisas.

É normal?

Em relação ao teu problema acredito que seja mais ou menos normal, pois fiz um pequeno estágio em uma empresa e alguns programadores passavam bastante tempo a ver vídeos e a ler noticias ao invés de fazerem scroll, que é o teu caso, mas que resumindo vai dar quase ao mesmo.

Uma coisa que me chamou a atenção no teu post é que dizes que copias muito código nas views. Eu não sou um programador experiente nem nada dessas coisas mas quando há muito copy/paste é porque, normalmente, estamos a fazer algo que podia ser feito de uma forma mais otimizada. Isto sou só eu a mandar postas de bacalhau pois não conheço o projeto.

Em relação ao fator motivacional acredito que o facto de trabalhar-mos num projeto durante muito tempo acaba por ser prejudicial para a mossa motivação. Um outro fato que talvez ajude ainda mais é quando temos que alterar o projeto pois afinal o cliente já não quer aquilo assim.

Para os demais que ainda não se manifestaram gostava de saber como é a vossa vida de programadores.
 
Boas,

A minha vida como programador é um bocado errática visto que trabalho numa consultora grande.
Os desafios tecnológicos estão sempre a mudar também porque ando aos saltos de projecto em projecto.

@sfarfals2:

O que tu descreves é perfeitamente normal especialmente nesta altura do ano.
Mas honestamente eu quando me encontro nessa situação ando sempre a inventar, quer seja fazer poc's numa determinada tecnologia (só para aprender) ou simplesmente ver video aulas.

Se achares que o teu trabalho é monótono mas tens sempre algo para fazer, experimenta mudar de rotina.

Usa o Trello para fazeres o planeamento de tarefas (sabe bem mudar de as cenas de "working" para "done" :P).

Tenta implementar o pomodoro no dia a dia e vê quantos consegues fazer e tentar quebrar esse recorde.

Lê sobre design patterns. No caso de .NET MVC recomendo que vejas como funciona injeção de dependências (com ninject ou o que seja) e que conheças o padrão unit of work. Compreende em que casos deves ou não implementar estes padrões. (Muito Importante :D )

Implementa-os na solução que andas a fazer (convém fazeres um branch so para isto para não ficares "atado" caso a coisa dê para o torto).

Caso não consigas fazer isto pela tua própria iniciativa, recomendo que procures trabalho noutro sitio em que tenhas uma equipa que "puxe" por ti.

@viperbruno:

Eu não ser quero mauzinho mas sugiro que fujas o mais depressa que puderes desse trabalho se quiseres continuar a trabalhar como developer. Tu tens um skillset com muita pouca oferta estás a "mercê" do teu empregador atual. Ou seja, o teu trabalho actual é uma bomba-relógio. Investe em tecnologias mais recentes e procura desafios mais interessantes

Espero ter ajudado :)
 
Última edição:
Só aquela óbvia, muda de trabalho :)
Um trabalho em que ganhas mal e não estás rodeado de gente melhor que tu é uma perda de tempo.

Por acaso não é essa a questão, é mais não termos sequer dimensão para ter uma equipa e então eu comecei do zero com esta plataforma e tenho o meu superior hierárquico que é o crack daquilo mas não me ensina nada...

Bem gostava mas não tive facilidade até agora e queria ficar aqui tempo suficiente para a tal experiência dos 2 anos continua que o mercado de trabalho tanto valoriza :S

@fUrian
Obrigado pelo comentário, não é "mauzinho".
A minha formação é em linguagens .NET, como c# e sim alinho completamente com o que dizes, isto é regredir e não estou a ganhar experiência no que deveria, porque uma linguagem .NET é infinitamente mais potente que o que uso.
Antes deste trabalho tentei estágios profissionais mas bastava que aparecesse um licenciado e ficava com o estágio...

Eu tinha um objectivo ao aceitar este trabalho, que era poder abrir portas no futuro para algo melhor visto que 95% dos trabalhos (digo eu) têm a clássica inscrição dos 2 anos de experiência mas pela carruagem nem ao primeiro ano chego porque sou uma pessoa do Norte e sou directo ao assunto. Tenho assistido a métodos de trabalho que nem numa empresa municipal que estagiei vi! Ou seja, não há um ritmo de trabalho, estou a começar um projecto e me chamam para uma reunião. Como o outro diz: " Já foste "

Eu não é uma questão de salário, se alguém me oferecer o mesmo que ganho mas me der formação/experiência no decorrer do meu trabalho troco na hora. Sou autodidacta, apenas preciso de manuais minimamente construídos ou então uma linguagem que seja actual claro para poder pesquisar a informação caso precise.

Obrigado a todos que comentaram.
 
Última edição:
A minha formação é em linguagens .NET, como c# e sim alinho completamente com o que dizes, isto é regredir e não estou a ganhar experiência no que deveria, porque uma linguagem .NET é infinitamente mais potente que o que uso.

Isto aqui não interessa o "potência" de uma linguagem. O que interessa é o skillset que o mercado necessita. Haskell ou Elixir são linguagens fantásticas e com imenso potencial mas como o mercado não precisa de pessoas com esse skillset não faz sentido dedicares-te a isso.

Adapta-te às necessidades do mercado. Eu agora programo Android em Java e iOS em Objective-C. Se a procura por esse skillset baixar e o pessoal passar pedir (e pagar bem) por Haskell ou Elixir então em vou aprender e a adaptar-me às necessidades.

Eu não é uma questão de salário, se alguém me oferecer o mesmo que ganho mas me der formação/experiência no decorrer do meu trabalho troco na hora

Eu ando nesta vida à pouco tempo (2 anos) mas tudo o que tive de aprender foi sempre por conta própria. Nunca fiques à espera que seja o empregador a dar-te formação a não ser que vás parar a áreas muito ligadas ao negócio (SAP, Siebel e afins)
 
...iOS em Objective-C. Se a procura por esse skillset baixar...

Ui, a procura de Objective-C tem baixado e em quantidades recorde. Agora quer tudo Swift, ObjC está a ser largado relativamente depressa e começa apenas a ser utilizado em projectos legacy em que não compensa migrar para Swift... Dito isto, também ainda trabalho com ObjC mas tenho visto o que o mercado procura, "só se quer" Swift.
 
@viperbruno, no norte tem bastantes empresas a trabalhar com linguagens, vá, modernas: Farfetch, Blip, Mindera, Finantech, i2S, etc...

Claro, nem quis colocar isso em questão. Nenhuma das empresas conhecia, gostei bastante do que li da Mindera, uma empresa com uma filosofia típica das multi-nacionais. :)
Sonhar não custa, talvez um dia regresse às origens.
 
Ui, a procura de Objective-C tem baixado e em quantidades recorde. Agora quer tudo Swift, ObjC está a ser largado relativamente depressa e começa apenas a ser utilizado em projectos legacy em que não compensa migrar para Swift... Dito isto, também ainda trabalho com ObjC mas tenho visto o que o mercado procura, "só se quer" Swift.

Com "tudo", assumo que estejas a falar de startups. Quando o swift deixar de se armar em javascript (ex: "Vamos partir as as dependências todas em cada major release") aí então passarei a a utiliza-lo a 100%. Penso que o swift 3 já está muito próximo disso.
 
@fUrian, nem só startups, já estive em contacto com empresas grandes (Sky, eBay, etc) e a procura deles cai em pessoal que tenha experiência em Swift. Eu desde o inicio do ano já fui contactado por imensas empresas (apesar de normalmente as coisas ficarem pelo primeiro contacto) e pouquíssimas foram as que falaram de continuar com objective-C. Que me lembro houve uma startup que me disse que ia continuar com objective-C apesar de estarem a ponderar começar só a usar Swift e uma consultora falou-me de usar objective-C em projectos da banca/seguros. De resto, tudo Swift.

Outra coisa que me tem mostrado isso são os canais de Slack. Tenho canais de Slack de iOS development de todo o mundo e é raríssima a questão sobre objC.

Isto a nível internacional. A nível nacional não tenho sido muito contactado, mas quando o sou, pedem objC.

Dito isto, eu, profissionalmente, também (ainda) só uso objC :D

Mas podes ver no developer Survey do Stack overflow do ano passado. Repara na quebra de objC entre 2013 e 2015. Depois vê que Swift já está no top 10 das linguagens mais procuradas, ObjC nos anos anteriores aparecia lá, em 2015 "desapareceu" sendo substituído por "iOS" (mais generalista) e "Swift", estou curioso para ver a deste ano quando sair.
 
Última edição:
Este tópico é fixe, não se devia perder. Também se podia aproveitar para falar sobre aprendizagens, experiências, histórias que ocorreram, etc. é sempre bom saber o que se passa noutras empresas/países.
 
UP!!!

Quase um ano depois, continuo na mesma empresa, a receber "bem" para a experiencia que tenho, mas já estou cansado de copy & paste e não aprender nada...nada de controlo de versões, nada de metodologias de desenvolvimento, nada de melhores practicas em JavaScript(fui investigar por mim melhores maneiras de programar em javascript, não sabia que se podia usar classes em javascript -.-', cheguei a fazer umas 800 linhas em javascript de difícil leitura e agora fazia tudo diferente...o gajo que vier depois de mim vai pensar mal de mim como eu pensei do que fez as aplicações que eu apanhei qd entrei).

Sinto que me estou a enterrar...desde Janeiro que não evoluo tecnologicamente.
O pior é que olho para as ofertas de emprego e não encontro nada de jeito, só empresas que pagam menos que o que eu ganho, algumas empresas que andam à "pesca de morcões", neste caso a ebankIT que teve o discernimento de me oferecer o ordenado mínimo para 1 ano de experiência, dizendo que muita gente aceitava 8|8|

Dou por mim a pensar como a vida era boa quando eu estudava
 
gostei do post, começa numa coisa e já falam de outra.
Basicamente nao há metodologia que te safe , tas sozinho e olhas e nao ves alternativa e vais continuando.
daqui a uns tempos vais pensar que foi um erro (espero estar enganado).

mas deixo aqui um URL que me ajudou e melhorar:
EU SOU UM PROCRASTINADOR

mas agora tambem vou experimentar o "tecnica do tomate" ... parece-me que se enquadra bem em mim.
 
Talvez seja o tópico certo para uma questão que me foi posta estes dias, na qual todos os métodos, funções, eventos devem ter sempre tratamento de excepções (try-catch)

Até em funções simples como esta:

Código:
public string teste()
{
try {
   string result = classe.funcao();
   return string.format("Resultado: {0}", result);
}
catch (exception ex)
{
gravarlog(ex);
return string.empty;
}
}

Sendo que classe.funcao já tem tratamento de excepções. E se outra função chamar este "Teste()" também tem que estar tudo dentro de "try-catch" e por aí afora.

Ou seja fica-se com uma quantidade enorme de try-catch encadeado mas a pessoa disse que estou errado se não fizer assim.

Isso vai contra tudo que leio que deve-se sempre primeiro evitar ao máximo que ocorra excepções (que são operações com grande overhead de processamento, inclusive já apanhei um projecto que tinha de tempo de processamento gigante por usar try-catch para validações de ficheiros excel) e só usar quando elas podem mesmo ocorrer (por exemplo chamadas à BD, operações com ficheiros) e ter um try-catch global (por exemplo se for um console app dentro do "Main").
 
Última edição:
Back
Topo